By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Queridos(as)!! Vamos brindar? O Sol voltou! Enquanto escrevo, ouço o canto dos pássaros....

Hoje, no último dia do mês, comemora-se o
Dia do(a) Nutricionista
Hoje, no último dia do mês de agosto, ou seja, 31/08, é comemorado o Dia do(a) Nutricionista. É comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN.  Hoje em dia, uma das profissões mais promissoras e procuradas é o Nutricionista. Com a conscientização de que precisamos de uma alimentação balanceada para termos qualidade de vida, valorizou muito este profissional. Num País de obesos e famintos, o nutricionista exerce papel estratégico. 
. Hoje, a atuação do nutricionista é tão abrangente que é necessário, além dos conhecimentos acadêmicos, ter habilidades extras, como a capacidade de enfrentar situações aflitivas e conflitantes; lidar de forma positiva com as adversidades; manter a perseverança; e ainda desenvolver uma grande resistência às frustrações.  A tarefa do nutricionista é a alimentação saudável, pois convencer a população que traz hábitos errados enraizados, não é uma tarefa fácil.Mas cabe aos profissionais, sempre buscar coragem pra enfrentar os obstáculos. 
Eles possuem uma luta grande pela frente, mas é isso que os motiva a trabalhar. A certeza que a alimentação saudável é um dos meios que podemos começar com a boa saúde, redescobrindo o que Hipócrates já dizia: “Faça do seu remédio o seu alimento e de seu alimento o seu remédio.” Muitos médicos e muitas pessoas acreditam que a profissão de nutricionista ainda é de segundo nível e que os verdadeiros profissionais da alimentação é o endocrinologista. Pois é, aqueles endocrinologistas que imprimem a dieta já pronta para seu paciente e passa remédios pra emagrecer ainda é referência de um profissional da alimentação. Não desmerecendo o trabalho importantíssimo desses profissionais, mas o certo é que cada um deve estar na sua área. Recentemente a profissão entrou nos livrinhos dos planos de saúde. Isso é um grande avanço, contudo, muito pouco diante da imensa necessidade da população em saber comer bem e comer bem não se trata de comer muito.
. O fato de estarmos alimentados não quer dizer que estamos nutridos. O lado bom da história é que estes maravilhosos profissionais estão ganhando espaço na mídia. Muitos programas jornalísticos fazem matérias sobre alimentação e bem-estar e não é só isso, verificamos que outras matérias relacionadas com saúde, sempre associam o bem-estar com uma alimentação saudável, portanto, por essas e outras que imagino que a Nutrição seja a profissão do futuro! Parabéns a estes profissionais que atuam em academias, hotéis, escolas, hospitais e sempre orientando os pacientes para aprenderem a comer saudavelmente.
“Ser nutricionista é: vitaminar planos, dar energia a sonhos, alimentar idéias.” (Carin Weirich)                                              Fica aqui a homenagem do Blog, a todos os(as) Nutricionistas do Brasil!! Parabéns!!
Alguns tipos de bebidas e a sua relação com a hidratação:
Refrigerantes Os refrigerantes são considerados alimentos de “calorias vazias”, pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.
Bebidas energéticas São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.
Bebidas isotônicas São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.
Água de coco Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.
Suco de frutas Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem bem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Devem ser alternados com a água e não substituí-la.
Água O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.
Fonte: Nutricionista Roberta Silva - Cyber Diet
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bom dia queridos(as) amigos(as) do Blog!!! Espero que todos venham me visitar, afinal o Blog está cheio de novidades em seu visual....

CONFLITO ISRAEL/PALESTINA
Vamos iniciar esta 3ªF falando de um assunto muito sério e do interesse de todos nós que vivemos a liberdade e a democracia em nosso país. E vamos começar falando sobre a voz que ecoa em todo o mundo para lutar contra a injustiça!! E essa voz se chama Avaaz. Talvez algumas pessoas ainda não conheçam, então vamos explicar. A Avaaz ( http://www.avaaz.org/en/  ) é uma rede de campanhas globais de 9 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a sua equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas.
Há muita falta de informação sobre o conflito entre Israel e Palestina e muita gente não se sente segura para se engajar. Por ser uma sólida rede global reforçada por quase 10 milhões de membros em todos os países do mundo, a Avaaz tem a oportunidade de provocar uma votação capaz de reverter décadas de violência.
Enquanto a maioria dos palestinos e israelenses querem uma solução para o conflito baseada em dois Estados, o governo extremista de Israel continua aprovando a construção de assentamentos em áreas contestadas, alimentando ódio e massacres. Apesar dos esforços, décadas de negociações para a paz lideradas pelos EUA fracassaram na tentativa de refrear os inimigos da paz e chegar a um acordo.
Essa proposta de independência poderia ser a melhor oportunidade em vários anos para sair do impasse, evitar outra espiral da violência e equilibrar o campo de ação entre as duas partes em favor das negociações.
Os palestinos apresentaram sua proposta ao Conselho de Segurança. Mais de 120 países a apoiam, mas os Estados Unidos não só a rejeitam como estão enviando um claro sinal a seus aliados europeus de que qualquer apoio à proposta legítima dos palestinos dificultaria as relações bilaterais. Cabe a nós dizer às lideranças de países europeus de destaque que a opinião pública apoia esse avanço não-diplomático e não-violento e que a opinião dos cidadãos é que deveria influenciar as decisões estratégicas, e não as preferências do governo americano.
A campanha da Avaaz está explodindo em todo o mundo -- mais de 830.000 membros se juntaram ao apelo nos primeiros dias! Ela foi mencionada na primeira página de grandes veículos de notícia, citada no Conselho de Segurança da ONU e tuitada pelo próprio presidente da Palestina! Agora vamos fazer com que ela ressoe nos ouvidos das lideranças de países europeus de destaque, cujo apoio é crucial. Clique no link abaixo para assistir ao vídeo (feito pela Avaaz), assine a petição e, em seguida, encaminhe este e-mail a todos os seus contatos – nossa meta é conseguir 1 milhão de assinaturas:


Para mais informações:

EUA declaram que novos assentamentos de Israel na Cisjordânia são 'preocupantes’ (UOL)

Palestinos pedirão entrada na ONU como Estado-membro em setembro (Folha.com)


Presidente irá pedir reconhecimento do Estado Palestino na ONU (R7 Notícias)

Quarteto 'preocupado' com novos assentamentos de Israel (Veja)

Bem, depois de tanto assunto sério, reflexão, consciência, vamos nos mexer um pouquinho?....
E agora vamos relaxar um pouquinho ...
E quem sabe....

As únicas coisas que você pode ter de verdade são aquelas que você é capaz de dar. Aquilo que você não é capaz de dar somente o aprisiona.
Você só sabe verdadeiramente algo quando é capaz de ensiná-lo. Você só conhece o amor quando é capaz de dá-lo. Você só conhece a felicidade quando consegue levá-la aos outros. Você só terá abundância quando 
acrescentar valor à vida de outros.
Isto não quer dizer que temos que dar tudo que temos, mas, acima de tudo, é a habilidade e disposição para dar que nos traz tudo isso. Você consegue imaginar algo mais miserável que ter tudo no mundo e não ter com quem dividir?
O que quer que você esteja segurando e escondendo do mundo – suas habilidades, seus pensamentos, sua paixão, seu conhecimento, seu entusiasmo, sua coragem – está segurando você. 
As riquezas que você possui, sejam elas materiais, intelectuais ou espirituais, não têm valor nenhum se você não usá-las.
(Gotas de Otimismo)

Bem, chegou a hora de nos despedirmos, e despedidas costumam ser tristes... mas a nossa não é.... amanhã nos veremos de novo...
Sejam sempre muito bem vindos! E voltem sempre! E votem na enquete, é importante saber se vocês estão gostando.... ou não....
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Amigos(as) do Blog!! Bom dia!!! Com chuva ou sol, nosso encontro acontece sempre!!! E hoje é com chuva!!!

Que bom que vocês vieram!!! Sejam todos muito bem vindos!!!
Agora, meus amigos(as), conversaremos sobre algo muito sério, o tabagismo; daí as imagens inseridas ao texto para ilustrá-lo, podem ser um pouco chocantes, mas as conseqüências da realidade causadas pelo fumo também são!!!
Dia Nacional do Combate ao Fumo
Segunda-feira, 29/08 é dia de se conscientizar para um problema que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil, o tabagismo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto, tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização da população para os danos causados pelo tabaco, seja para quem fuma ou respira passivamente a fumaça de cigarros comuns, de palha, de cravo, bali hai, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé etc
 “.....Não sei se as estatísticas confirmam, mas é evidente que existem muito mais novos fumantes entre as mulheres do que entre os homens. E quem começa a fumar, hoje, só pode ser burro.
No número total de fumantes no mundo, imagino que os homens ainda batam as mulheres. Mas é muito mais comum ver-se meninas adolescentes fumando do que meninos. Talvez esta desproporção já existisse e as meninas fumassem mais, mas escondidas.
Hoje fumam abertamente, em toda parte, e sem parar. E como são adolescentes, pertencem à primeira geração de fumantes que não pode ter nenhuma dúvida sobre o mal que o cigarro faz. Outras gerações de adolescentes começavam a fumar para imitar os adultos, para se sentirem adultos, para serem sofisticados e porque, pelo menos depois dos primeiros acessos de tosse, era bom, e pouco ligavam à alegação careta e não provada de que podia encurtar suas vidas. Hoje, que cigarro mata é não apenas uma certeza mas uma certeza universalmente difundida e conhecida. E mesmo assim as meninas começam a fumar.

Velhos fumantes não podem ser chamados de burros. Quando se tornou insofismável que fumar dava câncer e matava de outras maneiras terríveis, já estavam fisgados. Só podemos (nós que, sem sermos gênios, adivinhamos desde cedo que aspirar fumaça não podia fazer bem) ser solidários com a sua luta contra o vício, ou com a sua resignação. Mas quem começa a fumar sabendo tudo o que sabe, desculpe: é burro. No caso, burra. Para não enveredarmos pela hipótese de que se trata de uma geração suicida."
(Luis Fernando Veríssimo, O Globo, 10/06/2004)
 À esquerda os pulmões de um não-fumante e, à direita, os pulmões de um fumante. 

 A indústria de cigarros é o maior inimigo da saúde, comete um      crime contra a saúde pública, que os governos, sempre ávidos por impostos, têm permitido.
Com a palavra, a indústria do cigarro: veja a palavra de alguns membros da indústria do cigarro:
A marca Camel precisa aumentar sua penetração no grupo de 14-24 anos, que tem valores mais liberais e representa o mercado de cigarros amanhã."
Memorando de 1975 para C. A. Tucker, vice presidente de Marketing da R. J. Reynolds.
"A nicotina causa dependência. Nosso negócio, então, é a venda de uma droga."
Addison Yeaman, da Brown & Williamson, 1963.
"Para o principiante, fumar um cigarro é um ato simbólico. Eu não sou mais o filhinho da mamãe, eu sou durão, sou um aventureiro, não sou quadrado... À medida que o simbolismo psicológico perde a força, o efeito farmacológico assume o comando para manter o hábito..."
Philip Morris, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento, "Por que se Fuma", 1969.
"O cigarro não ser visto como um produto, mas como um pacote. O produto é a nicotina. Pense no cigarro como um distribuidor de uma dose de nicotina. Pense em uma tragada como o veículo da nicotina."
Drª Gro Harlem Brundtland, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) - Berlim, 27 de abril de 1999.
Não se deixe enganar, agora que você já conhece um pouco da estratégia da indústria do cigarro, não se deixe seduzir pelas belas imagens dos comerciais e dos anúncios. Fumar não deixa ninguém mais bonito ou interessante. A verdade é bem outra: cigarro é droga, causa dependência e mata.
Morreu de câncer pulmonar.
O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.
A melhor maneira de evitar tudo isso é nem começar a fumar.
Hoje, fica aqui, meus amigos(as), a mensagem do Blog. Não exatamente como uma data para celebrar, mas uma data para refletir, principalmente sobre os hábitos que transmitimos às futuras gerações. Ou serão vícios? Que não conseguimos curar em nós mesmos?... E é esse modelo que muitas crianças ainda tem em seus lares, infelizmente, mesmo sabendo que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, 600 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo passivo.
  Fica o convite, no dia de hoje, 29/08, Dia Nacional de Combate ao Fumo, para reflexão e tomada de consciência. Que Deus ilumine e fortaleça as (boas) decisões!! Dias como estes são de extrema importância, ou seja, o tabagismo prejudica a saúde não só do fumante em si, mas afeta também os não-fumantes, na medida em que todos, direta ou indiretamente, respiram a fumaça prejudicial.
Bem, depois de tudo isso, ficamos com esta mensagem:
Um ótimo início de semana para todos(as)!!!!
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora”!