By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

sábado, 31 de dezembro de 2011

Blogagem Coletiva: O que mais gostei de fazer em 2011?!


“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
(José de Alencar)
Participando da Blogagem Coletiva do Blog de Vera Moraes

Bem, antes que o ano se despeça de vez, ainda dá pra lembrar...o que foi mais prazeiroso para mim em 2011? Com certeza foi ter criado meu blog, “meu filhote”, como costumo pensar nele. Ainda sou iniciante, pois meu blog-bebê nasceu 07/08/2011. Nunca antes havia me passado pela cabeça a idéia de ter um blog, acessem este link (http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/2011/10/facil-e-dificil.html ), ele explica um pouco melhor o meu sentimento blogueiro! Hoje mesmo estava conversando com meu marido sobre isso; Nunca gostei tanto de algo, como estou gostando de escrever em meu blog, de arrumar, enfeitar, atualizar, enfim torná-lo atraente e funcional, sem perder o conteúdo. Acho que, inconscientemente, meu blog sempre esteve em mim, escondidinho, latente, esperando a hora de aparecer, de sair “De dentro pra fora!”, rsrsrsrs,  e deixar fluir...deixar as palavras dançarem, misturadas, diante de meus olhos, até se ordenarem, num conjunto de idéias e sentimentos que façam sentido, expressando o que eu sinto e observo, transformando-se, enfim, em textos, poemas até, sem qualquer rima ou métrica, apenas a emoção de um coração pulsante de sentimentos sinceros e verdadeiros! E tenho muito orgulho em dizer que criei “meu filhote” sozinha, pesquisando na Net, um pouco aqui, ali, acolá, até ir conseguindo, aos poucos, transformando-o, para ficar de um jeitinho que me agradasse e agradasse a todos que me visitam, que possam, sempre, levar consigo um pouco de mim e deixar um pouco de si, numa reciprocidade amigável de sentimentos e energias positivas. Peço novamente que acessem o link acima, ele refere-se a uma postagem que fiz contando como criei “meu filhote”, senão teria que me alongar demais e acabaria por me tornar cansativa. Agradeço a paciência que todos vocês tiveram, se conseguiram chegar até aqui...
Muito obrigada, a cada um e a todos, pela companhia e pelo carinho! Já aproveitando para desejar um 2012 iluminado e abençoado, com muito sucesso e paz!
(Elaine Averbuch Neves)
Bem, depois da Blogagem Coletiva, convido-os a continuarem por aqui, um pouquinho mais, pois temos duas importantes datas comemorativas:

31/12 – Dia da Esperança
Hoje, dia 31 de dezembro, se comemora o Dia da Esperança. E a esperança nos faz acreditar em tantas coisas! A esperança é a prova de que estamos vivos e acreditamos na vida! Esperança é ter Fé! É ter sonhos e, diante dos maiores obstáculos, crer que terá forças para realizá-los! É ser otimista, é acreditar que tudo nesta vida tem um propósito Divino, é aceitar e entender que não estamos nesta jornada a passeio; a vida é o aprendizado do Humano para tentar entender e se aproximar mais um pouco a cada dia do Divino.
É acreditar que nunca estamos sozinhos, que sempre há uma luz em nosso caminho.
A esperança possui uma força e ao mesmo tempo um encanto, que é como se fosse uma varinha mágica a transformar sonhos em realidade!
Jamais desista de ser feliz! A vida é um espetáculo imperdível e inexplorado a cada dia! Não desanime! Cada um de nós é um ser humano especial. Aproveite bem o dia que você recebeu de Deus e torne-o especial, assim como você é.
A esperança é a fé renascida no coração do homem, para que enfrente suas lutas diárias e vença as batalhas da vida com otimismo! Lute! Ame! Viva! Seja feliz! Brinde à esperança!
FELIZ ANO NOVO PARA CADA UM E PARA TODOS!
(Elaine Averbuch Neves)

31/12 – Dia da Corrida Internacional de São Silvestre
Como em todos os anos anteriores, acontece no último dia do ano, este grande evento que é a Corrida de São Silvestre.
Logo cedo as ruas da cidade anunciam o espetáculo, principalmente a Avenida Paulista, ponto de chegada e partida de mais de quinze mil corredores. Esse ritual se repete há quase oito décadas. Tudo começou com o Jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa, em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Depois de assistir ao evento em Paris, não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. À meia-noite de 31 de dezembro daquele mesmo ano foi disputada a Primeira São Silvestre, que homenageia o Santo do dia.
Quando a ONU instituiu o Ano Internacional da Mulher, em 1975, o jornal A Gazeta Esportiva, organizador da prova e de olho nos acontecimentos mundiais, instituiu a Primeira Competição Feminina, que foi realizada em conjunto com a Masculina, mas com a classificação em separado. A Campeã da inédita prova foi a alemã Christa Valensieck, que voltou para repetir o feito no ano seguinte.
Diversas alterações ocorreram na estrutura da São Silvestre a partir de 1989 com o objetivo de aprimorar o seu nível técnico. Inverteu-se o sentido do percurso, separou-se a corrida masculina da feminina dando maior destaque a ambas e alterou-se o horário da prova para o período da tarde. Em 1991, o percurso foi ampliado para 15 mil metros, atendendo às especificações da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para poder integrar o calendário de provas de rua.
31 de dezembro de 2011, 87ª Corrida Internacional de São Silvestre.
Para mim, a música que melhor traduz os sentimentos de ano novo, de anseios, expectativas, de novos dias, é esta:

Um Novo Tempo
(Marcos Valle e Nélson Motta)

“Hoje é um novo dia
De um novo tempo que começou
Nesses novos dias, as alegrias
Serão de todos, é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade
O futuro já começou

Hoje a festa é sua
Hoje a festa é nossa
É de quem quiser
Quem vier
A festa é sua
Hoje a festa é nossa
É de quem quiser
Quem vier...”

A seguir o link, com o arranjo e som originais, para que vocês possam curtir!
Cantar e dar as boas vindas a UM NOVO TEMPO!
Marcas do que se foi; Adeus 2011!
Sonhos que vamos ter; Bem vindo 2012!


Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”











sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bom dia vida! Bom dia futuro!


“A vida começa todos os dias.”
(Érico Veríssimo)
Marcas do que se foi... Sonhos que vamos ter...
Mais um ano, mais expectativas;
Mais vitórias, mais derrotas;
Mais lutas, mais aprendizado;
Mais encontros, mais desencontros;
Mais sombras de desânimo,
Mais luz de esperança;
Lágrimas? Com certeza!
De alegrias, de tristeza, de saudade, de emoção;
Mais erros? Muitos!
Mas não serão os mesmos, pois a vida renasce a cada dia;
E com ela a chance de muitos acertos;
Amigos? Depende de nós...
Antigos, que permaneçam, apoiando e aprendendo na caminhada;
Novos, que venham a somar-se aos antigos, ou apenas de passagem;
Deixando um pouco de si, levando um pouco de nós;
Enfim, onde um ano termina e onde começa o outro;
É ali que estaremos todos;
Na ponte das despedidas;
Com a brisa suave soprando 2011 e seus rastros;
Marcas indeléveis na areia;
Banhadas e levadas pelo mar;
Dando-nos oportunidade de saltar a ponte;
Para o lado de cá, 2012;
Onde renovar-se-ão esperanças;
Corações batendo descompassados;
Vibrando em uníssono por mais uma dádiva; 
366 novas chances de ser feliz!
Bem-vindo 2012!
Te saudamos na virada;
E na virada vislumbramos o futuro;
No brilho mágico dos fogos;
No encantamento de suas formas multicoloridas;
Que nos envolvem e nos transportam
Ao encontro do amanhã e;
Na madrugada, felizes, com o primeiro raiar
Do sol de 2012!
Bom dia vida! Bom dia futuro!
(Elaine Averbuch Neves)
Agora faltam horas para o ano novo, e nada melhor que as palavras mágicas de Drummond, para encerrarmos o post de hoje, ao som de “Marcas do que se foi...”
cujo link se segue e, lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!” 
“Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
 (Carlos Drummond de Andrade)





quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Celebração dos 300!


“As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”
(Lilian Tonet)

Pessoinhas lindas do meu coração! Tô tão feliiiiiiz! O Blog conseguiu atingir e ultrapassar o número de 300 seguidores! Isto é maravilhoso! Parabéns ao “Nosso” Blog! Muito obrigada pelo carinho, pelos comentários e pela companhia! Se não fossem vocês, não teríamos conseguido!! O carinho que recebo de vocês me faz tão bem... Obrigada por este maravilhoso presente de ano novo! Este é o estímulo, o combustível que preciso pra não desistir nunca! Não é apenas por mim mesma que sento à frente do monitor para escrever... É a responsabilidade de saber que talvez minhas palavras possam ajudar alguém, trazer algum esclarecimento, informação, amenizar uma solidão, fazer um afaguinho virtual... Então, vamos festejar?
Muito obrigada! A todos e a cada um de vocês que foram chegando de mansinho, e foram ficando! Sejam sempre muito bem-vindos!!!
 (Elaine Averbuch Neves)
29/12 – Dia Internacional da Biodiversidade
Bio é vida. Então, Biodiversidade são as diversas formas de vida que existem em nosso amado (e tão devastado!)Planeta Terra! E sempre que se fala em Biodiversidade, já pensamos logo no Brasil! É automático! Afinal a nossa responsabilidade é muito grande, pois possuímos a considerada maior diversidade do planeta! Entre tantas belezas, se encontram A Floresta Amazônica, o Cerrado, a Mata Atlântica, etc. É um show de natureza!
Datas como esta, mais do que para comemorar, são para registrar e conscientizar as pessoas daquilo que é bom, importante, imprescindível para a sobrevivência da vida “no” e “do” Planeta, e é preciso preservar! Quanto mais pessoas tomarem consciência, procurando se informar, divulgar para outras tantas pessoas, repercutindo positivamente, é uma das formas de homenagear a Mãe-Natureza, que nos acolhe em seu colo fértil(ainda)e alertar para o problema! Não esqueçam: TODO CUIDADO É POUCO!
A principal ameaça a biodiversidade é o desmatamento, seja de que origem for! Quando falamos de biodiversidade, as pessoas logo pensam em animais, mas as plantas são um dos elementos fundamentais para a vida do Planeta, pois as plantas servem de abrigo e alimento para a fauna. Por isso a destruição do hábitat é a principal causa de extinção dos animais.
Muitas vezes, a fim de apreciar os mais importantes valores da ecologia, é bom saber mais sobre a biodiversidade do nosso planeta, e também para aprender a valorizar a beleza da biodiversidade.
Se não aprendermos agora, e passarmos estes conhecimentos as futuras gerações, tomarmos atitudes de mudanças radicais e profundas, de consciência, respeito à vida, até que este dia chegue, será que ainda haverá planeta a ser salvo???...
Fica a pergunta para que cada um possa fazer a sua reflexão e pensar no que pode fazer para ajudar a salvar nosso Planeta!!!
 (Elaine Averbuch Neves)
Marcas do que vai ficando...junto com 2011... Novas marcas no chão vamos deixar, entrando firme e pisando com o pé direito em 2012! Na contagem regressiva faltam 3 dias para dar boas vindas ao ano novo!
Uma 5ªF muito iluminada para todos! Já começaram a abrir as gavetas do coração e fazer a faxina? Vamos lá! Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”






quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Agradecimento!


“Mostre ao mundo que a felicidade existe em cada canto do universo; são pequenas gotas que fazem dos versos um poema chamado esperança!” (Desconhecido)
Quero agradecer, de todo coração a todas as pessoas que passaram por aqui; Àquelas que vieram apenas uma vez; que possam ter levado consigo algo de bom!
Àquelas que voltaram, devem ter encontrado algo que as trouxe de volta... E àquelas que ainda virão...que possam sentir-se em casa, aconchegadas...
Este blog nasceu 07 de agosto de 2011, tanto o blog-bebê quanto sua dona-mãe são inexperientes, rsrsrs!
Temos aprendido e reaprendido tanto! Reaprendemos o quanto é bom e humano fazer amigos!
Aprendemos a ser mais solidários! O sentimento blogueiro nos abre uma imensidão blogosférica Bordadinha etc e tal através de uma Cerca viva de calor humano, sempre levando Um pouco de mim e deixando um pouco de si... Um misto de sentimentos temperados com Canela no Tacho....
Enfim, minha vida mudou muito depois que o blog nasceu. Ele nasceu e eu renasci e me sinto muito feliz por isso! Só tenho a agradecer!
2011 está se despedindo, deixando lembranças boas e tristes também...Entre as boas estão as amizades que fiz através do blog. Que permaneçam em 2012! Que se transformem em sólidos laços de amizade, e que muitos mais cheguem e permaneçam!
Sintam-se bem-vindos, a esta humilde morada, cujos sentimentos exultam, alegres, De dentro pra fora! ao receber cada um de vocês!
Muito obrigada a todos e a cada um de vocês, pelo carinho, pelos comentários, pela presença amiga e constante, pelas palavras de estímulo, pelos elogios, pelas críticas construtivas, enfim,                              M U I T O  O B R I G A D A! 
(Elaine Averbuch Neves)
No dia de hoje...

Dia da Marinha Mercante Brasileira

Dia do Salva-vidas

Lembre-se, o ano está terminando; Reconcilie-se! Peça perdão! Abra seu coração! Uma 4ªF iluminada para todos! As mudanças acontecem “De dentro pra fora!”








terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Marcas do que se foi



“Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de Ano Novo.”
(Edith Lovejoy Pierce)

Mais um ano já está quase terminando... E sempre que isso acontece, começamos a pensar, repensar...Em tudo que fizemos, ou que deixamos de fazer...Como a letra da música, da qual tirei o título para meu post de hoje, “este ano, quero paz no meu coração...”
Foram 365 dias de encontros, desencontros, muitos sorrisos, muitas lágrimas também, embora nem todas tenham sido de alegria, que pelo menos tenham sido de aprendizado. Foram muitos sonhos, alguns realizados, outros ainda continuam sendo apenas sonhos; amigos antigos que se afastaram, novos que se aproximaram; muitas descobertas, algumas bem-vindas, outras que não gostaríamos de ter feito; algumas partidas, daquelas que nos deixam com lágrimas nos olhos, um aperto no peito e um até um dia...Foram muitos erros, alguns acertos, ainda assim, na soma total, saímos lucrando, porque, com certeza, poderia ter sido pior...E então mais um ano vai terminar, e o que você fez? Fiz o melhor que pude! Vamos sair deste ano com a certeza no coração e na consciência, que fizemos tudo que poderia ser feito. Mais um ano começa e nasce outra vez, e com ele novas oportunidades, 366 (ano bisexto) novas oportunidades de ser feliz!
É hora de juntar todos os sonhos não realizados e acreditar em si mesmo para torná-los realidade! Abraçar seus amigos e deixar os inimigos para traz! Aprender com os erros cometidos para procurar não repeti-los. Abrir-se para um novo amor; ou dar a mão ao  parceiro(a) de muitas caminhadas e continuarem sonhando e realizando juntos! Acreditar em si mesmo, em sua capacidade profissional, fazer acontecer, ser bem sucedido profissionalmente.
Que o amor guie nossos passos, que em nosso lar haja paz, equilíbrio e harmonia; que Deus nos ajude a ter sabedoria na hora certa, para saber quando calar e quando dizer a palavra que aconselha ou que consola; que possamos ter equilíbrio em nossos sentimentos e possamos ver sempre com clareza.
Apesar de tudo, com certeza, de muitas coisas sentiremos saudade...
Se olharmos para trás, com certeza, nem tudo foi tão ruim e, ao longo de todo o ano, tivemos algumas conquistas, as quais temos de agradecer. E as pequenas derrotas, que fazem parte da batalha da vida, nós superamos, afinal conseguimos chegar ao final de mais um ano, quando tantos ficaram pelo caminho! Podemos nos considerar vitoriosos! Então, que venha mais um ano! Estamos prontos! Vamos em frente! Um monte de novos propósitos? Que seja! Faz parte! Mas este ano vamos fazer com que sejam muito mais do que apenas bons propósitos! Que seja o ano da virada para cada um de nós! 2012! Seja bem-vindo! Que possamos renascer juntos! FELIZ ANO NOVO PARA CADA UM DE NÓS E PARA TODOS!
Juntos na certeza de um mundo melhor!
(Elaine Averbuch Neves)
Gente, a seguir a letra de uma música, meio antiguinha, muito usada em campanhas de fim de ano, que eu acho linda! E com certeza, a maioria de vocês deve conhecer: “Marcas do que se foi”.
Gravada pelos “Incríveis” e pelos “Fevers”, e logo depois da letra, um link do youtube, pra que vocês possam ouvir.

Este ano, quero paz no meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão
O tempo passa
E com ele caminhamos todos juntos
Separados
Nossos passos pelo chão vão ficar

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção de Deus. Uma semana proveitosa e abençoada para todos! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”