By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Salve o Planeta do Consumismo!


“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.”
(Fernando Pessoa)

+ Selos.....   + Carinhos.....
Gente linda! Vamos iniciar o post de hoje agradecendo, de todo coração às meninas lindas que pensaram em mim e me presentearam com carinho!
A querida amiga Natália, do BlogMeu Emagrecimento”, me brindou com o selo de Blog VersátilThe Versatile Blogger – que é a lindeza que vocês irão encontrar acessando o link abaixo, juntamente com a brincadeira que acompanha o selinho, a qual já respondi, no link em questão. Se o seu blog ainda não recebeu nenhum selinho, siga as regras e poste a brincadeira acompanhada do selo e nos deixe conhecer um pouco mais a seu respeito! Vamos interagir uns com os outros!  Conheçam o Blog da Natália! Vocês encontrarão dicas e receitas valiosas para quem quer emagrecer com saúde!  http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/2012/02/vida-continua-e-os-memes-tambem.html

A outra menina querida é a Diemy*, do Blog “Dear Stranger”, que me brindou com este outro selo lindo,
 que eu ainda não havia recebido,  de Blog CriativoKreativ Blogger Award -  acompanhado de uma pequena brincadeira , que posto a seguir:

- Música favorita:
Gosto de muitas, em especial de “Aprendiz”, do saudoso Gonzaguinha;
- Sobremesa favorita:
Adoro doces, então tenho muitas “favoritas”, rsrsrs! Mas especialmente “Ambrosia”!
- O que me tira do sério:
Mentira, ser enganada;
- Quando estou chateada:
Fico que nem caramujo, dentro da casca até passar....
- Animal de estimação favorito:
Gato! E......gato de novo! Tenhos três fofurinhas branquinhas de algodão....
- Preto ou branco:
Depende, não sou radical, às vezes preto; às vezes branco;
- Maior medo:
Partir deste mundo sem ter conseguido realizar tudo a que me propus nesta vida;
- Atitude quotidiana:
Persistir sempre!
- O que é perfeito?
Àquele momento em que podemos sentir paz, ternura e encantamento em nosso coração....
- Sete (7) fatos aleatórios a meu respeito:
* Adoro escrever (vocês já devem ter notado, rsrsrsrs)!
* Sou “sériemaníaca” assumida, rsrsrsrs!
* Sou romântica, que vocês nem imaginam....
* Amo e valorizo muito minha família e meus amigos;
* Sou amiga dos meus amigos “pro que der e vier”....
* Sou muito detalhista, rsrsrsrs, quase perfeccionista, hehehehe, mas não sou doida, hein, gente!
* Quando inicio alguma coisa é pra terminar; não desisto no meio do caminho....

Até que esta não foi muito grande; foi até bem interessante de responder. Revelei um pouco mais a meu respeito....espero que tenham gostado, pois agora repassarei  esta doce tarefa para mais quinze (15) blogs “sortudos”, rsrsrsrs! Só espero que, desta vez, “acerte na mosca”! E convido a todos para que conheçam os quinze (15) blogs indicados. Vale à pena!
Ah! Não esqueçam de avisar, um por um, a todos os “sortudos”!
Regina Célia Jeitinho Mineiro
Káthia Doce Crochê

Bem, acabou-se o que era doce.... a brincadeira terminou...
Continuando o post de hoje, conversaremos sobre um assunto importantíssimo na vida de todos nós!
Consumo e Consumismo
Hoje em dia a vida é mais corrida e estressante do que no tempo de nossos avós. E grande parte de toda essa tensão origina-se na competitividade e no vilão do post de hoje, o “consumismo desenfreado”. Parece que, para ser feliz, atualmente, entre outras coisas, é preciso ter o último modelo de celular, o melhor carro na garagem do prédio, ser/estar mais bem vestido(a), etc. Que tal revermos nossos hábitos e comportamento? O consumismo desenfreado e o descontrole ao usar o dinheiro são um problema do nosso tempo. Apenas 1,7 bilhões dos atuais 6,3 bilhões de pessoas que habitam o planeta tem hoje condições de consumir além das necessidades básicas. O mundo se precipita na direção de um impasse: ou a sociedade de consumo enfrenta o desafio da sustentabilidade ou teremos cada vez menos água doce e limpa, menos florestas, menos solos férteis, menos espaço para a colossal produção de lixo e outros efeitos colaterais decorrentes do atual (e suicida) modelo de desenvolvimento.
O desperdício e a grande quantidade de lixo gerado  por esse consumismo todo, torna-se incompatível com a capacidade do planeta para suportar o descarte que, em muitas vezes, de produtos e materiais que ainda poderiam ser aproveitados (reciclados). Pequenas atitudes como a venda ou doação do que você não usa mais, ou a compra de produtos que poderão ser reciclados, podem fazer grande diferença em nossa vida, para o planeta e para o meio ambiente, pois ajudarão a diminuir a geração de lixo e a poluição do planeta. Cada um de nós, independente de poder aquisitivo, pode (e deve) fazer a sua parte na construção de uma nova sociedade. De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, apenas algumas famílias, cuja renda ultrapassa os 4 mil reais, tem a opção de consumir algo mais com relativo conforto. Falando-se de uma minoria estimada em 17 milhões de brasileiros. Exluindo-se então, 165 milhões de brasileiros da “farra” consumista! O que não quer dizer que, mesmo que não comprem, não sejam bombardeados pelos anúncios, que abrem o apetite  para sonhos de consumo irrealizáveis, o que muitas vezes acaba em ansiedade, angústia, depressão e/ou frustração. O único caminho possível é a resignação. Com o risco de depressão. E que, possivelmente, pode gerar violência. Em diversas partes do mundo, celebra-se, no dia 26 de novembro, o “Buy Nothing Day– Um dia sem compras  - um protesto simbólico organizado por uma ONG canadense, a “Adbuster Foundation Media” , que há anos sugere, nesta data, uma pausa no transe do consumo. Este protesto é, na verdade, um alerta para a necessidade “urgente” de mudarmos hábitos e comportamento, enquanto ainda temos o que mudar....O consumo faz parte e é fundamental em nossa vida . O consumismo desenfreado é o desequilíbrio. Pensemos sobre isso, para que possamos consumir de forma consciente e equilibrada, por uma questão de sobrevivência! A sobrevivência de nosso planeta, pois sem ele ....
(Elaine Averbuch Neves)
Fontes:

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo....”
(Fernando Pessoa)
Uma sexta-feira repleta de paz e alegrias! Viva, ame e respeite a oportunidade que você tem neste planeta! E lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
















53 comentários:

Patrícia disse...

É Elaine por incrível que pareça hoje no mundo que vivemos com tanta informação ainda tem gente que polui, suja, desperdiça e outros males que ajudam destruir nosso habitat .Fico indignada!!! Bj , tenha um lindo final de semana!

Júlia Evelyn disse...

gostei da sua determinaçao em dizer que termina tudo o que começa! tambem nao suporto deixar nada pela metade.

estou aqui curtindo o sonzinho do seu blog! hehe Bom carnaval!

Quadro Feminino disse...

Olá Elaine!
Parabéns pelos selinhos.
Obrigada pela visita, fiquei muito feliz. Já estou te seguindo.
Bom carnaval.
Bjs, Ci


Quadro Feminino | Fan Page | <a Twitter

Unknown disse...

Oiiiii Elaine, tenha um ótimo feriado de carnaval. Apesar de não participar de memes, selinhos, etc, gostei de saber um pouco mais de vc.
Eu sou super consumista, só meu marido pra me brecar rsrsr e ele faz isso sempre, uma hora eu aprendo. Meu vício é fazer comprar pela net, já que fico o dia todo trabalhando no computador acabo me deixando influenciar, que péssimo né?! rsrs
BjoBjo querida e bom descanso ou... sambando;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Nós, Os Cachorros disse...

Vai a dica:

http://nososcachorros.blogspot.com/2012/02/como-configurar-seu-blog-para-celular.html

Já estamos seguindo vc, não sei porque não aparecemos no mosaico...

Beijos

chica disse...

Fico abismada de tanto consumismo e frescuras que as pessoas inventam , motivos bobos pra gastar, gastar e gastar... Lindo carnaval,bjs.chica

Andy Santana disse...

Tenha uma ótima sexta feira de carnaval,
beijos

Margareth Gervason disse...

Oi quelida adorei conhecer
vc um pouco parabéns pelo selinho.
Gostei de seu post.
Estou aqui sim e quando tenho certeza que alguém me segue pode ter a certeza que tb sigo claro que eu bater com ela..kkkk

Temos algo em comum um dia conversamos mais.
Bom carnaval
Beijos coloridos!

Beth disse...

Olá querida, obrigada pelo selinho! Não sei onde vai para o consumismo desenfreado. A maioria precisa acordar.
Beijos e bom fim de semana!

Beth

Coqueluxos disse...

Elaine, temos quer consumir de maneira inteligente e cuidar deste mundo maravilhoso que temos... bjokas

Daniel Costa disse...

Elane

Começo par deixar parabéns pelas atenções que vens recebendo.
Depois digo, tendo fixado o problema do consumismo: este infelizmente, o relativizará. No Brasil, de momento crescerá, visto o país estar num processo de ecónomia emergente. Já a Europa está a sofer uma forte depressão. Em Portugal, um dos estado menbos, há redução nos odendados, a partir de 600 € e quem os usufrui, são-lhe retirados os subsídios de férias e de Natal. Isto para além de amentos de impostos e consequente aumento de produtos. O quer dizer que a opção é evitar o cosumismo.
Como se não tivessemos o pensamento: "não devemos comprar porque é barato, mas porque precisamos"
Beijos

Leninha Brandão disse...

Oi amiga Elaine!
BOM DIA!!!

Concordo com vc,ainda bem que as crianças de hoje,pelo menos as que conheço,tem um pouco mais de noção do respeito ao planeta,do que muitos adultos...e como serão eles os donos da terra,em breve,saberão como agir.
Bjsssss e obrigada pela visita,
Leninha

http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com
http://tudoaver-leninha.blogspot.com
http://dezleis-leninha.blogspot.com

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!

Adorei o texto sobre consumismo.

Reflexão é sempre bem-vinda.

Acho incrível como as pessoas podem valorizar tanto o Ter e esquecem que o principal é Ser.

Adorei estar entre os blogs escolhidos.Que responsa!

Vou demorar um pouquinho para fazer porém pretendo na próxima semana já te passar.

Estou reconstruindo meus blogs e isso está demorando um pouco.

O selinho que você me deu é o dos seguidores?

Fico no aguardo de tua resposta para postá-lo com muito carinho.


Pequenos gestos de delicadeza fazem as pessoas se aproximarem da gente e não tem jeito, é uma delícia receber um mimo.

Um dia eu ainda vou aprender fazer selinhos.
Devagar e sempre!

Obrigada minha querida pela força e carinho e por tudo.

Sempre é bom te receber.

Um bom descanso para ti no feriadão.

abração

Anônimo disse...

Parabéns pelos selinhos , é uma delícia receber o carinho das amigas sendo lembradas por elas.
Um excelente feriadão para ti .
Bjs

Dário Shoupaiwisky disse...

OLÁ, TUDO BOM?

ACOMPANHEM AS NOVIDADES VINDA DA ARGENTINA PELA MODELO CAROL LEAL!

1 ABRAÇO
@OFTHEMODA

Roberta disse...

Oii Elaine, adorei te conhecer um pouco mais. Minha linda que seu feriado de carnaval seja maravilhoso. Beijooooooos

Patricia Galis disse...

Excelente post, temos que cuidar para não deixarmos o consumismo tomar contas de nós, quantas vidas estão destruídas por conta deste vicio pois se endividam.
Parabéns pelos selos.

Telma disse...

AlÔ amiga, tudo bem?
É o carnaval chegou e aproveito p/ desejar a todos boa folia ou bom descanso, como queiram!
Hoje ainda estou trabalhando, mas partir de amanhã - DESCANSO carregando pedras em casa...rsrs
Obrigada por sempre lembrar de mim e pelo carinho de divulgar meu cantinho aqui!
Quero me juntar à você e pedir também a todos que se dispuserem a fazer algo pela sobrevivência do nosso planeta: VAMOS RECICLAR, TRANSFORMAR, REAPROVEITAR, RECRIAR, ECONOMIZAR, o planeta agradece e nossos descendentes também!!
Um grande beijo, uma grande sexta e um ótimo período de carnaval!
Telma
www.ambienteseideias.blogspot.com
www.acessoriosbytelma.blogspot.com

Verena disse...

Querida Elaine,
Adorei o selinho e vou participar da brincadeira.
Depois do carnaval eu respondo,tá?
Gostei muito do que você escreveu.
O consumismo é um problema sério e já li, também, que vai haver uma falta de água potável.
O planeta está morrendo!!!
Pena!!
Tenha um bom carnaval e não deixe de passar lá no blog.
Os bichinhos amados querem te fazer um convite...rsrs
Beijinhos afetuosos de
Verena e Bichinhos

Unknown disse...

bom feriado amada!



www.pinkwomanfashion.com

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
É! Hoje, o consumismo, está muito baseado no ter, e não no ser.
Apesar que, a consciência, da geração Y/NET, são maiores em relação à isso.
Também, tenho enorme dificuldade em deixar pela metade, o q iniciei.
Obrigado pelo carinho de sempre!
Gosto muito de você , e sabe disso!
Bom final de semana!
Beijos carinhosos!

Lunna disse...

Agradecida por mais essa brincadeira.
Amei estou postando, vá lá para ler minhas resposta, pois gostei muito da sua.

Beijos de morangos.
Lua.

Salada de frutas disse...

olá Elaine...vim ti desejar um ótimo final de semana,e aproveite bastante esse carnaval....bejos
Ana Ulian

Maysa disse...

um ótimo feriado pra vc tb... bom descanso.
bjos
Maysaa

Formiguinha disse...

Oi Elaine! Sou a Formiguinha:)

Venho agradecer a tua visita tão gentil à minha Casinha e por ficares seguidora de tão humilde cantinho. Volta sempre!
Vim retribuir o carinho e conhecer o teu blog que me deixou encantada, tratas de temas bem actuais que todos nos devemos de preocupar.

Gostei muito de conhecer o teu cantinho e tu também. Temos algumas coisas em comum; também adoro gatos:)

Bom fim-de-semana e bom Carnaval:)
Beijinhos

Carolina disse...

Meu cara Elaine, muito obrigado por este prêmio que eu nunca tinha recebido. Muito em breve eu devo, tenho vários que mostrar ainda. Eu amo o Pessoa frase, aquelas pedras ... Um dia vou construir um castelo! Grande.
Carnaval feliz e cuidemos da nossa casa: a Terra. Mil beijos.

Leandro Lourenço disse...

olá, retribuindo a visita, estou te seguindo, sucesso pra vc!

vc me falou que no meu blog (http://oculossobreamesa.blogspot.com/ tava aparecendo umas letrinhas na hora de comentar, como faço para tirar?
sou novo aqui, aceito dicas, rs!

responda se possível aqui: leandrocezarlourenco@gmail.com

La Gata Coqueta disse...



La Vida es espectacular y hay que aprovechar a disfrutarla en todas sus vertientes, incluido el carnaval que mañana es su día grande y algunos de los más jóvenes lo pasaran en grande devolviéndoles la alegría a los no ya tan jóvenes...

Te deseo un fin de semana lleno de todo aquello que tu alma necesite por abrigo...

Un beso
un abrazo
y mi aprecio
para siempre

María del Carmen


O meu pensamento viaja disse...

Elaine, querida subscrevo, de alma e coração, o teu argumento.
ABAIXO O CONSUMISMO.
Eu sou quem sou e não o que tenho.
Um beijo da Nina

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA,
PARABÉNS PELO POST, MUITO ENRIQUECEDOR!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO E UM FELIZ CARNAVAL!
BJS..♥

Ellen Monna disse...

OI ELAINE !!!!
Adorei o post, precisamos refletir e agir!!!
Amei tb te conhecer melhor , vc merece tds esses selinhos e muito mais . Só hj li que vc já passou por um infarto , vc com certeza valoriza cada minuto da vida, eu me policio para isso , viver , amar as pessoas , a natureza e os animais que são a minha paixão.Bjos querida e bom feriado !!!

Sister disse...

Ah, adorei ..
^^
Bom feriado, sua linda!
Cheirinho beeeem grandão'

@Haylla_bsb

Anne Lieri disse...

Elaine,muito legal as respostas do seu meme!Eu adorei a musica que escolheu do Gonzaguinha,pois tb sou fã dele!...rss...Interessante e importante texto sobre o consumismo!Parabens!Bjs e bons pulinhos de carnaval,amiga!...rss...

Maria selma disse...

Oi amiga tudo bem,
Elaine como se tira aquelas letrinhas para postar comentário ?
eu não sei...
se puderes me ajudar ...tbém não gosto,
beijos

Andreza Hoffmann disse...

Parabénnns pelos prêmios, todos merecidos,beijão e ótimo final de semana!! http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

Graça Pereira disse...

Um espaço lindo, minha querida!
Curiosamente acabo de chegar do super mercado das compras...carregada, claro! Mas, agora tenho um truque: faço uma lista em casa do que preciso realmente e venço a tentação de
não trazer " lixo" e "desperdícios"... e está a dar resultado! À parte ,tenho uma lata hermeticamente fechada só com uma ranhura, onde se lê com muita graça:
"Vou ajudá-la a poupar"
Bom Carnaval e beijocas
Graça

Lapislazuli disse...

Felicitaciones por el premio, a traves de la entrevista te conocemos un poco mas
Abajo el consumismo!!!
Un abrazo

Stephanie disse...

Olá,
Ai meu Deus eu me incluo nesse post rs, assumo! Sou consumista :D
Tb comentei no seu post abaixo viu..veja lá!
Beijos

lolaporlola.blogspot.com

Elaine Canha disse...

Oi

Finalmente os enjoos deram uma trégua e pude retribuir a visita!

Beijos e seja bem vinda à minha casinha!

Ale disse...

Doce Menina,


Grandes observações sobre nosso consumismo, aff! Exageramos.

Um feriado de muita paz,


Bjkas

Anônimo disse...

Oi Elaine,
Foi uma grande honra receber sua visita no "gracitamensagens". Ter você como seguidora será enriquecedor para uma blogueira que está dando os primeiros passos no espaço virtual.
Desejo um excelente caranaval... citando você "SAMBANDO OU DESCANSANDO"
Já estou te seguindo e pela leitura de alguns posts... tenho muito a aprender com você.
Abraços afetuosos,
Gracita

a casa do mato disse...

Excelente explicação adorei to seguindo abraços

Lulica con cariño disse...

Oi Elaine!!! que tengas un lindo fin de semana beijos
Lulica

Anônimo disse...

Olá Nani...
Adorei a frase de Fernando Pessoa, bem verdade ne?
Quero te desejar um ótimo feriado, se for pular : divirta-se bastante
Se for descansar : descanse bastante
Eu vou descansar!!!!
Carnacama!!!
Beijos beijos

luis lourenço disse...

Oi, Elaine, Vc é muito bacana!
E suas postagens, a brincar, são bem sérias. Muito samba no Carnaval... Lhe deixo meu abraço de carinho.

Véu de Maya

Unknown disse...

Oiiii Elaine, hoje (sábado) sai uma entrevista minha sobre câncer de mama e mastectomia profilática no Jornal da Tarde do grupo Estadão. Não sei se vc é de São Paulo, se não for, quando a matéria sair no online te aviso.
BjoBjo e bom carnaval;)

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi minha querida!
Você não imagina como estou feliz.
Começar o dia recebendo um selinho seu com tanto carinho e ainda por cima também ganhar uma entrevista,
é para comemorar e ter certeza de que,
só devo agradecer a Deus em primeiro lugar e aos amigos que a blogsfera me deu de presente!
Vou dar um jeitinho de responder as perguntas que você tão carinhosamente fez nesse fim de semana.
Aos poucos estou pondo as casas em ordem,rs
Desejo de coração que você possa ter a cada dia mais e mais bençãos pois sabes se doar, e o faz de coração.
Um abraço com muita alegria.

Elisabete disse...

Não ligo muito ao Carnaval mas desejo-lhe umas excelentes festas! Eu sei o quão é importante no Basil. Aqui, com o frio... Muitos beijinhos

MuMu disse...

c'est super d'en savoir plus sur toi !
merci de m'avoir cité, je vais essayer de le faire, mais ça n'est pas toujours évident car je ne comprends pas toujours tout correctement...

et oui, nous sommes à l'ère de la consommation effrénée... il en résulte tant de gaspillage et de pollution... en espérant qu'un jour les habitudes des gens changent...

★MaRiBeL★ disse...

✿.✿¯`•Flores•´¯✿•para•✿✿•perfumar•✿¯`•este bonito Blog•✿
✿¯`•★MaRiBeL★•

JoeFather disse...

O consumismo é o que movimenta o mundo moderno, sem ele, menos empregos e automaticamente geração de renda.

Tempos modernos, problemas modernos!

Abraços renovados!

disse...

concordo plenamente com vc! que texto lindo e sua abordagem pelo consumismo foi execelente,as vezes compramos o que nem queremos,precisamos nos conscientizar! amei!
bjos e obrigada pela tua visita nos meus blogs!
deus te abençõe te guie sempre! todos os dias e a cada manhã tudo se renova!
bjos

SONINHA disse...

Oi,Elaine!!
O consumismo desenfreado,é terrível!!
Quanto ao selinho,obrigado pelo carinho!!Como cheguei ontem de viagem,tenho muitas coisas pra colocar em ordem e responderei depois,ok?
Vc é D+!! Bjs carinhosos!
Soninha!!