By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 1 de abril de 2012

Mentirinhas de Outono.....


“A gratidão é a memória do coração.”
(George Lillo)

A Fragrância do Coração
“Cada um tem a sua essência....Uns a tem tão transparente que envolve a quem se aproxima; outros, ao contrário, a escondem, e só a revelam quando lhes convém, enfim, quem sabe um dia possamos todos ser qual um jardim, onde todas as essências se misturam e juntas espalham perfumes pelo ar....”
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Abrindo o “Blog Novo” desta semana, com uma amiga querida, Manuela Barroso, do Blog ReflexõesFloridas,
que convido todos a conhecerem! Viajar por entre a magia de sua palavras encantadas! Vamos lá conhecer?

O Outro blog de hoje é o Blog Presentes Love Ga,
http://presenteslovega.blogspot.com.br/ da querida amiga Graça, um blog alegre, colorido, de compra e venda, de presentes! Vamos lá? Conhecer e prestigiar?
“Blogueiros que pensam”! 
O novo blog de Patrícia Galis
A Solidariedade continua, gente! Divulguem, afinal, poderia ter acontecido com qualquer um.... “Somos todos anjos de uma asa só.... somente voaremos se nos abraçarmos uns aos outros.”
Apesar deste ato maldoso, cometido por alguém que possui pequenez de espírito, pois precisou roubar, por não ser capaz de construir algo por si só.... Merece toda nossa compaixão, pois sua vida deve ser muito solitária! Afinal, precisou roubar para alimentar a ilusão de que possui companhia, esquecendo-se da maior companhia de
todas que é a presença de Nosso Pai Maior, que NUNCA nos abandona! Gente, o Blogueiros que pensam já está a todo vapor!
 Completou 100 amigos seguidores conquistados! Convido a todos vocês, prestigiem esta amiga querida, que sempre demonstrou respeito e solidariedade para com todos! Vamos prestigiar e valorizar o que é bom, meus amigos! Vamos lá? Este é o link de seu novo Blog, http://www.blogueirosquepensam.blogspot.com.br/   
Simbora gente! Pois temos fé e sabemos que “Deus existe”!
Datas
No dia de hoje, 1º de abril, comemora-se:

Dia da Mentira
Quem é que já não caiu em brincadeiras de “amigos” no dia 1º de abril?!.... Acredita na mais boba mentirinha contada de forma tão séria, que parece verdade, até o momento em que ouve, dos lábios sorridentes e olhar vitorioso, a já tão conhecida frase: “Caiu! 1º de abril!” E tantas outras, parecidas com esta!
Há muitas explicações e teorias sobre o Dia da Mentira ou Dia dos Bôbos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do Século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava o início da Primavera.
As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril.
Depois da adoção do Calendário Gregoriano, em 1564, pelo Rei de França, Carlos IX, que determinou a comemoração do Ano Novo em 1º de Janeiro. Muitos resistiram à mudança e continuaram com o calendário antigo, com o início do Ano Novo em 1º de Abril. Os Gozadores (de plantão, rsrsrs, desde àquela época!) passaram então a ridicularizá-los, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como “plaisanteries”.
Em países de língua inglesa o Dia da Mentira costuma ser conhecido como “April Fool’s Day” ou Dia dos Tolos;
Na Itália e na França é chamado respectivamente “Pesce D’Aprille” e “Poisson D’Avril” e que significa literalmente “Peixe de Abril”.
As explicações para o apelido “Peixe de Abril” são muitas e, uma delas, diz que os peixinhos aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando inicia a Primavera na França. São tantos peixes, que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são “fáceis de pegar” no dia 1º ficaram famosas por serem os Peixes de Abril.
No Brasil a data começou a ser difundida em Pernambuco, onde circulou um periódico de curta duração, chamado “A Mentira”, lançado em 1º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de D. Pedro, desmentida no dia seguinte.
O Jornal “A Mentira” circulou pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas, no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local que não existia.

Abolição da Escravidão Indígena no Brasil:
1º de Abril de 1680 ou
06 de Junho de 1755?
Segundo o Professor e Historiador José Ribamar Bessa Freire, do Programa de Estudo de Povos Indígenas da UERJ (Pró-Índio), a Abolição da Escravidão Indígena ocorreu, de forma definitiva, somente depois de 1º de Abril, por iniciativa do Marquês de Pombal. Primeiro, por Lei de 06 de Junho de 1755, válida para todo o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Depois, em 1758, a medida foi ampliada, por Alvará, para o Estado do Brasil.
Segundo o Professor Bessa, em 1º de Abril de 1680, o Rei de Portugal publicou mais uma Lei que acabava com o cativeiro dos índios no Brasil. A Lei proibia a escravização de novos índios, mas não libertava os cativos adquiridos antes de sua promulgação.

Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral, desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos. Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade.
“Gratidão é a vibração das cordas da alma, sob o suave toque da benevolência divina.”
(Henry W. Longfellow) 

Um abençoado domingo! Repleto de paz e alegria! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:











  






22 comentários:

Eliane C. Rodriguês disse...

Q POST CHATO




MENTIRAAAAAAAAA

NÃO TAVA NEM LEMBRANDO DESSE DIA, EU JA CAI EM TANTASSS PEGADINHAS Q SÓ VENDO, MAS NAO SOU MUITO BOA EM FAZER PEGADINHAS, SEMPRE ACABO ME ENTREGANDO RSRS

TENHA UM LINDO DIA


BJUS

LIH

Unknown disse...

"É indispensável boa memória após se haver mentido."

Beijo.

Anônimo disse...

Dank voor het stukje geschiedenis!
Fijne dag!

Lieve groet,
Gerry

chica disse...

Vim te desejar um lindo ABRIL e sem mentiras,né?rs beijos,chica

chris disse...

Olá
Sinto muito, este é um tempo muito longo, eu não vim em blogs, postar um breve comentário, não é, que não pensar! mas a falta de tempo, os dias já não são suficientemente longo
Meu blog "diretório" me levar muito tempo, mas é para se divertir, e para aqueles que a usam.
Sempre muito bom as coisas para você, e é um verdadeiro prazer, mas para vir alguns momentos.
Desejo-lhe uma noite maravilhosa
Atenciosamente
Chris!

um pequeno presente para você
http://nsm01.casimages.com/img/2009/05/08/090508120246505743619495.jpg

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Tenha um domingo gostoso como a brisa que vem ate minha janela
bjs
juliana

Marlene disse...

ÓLA MINHA LINDA AMIGA SAUDADES DE VOCE PASSEI PARA DESEJAR UM ABRIL LINDO ENCANTADO SÓ DE COISAS VERDADEIRAS SEU BLOG ESTÁ UM ENCANTO MUITO LINDO PARABENS BJS COM CARINHO MARLENE

Célia disse...

Oi, Elaine! Seu blog é uma enciclopédia na blogosfera! Noticioso ímpar!
Bj. Célia.

Anônimo disse...

Eita blog chato viu...


uiii primeiro de abril, kkk

amei o poste sinceramente não sabia como tinha surgido, dia da mentira ou bobo, amava quando era este dia tentava enganar os outros mas ninguem caia eu ria demais não sabia mentir, kkk

Flor linda quanto ao fundo é muito particular, eu por exemplo não sei ficar com um layout muito tempo, kk mas vou dar um conselho, pelo pouco que estou aqui, os de fundo preto como o seu são os que mais tem reclamação por conta dos seguidores, pois cansam a vista, o que pode fazer é deixar as laterais escura, mas onde lemos quanto mais claro melhor, é uma dica, cada um deixa seu blog como desejar, mas eu confesso a vc que tenho essa dificuldade, quado saio da pagina minha vista ta embaçada, salva alguns fundos e faça os testes, se gostar troque se não o blog é seu e deixa como quiser...bjbjbjbjbj vc é showww.

Ale disse...

Passando pra deixar um carinho domingal,



bjkas

Eu...Suzana disse...

Pôxa Elain, que legal a gente ficar sabendo destas datas. Nem tinha idéia da origem deste primeiro de abril. Obrigada por nos informar com tanta precisão destes fatos. Boa semana amiga e um final de domingo abençoado. Beijos!! Suzana.

Tunin disse...

Beleza de informação, Elaine! Blog culto é assim, está sempre nos informando bem.
Abração.

Mariana Penna disse...

Viva o Brasil
Onde o ano inteiro
É primeiro de abril.
(Millôr Fernandes)

Eli, bom domingo!!

Um beijo!

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Olá Elaine, ja me faz falta o dia que eu não consigo vir aqui no teu cantinho acolhedor, aqui tenho conhecido blogs lindíssimos e interassantes!
Gostaria de ter muito mais tempo para conhecer TODOS os que vc indica, mas infelizmente isso não é possível...mas os que vou, deixo lá o meu comentario e + seguidora. Um beijo especial para vc e um ótimo começo de semana.

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Adorei as postagens de verdade.
Feliz abril para ti começando com muita energia positiva.
uma ótima semana para ti.
abração com carinho

Simone butterfly disse...

PASSANDO PARA LHE DESEJAR UMA ÓTIMA SEMANA E DIZER QUE JÁ PUBLIQUEI O SELINHO, BEIJINHOS DE BOA NOITE!♥

Isabel Ramalho disse...

Olá Elaine, gostei muito das publicações de hoje....Vc como sempre nos informando com criatividade. Parabéns, garota!
Olha, ontem postei um poema do escritor Victor Hugo e ofereci às minhas amigas blogueiras... passa lá para conferir, tá?
Bijos no coração e feliz semana, amiga!
:))

http://baudaarteira.blogspot.com/

Maria Lucia (Centelha) disse...

Ah, amiga, antigamente, quando a verdade era mais valorizada, brincava-se mais com essa história de 1° de Abril...Hoje em dia a mentira é tanta, é tanta, em quase todos os meios, principalmente em política, infelizmente fazendo parte da rotina de quase todo mundo, que perdeu um pouco a graça...Em breve , quem sabe inventam o Dia da Verdade...

Adoro vir aqui, porque o carinho da dona do blog esparra por toda a blogosfera!

Beijos e excelente final de semana pra ti...

Duas Moças Prendadas disse...

Quando eu era criança e na adolescencia , esse dia era uma farra só , rsss ...
Uma semana iluminada !!!

Francyelly Moura disse...

Que post interessante! Nossa, amei isso de dentro para fora, porque sou muito assim! Muito intensa, faço o que meu coração manda...
Acho que por hoje ser domingo não cai em nenhuma pegadinha já que não vi ninguém do trabalho ou faculdade xD

Boa semana!
Estou seguindo!
Fiz post novo: http://livrosebatons.blogspot.com.br/2012/04/cinema-jogos-vorazes.html

Anônimo disse...

Adorei.!
Como sempre, falou e disse.!
Adoro seu cantinho!

Beijinhos :*

Ótima Semaninha, com Feriado \º/

Anônimo disse...

Arrasou!!!!!!!!!!

Beijoquinhas :*

Amanhã já é 'sexta-feira' \º/