By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Consciência.....


 “Que as diferenças sejam o combustível do amor
A razão das gargalhadas divertidas
O motivo da admiração mútua
O impulso para o aprendizado diário
O desejo de ser divã nos momentos difíceis
O olhar especial no meio da multidão
Que as diferenças fortifiquem as igualdades....
Que elas alinhavem os novos sonhos da paixão.”
(Lígia Guerra)
Atos e atitudes.....
Gente linda! Dei uma olhada nas datas comemoradas nesta semana e aqui transcritas..... O que me levou a pensar em nossa conversa de hoje.... Considero um assunto delicado..... Mas vamos lá! Dentre as datas deste post, duas me chamaram mais atenção e me fizeram pensar. Dia 31 de julho comemora-se, entre outras, o Dia Mundial do Orgasmo e dia 1º de agosto, Dia Mundial do Aleitamento Materno. Surgiu em minha mente um quadro mais ou menos triste, dois, na verdade..... “uma adolescente ostentando uma enorme barriga de gravidez”..... Ou “uma adolescente amamentando um bebê, aconchegado em seu colo”.... Gravidez na adolescência....
Não sei qual a opinião de cada um de vocês sobre o assunto e, agradeço se a deixarem em seus comentários, mas considero a adolescência uma idade de muitos aprendizados, de crescimento, de diversão, uma idade em que a gente se despede da infância, aos poucos, e a própria vida vai nos tornando adultos. Uma idade em que se aprende, entre tantas coisas, o que é assumir responsabilidades! Que todo ato tem sua conseqüência, que gera uma reação....Filhos, todos nós somos, mas para sermos pais, com certeza, não podemos mais ser adolescentes! Concordo com a opinião que diz que o jovem, nos dias de hoje cresce mais rápido, tem acesso à muitas coisas e meios que possibilitam e fazem este crescimento acontecer..... Mas.... esse crescimento nem sempre pressupõe amadurecimento..... E é incrível que nos dias de hoje, com tanto acesso à cultura e informação, ainda haja jovens nesta situação, desesperados, sem saber o que fazer..... Sentindo-se apavorados com a idéia de contar aos pais!
O que acontece então? “Se viram” para conseguir dinheiro e procuram clínicas clandestinas e, na maioria das vezes, acabam morrendo em conseqüência de alguma infecção contraída pelo mau procedimento, quando não vem a falecer durante o próprio ato criminoso! Ou outra situação que costuma acontecer bastante: o adolescente é tratado como pária e é posto fora de casa, ou ainda, é levado para algum lugar, quando a família dispõe de recursos pra isso, e é mantido escondido e, ao término da gravidez é obrigado a renunciar a seu bebê para a adoção! E o porque de tudo isso?
São tantas perguntas e respostas..... Falta de diálogo é a primeira em que penso! Diálogo e muita comunicação entre pais e filhos é fundamental para a boa formação do caráter de um jovem. A Internet, revistas, televisão, nenhum meio, nunca ira substituir ou “livrar” alguns pais desta grande e importante tarefa assumida....Muitos talvez tenham sido pais adolescentes e “ainda” não tenham o amadurecimento necessário para enfrentar a situação.... Ensinar a seus filhos que sexo é um ato de amor, de entrega, e um momento importante e marcante na vida de todos nós! E isso só é possível aprender em casa! Porque hoje em dia a maioria está naquela de “a fulana ainda é virgem?” Credo! E acaba por tornar-se motivo de piada! É preciso que aja uma mudança radical de atitudes, de compreensão, de aceitação, de entendimento, pois não existe uma idade determinada para a prática sexual..... É diferente para cada pessoa. Mas, com certeza, uma boa orientação e um diálogo FRANCO e ABERTO, sem pudores ou vergonhas, fará com que, quando isto vier a acontecer, os envolvidos estejam mais preparados e conscientes!
E, acima de tudo, muito apoio! NUNCA desprezo ou abandono! Afinal, neste nosso mundão maravilhoso, existe tempo e hora certa para tudo e todos nesta vida! Nenhum grãozinho de areia voa na praia sem antes receber o sopro Divino! Deixo hoje estas considerações para reflexão de todos nós!
Um início de semana de muitas oportunidades! De muitas atitudes positivas! Que façam a diferença! Que as bênçãos de Deus envolvam a todos nós! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Então clique neste selo e saiba como!...
Iniciando a semana com um Blog muito especial o
Frente a Frente com o câncer http://solangeanjoazul.blogspot.com.br/
Da querida amiga Solange Blue Angel, carinhosamente chamada de Sol, porque o amor e o carinho de seu coração realmente aquecem e iluminam tudo por onde passa.... Conheçam, visitem, vale muito à pena!

O outro blog da semana é o Gatos do Jardim das Rosas http://gatosdojardimdasrosas.blogspot.com.br/
Da querida amiga Pati, criado para ajudar gatinhos abandonados a serem adotados. Vamos lá conhecer os gatinhos e dar uma força pra Pati? Vamos lá Blogosfera, os gatinhos precisam de nós....
Voto não tem preço (ou tem?...)!
Chegando à época de eleições....
Há muito que se pensar sobre isso....
Do nosso querido amigo Damião Carlos Dantas, publicou um artigo e está promovendo a Campanha Voto não tem preço!
Vamos dar uma passadinha por lá e nos inteirarmos do assunto?
Simbora galera inteligente!
As Petições continuam!
Assinem e façam a diferença!
Fim à Discriminação! Já!
Tome uma atitude! Assine!


Dê uma chance aos animais!
Faça a diferença! Assine! Já!


 Níver do Shake!
O lindo e charmoso gatinho Shake, do Blog Dois Gatinhos Skake e Tixa http://doisgatinhos.blogspot.com.br/

está de níver aqui , é só clicar no link abaixo que ainda dá tempo de comer um docinho e o principal: abraçar o Shake! Vamos lá galera? http://salaodefestasdalethy.blogspot.com.br/2012/07/que-bom-que-voce-veio.html
A Votação continua!
Preciso de teu voto!
Leia abaixo as instruções de como votar!
Você clica no selo  de participante que se encontra ao alto, na lateral direita aqui do blog, que o redirecionará para a página de votação do Top Blog Brasil. Lá, no alto da página do Top Blog, à direita, você coloca seu nome e seu e-mail e clica em votar. Poucos segundos depois você receberá em seu e-mail um pedido de confirmação do voto. É só clicar no link para validar o voto! Pronto! Vote uma vez para cada blog, por e-mail, Twitter e/ou Facebook, mas vote em quantos blogs quiser! Muito obrigada, de coração!
Datas

Comemorações Antecipadas
31 de julho
Dia da Campanha do Quilo
Comemoração brasileira em respeito a todos os voluntários que realizam e colaboram com as várias campanhas de arrecadação de quilos de alimentos em favor de instituições filatrópicas brasileiras. A campanha do QUILO - Dia de Doação, se constitui na arregimentação de funcionários de empresas, escolas, universidades, etc., que elegem um determinado dia do mês como o “Dia de Doação”. Neste dia, todos os funcionários da entidade se unem, cada um levando um QUILO de alimento, que é entregue ao Banco de Alimentos.
Não se sabe ao certo a origem da Campanha do Quilo, mas com certeza a primeira Campanha feita em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, visando o amparo aos necessitados, foi a empreendida por Paulo de Tarso em favor da Casa do Caminho, durante as suas viagens. Consta também que Francisco de Assis fazia campanha de rua para depois distribuir com os pobres. São Vicente de Paula, também fazia campanha para distribuir com os pobres, trabalho esse continuado até hoje pela Ordem dos Vicentinos, da Igreja Católica. 

Dia Mundial do Orgasmo
O dia Mundial do Orgasmo foi criado há quatro anos na Inglaterra por rede de sex shops, e é comemorado no dia 31 de julho. Pesquisas feitas por essas lojas revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações. 
Segundo um estudo feito pelo Projeto de Sexualidade (ProSex) da USP (Universidade de São Paulo), em termos de insatisfação sexual, os brasileiros não ficam longe dos ingleses. O estudo constatou que 50% das brasileiras tem problemas sexuais, que vão desde a falta de desejo até dor durante a relação.
Os problemas não atingem apenas as brasileiras, os homens também têm problemas. Cerca de 12 milhões deles sofrem de alguma disfunção sexual e é certo que a insatisfação nesta área sinaliza algum problema de saúde, que contribui para conflitos do casal.
 A proposta do Dia do Orgasmo é debater o assunto nas diversas esferas sociais. Isso inclui a instituição de educação sexual de qualidade nas escolas, mais consciência quanto ao uso de preservativos e mais esclarecimento sobre as causas da falta de desejo sexual e da disfunção erétil. Não há justificativa para a perpetuação de problemas que podem e devem ser resolvidos e o principal remédio ainda é a discussão franca e isenta de preconceitos

1º de Agosto
Dia Mundial do Aleitamento Materno
A data foi criada a fim de promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.  O leite é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano e por isso, toda criança, ao nascer, deve ser amamentada.    Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável, como as vitaminas. Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.   Os bebês devem ser amamentados até por volta dos dois anos de idade, para garantir sua saúde e imunizar contra doenças respiratórias e diarréicas, além das doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.   A importância do colo, do aconchego materno, que traduz a proteção e o amor, faz com que o trauma de sair de dentro da barriga de sua mãe seja menor, pois lá a criança estava quentinha e bem alimentada.   Mundialmente falando, a amamentação ganhou um evento especial, a semana da amamentação, organizado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com o objetivo de divulgar as benfeitorias do aleitamento materno. A cada ano são abordados diferentes temas, como a inserção da alimentação complementar que a criança necessita receber, após os seis meses de vida, mas mantendo a amamentação até que complete dois anos ou mais.  No Brasil, o aleitamento materno é levado muito a sério, possuindo a maior e melhor organização de bancos de leite do mundo, existem 163 unidades espalhadas por todo o território nacional.  

Dia Nacional do Selo Postal Brasileiro
Comemoração brasileira marcando a data da publicação do primeiro Selo Brasileiro, o conhecido “Olho-de-Boi”, que foi emitido em 1º de agosto de 1843, pela Casa da Moeda Brasileira e a partir de técnicas de “intaglio”, fazendo com que o Brasil entrasse para a história da filatelia mundial,  ao ser o terceiro país do mundo a emitir um selo postal, no que foi precedido apenas por Inglaterra e Suíça.
 “Semeie um ato, e você colhe um hábito.
Semeie um hábito, e você colhe um caráter.
Semeie um caráter, e você colhe um destino.”
(Charles Reade)

Fontes:















quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vida e experiência....


“Encare de frente tudo que vier! Encare de cabeça erguida o que for preciso viver! Sua vida é uma bênção e não uma desgraça! Pense na oportunidade maravilhosa que está tendo! Abra mais o olho e o coração para perceber e aprender com os acontecimentos! E quando não souber o caminho ou como tudo se encaixa, ouça uma voz interior dizer assim só pra você: Confie! Força! Tudo está caminhando para o seu bem!”
(Luis Carlos Mazzini)
Avós...
Aproveitando uma dentre as muitas datas comemoradas esta semana, escolhi para a nossa conversa de hoje o Dia dos Avós!
Um dos grandes valores na formação das crianças é o respeito pelas gerações passadas.  O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos e, muitas vezes, são o apoio afetivo e financeiro de pais e filhos. Talvez por isto se escute muito por aí, os avós são pais duas vezes.... Eu não possuo mais nenhum de meus avós nesta vida e, sinto bastante saudade....
Tenho recordações muito agradáveis do convivio com meus avós! Apesar de toda a informação e tecnologia que a criança dispõe a seu alcance hoje em dia, nada substitui a experiência de vida adquirida e seu valor. E é apenas através do convívio saudável e amoroso que esta experiência irá passando, de geração em geração, não podendo ser substituída nem por livros ou escolas, apenas enriquecida e aprimorada. Somente a orientação de pessoas que já passaram pela mesma idade, vai trazer a sabedoria necessária para que a criança cresça e se torne um adulto íntegro e feliz! Além disso, em nossos avós está contida toda a história de vida de uma família! Suas lutas, tradições, explicações para muitas das atitudes tomadas no presente, que podem ser o reflexo do passado.... Ser avô(ó) é uma fase da vida a ser tratada com muito respeito e carinho, pois faz parte da caminhada natural da vida, a qual todos nós iremos um dia trilhar! Parabéns a todos os vovôs e vovós!
Uma quinta e sexta-feiras iluminadas! Um final de semana de muita paz, alegria e amor! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Petições+Solidariedade+Dignidade!
Atitudes que fazem a diferença!
Gente linda! As petições ainda não acabaram!
Ainda precisamos de muitas assinaturas!
Precisamos da ajuda de todos!
Todos queremos um mundo melhor....
Mas ele só será melhor se começarmos em nós mesmos as mudanças que esperamos ver em outros! Atitudes que fazem a diferença!!!
Cliquem nos dois selos e assinem! Sintam-se livres para divulgar os dois selos em seus blogs ou redes sociais! Muito obrigada, de coração!
Agradecimento!
A querida amiga Van, do Blog Retalhos do que sou  http://retalhosdoquesou.blogspot.com.br/
Em agradecimento à divulgação feita pela sua admirável campanha em favor do Povo Romaní, popularmente chamados de ciganos, fez este post lindo, do qual passo o link a vocês,
para que possam vê-lo também! Van querida, agradeço, de todo coração, embora saibas que, com agradecimento ou não, com post ou não, teria divulgado da mesma forma, pois compartilho, sobre esta questão, o mesmo pensamento que você! 
"Enquanto a humanidade não resgatar sua enorme dívida para com nossos irmãos ciganos, nenhum de nós poderá falar em direitos humanos e cidadania. "
Papa João Paulo II - 1999
Sorteio!
Está promovendo um sorteio para comemorar seu aniversário! Estão todos convidados! Conheçam e/ou visitem e já participem do sorteio! Podem clicar no link acima ou no selo do sorteio que ficará na lateral direita.
Mimo!
Recebi, da querida amiga Fátima Amorim, do Blog Panos & Art  http://www.panoseart.com/
Este mimo de selinho que ela ofertou a seus amigos seguidores! Conheçam o blog da Fátima! É uma Art!
 Níver do Blog: 07 de Agosto!
Estão todos convidados!
Aviso Importantíssimo!
Mais um Blog sumiu!!.......
O blog Eternamente VV cujo endereço era http://eternamentevv.blogspot.com.br/
Da nossa querida amiga Verinha  SUMIU!!!! Ela está dando um tempinho pra ver se ele volta.... Se não ela vai ter que criar outro! Quem quiser entrar em contato com ela, pode fazê-lo através do blog de sua filha Gabi,
Verinha querida! Estamos na torcida para que tudo se resolva logo e seu blog reapareça!
Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique neste selo e saiba como!... 
Iniciando a semana com o Blog Dedais & Dés http://dedaiselisabete.blogspot.com.br/,
 Da querida Elisabete, um blog bem peculiar, e charmoso! Mostra a bela e exclusiva coleção de Dedais personalizados e trabalhados da Elisabete. Cada um tem uma história para contar, uma recordação.... Vamos lá conhecer e seguir? Simbora Blogueiros de Fé!

O outro blog desta semana é o Gotas de Simplicidade http://gotasdesimplicidade.blogspot.com.br/
Da querida amiga Isabel Cristina, um blog de mensagens, poemas, gotas de simplicidade através das palavras…. Vamos lá conhecer e valorizar um ótimo conteúdo?
 Já começou a votação para o
Top Blog Brasil!
Preciso do teu voto!
Leia abaixo as instruções de como votar!
Você clica no selo  de participante que se encontra ao alto, na lateral direita aqui do blog, que o redirecionará para a página de votação do Top Blog Brasil. Lá, no alto da página do Top Blog, à direita, você coloca seu nome e seu e-mail e clica em votar. Poucos segundos depois você receberá em seu e-mail um pedido de confirmação do voto. É só clicar no link para validar o voto! Pronto! Vote uma vez para cada blog, por e-mail, Twitter e/ou Facebook, mas vote em quantos blogs quiser! Muito obrigada, de coração!
Datas

No dia de hoje, 26 de julho, comemora-se:
Dia Nacional da Imprensa Espírita
Comemoração brasileira instituída durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas de 1982, marcando a data do nascimento do pioneiro da imprensa espírita no Brasil, estenógrafo, escritor e militar brasileiro, Luis Olímpio Telles de Menezes, que nasceu em 26 de julho de 1825, no estado da Bahia.

Dia Nacional do Arqueólogo
Comemoração brasileira, conforme Lei nº 12.128, de 17 de dezembro de 2009, marcando a data da promulgação da Lei nº 3.924, de 26 de julho de 1961, que tornou então necessária a intervenção do especialista em arqueologia, para a proteção do patrimônio arqueológico no Brasil.

Dia da Vovó e do Vovô
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho. Esta data foi escolhida porque é o Dia de Santa Ana (Padroeira das Avós) e São Joaquim (Padroeiro dos Avôs), pais de Maria e avós de Jesus.

Comemorações Antecipadas
27 de julho
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Dia do Motociclista

Dia do Despachante

Dia do Pediatra

28 de julho
Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais

Dia do Agricultor

“Procure ver a graça e o gosto gostoso de viver, de se divertir mais com as coisas, com o trabalho, com você mesmo. Isso mesmo: divirta-se mais e seja mais criativo, amoroso, produtivo e feliz!”
(Luis Carlos Mazzini)
Fontes: