By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os sentidos....


"Sorrir com os olhos, falar pelos cotovelos, meter os pés pelas mãos. Em mim, a anatomia não faz o menor sentido. Sou do tipo que lê um toque, que observa com o coração e caminha com os pés da imaginação. Multiplico meus cinco sentidos por milhares e me proponho a descobrir todos os dias novas formas de sentir."
(Fernanda Gaona)



Ser livre...
“Sou um passarinho encarcerado e longe dos campos. Esta gaiola me confina e não posso voar para fora. Ainda que minhas asas estejam cortadas, meu coração está livre. Os muros desta prisão não podem controlar o vôo, a liberdade de minha alma.”
(Jeanne-Marie Guyon–Masmorra da Bastilha–França/1695)

Amigo(a)s querido(a)s, uma das datas comemoradas nesta semana é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Então, aproveitando o gancho, vamos conversar sobre isso. Liberdade. Algo que não é muito fácil definir em simples palavras, porque envolve muito mais. Dizer que somos livres para isto ou aquilo não quer dizer que sejamos realmente livres. O sentir-se livre vem de dentro pra fora (rsrsrsrs), é uma conquista de cada um de nós! Podemos aparentar liberdade e, no entanto, vivermos aprisionados dentro de nós mesmos. Uma gaiola pode não significar, pra muitos, a verdadeira prisão. Podemos ir e vir a hora que quisermos, seja para onde formos, no entanto, se não nos sentirmos livres interiormente, em nossa consciência, sempre nos sentiremos prisioneiros... E como dia 03 de Maio é o dia oficialmente destinado a se falar sobre a imprensa, de um modo geral, uma das maiores revoluções que assistimos atualmente são as redes sociais. Desde Guttenberg, a imprensa mudou muito e continua em constante evolução.
Hoje em dia a propaganda é bem mais livre (será?).
Quando fazemos um post, assumimos uma posição e geramos reações/conseqüências em quem lê.
Tudo que se posta na Internet está sendo avaliado, gravado, digerido por milhares de pessoas.
O mundo está mudando e, a cada dia, temos mais e mais pessoas conectadas nas redes sociais.
Qualquer um tem direito de postar seus pensamentos e vontades na Internet!  É de graça! Mas as conseqüências legais disto são quase irreparáveis, ou seja, não tem volta.... Já imaginaram se a gente precisasse pagar por cada postagem?
Pensem muito bem! Postem suas idéias, atitudes, vontades e seja lá o que mais que vocês queiram, mas façam isto de maneira racional, inteligente, educada, sempre pensando nas conseqüências, pois, por mais que nos esforcemos, sempre pelo melhor, sempre haverá alguém que, talvez por condições emocionais, cultura, enfim, que distorça nossa mensagem, vindo a entendê-la erroneamente, podendo gerar situações e conseqüências desagradáveis...
Penso que liberdade é mais ou menos isto, começando e terminando em nós, mas sem atingir ou afetar a terceiros. Você posta, então respeite quem posta, como você. Pois também, com certeza, gostaria de se sentir respeitado e reconhecido.
Viva um dia de cada vez! Tenha fé e esperança! Acredite em você! Uma semana plena de trabalho, paz e alegrias! E lembre-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)


Blog Novo/Veterano
Agora com novas regras!
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique no selo e saiba como!...

Gente linda! O Blog Novo/Veterano desta semana trás uma dupla participação! Convido todos a conhecerem os blogs de uma das mais recentes amizades conquistadas na Blogosfera, a querida amiga Cássia Sampaio! O primeiro é um louvor a Deus, de um coração cheio de fé e poesia....
Momento com Deus

O segundo, um pouco do mundo asiático para nós....
Asian World
 Então? Vamos lá galera!.... Conheçam e prestigiem mais dois espaços de qualidade na nossa Blogosfera!


Leia, é importante!
Gente linda! A Agenda do Blog Novo/Veterano encontra-se vazia... Exceção feita aos participantes desta semana e da próxima! Como sugere o próprio nome, Novos e Veteranos, são todos bem-vindos!
Sei que muita gente se inscreveu, peço perdão à todos e, ao mesmo tempo, conto com a compreensão no sentido de pedir a vocês, por favor, se inscrevam novamente, através dos comentários deixados aqui no blog, que recomeçarei a divulgação. Leiam as Regras do Blog Novo/Veterano, clicando no selo, inscrevam-se e sejam bem-vindo(a)s!


Curiosidades....
Abaixo-assinados online dão resultado?
Legalmente, no Brasil, ainda não. A Lei nº 9.707, que regulariza as leis de iniciativa popular, só aceita petições assinadas de verdade. Foi uma delas, por exemplo, que iniciou a criação da Lei de Crimes Hediondos, após o assassinato da atriz Daniela Perez, em 1992. Já as versões online apenas podem ser recebidas pela Câmara dos Deputados como sugestão de iniciativa legislativa, segundo o professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (SP) Rubens Glezer. O grande problema dessas campanhas é a desconfiança quanto à veracidade das assinaturas. Quem garante que são de pessoas reais? A boa notícia é que há um projeto de lei no Senado, o PL 129/2010, que pretende oficializá-las. (Mundo Estranho – Abril/2013)


Datas
2ªF, 29 de Abril, comemora-se:
........................................


Antecipando....
3ªF, 30 de Abril, comemora-se:

Dia Nacional Da Mulher
Lei nº 6.791-09/06/1980
No dia 30 de abril nasceu a fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Srª Jerônima Mesquita.
Mineira, de Leopoldina, nascida em 30 de abril de 1880. Estudou na Europa e, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar as situações contrárias às mulheres. Muito combativa, tornou-se feminista, assistencialista e sufragista, lutando por inúmeras causas. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972.
Como homenagem a esta extraordinária mulher,  foi escolhido o dia de seu nascimento como Dia Nacional da Mulher.
Graças a coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de tudo, essas aberturas ainda representam uma gota num oceano de injustiças e preconceitos!
Embora muito já tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, uma vez que os homens ainda detém a hegemonia em diversos setores sociais. As políticas públicas ainda devem muitas respostas a população feminina.
Homenageando todas as mulheres do nosso Brasil e, também endereçado a todos àqueles que, em pleno século XXI, ainda acham que as mulheres servem apenas para pilotar o fogão da cozinha e cuidar da casa, os versos que seguem:
Meu nome é Mulher!
Eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão;
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação;
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade;
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade;
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade;
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha;
Sou Pai, Mãe, Arrimo de Família;
Sou Caminhoneira, Ourives, Taxista;
Piloto de avião, Presidente do Brasil, Policial Feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença,
Para atuar onde quiser,
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!
(Fátima Aparecida Santos de Souza – a Pérola Negra, policial militar do 30º BPM, de Mauá, São Paulo)

Dia do Ferroviário
Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a 1ª Linha Ferroviária do Brasil, o que fez com que a data se transformasse no Dia do Ferroviário, profissional que trabalha nas estradas de ferro. Apesar de atualmente não se dar o valor merecido ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na história, principalmente quando lembramos as locomotivas, tanto no transporte de passageiros quanto de cargas na construção do país. Uma marca histórica está em 1930, quando Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o Presidente Washington Luis e começar um novo período da história nacional.


Antecipando....
4ªF, 1º de Maio, comemora-se:

Dia Mundial do Trabalho
“A história do 1º de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mas também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” (Perseu Abramo)
Podemos considerar trabalho toda transformação que o homem faz na natureza, a fim de tirar algum benefício da mesma como plantar, colher, arar, pesquisar, etc., tendo como elementos principais o objeto, a força de trabalho e as condições ou meios apresentados. 

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris.
A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos EUA na época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.  Mas a repressão ao Movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos Mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


Antecipando....
5ªF, 02 de Maio, comemora-se:

Dia Nacional do Ex-Combatente
O Dia 02 de Maio é considerado o Dia Nacional do Ex-Combatente, por força da Lei nº 4.623, de 06 de maio de 1965. Contudo, somente a Lei nº 5.315, de 12 de Setembro de 1967, regulamentou o art. 178 da Constituição Brasileira, que dispõe sobre os Ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial, que considera Ex-Combatente todo aquele que tenha participado efetivamente de operações bélicas, na Segunda Guerra Mundial, como integrante da Força do Exército, da força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra e da Marinha Mercante e que, no caso de militar, haja sido licenciado do serviço ativo e com isso retornado à vida civil definitivamente.


Antecipando....
6ªF, 03 de Maio, comemora-se:

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
O Dia 03 de Maio foi declarado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Decisão 48/432, de 20  dezembro de 1993, aprovada pela Assembléia-geral das Nações Unidas. A data foi escolhida por se tratar do aniversário da Declaração de Windhoek,  aprovada durante um seminário organizado pela Unesco sobre a Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana, que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de abril a 03 de maio de 1991. A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos.

Lembremos, não apenas hoje, mas especialmente hoje, de todos os profissionais que perdem suas vidas por denunciarem as diversas violações e atentados contra a humanidade. É graças ao trabalho desses heróis que a verdade chega até nós, nos possibilitando assim, fazer um trabalho de sensibilização sobre os problemas que povoam a nossa realidade.
Nossa homenagem, respeito e admiração por todos aqueles que se dedicam a denunciar as atrocidades e injustiças diárias.

Dia Internacional do Sol
Em 03 de maio é comemorado o Dia Internacional do Sol.
O raiar do Sol, todos os dias, é o milagre da vida se renovando a cada amanhecer e desperta bons sentimentos, como esperança e vida.
O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Sem o Sol, não haveria vida na Terra.  Também é obvio que, sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado!

Dia do Sertanejo
Vivendo na Caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e pela aridez, vive o Sertanejo, um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. Como os cactos, o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o Sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o Sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.
O grande ícone do Sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte.
O Homem do Sertão é um grande personagem numa paisagem inóspita,que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.

Dia do Parlamento e do Legislador
O Dia do Parlamento e do Legislador foi instituído pela Lei nº 6.230, de 27 de julho de 1975.
O Parlamento é considerado o próprio coração do processo democrático. A história do Parlamento Brasileiro, em especial, é rica.
Fomos o Primeiro Poder Legislativo constituído da América Latina.
Já em 1823, reunia-se a Assembléia Constituinte.
O Parlamento, não só no Brasil mas no mundo, é o escoamento natural das grandes propostas do povo. Por lá circulam propostas no campo da educação, da saúde, da habitação, do trabalho, dos direitos humanos. Enfim, por lá pulsa o coração do País.
O Poder Legislativo é aquele exercido pelo Congresso Nacional, formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.
O Poder Legislativo possui 05 funções básicas: Legislativa, Fiscalizadora, Julgadora, Executiva e Administrativa. O que fundamenta o exercício dessas atribuições é a representatividade dos vereadores.

Dia do Pau-Brasil
Foi necessária a quase extinção do Pau-Brasil pra que fosse reconhecido oficialmente na história brasileira.
Em 1961, o Presidente Jânio Quadros aprovou um projeto que declarava o Pau-Brasil como Árvore Símbolo Nacional e o Ipê Amarelo como Flor Símbolo. Mais tarde, por meio da Lei nº 6.607, de 07 de dezembro de 1978, declara o Pau-Brasil como Árvore Nacional e institui o Dia 03 de Maio como o Dia do Pau-Brasil.
Com o nome científico de Caesalpínia Echinata, é a única protegida por lei. Sua flor é amarela e perfumada.
Os indígenas o chamavam de ibyripytã (ibiripitanga), sendo ibyri = pau, madeira e pytã = vermelho, portanto pau-vermelho, em alusão à cor vermelha apresentada pelo cerne (miolo).

Dia do Taquígrafo
Taquígrafo é o profissional que domina a arte de escrever rapidamente, através de sinais, com utilização de métodos de registro.
A taquigrafia (do grego Tachys - rápido e Graphein escrever) ou estenografia, iniciou no Judiciário do Pará, com a instalação do Tribunal de Relações, em 1874. É um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita.
Por ser um sistema de escrita abreviada utiliza, em geral, sinais originados da geometria, mas também tirados das letras comuns. A taquigrafia é, portanto, uma técnica profissional de escrita rápida. Há muitos métodos taquigráficos no mundo inteiro, e muitos foram adaptados para a língua portuguesa.
Além de boa assimilação desse complicado ofício, do taquígrafo são exigidas habilidades mentais e físicas específicas para a realização de um bom trabalho.
O Dia do Taquígrafo costumava ser comemorado no dia 07 de novembro. Como não havia nada que justificasse a comemoração nesse dia, a data de 03 de maio foi escolhida pela classe, reunida soberanamente em congresso, o 1º Congresso Brasileiro de Taquigrafia, realizado em São Paulo, em 1951. A iniciativa foi do gaúcho Adoar Abech. A data foi escolhida porque foi exatamente no dia 03 de maio de 1823 que foi instituída oficialmente a Taquigrafia Parlamentar no Brasil, para funcionar na Primeira Assembléia Constituinte.
Ao contrário de ser uma área profissional em declínio, utilizada largamente nas áreas judiciária e parlamentar, a taquigrafia teve ampliado o espaço no mercado, sendo cada vez mais requisitada na área empresarial para acompanhamento de eventos como palestras, seminários, dentre outros.


Antecipando....
Sábado, 04 de Maio, comemora-se:
............................................


Antecipando....
Domingo, 05 de Maio, comemora-se:

Dia Nacional e Internacional das Comunicações
Dia do Marechal Rondom(Dia de Rondom)
Datas comemoradas em homenagem ao nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondom, mais conhecido como Marechal Rondom, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país. Nasceu em Mimoso, no estado Do Mato Grosso, a 05 de maio de 1865, uma das personalidades mais marcantes da história brasileira. Foi militar e sertanista, patriota, humanista, indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 1957. Vale à pena lembrar que o estado de Rondônia leva este nome em sua homenagem e de seus grandes feitos.
Em 1910, Rondom organizou o Serviço de Proteção aos Índios.

Comunicação é toda forma de informação que se possa transmitir ou receber, seja via telefone, rádio, papel, e-mail, imagens, gestos. 
É importante neste dia refletir sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação na vida das pessoas, como isso as afeta e no modo como elas se relacionam.
Temos diante de nós uma realidade impensável às gerações passadas, que acompanharam exemplos de coragem como do Marechal Rondom, desbravando o Brasil do século XIX na instalação das linhas telegráficas, no primeiro grande esforço de grandes proporções para a integração nacional das comunicações.

Dia do Campo
A agricultura é a atividade que melhor representa o desenvolvimento humano sobre a terra.
Foi fundamental para a sobrevivência do homem pré-histórico e continua sendo para o homem moderno.
No Brasil, grande parte da terra está nas mãos de poucas pessoas, os latifundiários, e uma parte delas é totalmente improdutiva.
Alimentar todos os seres humanos sem destruir o planeta é o maior desafio da agricultura neste século.
Mas o campo resiste bravamente e se mostra capaz, com todas as adversidades.
As atividades realizadas no campo merecem bem mais respeito e atenção do que tradicionalmente vem sendo-lhes reservada.
São, e continuarão sendo, importantes fontes de empregos, geração de renda e riqueza para o país e o mundo.
Os campos constituem-se no mais vasto bioma terrestre, cobrindo aproximadamente 24% da superfície dos continentes, o que representa cerca de 46 milhões de km². Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas. Este tipo de vegetação está presente em diversas formações, como a estepe russa, a pradaria norte-americana, a puszta húngara e o bioma predominantemente gaúcho: o pampa sul-americano.
Os campos sulinos ou Pampa, como é mais conhecido, é o bioma predominante do Rio Grande do Sul, cobrindo aproximadamente 63% do território do estado. Ele consiste em um mosaico de vegetações , onde uma das mais características é a vegetação campestre.
Os Campos Sulinos são importantes fontes de serviços ambientais. Dentre os principais serviços prestados por este bioma estão a manutenção da qualidade da água, a manutenção da biodiversidade e a regularização do efeito estufa.

Dia Nacional do Expedicionário
Comemora-se o Dia do Expedicionário em 05 de maio, data em que se comemora o fim da Segunda Guerra Mundial. Data em que se homenageia àqueles que compunha a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutaram na campanha na Itália e na Tomada de Monte Castelo, em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
A FEB foi a força militar brasileira de 25.334 homens, constituída inicialmente por uma divisão de infantaria e acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito.
Adotou como lema a cobra está fumando, em alusão a um discurso de Getúlio Vargas, que em 1940, afirmou ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Dia do Artista Pintor
05 de Maio é Dia do Artista Pintor. Dotado de sensibilidade, visão de mundo e técnicas singulares, esta figura retrata os períodos da história ou situações cotidianas que muitas vezes nos passam despercebidas, em imagens pitorescas e/ou de forma poética, eternizando-as.
É difícil precisar quando surgiu a profissão de Pintor, mas foi na Idade Média, com os retratos dos nobres, e um pouco mais tarde com a ascensão da burguesia que estes profissionais passaram a ser muito requisitados.


“O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.”
(Clarice Lispector)


Fontes:



















NÃO

SAIA

SEM         

COMENTAR!




















































































segunda-feira, 22 de abril de 2013

Seja feliz....


“Nunca é tarde para ser feliz.
Não importa o que se viveu, não importa os erros cometidos, não importa as oportunidades que se deixou passar, não importa a idade.
Sempre é tempo de dizer BASTA, entender que é preciso melhorar, sacudir a lama e voar ALTO, para bem longe do pântano.
Abandone sua comodidade, enfrente seus medos e inseguranças e, só assim, começará a voar....
Deus o acompanhará e mostrará qual caminho tomar.”
(Carlos Cuauhtémoc Sánchez)



De dentro pra fora!
“A esperança é a força que nos move ao lado da fé redescobrindo o amor....
O Amor é a luz que ilumina o caminho da ponte entre o coração e os sonhos....
A lua ilumina o coração e desnuda a alma...
A arte de sermos humanos, de amar, sempre nos imortalizará no coração de alguém....
Comecei meu texto meio que poeticamente.... Pedindo um milhão de desculpas a todos vocês, pois a semana que passou estive envolvida em alguns problemas que me impediram de fazer as visitas normais aos blogs, comentando, respondendo comentários.... Esta semana, se Deus quiser, tudo voltará ao normal.... Gente linda! Esta semana, no dia 22 de abril, se comemora o dia do descobrimento da nossa amada e abençoada terra brasilis!
Dia do Descobrimento do Brasil! Vamos descobrir o brasileiro! Esse povo guerreiro, batalhador e sonhador...Porque luta como um guerreiro diariamente e sonha como uma criança, antes de fechar os olhos para dormir, exausto e muitas vezes com o estômago vazio... Um mundo melhor, uma vida melhor; é o que todos nós queremos. E o povo brasileiro, é a força do nosso país! Viva os Zés e as Marias, os Joãos que, anonimamente,  fazem o Brasil ir adiante! Que Deus abençoe a cada um deles e a todos em seu esforço, em suas demonstrações sinceras de solidariedade, compaixão; sentimentos muitas vezes adormecidos em alguns de nós...É hora de despertar e dar as mãos, fortemente entrelaçadas como os elos de uma corrente do bem! Porque é disso que precisamos, olhar o nosso próximo com compaixão e solidariedade. Feliz Dia do Povo Brasileiro!
Uma semana cheia de esperança! Iluminada pela fé e abençoada pelo amor! Muitas oportunidades para todos! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!”
(Elaine Averbuch Neves)

Blog Novo/Veterano
Agora com novas regras!
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique no selo e saiba como!...
Gente amada do meu coração! O Blog Novo/Veterano desta semana sente-se feliz e honrado, pois a participação é da nossa querida amiga Anne Lieri, poetisa, escritora e blogueira! Uma tripla participação, dentre os excelentes blogs de nossa amiga!
Recanto dos Autores

Selinhos e Carinhos

Asas dos Versos e Reversos

Meus amigos! Visitem e prestigiem o trabalho da Anne! São espaços únicos na Blogosfera.... Poesia, contos, conhecimento, enfim, um lugar pra se ficar, um recanto de poesia, voando através das palavras, nas asas dos versos e reversos! Vamos lá, gente linda?


Leia, é importante!
Gente linda! A Agenda do Blog Novo/Veterano encontra-se vazia... Exceção feita aos participantes deste mês! Como sugere o próprio nome, Novos e Veteranos, são todos bem-vindos!
Sei que muita gente se inscreveu, peço perdão à todos e, ao mesmo tempo, conto com a compreensão no sentido de pedir a vocês, por favor, se inscrevam novamente, através dos comentários deixados aqui no blog, que recomeçarei a divulgação. Leiam as Regras do Blog Novo/Veterano, clicando no selo, inscrevam-se e sejam bem-vindo(a)s!


Voto Aberto Já!
Renan Calheiros provavelmente não seria Presidente do Senado se não fosse o voto secreto. Agora temos a chance de acabar com esse sistema de voto antidemocrático e garantir que saberemos como cada um dos nossos representantes vota em cada assunto. Esta é a nossa oportunidade de acabar com a corrupção e os acordos que ocorrem nos bastidores do nosso Congresso. Uma proposta está tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado pelo fim do voto secreto para a cassação de parlamentares. A proposta será soterrada, como tantas outras, a não ser que nós, seus eleitores, exijamos que eles sejam transparentes agora! Para isso, CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSINE A PETIÇÃO! A Democracia, legítima e honesta, conta com você!   http://www.avaaz.org/po/brazil_open_vote_lh/?bHvkZbb&v=24103


Curiosidades...
De onde vieram as gírias mauricinho e patricinha?
A gíria mauricinho foi criada pelo humorista Bussunda, membro do Casseta & Planeta, para apelidar um colega de faculdade que se chamava Maurício Lima e sempre se vestia muito arrumado e engomado. Já a gíria patricinha, foi sugerida como sua versão feminina pelo jornalista Sidney Garambone em 1992. Ele pediu para que um colega incluísse o termo em uma matéria, como teste, e a gíria pegou. (Mundo Estranho – Abril/2013)


Datas
2ªF, 22 de Abril, comemora-se:

Dia do Descobrimento do Brasil
Em 22 de abril de 1500, uma frota de navios portugueses, liderada por Pedro Álvares Cabral, chegou à Costa Brasileira e descobriu a nossa abençoada terra tropical. Após 43 dias navegando pelo oceano, as 13 (treze) embarcações da frota de Cabral encontraram o Monte Pascoal e, ali perto fez-se o primeiro contato com os povos indígenas do Brasil (os legítimos herdeiros da terra brasilis), que eram da Tribo dos Tupiniquins.

Dia do Planeta Terra
O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970, nos EUA, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Celebrado em 22 de abril, foi o 1º protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidentemente também é o Dia do Descobrimento do Brasil, nossa terrinha abençoada por Deus e bonita por natureza.....
Se pensarmos que esta data nasceu de um protesto contra a poluição,  podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos 43 anos. De acordo com notícias veiculadas constantemente pela mídia internacional, parece quase nada mudou de lá pra cá....
Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas continuam sendo desmatadas, o ar continua carregado. A violência continua invadindo lares e escolas; o lixo ainda é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. O bem mais precioso da humanidade, a água, está escassa. As geleiras continuam derretendo. O único que poderia fazer alguma coisa, o homem, está mais preocupado com a economia dos países.
“Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.  Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.” (pequeno trecho da Carta da Terra, um dos documentos da Rio-92)

Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Mais uma vez, portugueses e brasileiros comemoram, neste 22 de abril, o tradicional Dia da Comunidade Luso-Brasileira que, por força de legislação federal, desde 1967 é celebrado todos os anos na data que, historicamente, assinala também a descoberta do Brasil pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
A herança portuguesa é perpetuada nas tradições e nos hábitos do povo brasileiro. A língua portuguesa é a quinta do mundo e a terceira no ocidente.
Foi o Presidente Artur da Costa e Silva que, em 22 de abril de 1967, sancionou a Lei nº 5.270 que fixava a data como o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
A data passou a ser comemorada como o fortalecimento dos laços que unem portugueses e brasileiros, seja pelo idioma, cultura ou religião cristã, presentes nas duas nações! Preservar esta cultura é preservar a nossa história!

Dia da Força Aérea Brasileira
Dia da Aviação de Caça
No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Aeronáutica, também conhecida como Força Aérea Brasileira (FAB), uma das integrantes das Forças Armadas do nosso país.
A FAB é a maior Força Aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo. A proteção feita pela FAB é feita através da fiscalização de fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o Correio Aéreo Nacional.
22 de abril é também o Dia da Aviação de Caça da FAB  por ter marcado a mais intensiva campanha de ataques realizados pela unidade na Itália num único dia. Foram executadas 44 missões individuais cujo resultado foi a destruição de mais de 100 alvos, entre eles dezenas de veículos terrestres inimigos. Por seus serviços prestados à Nação e ao Mundo, no dia 22 de abril de 1986, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu a Comenda President Unit Citation dos EUA, honraria até então somente  concedida à apenas duas outras unidades de combate estrangeiras, sendo a RAF (britânica) e a RAAF (australiana).


Antecipando....
3ªF, 23 de Abril, comemora-se:

Dia de São Jorge/Ogum Guerreiro
No estado brasileiro do Rio de Janeiro, o Dia de Ogum é comemorado e oficializado pela Lei Nº 1.055, de 05 de novembro de 1986, e o Dia de São Jorge, considerado feriado estadual, conforme Lei Nº 5.198, de 05 de março de 2008. Na capital gaúcha, Porto Alegre, o Dia de São Jorge/Ogum é comemorado e oficializado pela Lei Nº 8.609, de 27 de setembro de 2000.
Para alguns ele se chama São Jorge, para outros, Ogum...
Não importa a sua crença, hoje é dia de reverenciar um nobre guerreiro! Católicos, Evangélicos, Umbandistas, Espíritas, enfim seja qual for a sua crença, lembre-se de nesse dia fazer uma prece ou simplesmente agradecer!
Saravá Ogum! Salve São Jorge! Ogunhê Meu Pai!
Oração a São Jorge
“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de Sua Santa e Divina Graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o Seu Manto Sagrado e Divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com Sua Divina Misericórdia e Grande Poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o Seu Escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a Sua Força e com a Sua Grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos à Vós. Assim seja, com o Poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por nós!”

Dia Mundial do Escoteiro
Ou World Scout Day, comemoração oficializada nos estados brasileiros do Paraná, pela Lei Nº 15.924, de 26 de agosto de 2008 e em São Paulo, pela Lei Nº 10.267, de 08 de novembro de 1968, em louvor a São Jorge, que é considerado o Padroeiro dos Escoteiros. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura.
O Movimento Escotista foi fundado pelo britânico Robert Sthephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares.
Os escoteiros tem diversos lemas como estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação.

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
Os livros expressam idéias que, sem a pretensão de mudar o mundo, alteram a percepção humana e nos transformam.
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral ou World Book And Copyright Day, instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e comemorado oficialmente no Canadá, além de oficializado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, pela Lei nº 11.670, de 19 de setembro de 2001, em homenagem ao dramaturgo, romancista e poeta espanhol, Miguel de Cervantes Saavedra, e ao dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.
“O livro, esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Sem nunca ter Waterloo...
Éolo de pensamentos
Donde a igualdade voou!
(...) Oh! Bendito o que semeia
Livros... Livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É gérmen – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
(Castro Alves – O livro e a América)


Antecipando....
4ªF, 24 de Abril, comemora-se:

Dia Mundial do Jovem Trabalhador
Hoje comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, data voltada para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho. A Constituição Brasileira, por meio da Emenda nº 20, de 1998, proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos. Por sua vez, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigor desde 1990, exige o acesso e a freqüência obrigatória no ensino regular e que as atividades exercidas sejam compatíveis com o desenvolvimento dos jovens.  No Brasil, por exemplo, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Cerca de 35% dos jovens têm, pelo menos, o ensino médio completo. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam.

Dia Nacional do Agente de Viagens
É aquele que exerce funções nas Agências de Viagens, tendo a seu cargo atividades como prestar informações sobre viagens, roteiros turísticos, excursões turísticas e demais esclarecimentos pertinentes, comercializando estes serviços, efetuando reservas para viagens e emitindo a respectiva documentação, inclusive para excursões, hotéis, aluguel de veículos, etc.
Atualmente, pode-se dizer que o Agente de Viagens é, na realidade, um Consultor de Viagens, pois cada vez mais cresce o índice de profissionais com formação acadêmica especializada para atuar na área, dando total orientação e assistência ao turista, desde a escolha do destino a ser visitado à assistência durante todo o período da viagem em qualquer lugar do mundo.


Antecipando....
5ªF, 25 de Abril, comemora-se:

Dia do Contabilista
O Dia do Contabilista foi instituído sob a inspiração do senador João Lyra, em 25 de abril de 1926.
Contabilista, Contador e Técnico em Contabilidade.
Muitos não sabem diferenciar esse gêneros da profissão contábil, quando na verdade, Contabilista é sinônimo de Contabilidade, abrangendo o campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade.
O Contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da Contabilidade, que cursou Ciências Contábeis. Já o Técnico em Contabilidade é o sucessor do antigo Guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes, das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, executando a função técnica da contabilidade.


Antecipando....
6ªF, 26 de Abril, comemora-se:

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Conforme a Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002, fica instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a ser comemorado, anualmente, todo dia 26 de abril.
A data é uma campanha nacional com o objetivo principal de educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Previna-se antes que seja tarde!

Dia do Goleiro
O dono de uma posição muito especial no futebol tem seu dia em 26 de abril! Quase sempre é lembrado por seus erros e em seu espaço não nasce grama....
A profissão e posição mais ingrata no futebol, afinal, os técnicos erram em muitas de suas substituições, os atacantes perdem gols; mas o goleiro não pode errar nunca!  Durante os 90 minutos de uma partida, o goleiro pode, num suspiro,  deixar de ser herói e se transformar em vilão!
O camisa 1, amado ou odiado, é considerado por muitos o anti-herói do esporte mais popular do mundo, pois a sua função é evitar que aconteça o que todo mundo está esperando: o gol! No dia de hoje, parabéns a todos os Goleiros!

Dia da 1ª Missa no Brasil
Este momento histórico encontra-se magistralmente retratado em uma das principais obras de Vítor Meireles, de 1860, intitulado A Primeira Missa no Brasil.
A sua celebração foi feita pelo Frade Henrique de Coimbra, no dia 26 de abril de 1500. E descrita, por Pero Vaz de Caminha, em carta enviada ao Rei de Portugal, D. Manuel (1495-1521), referindo o descobrimento do Brasil, então Terra de Vera Cruz, pela Armada de Pedro Álvares Cabral, que se dirigia à Índia.


Antecipando....
Sábado, 27 de Abril, comemora-se:

Dia da Empregada Doméstica
No Brasil, a profissão de doméstica, por motivos culturais, sempre foi alvo de discriminação e preconceito. Apesar de ser uma atividade essencial para a manutenção do lar, a profissão sempre foi vista como sem importância, e os profissionais que a exercem foram, ao longo da história, vistos como sem qualificação, instrução, cultura ou conhecimento.
Atualmente a profissão, apesar de ainda muito distante da realidade vivida nos países desenvolvidos, é exercida por profissionais com perfis diferentes.

Dia do Engraxate
O ofício de engraxate remonta o ano de 1806, quando um operário poliu, em sinal de respeito, as botas de um general francês e foi recompensado com uma moeda de ouro por isto. Durante a Segunda Guerra Mundial apareceram os sciusciàs, garotos que, para ganhar qualquer coisa, lustravam as botas dos militares, além de terem cópias de jornais, goma de mascar e doces. Após a imigração italiana, por volta de 1877, aparecem na cidade de São Paulo os primeiros engraxates. No início eram poucos, de 10 a 14 anos, todos italianos, e percorriam as ruas das 6 horas da manhã até a noite, com uma pequena caixa de madeira, com suas latas, escovas e outros objetos. As cadeiras de engraxate foram inventadas por Morris N. Kohn, em 1890. O engraxate, hoje em dia, é uma profissão quase em vias de extinção.

Dia do Sacerdote
Alguém que, apesar de seus muitos defeitos e limitações, como qualquer mortal, um dia tomou a decisão de seguir a Cristo. Após vários anos de caminhada foi consagrado sacerdote. Considerado apto, recebendo como missão fazer de sua vida uma transparência de amor e revestir todos os seus atos de carinho, de perdão e de misericórdia em favor de todos que necessitam de Jesus, dedicado totalmente ao serviço do Evangelho.


Antecipando....
Domingo, 28 de Abril, comemora-se:

Dia da Sogra
Na cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado e muitas vezes a palavra acaba por adquirir um sentido pejorativo.
Segundo a Legislação, a sogra é o único parente que se continua tendo mesmo após a separação! Desenvolver um relacionamento respeitoso e até mesmo cordial com a outra mulher da vida dele, pode se transformar em um dos mais exaustivos desafios enfrentados pela maioria das mulheres.
Nada que boa vontade, rsrsrsrs, e esforço de ambas não possa resolver para construir e desenvolver um bom relacionamento. Cada uma precisa entender o seu papel. Quando o filho casa, é preciso que a mãe entenda que o seu papel na vida do filho vai mudar, não continuará como era antes... A nora chegou e agora ocupa um papel igualmente importante na vida dele.... Se a mãe aceitar essa mudança como uma transição natural, poderá daí se desenvolver um relacionamento amigável....
Se você é uma das noras que não teve a sorte de ganhar uma sogra TDB, lembre-se que foi graças a ela que o seu amor existe. E, no final das contas, talvez ela não seja tão megera assim.....

Dia da Educação
A maior parte do conhecimento humano acontece através do processo educativo. Quando se fala em educação, a gente logo pensa em escolas, alunos, professores, livros, material pedagógico, enfim, imaginando o universo escolar.
Contudo, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existiu e existe desde tempos mais remotos, tanto em sociedades tribais de povos caçadores,  agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
Existe também a figura dos pais, da família, que complementam a educação recebida na escola, trasmitindo-lhes valores éticos, morais, de respeito ao próximo e a si mesmo.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.

Dia do Cartão Postal
No dia de hoje é comemorado o Dia do Cartão Postal. Emitido pela primeira vez no século XIX, o cartão postal é uma simplificação da carta. O Brasil instituiu o cartão-postal por meio do Decreto nº 7.695, de 28 de abril de 1880, promulgado pelo então imperador, D. Pedro II. 
A vantagem dos postais é a dispensa do uso do envelope que torna a correspondência mais fácil e mais barata.  Com o decorrer dos anos os países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado. O cartão-postal não perdeu seu espaço por ser algo simples e fácil de enviar. Os postais geralmente são emitidos em viagens de quem vai para o exterior ou locais turísticos dentro do próprio país, como lembrança aos seus amigos e familiares.

Dia Nacional e Mundial em Memória das vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia 28 de abril como data oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O Movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países organizados por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, entre elas a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOLS) e o Conselho Sindical da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (TUAC/OCDE). 
Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei nº 11.121/2005 (PL nº 856/2003).
Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.
Em todo mundo, a data lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata.
No Brasil os números apontam para uma guerra invisível em que morrem todos os anos, três mil trabalhadores (uma morte a cada duas horas de trabalho) e outros 300 mil se acidentam (três acidentes a cada minuto trabalhado).

Dia Nacional da Caatinga
O dia 28 de abril é também dedicado a uma celebração muito importante ao meio ambiente. Dedicado a um bioma (conjunto de ecossistemas) exclusivamente brasileiro: a Caatinga. Instituída pelo Decreto Federal de agosto de 2003, publicado no Diário Oficial da União, data esta que homenageia o Professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. A primeira celebração oficial do Dia Nacional da Caatinga ocorreu no dia 28 de abril de 2004.
De origem Tupi-Guarani, o termo significa floresta branca e resulta da combinação dos elementos ca’a (floresta), com ti (branco) e o sufixo ngá (que lembra). A razão para esta denominação está na aparência que a floresta revela na estação seca, quando a quase totalidade das plantas estão sem folhas e os troncos brancos e brilhosos.


“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.”
(Fernando Pessoa)


Fontes:




















NÃO

SAIA

SEM         

COMENTAR!