By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sábado, 21 de janeiro de 2012

Aleluia! Namastê! Salve! Shalom!


21/01 – Dia Mundial da Religião
“A verdadeira conquista do homem não está em escalar uma montanha, mas em escalar a SUA montanha. A pessoa tem consciência de si mesma, não nas horas felizes, mas nas horas amargas. Todo dia traz consigo a oportunidade de uma nova escalada.” (Bérgson)
Hoje se comemora o Dia Mundial da Religião. A data foi criada com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.
A idéia entrou em vigor  a partir de 1949, através da Assembléia Espiritual Nacional.
A palavra Religião vem do latim religio,onis  e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda forma de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.
O berço das Religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus, Como o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
Porém, aquilo que deveria servir de ligação entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à Divindade.

Principais Religiões do Mundo
Hinduísmo: Surgiu na Índia em 1500 a.C. e seu livro sagrado é o Vedas. Possui vários Deuses, mas os principais, que formam a Sagrada Trindade, são: Brahma, Deus da Criação; Vishnu, Deus da Preservação e Shiva, Deus da Destruição e da Recriação.
Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C., sua doutrina é fundamentada nos preceitos do Príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
Judaísmo: oriundo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C.. O livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do Judaísmo, onde crêem ser descendentes de Abraão.
Islamismo: da Arábia Saudita, o livro sagrado é o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas e não haverá outros profetas.
Cristianismo: se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a Bíblia, dividida em Velho e Novo Testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.
Catolicismo: é o maior ramo do Cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. Seu livro sagrado também é a Bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre Pai, Filho e Espírito Santo.
O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, sendo quase 74% de sua população.
Com o surgimento de outras igrejas, a diversidade tem aumentado.
Segundo dados, a população religiosa está em torno de 95%. O número de pessoas que não segue religião alguma tem aumentado bastante. Outras religiões somam apenas 5%, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e doutrinas orientais.
Independente de religião, devemos respeitar todas, pois acompanham e confortam a humanidade desde os primórdios de nossa existência.
A paz e a harmonia universal só serão possíveis com a paz religiosa, portanto, cabe a nós, diante da prática religiosa, promovermos somente a paz e o respeito entre todos os seres humanos, respeitando inclusive os descrentes.
A verdadeira religião inicia em nossos corações, em nossas almas, sem desequilíbrios emocionais e com muito amor e consideração ao próximo.
Vivemos uma época em ainda existem muitas guerras no mundo,
desencontros, desequilíbrios. Que em meio a tudo isso o homem saiba encontrar sua identidade e, seja ela qual for, se traduza em gestos de paz, harmonia e amor como Jesus nos ensinou.
Independente de religião, crença ou doutrina, somos todos irmãos perante o nosso Pai, a caminho da evolução espiritual, aprendendo a cultivar e desenvolver o amor em nossos corações.
Que a partir da união e da fé se possa construir um mundo melhor, onde o amor vença o ódio e a vida seja mais forte que a morte!Seja a nossa realidade!!!
Um sonhador, entre muitos, partiu, levado pela violência, mas deixou seu sonho, em forma de música, cuja letra transcrevo aqui:

John Lennon – O Sonhador
Imagine – O Sonho
“Imagine que não exista paraíso,
É fácil se você tentar,
Nenhum inferno abaixo de nós.
Acima de nós apenas um céu.
Imagine todas as pessoas, vivendo para hoje!!!
Imagine que não existam países,
Isto não é difícil fazer,
Nenhum motivo para matar ou pelo qual morrer,
E sem religião também.
Imagine todas as pessoas,
Vivendo a vida em paz,
Você pode dizer que eu sou um sonhador,
Mas eu não sou o único...
Espero que algum dia você se junte a nós!!!
E o mundo será um só!!!
Imagine que ninguém seja dono de nada,
Fico pensando se você consegue...
Que não haja necessidade de luxo ou fome,
Uma fraternidade de homens,
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo...
Você pode dizer que eu sou um sonhador,
Mas eu não sou o único...
Espero que algum dia você se junte a nós...
E o mundo será um só!!!”

Agora, acesse o link e escute o sonho, na voz do sonhador...
 “Uma vez que as guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que se devem erguer as defesas da paz.”
(Archibald McLeish – poeta norte americano)

 A cada um de nós cabe espalhar o bem nos ventos da oportunidade! Um sábado abençoado para todos! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:










22 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,
Ótimo post, sempre explicativo e util.
Passei para dizer que veja o meu post de hoje, e deixe sua opinião.Ficarei feliz.Amiga não passei antes porque não tive tempo,pensei que não iria conseguir publicar meus post.
Um lindo sabado para ti.
Bjos.
http://wwwavivarcel.blogspot.com/

Unknown disse...

Parabéns a todos os religiosos
que eles saibam levar na Fé a sua
religião..Que use ela como palavra de DEUS,seja qual for!

Bom dia de sábado pra vc bjusss!!!

Cici Senhoretti disse...

Sou católica por criação, mas acredito e sigo muito a doutrina espírita. É onde encontrei respostas pra diversas dúvidas minhas.
Mas, independente disso, respeito todas as religiões!

Um ótimo findi a tds!
http://cdecici.blogspot.com

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que Deus se faça presente no coração de cada um de nós e que nos tornemos mais 'humanos'.
otimo final de semana
juliana

Anônimo disse...

A Religião é só uma base se não houver espiritualidade, não chegarão a lugar nenhum, acredito muito na espiritualidade...
Lindo post você sabe montar um post bem detalhado hein amiga,parabéns pelo trabalho...
Tenha um dia Maravilindo...

Telma disse...

Querida,
Um sábado abençoado p/ você também!
Infelizmente, as religões acabam se transformando em um motivo a mais de discórdia entre os homens. Pois não foram criadas por Deus, e nem tiveram a sua indicação sobre qual deveria ser seguida. Acredito que num futuro próximo a única religião que vai existir é a religião do "AMOR INCONDICIONAL UNIVERSAL"! Hoje vivemos o fim de uma "era" em que o AMOR ainda é um sentimento EGOÍSTA. Para as gerações futuras, tempos melhores virão!
Um beijo no coração, Telma
(estou hoje no trabalho até às 13hs, portanto com computador!rsrs... em casa vai levar uns dias p/ consertar, vou ficar de castigo...)

Tunin disse...

A gente sabe que religião nenhuma salva. O bom é ser um verdadeiro adorador da palavra de Deus ( O Senhor Jesus), pois esta vai nos levar para o céu.Eu creio nessa promessa.
Abração.

eva disse...

Sempre interessante seus post. Que Deus te abençoe.
Sobre os vídeos eu tenho uma conta no you tube e baixo meus vídeo para lá e depois passo para o blog.
O blogger tem três opções para se colocar vídeo ( o simbolo é o que esta ao lado do das fotos), você pode colocar fazendo um uploud direto do seu computador ( o que demora um pouco e no meu caso sempre trava), ou então acessando o you tube através dos seus vídeo publicados (é o que eu faço ) ou então ele te dá a opção de procurar vídeos do you tube.
Qualquer dúvida me fale.
Beijos

Anne Lieri disse...

Elaine,fez um belo resumo das principais religiões do mundo!Sempre interessantes os seus posts!Bjs,

Arione Torres disse...

Oi minha linda!
Fiquei sabendo que hoje era o dia mundial da religião pelo blog da Lindalva mas gostei muito do seu post também! Parabéns.
Tenha um lindo final de semana, bjus...

Mari de Castro disse...

oi queria lhe desejar muita saúde, paz e um belo final de semana beijos.

Anônimo disse...

OI minha amiga, sempre nos informando sobre assuntos legais.
Esse tema de hj é lindo.
Apesar se sermos dessa ou daquela religião, não podemos nos esquecer dos que nos criou Deus e de seu amado filho Jesus.
Amiga se quiser pode puxar a cadeira e sentar em meu boteco.
Bjos e otimo sabadão.

Unknown disse...

Olá! Cheguei aqui através do blog da Fénix27. Gostei do seu blog. Já estou a seguir. :)

Continuação e beijinhos*

Celina disse...

É AMIGA, O IMPORTANTE É ACREDITAR NUMA FORÇA MAIOR QUE É DEUS E SEGUIR FAZENDO O BEM, OBRIGADA PELA VISITA, UM ABRAÇO COM MUITO CARINHO , CELINA

Unknown disse...

Passei, gostei do que li,deixo um beijo e desejo de um bom final de semana para você.

sonia tolfo disse...

Muitas informações interessantes,Elaine.
Importa mesmo é termos Deus no coração, seja qual for a religião que se siga ou que não se siga.
Bom final de semana!!

Néia Lambert disse...

Olá Elaine, vim agradecer sua visita ao Eterno e também para conhecer seu blog. Gostei muito do que vi por aqui e o texto sobre o dia da Religião é muito interessante e propício.

Beijos

Yolanda Hollaender disse...

Amiga Elaine, boa pesquisa! O homem precisa estar ligado ao divino, sempre!
Publiquei no Anotações de Yolanda, citando sua postagem. Confira!

http://yhollaender.multiply.com/calendar/item/10206/10206

Meu forte abraço,
Yolanda

Felisberto T. Nagata disse...

Olá! Boa noite!
Sempre UM POST bem detalhado e com um belo "fecho". Lembranças do Lennon!
Parabéns!
Bom domingo!
Beijos carinhosos!

Felisberto T. Nagata disse...

...esqueci..mande uma imagem e as fontes ( cores e letras) que vc quer para seu selinho, via email, okei? Beijos!

MARILENE disse...

A fé independe da religião e propicia união entre os homens. Não se pode permitir que diferenças, de qualquer natureza, prejudiquem a convivência.

Bjs.

Celina disse...

ELAINE, É COM SATISFAÇÃO QUE FAÇO PARTE TAMBEM , DO CORAÇÃO AMIGO, ESPERO CONTINUAR DENTRO DOS PADRÕES , UM ABRAÇO CERINHOSO. CELINA.