By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Hoje tem data!


Gente linda do meu coração! Ainda em clima de recomeço, “Feliz 2012!” Hoje tem algumas datas comemorativas, então não tem post livre... Quem acompanha o blog vai ficar informado; informação também é cultura; Fiquei tão feliz com a receptividade que encontrei em todos vocês com relação aos meus textos!! Estou participando de uma Blogagem Coletiva:”O que eu mais gostei de fazer em 2011?” Bem, pessoal, com certeza foi criar meu blog! Através dele conheci todos vocês! Antes do Blog, estava há bastante tempo sem escrever e mesmo sem desenhar também... Não sei bem o que aconteceu, o blog reacendeu uma antiga chama; chama adolescente, de quando eu escrevia poesia, e olhe que faz teeeempo, rsrsrs; Acho que eu deveria ter um pequeno arsenal literário adormecido, esperando o momento certo para despertar “de dentro pra fora!” E aqui estou eu, escrevendo cada vez mais, e adorando...Quanto mais escrevo, rsrsrs, mais vontade dá...E, com o estímulo e os elogios que recebo de vocês...Não sei onde vamos parar gente....Bem, é isto, em dias de datas comemorativas não escreverei muito, pois dependendo do assunto, corro o risco de me tornar cansativa e isto não pode acontecer!! Jamais!!  Contudo, informação e conhecimento nunca é demais! Então, vamos pra sala de aula?
(Elaine Averbuch Neves)
“Porque a vida segue. Mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos, nem o tempo apaga.”
(Caio Fernando Abreu)

Continuando...

04/01 – Dia da Abreugrafia
O dia 04 de janeiro, dia do nascimento de Manoel Dias de Abreu, foi instituído como o Dia Nacional da Abreugrafia, em sua homenagem. O inventor da Abreugrafia, que revolucionou o tratamento e diagnóstico da tuberculose, através de um método de diagnóstico coletivo e o primeiro no mundo a falar sobre Densitometria Pulmonar. O criador do exame, daí o termo abreugrafia, nasceu em 1892 e tornou-se mundialmente conhecido após o desenvolvimento do método diagnóstico e pela sua constante luta contra a tuberculose.
O Papel da ciência era claro para Abreu: “No valor da Ciência, está o valor da vida; fora da vida a ciência não tem a menor finalidade.”
O alto índice de mortalidade por tuberculose, nas décadas de 30 e 40, principalmente no Rio de Janeiro, e a ineficácia dos instrumentos utilizados pelas autoridades sanitárias para combater a doença, propiciaram o aparecimento da abreugrafia.
Nas últimas décadas, a manutenção precária dos equipamentos brasileiros e as diretrizes de proteção radiológica cada vez mais rigorosas, acabaram limitando a utilização do método em diversos países, mas a Radiologia Brasileira já havia dado uma importante contribuição para a Radiologia Mundial.

Ainda hoje: 

Dia do Hemofílico
Hemofílico é a pessoa portadora de uma doença chamada Hemofilia, que é uma doença genético-hereditária, que incapacita o corpo de controlar sangramentos e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. A enfermidade pode manifestar-se no filho do sexo masculino.
Deficiências genéticas e um distúrbio auto-imune raro podem causar a diminuição da atividade dos fatores de coagulação do plasma sanguíneo, de modo que comprometem a coagulação sanguínea; logo, quando um vaso é danificado, um coágulo não se forma e o vaso continua a sangrar por um período excessivo de tempo. O sangramento pode ser externo, se a pele é danificada por um corte ou um abrasão(arranhão), ou pode ser interno, em músculos, articulações ou órgãos. É a falta dos fatores de coagulação: A hemofilia A tem falta do fator de coagulação VIII; a hemofilia B tem falta  do fator de coagulação IX e a hemofilia C tem falta do fator de coagulação XI.  A hemofilia A é a mais comum, ocorrendo em 90% dos casos. Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico.
“Todos nós seguimos nossa própria jornada.
Cada um de nós vive sua própria aventura, encontra todo tipo de desafios, e as escolhas que fazemos no caminho é que irão nos definir. Essas escolhas vão nos pressionar e nos testar e nos levar ao nosso limite.
E a nossa aventura nos fará tão fortes como jamais pensamos que poderíamos ser.”
(Joseph Campbell)
Cada dia que amanhece é uma aventura. Façamos de nossas aventuras diárias uma conquista de nossos objetivos. Uma 4ªF iluminada para todos! Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:










16 comentários:

Unknown disse...

As datas, e só elas, dão verdadeira consistência à vida .

Beijo.

chica disse...

E desejo que cada vez mais te dê vontade de escrever e o faças.É legal,né? beijos,lindo dia!chica

lena disse...

Olá Elaine.
Finalmente encontrei seu blog. Porque no perfil de seguidora não tem o link do seu blog. Mas vi sua foto num comentário em vidas linha.... E vim finalmente visitar o seu cantinho. Achei muito poético e bem escrito. Tem frases muito bonitas e artigos interessantes. Parabéns e até breve.

ELAINE disse...

manuel,Chica e Lena! Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho! Bjo no coração!

Anônimo disse...

Ah mas sabe que é meso muito gostoso escrever, informar, é isso que seu blog faz ne amiga.
Seus textos saõ otimos
E ainda tem sua amizade super bacana.
Otimo dia pra ti
Beijos de luz

Regina disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Que bom ter conhecido o seu blog.

Estou aprendendo muito e isso é muito bom.

Suas postagens são ótimas, obrigada.

um beijo carinhoso

Regina Célia

ELAINE disse...

Regina querida! Obrigada! Volte sempre, viu? Bjo!

Ricardo Miñana disse...

Hola Elaine, que tengas un
feliz comienzo del año.
un abrazo.

a casa do mato disse...

O rio segue seu curso de forma leve e admirável, sem deixar que as pedras do percurso atrapalhem seu trajeto. As rochas maiores são contornadas, fazendo parte da paisagem. As quedas d’água fazem com que ela caia de forma esplêndida, tendo mais força para continuar.

Que a sua vida seja o rio, você a água e que 2012 seja a paisagem perfeita para (re)começar esse caminho.

Camille disse...

nossa,quanta coisa tem hj! gostei@
feliz ano novo querida!
bjs

ELAINE disse...

Ricardo,Palavras Mágicas e Camille! Sejam sempre bem-vindos! Ótima 5ªF! Bjão!

eva disse...

Muito bom mesmo é se manter informado e voce sempre ajuda com seus textos legais e a lembrança/homenagem destas datas comemorativas.
Um grande beijos e tenha um ano maravilhoso.

Sonhos Pré-Concebidos disse...

Oie, adorei seu blog ,benhê *-* sou nova aqui, eu e minha amiga fizemos esse blog a pouco tempo, então se vc puder passar lá e dizer o que achou, vai ser ótimo rs *-* bjks
www.sonhospreconcebidos.blogspot.com

Casa da Rê etc e tal disse...

Olá Elaine, é verdade, informação e cultura nunca são demais, ao contrário, sempre ficamos querendo mais e mais...
bjs
Renata

Anônimo disse...

Sempre bom ler seus comentarios lá no meu cantinho amiga Elaine...
Beijinhos de luz

ELAINE disse...

Eva,Sonhos,Rê e Canela!Obrigada pela visita! Sejam sempre bem-vindos! Bjo!