By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ser diferente é normal.....


“Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos.
Vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis.
Vencer é encontrar a criança que há dentro de você e amá-la, a verdadeira ação social começa dentro de nós mesmos.
Vencer é carregar esta criança no colo e deixá-la sonhar, pois ela sabe que não há sonhos impossíveis, o que há são sonhadores que desistiram, muitas vezes até mesmo, antes de tentar.”

(Flávio Souza – Coach e Palestrante)
Somos iguais nas diferenças.....
Gente querida e amiga! Aproveitando que hoje é Dia Mundial do Orgulho Autista, vamos conversar um pouco sobre filhos.... Ter filhos nunca foi e nem será um tarefa fácil! Não me refiro apenas ao ato de ter filhos, pois isto não é difícil, que me perdoem os mais conservadores, mas basta apenas um casal e muuuuito amor e, depois de nove meses têm-se um filho.... Como eu disse ter não é difícil mas.... e o depois? Criar, amar, educar, torná-lo um ser humano decente e bom.... Em condições ditas normais não é uma tarefa das mais fáceis, que dirá para àqueles pais que geram e dão à luz um filho autista! Em um mundo como o que vivemos atualmente, em que o conhecimento e a informação estão ao alcance de um toque apenas, em que se carece e muito de generosidade, compaixão e respeito por seus semelhantes, sim, porque a oportunidade de vida e aprendizado neste planeta é concedida livremente a todos, desde seu nascimento, embora alguns ainda apontem o dedo em riste na direção de quem nasceu diferente, por assim dizer, com a pele mais escura, com dificuldades de comportamento e interação social, com a altura considerada inadequada, ou o peso acima do considerado aceitável..... Mas o que é aceitável e/ou adequado? Normas que as pessoas estabeleceram como padrões ideais? E quem determina estes padrões?!.... Certamente, e peço perdão antecipado se ofender alguém, quem possui a pele na tonalidade certa, peso e altura ideais, e um comportamento exemplar, pois para poder-se exigir de outros..... 
Quando meu filho, o André era pequeno, em torno de 4 pra 5 anos, foi-me exigido que eu o retirasse da escolinha que ele freqüentava, pois os pais fizeram pressão junto a diretoria para isso! Alegando que, por ele ser diferente, isto influenciava negativamente as outras crianças....  E isto foi apenas uma das dificuldades/barreiras que enfrentei a minha vida toda, com meu filho! Naquela época isto tudo me magoava por demais e fazia com que meu coração alimentasse sentimentos nada positivos! Mas a escola da vida nos ensina tantas coisas! Feliz de quem consegue entender e aceitar, e não apenas em palavras, no coração, na alma! Ele completou no último dia 03/06, 30 anos e, graças a Deus, é lindo, inteligente, alfabetizado, independente para praticamente todas as tarefas, sai sozinho, faz compras, adora jogos de PC, ler jornal e assistir TV! Mais recentemente ele está aprendendo a desenvolver o carinho e o amor! Sinto-me feliz e agradeço a Deus todos os dias, pois sei que nem todos os autistas são como o André! Sei que não são todos, mas a maioria das pessoas se afasta, foge, mantém seus filhos ditos normais afastados, quando tudo que se precisa é amor, carinho e um pouco de boa vontade das pessoas em buscar ler e se informar pra tentar entender o que é autismo, o que é ser autista..... Autismo não pega, não é contagioso.... Afinal, nenhuma família está livre de vir a receber em seu seio familiar um bebê autista! E aí? Vamos chorar arrependidos por todos os que foram repudiados e sofreram preconceito, o que não adiantará nada, ou vamos começar, desde agora, a mudarmos de atitude? Atitudes dignas de quem deseja que o mundo se torne um mundo melhor.... Mas para isso acontecer, as pessoas precisam aprender a ser melhores!  Que todos tenham uma excelente segunda-feira! Um início de semana abençoado! Que o aprendizado diário de todos nós seja farto de lições positivas e que o milagre da vida aconteça sempre no coração de todos! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Mimo!
Gente linda! Recebi este mimo adorável da querida amiga Ana Maria, do Blog O Tapete Colorido http://otapetecolorido.blogspot.com.br/
Muito obrigada Ana querida! Adorei! Quem ainda não conhece, por favor, encante-se com um espaço acolhedor e interessante! E quem já conhece, visite, veja as novidades! Vamos lá, Blogueiros de Fé?
Leiam! Ótimo artigo para reflexão….
Amigos, me chegou às mãos através do Blog do amigo Casé o Todos contra a pedofilia http://todoscontraapedofilia.ning.com/
Do Blog do Gil, do amigo de mesmo nome! Que recomendo a todos lerem, para tecerem suas considerações e reflexões a respeito…..
Homenagem/Agradecimento!
Gente linda! Tô mais do que contente! A querida amiga Soninha Silvino, me fez uma homenagem linda esta semana, em um de seus muitos e maravilhosos blogs, o Patchwork  http://soniasilvinoentrevistablogueiros.blogspot.com.br/2012/06/elaine-no-sofa-do-patchwork.html
Me colocando no Sofá do Patchwork! Muito obrigada, Soninha querida! De todo coração!
Criei este Selo como forma de agradecimento.... Espero que aceites.... Sinta-se à vontade para levá-lo! Gente, visitem e/ou conheçam este espaço encantador! Aguardo os amigos que queiram comentar…..
 Blog Novo
Um dos Blogs do Blog Novo desta semana é o Sensibilidade http://sensibilidadedeamor.blogspot.com.br/
Dos queridos amigos Raphael e Mynda, um espaço que é sensibilidade pura! Poemas, crônicas, poesias, enfim, poesia na alma e amor no coração.... Vamos lá conhecer e prestigiar? Valorizar e seguir o que é bom? Simbora!

O outro espaço especial desta semana é um dos cantinhos maravilhosos da querida Soninha, o Café com Letras, http://cafscomletras.blogspot.com.br/
Que eu convido todos vocês a conhecerem! Um café muito especial, servido com um belo acompanhamento de letras, rsrsrs! Gente, vamos lá conhecer? Seguir e prestigiar nossa querida Soninha e seu cantinho letrado?
Datas

No dia de hoje, 18 de junho, comemora-se:


Dia Mundial do Orgulho Autista 
O Dia do Orgulho Autista foi formalizado em 18 de junho de 2005.  A partir de 2008, o dia 18 de junho passou a ser comemorado como o Dia Mundial do Orgulho Autista.  A iniciativa de instituir o Dia do Orgulho Autista partiu da organização americana Aspies for Freedom, fundada em junho de 2004, que luta pelos direitos civis das pessoas com autismo e mantém um site com fóruns sobre o transtorno espectro do autismo.
O objetivo do grupo, além da luta pelos direitos das pessoas com autismo, é informar e educar o público em geral sobre o assunto e dar apoio aos familiares de autistas. 
No primeiro ano de celebração, em 2005, o tema escolhido foi Aceitação; não cura.  Foi realizada uma parada em Seattle, Washington (EUA), e ficou decidido que a cada ano haveria um tema, com objetivo de chamar a atenção da população em geral, reforçar os direitos dos autistas e combater todas as formas de discriminação contra os portadores desse transtorno.

No Brasil, mais especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo aderiu ao movimento. O grupo mobilizou pessoas da sociedade civil e de órgãos públicos para levar informações sobre a síndrome a toda população.  De modo geral, o autismo, classificado cientificamente dentro dos chamados distúrbios globais do desenvolvimento, é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam na interação social, na comunicação e no comportamento. 
Manifesta-se, normalmente, por volta dos três anos de idade - podendo também ocorrer antes desse período - e persiste por toda a vida adulta. Atinge, principalmente, o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina, por isso que o autismo é simbolizado pela cor azul.  A fita feita de peças de quebra-cabeça representa o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo.

Dia Nacional da Imigração Japonesa
Conforme Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005, para marcar a data da chegada ao Brasil, do navio japonês Kasato-Maru, com os primeiros 761 imigrantes japoneses vindos do outro lado do mundo.

Dia Nacional do Químico
Início da semana do profissional de Química, a partir de determinação do Conselho Federal de Química no Brasil, para marcar a data de 18 de junho de 1956, quando foram criados os Conselhos de Química em nível Federal e Regional no país.

Dia do Tambor-de-Crioula
Conforme PL nº 1677, de 2007, para marcar a data de 18 de junho de 2007, em que a manifestação cultural maranhense, conhecida como Tambor-de-Crioula, um tipo de ritmo livre de afrodescendentes do Maranhão, que é um free jazz, segundo alguns entendidos no assunto, oficialmente reconhecida pelo Ministério Brasileiro da Cultura como Patrimônio Imaterial do Brasil, após mais de dois (02) anos de pesquisa folclórica sob a responsabilidade do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil.
Praticado no Maranhão desde a época da escravidão, é o décimo primeiro bem cultural de natureza imaterial, inscrito em um dos quatro Livros de Registro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Atualmente, no Maranhão, vem sendo apropriado por grupos distintos e praticado por pessoas da classe média, estudantes, artistas e intelectuais. Existem mais de sessenta grupos de Tambor-de-Crioula catalogados no estado.
“Eu descobri que sempre tenho escolhas. E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude.”
(Judith M. Knowlton)
Fontes:
























72 comentários:

Telma disse...

Quero registrar mais uma vez aqui, o orgulho que tenho da sua amizade e seu carinho... Você é realmente uma pessoa muito especial e eu quero me juntar a você e a sua voz e espalhar o amor verdadeiramente incondicional... Sim porque existe uma diferença muito grande entre ter filhos e ser MÃE, e essa diferença chama-se AMOR...
Estou muito orgulhosa de você, quero que recebas meu carinho e a minha consideração...
Um beijo na alma,
Telma

Giancarlo disse...

sempre molto interessanti e pieni di notizie i tuoi post! felice inizio settimana...ciao

Sónia M. disse...

Parabéns pelo excelente post Elaine!
Receba uma grande e forte abraço com muito carinho!

Sónia

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente post minha querida. Estou de mãos dadas com você na luta pelo respeito aos autistas e a todos os portadores especiais. Ser mãe é uma dádiva mas ser mãe de um autista é bênção pois requer uma dose ainda maior de carinho e amor. É doação de corpo... de alma e de coração. E você amiga é tudo isso e ainda mais.
Uma alma iluminada e u coração grandioso. Beijokinhas com amor
Gracita

chica disse...

Simplesmente maravilhoso teu post, pesquisa, sensibilidade e reflexão! beijos,linda semana,chica

L.M. disse...

Querida Elaine, passei para visitá-la, e adorei o seu post. Nem toda mulher consegue ser uma mãe de todo o coração. A minha admiração por você ficou ainda maior, amiga! Um grande abraço e todo o meu carinho e amizade.
Lita

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Muito linda a postagem e essa conscientização sobre o autismo e sua experimentação pessoal.
Parabéns como sempre e que sua semana seja repleta de muita paz e harmonia.
abração com carinho

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Adorei!
tenha uma semana bem especial, recheada de alegrias
bjs
juliana

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Fiquei (como sempre), sensibilizada com o seu post de hoje! E senti orgulho depois de uma breve reflexão após ler seu texto, que sou uma pessoa que acolhe com muito amor e carinho as crianças, jovens e adultos "especiais".
Tenho eles nos meus circulos de amizade, seja na poesia, na religião, na familia, enfim, quando entro on-line em qualquer site da internet, já sei que primeiro tenho que falar com eles, pois eles vem a mim rapidinho!
E isso me alegra muito, me deixa feliz!
Sei que ser mãe de um deles é lutar constantemente contra uma sociedade hipócrita, egoista e muitas vezes cruel...
Querida, já percebi o meu engano ao ler o seu comentário lá no clube de autores. mas já pensou em editar um livro com textos maravilhosos como os teus, servindo-nos de reflexão diária?
Pense nisso!
Um beijo com carinho.
Ivany

Célia disse...

Em nossas diferenças a complementação da nossa individualidade! Feliz é aquele que é diferente! Pense nisso. Não é autômato!
Bj. Célia.

Marilu disse...

Querida amiga, adoro visitar teu blog, sempre cheio de informações, palavras bonitas, e acima de tudo de muito bom gosto. Parabéns. Tenha uma linda semana. Beijocas

Marilu disse...

Querida amiga, adoro visitar teu blog, sempre cheio de informações, palavras bonitas, e acima de tudo de muito bom gosto. Parabéns. Tenha uma linda semana. Beijocas

Anônimo disse...

Es maravilloso el contenido de tus artículos, te felicito mi querida Elaine.
Mil gracias por la visita y el cariño, te dejo un fuerte abrazo, buen comienzo de semana!

Marites Rehermann disse...

Amiga, quanta grandiosidade neste post! Parabéns!! Maravilhoso saber sobre sua história, e a sua homenagem está linda! É com as diferenças que a gente cresce.

Desejo que sua semana seja iluminada!
Beijos!♥

D. GAM - GAM Dolls (1) disse...

BOM DIA, CARA COLEGA!! QUANTOS MIMOS LINDOS VOCÊ GANHOU!! PARABÉNS, VOCÊ MERECE!!
ELAINE... QUERO TE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DOS CONCURSOS CULTURAIS QUE PUBLIQUEI ONTEM NOS MEUS BLOGS "GAM DOLLS" E "GAM - PET & CATS", ESTÃO MUITO BACANAS, PASSE QUANDO PUDER PARA ESPIAR!!
TENHA UM LINDA SEMANA, MENINA!!
ABRAÇÃO PROCÊ!

Smareis disse...

Oi queridona Elaine,

Um belo post como sempre completo, cheio de informações e texto que me faz refleti.

O Dia do orgulho Autista eu ja conhecia, e acho bem válido. Muitas pessoas ainda não conhece, e acho que poderia até ser mais divulgado pra chamar atenção da população. Tenho uma amiga blogueira na França que sua filha é Autista, e ela explica muito bem sobre cada detalhe.

Beijos e ótima semana.

Silvia Freitas disse...

Ótima reflexão sobre o autismo.
Boa semana!

Marites Rehermann disse...

Oi amiga, respondendo à sua curiosidade: É o símbolo OM, o Mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões, é considerado o corpo sonoro do Absoluto. É o som-semente que desenvolve o centro de força da "Terceira Visão", responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos de telepatia e clarividência. Muito utilizado nas sessões de Yoga. Na verdade, uso este símbolo apenas porque gosto, pois não sou hinduísta, nem pertenço a nenhuma destas linhas de pensamento ou religião, sou espírita.

Beijinhos!!♥

Anônimo disse...

É isso msm

Ser diferente é normal..

Ameii ♥

Beijos :*
Boa Semaninha ")

Tatiane Salles. disse...

Saudades daqui. Bem, acho tão bacana a preocupação de algumas pessoas com as pessoas especiais. E é mesmo assim. Ser diferente é ser normal.
Parabéns pelo post!


Te desejo uma ótima tarde de segunda-feira, uma excelente e abençoada semana.
Um grande abraço.
Tati.

http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

Att.

ValeriaC disse...

Muito lindo o que você escreveu Elaine, se eu já te admirava antes, te admiro ainda mais agora, porque realmente você tem coração de ouro, uma alma linda. Não digo isso pelas coisas que passou em sua vida, mas pela forma como passou por cada uma delas.

É triste ver que muitos ainda se afastam diante do que julgam ser diferente. Geralmente as pessoas não sabem como lidar. É preciso muito esclarecimento, para que as pessoas se conscientizem quanta à aceitação das diferenças. Mas aos poucos há de ocorrer mudanças.

Adoro quando vejo superações, como quando assisti o filme 'Temple Grandin' e agora com o seu testemunho, a gente vê a importância da família acreditar, investir no que for possível em seus filhos especiais, porque vale a pena, toda conquista deles tem um valor imensurável.

Parabéns amiga, por ser a pessoa que é, lidar com a vida, com as pessoas que encontra de uma forma sempre tão especial.

Boa semana, beijos,
Valéria

Vera Lúcia disse...

Olá Elaine,

Excelente postagem!
Gostei muito de sua abordagem sobre o autismo.
Vejo que você é uma mulher forte e excelente mãe. Feliz do André que foi colocado em seus braços para receber amor, carinho, proteção e direção.

Beijo.

Verena disse...

Elaine, amiga querida
Que linda homenagem ao seu filho André!!
Eu tenho uma filha deficiente visual e seu texto me emocionou muito...
Parabéns ao seu filho amado!!
Um forte abraço e um beijão para você e André
Com todo carinho de
Verena e Bichinhos

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Minha amiga linda!!!!
O desconhecimento gera muitas vezes o preconceito.
Quem tem amor no coração e é do bem encara a vida de outra forma.
Não é nada fácil viver rodeado de tanta ignorância e maldade. Mas sobreviveremos, amiga!
Grata pelo selo. Estou levando para o meu blog My Gifts!!!
Você merece um grande destaque: como blogueira, como amiga, como pessoa e como mãe!
Beijocas, amada!

Evanir disse...

Boa Noite Amiga Querida.
Estou feliz em ver você nas visitas espero que já esteja tudo bem contigo doce menina.
Parabéns pela homenagem na Sonia.
Suas postagens estão maravilhosas como sempre.
Uma linda e feliz semana beijos,Evanir.

Sol disse...

passando pra te desejar uma semana cheia de paz..

bjs.Sol

Maria Lucia (Centelha) disse...

OLá querida Elaine !


As suas postagens são maravilhosas, assim, como o teu coração, porqu todas elas tem o teu interesse no coletivo, de auxiliar, informar, esclarecer!

Parabéns pelo blog sempre atuante e movimentado!
E felicidades pra vc, amiga, porqur mereces devido a sua generosidade!

Tenha uma terça feira abençoada!

Obrigada pela visita ao SEMENTES ...

BJOS DA LU...

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
amiga...sempre criativa e atuante...visando a interação...
belas informações como sempre...gostei muito do blog que trata do autismo...irei visitar todos os blogs recomendados...é só meu pc...não ficar lento como hoje...então...já vou...rsrs
Obrigado pelo carinho da visita!
Boa semana!
Obrigado por tudo!
Beijos

Coqueluxos disse...

Elaine, tb fiz um post hoje sobre o dia do orgulho do autismo, devemos aprender a conviver com as diferenças e criar a cultura da inclusão social.. linda semana querida!!! Bjokas

MARILENE disse...

Você mostrou várias comemorações, mas tenho que me fixar no respeito às diferenças. Deu um testemunho que me sensibilizou. Creio que, felizmente, os corações estão mais abertos para a convivência, nesse sentido. Mas isso é recente e fruto de muitas informações e leis. As escolas precisam estar preparadas para receber todos, pois lá aprendem a conviver. É um crescimento de ambas as partes. Desde pequeninas, as crianças precisam conhecer as diferenças, para aprender a respeitá-las.
parabéns a você!!!! Bjs.

Sérgio Santos disse...

Excelente postagem, Elaine. Bacana falar do autismo e das diferenças. É uma pena que vivemos numa sociedade de tantas intolerâncias e preconceitos. Ser diferente é NORMAL!!!!! Grande beijo! =)

Daniel Costa disse...

Elaine

Depois de os pensamentos, que nunca dispenso, sempre me interessaram. Penso mesmo, que fazem parte da minha formação.
Isto quer dizer muito do porque jamais repudiei qualquer defeito que as pessoas tragam à nascença. Julgo saber, por familiares próximos como se torna difícil para uma mãe, poder ir contornando esses casos. De modo que ler a tua crónica é esclarecer-se.
Além das efemérides de notícias, sobre outros blogueiros, interessei-me pelo que julgo ser folclore do Maranhão: TAMBOR-DA- CRIOLA,
BEIJOS

Anônimo disse...

Elaine, que post bonito!!!
Eu também espero que, um dia, as pessoas entendam que as diferenças nos enriquecem e que ser diferente é absolutamente normal!
Você deve ser uma mãe incrível e tem toda a minha admiração!
Um grande beijo!

Anne Lieri disse...

Elaine,quantas novidades!Já tive alunos autistas e sei bem o que é isso!Um deles vinha com a mãe e ela frequentava as aulas com ele.Era uma regra imposta pela escola.Ele era um menino inteligente que lia tudo com 5 anos e aos poucos foi se socializando,a parte mais dificil.Fiz pouco por ele,mesmo procurando ler mais sobre o assunto e fazer atividades diferenciadas,mas não tinha nenhuma orientaçào da escola.Parabéns ao seu filhote que te dá tantas alegrias!Bjs e boa semana!

Palavras disse...

Elaine querida,

sei bem a sua dor, pois já passei por situação muito semelhante, em função do meu filho que dislexia severa. A exclusão neste país é uma coisa gritante, porém silenciosa, porque sofremos calados ( nós pais e mães) muitas vezes, por não querer espor mais ainda nossos filhos.
Incrível como Deus se encarrega de unir pessoas parecidas!!!!
Tenho muito orgulho de ter conhecido voce e quem sabe um dia não poderemos nos encontrar e contar todos os casos uma para a outra.

beijos minha amiga e desculpe a minha ausencia, ainda estou em fase de recuperação dos movimentos da minha mão.

Leila

Lucimar da Silva Moreira disse...

Elaine texto maravilhoso, espetácular, o tesxto diz tudo parabéns, beijos.

Rosa Branca disse...

Bom dia Elaine,adorei "somos todos iguais nas nossas diferenças", um grande beijo, otima terça feira

Escritora de Artes disse...

És uma mãe guerreira, emocionante sua história...

Bjos querida amiga

Nataša disse...

Draga Elain, drago mi je što ste vašu priču podelili sa nama.U Srbiji se već nekoliko godina intenzivno sprovodi program inkluzije, gde i autistična deca, kao i deca sa ostalim posebnim potrebama, idu u redovnu školu sa ostalom decom. Nije lako ni roditeljima ni učiteljima, a ni deci. Dete koje je drugačije, oseća to, jer mu je intuicija jako razvijena. Ne treba se stideti svog problema, niti svog deteta. Sve dolazi od Boga, svako ima svoju sudbinu, a ljudi su tu da pomognu jedni drugima i da razumeju. Kao majka vas savršeno razumem i cenim vašu hrabrost i borbu. Želim vam sve najbolje.

ANDRÉA disse...

"Hoje certamente dará tudo certo, o seu caminho será suavizado pela brisa do ar, que chegará até vc de mansinho trazendo com ela o aroma das flores, que darão colorido ao seu dia."

Beijos
Andrea

Luciana Severo disse...

Elaine, querida, saudades de tu ... minha tá bemmmmmm corrida, ... mas consegui chegar aqui rs Adorei seu texto sobre o autismo,... para mim são crianças mais q especiais, mais ainda quando conseguindo adentrar no mundinho delas e passamos a compartilhar os seus dons ... parabens a vc, q mais uma vez mostra ser uma mulher mais q especial... e a saude ? já se recuperou 100 % ... espero q sim, bjs querida amiga ah tem sorteio novo lá no blog, não deixe de participar passa lá bj

casa de fifia disse...

OLà Elaine

não sabia deste manifestação cultural tambor-de-crioula não.
mas gosto de ficar por dentro de tudo que acontece ai na terrinha.

baci

Socorro Melo disse...

Oi, Elaine!

Interessante sua abordagem, amiga. Penso que, muitas pessoas, se afastam de outras "diferentes", por falta de conhecimento mesmo. Seu texto está excelente, e nos convida a sermos mais humanos, mais bondosos, melhores.
Imagino que não seja fácil mesmo, pra qualquer mãe, até que ela própria aprenda com a vida, a lidar com filhos diferentes. Mas, com certeza o resultado dessa experiência é rico em valores que elevam espiritualmente.
Tenho uma amiga autista, de quem gosto muito, e que muito me surpreende, pela inteligência brilhante. E é muito carinhosa.

Cabe a nós, trabalharmos nossas limitações, pois, todos somos diferentes, na verdade.

Beijos, querida
Socorro Melo

Anônimo disse...

Obrigada Elaine que vc tenha uma ótima semana beijinhos.

Anônimo disse...

Como é bom te ver aqui novamente, amei a abertura somos todos diferentes isso que é legal e respeito acima de tudo. Bem lembrado sobre os autistas..amei os selinhos e sigo os blogs indicados.
O contra a pedofilia é excelente.


passando para dizer qual foi o tema para a primeira blogagem coletiva do Café entre Amigos, será postado esta semana quinta-feira para tirarmos duvida, depois será toda quarta-feira.Caso haja interesse o desafio é:
PRIMEIRO DESAFIO>>>>>>>>>>>>

" Fatos sobre o ano em que nasci"

Sandra Gonçalves disse...

Algo tão pequeno nos faz diferentes, mas algo muito superior nos torna grandes, somos criação de Deus, todos nós...Maravilhoso post amiga. Bjos achocolatados

Tunin disse...

Elaine, chorei lendo a tua excelente abordagem sobre o autismo. Este assunto tão presente em nosso meio e tão guardado de preconceitos pelos insensíveis. A "barra" que tu enfrentaste não foi fácil. Por isso tu és tão forte em tuas posições literárias.O Senhor tem sido contigo e tem te sustentado nesta luta de AMOR pelo diferente e que a tal sociedade tanto rejeita.
A escola, apesar do alarde de boa educação que "eles" dizem, não está preparada para conviver , acolher e educar o que se chamam de "diferentes". Todos têm os seus recursos pessoais de acordo com os seus potenciais de vida.
Tu és uma guerreira-mulher de pleno valor.
Vou gostar mais de ti.
Que o bom Deus te abençoe e a teu filhote!
Abração, guerreira!

Leninha Brandão disse...

Elaine querida,

Ter você entre meus amigos é realmente um orgulho e agora que sei do seu filho autista,mais me sinto radiante por compartilhar da amizade de uma pessoa tão especial.

Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso.

Bjsssss,
Leninha

manuela barroso disse...

Olá querida amiga,
Agora vejo ainda melhor o porquê desta tão grande generosidade!
Um post de uma força enorme, e de ajuda para quem pensa que o mundo acabou!
Parabéns pelo seu coração tão grande, tão lindo, querida Elaine
Grande abraço

Eu...Suzana disse...

Prá que ter preconceitos?? Devemos ter a sensibilidade em aceitar as diferenças que existem pois tudo são maneiras de evoluirmos espiritualmente. Belo post minha amiga. Boa quarta feira prá ti!! Beijos.

Carolina disse...

Oh, voce fez um dos melhores trabalhos de sua vida! Movida estou por suas palavras e ... ser diferente e normal! perfeito, Elaine. Um grande abraco no coracao.

Denise Carreiro disse...

Elaine, seu depoimento é maravilhoso. Vc cumpriu muito bem o papel de mãe, tornando seu filho auto suficiente, apesar das dificuldades dele. Isso é responder com responsabilidade a tarefa assumida perante Deus. Tudo na vida tem um por que, nós é que as vezes não o compreendemos. Muita paz!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Depois de te ler, fiquei emocionada e sem palavras.
deixo apenas um abraço muito apertado na tua alma linda.

Sonhadora

Mindal disse...

Olá Elaine como vai você?
Nós do Sensibilidade viemos agradecer a você pela oportunidade da divulgação do nosso blog, obrigada pelo carinho de sempre ... que Deus em sua infinita bondade continue te abençoando sempre !
Receba nosso afetuoso Abraço!

R&M

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Querida amiga Elaine, boa noite. Belo texto, profundo texto.Fazer um filho é a coisa mais fácil e gostosa do mundo, mas depois, saber amar e criar esse filho é que são outros quinhentos... ainda mais quando esse filho não nasce normal como os outros... realmente é uma luta diária. Parabéns por saber suportar e vencer os obstáculos da vida. Um grande beijo, fique com DEUS.

Verinha disse...

Amiga to aqui em lagrimas, se já te achava uma pessoa iluminada, prestativa, interessada e tão carinhosa com minha pessoa, agora sei que você é tudo isso e muito mais. Minha querida você é poderosa e abençoada por Deus,que abençoado seu filho teve de ter uma mãe tão dedicada, pois poucas crianças especiais tem esta sorte em ter uma mãe guerreira. Que Deus te de muita força e muita saúde.
Beijos querida amiga e muito obrigada pela visita e te respondo que estou muito bem.

blog da Paraguassu disse...

Olá Elaine querida,
Estive algum tempo afastada por conta de doença na família. Agora, já estou de volta à base.
Sua postagem é fascinante! Em toda a extensão da mesma, aprende-se muitas coisas. Você cativa com seus posts interessantíssimos e atraentes.
Adorei as mensagens sobre o autismo.
Um grande e afetuoso beijo, amiga.
Maria Paraguassu.

Patrícia disse...

Parabéns amiga, por fazer um post esclarecedor, espero que muito leiam pois somente a informação e conhecimento podem mudar conceitos errados das pessoas . Tenho uma amiga que tem um filho autista, é um amor de criança. E vc como está? Se cuida amiga! Eu q ando meio ruim (refluxo laringo), hoje to até melhor, mais ontem sai de baixo
Bjs e fica com Deus

Mindal disse...

Olá boa noite Elaine, como vai você?,
Hoje postamos no "Delicias na Cozinha" um selinho em agradecimentos aos nossos amigos
que sempre nos prestigiam com suas visitas e comentários, é seu leve-o com você se for do seu agrado ...

http://homens-na-cozinha.blogspot.com.br/2012/06/cozinha-lugar-gostoso.html

Um Abraço Afetuoso!
R&M

Patricia Galis disse...

Flor linda do meu jardim, a respeito da blogagem coletiva é assim toda semana vou dar um tema pois recebi muitos e-mails pedindo, alguns amigos que tem blogs pequenos dizem sofrer muito para atualizar, então os queridos que desejarem ajudar nessa empreitada ficam a vontade e participam como e quando quiser. Alguns temas pode não ser interessante, ai fica sossegada, faça o que gostar... Só de vc passar por lá já é uma alegria.
Por enquanto vou fazer semanal, pois já tenho temas determinados bem legais, mas caso haja manifestações posso passar para quinzenalmente, vou começar para ver o que vai dar....rs, como nunca fiz não sei ao certo o que vai rolar kkkk...bjubjujbu

Lunna disse...

Passando para te desejar um encantado dia.
Beijinhos de romã.
Lua.

Anônimo disse...

Ameii td cmo sempre..

Beijinhos ;*
Ótima Semana ")

Zilani Célia disse...

OI ELAINE!
TE AGRADEÇO O PRONTO ATENDIMENTO AO MEU PEDIDO PARA DARMOS UMA FORÇA PARA A NINA.
VI TAMBÉM QUE PUSESTE A DISPOSIÇÃO DELA O TEU ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DE BLOGS NOVOS E ELA AINDA NÃO TE RESPONDEU.
O QUE POÇO TE DIZER ELAINE, É ELA SER UMA PESSOA BASTANTE OCUPADA, É PROFESSORA E TAMBÉM FAZ PARTE DE UM GRUPO DE TEATRO, E PELO QUE VEJO NO FACE, TEM MUITA ATIVIDADE, ATRIBUO A ISSO SEU NÃO ATENDIMENTO.
MAS, DE QUALQUER FORMA, MEUS AGRADECIMENTOS, CONTA COMIGO SEMPRE.
ABRÇA

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Anônimo disse...

Oi, Elaine. O fato de alguns seres humanos terem características diferentes de outros não quer dizer que não são pessoas maravilhosas e que merecem respeito. Ótima abordagem do assunto, um abraço!

Unknown disse...

Alô ELaine passei aqui para deixar um forte abraço e ler suas postagens!
luito boa essa do autista!
***********************
forte abraços e beijos

Anônimo disse...

Oi Elaine

somos vencedores ou perdedores mesmo antes de tentarmos, é a nossa atitude durante a tentativa é que definirá se venceremos ou perderemos, tudo depende da nossa fé e determinação.

Beijos querida!

Francyelly Moura disse...

Olá!
A pior coisa do mudo é falta de coragem, para vencer precisamos dela, de muito foco, força e fé... Muitos que não conseguiram querem nos desestimular, mas as vezes eles nem tentaram...
Bom, sempre ouvi falar do autismo, mas não tinha entendido muito do assunto... Agora compreendi melhor! Sou nova, tenho medo de ter filho e ter uma criança especial... Mas, fiquei encantada com sua declaração, isso sim é amor de mãe, parabéns... Você é uma vencedora!
Não sabia dessas datas comemorativas, só ouvi falar do químico no dia, a mais interessante é do dia do tambor-de-crioula. Até por ser um patrimônio imaterial nosso, deveríamos saber mais dele...
Ah, parabéns pelos selinhos! Chique!

Beijos
livrosebatons.blogspot.com

Patrícia disse...

Passando pra te desejar uma quinta abençoada, Jesus te ama e eu tb.
Bjs, querida

Eva disse...

Que lindo!!!bjos!

Magia da Inês disse...

Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil.
¸¸.º°❤♫♫♪¸¸.°
°º✿⊱╮

silvioafonso disse...

.


Não me procure porque eu não
estaria em outro lugar senão
nas suas lembranças, revivendo
o amor verdadeiro da nossa
infância, brincando de roda,
paciente e médico, casinha e
de pique esconde.

No seu outro blog eu só li a
história de sua formação,
mas não tive como comentar,
já que eu sou meio burrinho
no tocante a blgs e afins...
Adoro vir por aqui, até fico
um pouco bobo, meio que poeta.

Um beijo,

Palhaço Poeta






.

RESTAURAÇÕES E ARTESANATOS disse...

OLÁ QUERIDA!!!MUITO OBRIGADO PELO CARINHO E ATENÇÃO DE SUA VISITA!!!SEJA SEMPRE BEM VINDA EM MEU CANTINHO!!!TENHA UMA BOA SEMANA!!!
BEIJOSSS NO SEU CORAÇÃO!!!
SILVANA.