By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Pão Nosso de Cada Dia...

10/11 – Dia do Trigo
Hoje, dia 10 de novembro, é comemorado o Dia do Trigo, um dos alimentos mais utilizados no Brasil e no mundo, sendo a base do preparo para a farinha branca, que é usada para produzir o pão, bolos, biscoito, massas alimentícias, cerveja, entre tantos outros. O Trigo chegou ao Brasil através dos portugueses, em 1534, quando trouxeram as primeiras sementes para serem lançadas às nossas terras, cujas plantações se tornaram muito famosas. Desde então, tornou-se essencial para a economia e a culinária, e ganhou um dia exclusivo em sua homenagem (merecida, hihihi).

O trigo é um dos cereais mais antigos consumidos pelo homem sendo, atualmente, um dos cereais mais cultivados em todo o mundo. Já era produzido na Babilônia e no antigo Egito, na época dos faraós. Um dos relatos mais antigos mostra o trigo sendo cultivado em escala há cerca de 6000 anos, na Babilônia. Os principais produtores mundiais de trigo, atualmente, são os Estados Unidos, a Comunidade Européia, Rússia e China.
Há várias lendas sobre sua origem: os egípcios atribuíam o seu aparecimento à deusa Ísis; os fenícios, a Dagon; os hindus, a Brahma; os árabes, a São Miguel; os cristãos, a Deus. Ele foi o primeiro cereal a ser cultivado pelo ser humano, sendo o tipo “comum” o mais importante, pois representa mais de 90% da produção mundial. No Brasil, cultiva-se genericamente o Triticum aestivum, L. Da produção total de trigo, 65% é consumido por humanos, cerca de 20% é usado para alimentação animal e os restantes 15% são usados como semente e em usos industriais.

Por ser um grão extremamente importante e indispensável, podemos preparar os mais diversificados pratos nutritivos e saudáveis. O Trigo fornece cerca de 20% das calorias provenientes de alimentos consumidos pelo homem e possui a proteína Glúten, que representa 80% das proteínas do Trigo.  Ele é um grande aliado da saúde, pois auxilia na digestão e ajuda a manter a boa forma. O ideal é consumir os alimentos à base de trigo nos horários corretos e com os acompanhamentos adequados. Às vezes não é fácil...principalmente se o pão for recém saído do forno, quentinho (ai ai ai), passa uma manteiguinha cremosa, que vai derretendo e exalando aquele “cheirinho” maravilhoso!!! Nooossa! É bom demais!! Hehehehe! 

Portanto vamos aproveitar essa maravilha e consumí-lo da melhor forma!
Fontes:


“Que em cada ação esteja a certeza: o mundo todo se movimenta quando você decide seguir em frente.”
Kau Mascarenhas
 
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”







10 comentários:

Anônimo disse...

oi flor, está rolando um SORTEIO no meu Blog, convido vc a participar bjss
http://glamouremestilobyrosaolin.blogspot.com/2011/11/1-sorteio-do-blog.html

ELAINE disse...

Obrigada pelo convite e pelo comentário carinhoso! Fui lá visitar e já aproveitei pra te seguir! Vem me visitar também! Bjo!

Anônimo disse...

oiii, normalemnte é bem cedinho que posso visitar os blogs ca estou eu olhe amanhã dia 11 é dia da independencia de Angola que ja esta independente a 36 anos do colonialismo embora deposi disso ainda houvesse guerra entre os angolanos que queriam governar o pais, só em 2002 depois do chefe de outro pratido ser morto é que tivemos realmente paz e Angola pode sentir um pouco de evolução eu explico muito sobre a nossa historia no blog vai la ve as etiquetas tem muita coisa bom
BJBJ
Monica
coisasdaminhacasa

Beth Matos disse...

Huuuuuuuum, ver esse post até me deu fome, vontade de comer pães, bolos, qualquer coisa com trigo é ótimo....
Beijos :]

ELAINE disse...

Bom dia Mônica e Beth! Sejam muito bem vindas! Adooorei a visita de vocês! Voltem sempre!
Bjo no coração!

Michele Romero disse...

Elaine,
Eu também tenho um gato, na época que tive que castrar, paguei uma veterinária e acho que ela não era formada pois meu bichinho sofreu muito depois.
Já minha mãe castrou os dois numa campanha da prefeitura e ocorreu tudo bem.
Algumas vezes o botão de seguidores faz isso mesmo, tente novamente!!!
Obrigada por ter passado em meu blog!!!!

Alessandra disse...

Oi!
Tem selinho p vc lá no blog!
Bjos

www.miinteressa.com

ELAINE disse...

Uma das Tontas e Ale! Obrigada a vcs pelo carinho!
Bjo no coração!

Luva de História disse...

Oi Elaine, obrigada pela visita adorei seu cantinho.
Bjs
Dani

ELAINE disse...

Seja bem-vinda Dani! Volte sempre que puderes! Ficarei muito feliz!
Bjo!