By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Datas Comemorativas...


“São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam.”
(Fernando Waki)
Porque Datas Comemorativas?....
Ao contrário do que muitos podem pensar, a escolha das datas que comemoram certos eventos não é aleatória e muito menos ocorre por decisão ou convenção popular. Feriados e dias dedicados à homenagem de profissionais, por exemplo, necessitam de aprovação por lei nacional, municipal ou estadual para se tornarem oficiais. Normalmente, as datas comemorativas são instituídas pela tradição popular, pelo nascimento ou morte de alguma pessoa marcante a ser lembrada no calendário, por ser o dia de um santo padroeiro da causa a ser homenageada, ou ainda por lei (sendo que esta última, muitas vezes, somente surge para oficializar aquilo que já é tradição para um determinado grupo de pessoas e, no Brasil, de acordo com a Lei Nº 12.345 de 9/12/2010, o estabelecimento de uma comemoração deve ter alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e/ou étnicos que compõem a sociedade onde a comemoração será instituída, importância essa que terá de ser comprovada por meio de consultas e audiências públicas, devidamente documentadas, realizadas junto a organizações e associações legalmente reconhecidas e que estejam vinculadas aos segmentos interessados).  Uma quinta-feira de paz, harmonia e trabalho! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora! 
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Gente, um dos blogs desta semana é o Tapete Colorido, http://otapetecolorido.blogspot.com.br/
Da querida amiga Ana Maria, um blog voltado a natureza, meio ambiente, cheio de pensamentos lindos e  mensagens positivas, interessante como a dona, rsrsrsrs! Vamos lá conhecer, prestigiar e valorizar? Demonstrar o nosso sentimento blogueiro em ação? Simbora!!!!

 O outro blog desta semana é o Smile to me, http://givemethatsmile.blogspot.com.br/
De uma querida e jovem amiga, Ana Filipa,  um blog cheio de poesia e amor, entremeado com mensagens positivas! Vamos conhecer e valorizar?  Vamos lá, Blogosfera linda!
Datas

No dia de hoje, 24 de maio, comemora-se:

Dia Nacional do Café
Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data especial para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café (14 de abril é o Dia Internacional), estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Café – ABIC.
A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por toda a cadeia produtiva e pela pesquisa.
Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Dados da Organização Internacional do Café (OIC), mostram que na safra de 2011 o Brasil respondeu por 32% das exportações de café em grão no mundo. No mesmo ano, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro.  No mundo, é também a segunda bebida mais consumida, perdendo somente para a água. Além do tradicional café coado ou filtrado, há também o pingado, cortado, latte, expresso ou cappuccino, além das combinações geladas da bebida. As variações em aroma, sabor e qualidade fez com que o café brasileiro conquistasse cada vez mais consumidores.

Dia Nacional do Cigano e de Santa Sarah Kali
O Dia Nacional do Cigano foi comemorado pela primeira vez na história do Brasil, no dia 24 de maio. 
A data foi instituída em 2006 por meio de decreto do presidente Lula, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. 
Também comemorado em louvor a Santa Sarah Kali, padroeira dos povos ciganos ou Romanis, que é festejada em data do calendário cigano, equivalente ao dia 24 de maio do calendário gregoriano.

Dia do Telegrafista e do Datilógrafo (atual digitador)
Para marcar a data da instalação da 1ª linha de telégrafo do mundo, ligando Baltimore a Washington, nos EUA e o envio da 1ª mensagem telegráfica através de Código Morse (combinação de sinais curtos e longos para formar letras e palavras), a partir do Capitólio norte-americano, pelo inventor estadunidense, Samuel Morse, ocorrida em 24 de maio de 1844, afinal o Telex (versão moderna do Telégrafo), não passava também de uma máquina de escrever.

Dia do Vestibulando
O vestibular é uma etapa marcante na vida dos estudantes. Para homenagear esta trajetória que milhares de jovens brasileiros percorrem por meses e até anos, é que se comemora, no dia 24 de maio, o Dia do Vestibulando.  Escolher a profissão, em geral, não é tarefa fácil. Além das dúvidas, ainda existe a pressão da concorrência nos vestibulares. O vestibulando deve prestar bastante atenção nas suas habilidades e gostos, além de pesquisar sobre o mercado de trabalho e atividades que o profissional da área desenvolve.

Dia da Arma de Infantaria
Comemorado no Exército Brasileiro para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e herói da Guerra da Tríplice Aliança, Antônio de Sampaio, em 24 de maio de 1810, falecido na Batalha do Tuiuti (06/07/1866), sendo aclamado Patrono da Arma de Infantaria do nosso Exército pelo então Presidente brasileiro Getúlio Dornelles Vargas. Foi também Brigadeiro do Império e Comendador da Ordem da Rosa.
Por se destacar como bravo líder de combate, instrutor e disciplinador da Infantaria, deu origem ao Dia da Infantaria.

Dia Nacional do Calcário Agrícola
Comemorado no Brasil,  e instituída pelo PL nº 3593/08, conforme Lei nº 12.389, de 03 de março de 2011, com o objetivo de conscientizar o produtor rural brasileiro sobre a importância da calagem (técnica para corrigir a acidez do solo) na agricultura.

Dia do Detento
Um assunto muito polêmico, mas não podemos fechar os olhos. Esta data merece uma reflexão sobre todo o sistema judiciário e o Direito Penal. O que vem a ser justiça e quem ela beneficia? Porque existem tantos recursos como auxílio reclusão, livramento condicional, saídas temporárias? E a impunidade? Fala-se muito de ressocialização e reeducação construindo mais e mais presídios dentro de um sistema prisional falido e arcaico. Não seria melhor construir escolas?...  Apesar de terem cometido crimes, não podemos simplesmente juntar estes criminosos, jogarmos numa cela e acionarmos uma bomba. É bem verdade que muitos mereciam este fim, apenas pela crueldade dos crimes que cometeram, mas não é assim que conseguiremos mudar o mundo e não cabe a nós o julgamento e a sentença, pra isso existe a justiça dos homens, muitas vezes falha é verdade, mas principalmente a justiça Divina. Pode tardar, mas não falha. Afinal, pra toda ação existe uma reação. Tudo que se planta, colhe. Contudo, uma certeza assustadora todos nós temos, o poder paralelo está cada dia mais forte e perigoso, enquanto que o cidadão de bem, trabalhador, está trancado dentro de sua residência, atrás de grades e cadeados, com medo de sair as ruas.
 “A esperança é a fé segurando a sua mão no escuro.”
(George Ilês)
Fontes:


























37 comentários:

Severa Cabral(escritora) disse...

BOM DIA MINHA QUERIDA !
Vim aqui é muito bom,pois seu blog nos deixa atualizado dos acontecimentos do dia...muito bom.Eu particularmente gosto muito e te parabenizo a cada novo dia.
Deixo desejos de paz e saúde...
bjs minha flor !

Aleatoriamente disse...

Elaine, amei como falou de tudo.
Amei teu jeito de abarcar tudo num só texto e definir suas funções, tão bem organizadas.
Amei a respeito das datas. Foi bem legal saber exatamente tudinho sobre elas.

Beijão e bom dia amada.

ANDRÉA disse...

Uma maravilhosa quinta-feira pra vc também Flor!!!!

Beijos
Andrea

ANDRÉA disse...

Uma maravilhosa quinta-feira pra vc também Flor!!!!

Beijos
Andrea

SOL da Esteva disse...

Para mim, Amiga, neste lado do Atlântico, o que revelas são curiosidades completamente desconhecidas.
Interessante curiosidade para hoje: sou amante do café e acertei em cheio no Dia.
Obrigado pelas referências.

Beijos

SOL

chica disse...

Fico daqui imaginando a tua trabalheira para cada post. Palmas, pois pesquisas, mostras tudo !! Lindo sempre! beijos,chica

Xipan Zéca disse...

Helowww... Elaine

Postagem super mega conteúdo e indicações de blog´s amigos... valew!

Grato pelo teu carinho sempre lá no meu bróguinho...

Beijo
Tatto

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Parabéns pela postagem.
Muita energia positiva e luz para ti.
uma ótima quinta-feira.
abração com carinho

D. GAM - GAM Dolls (1) disse...

BOM DIA, COLEGA!! QUANTAS COISAS SE COMEMORAM HOJE, HEIN? ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NEM FAZ CONTAS DE TANTAS DATAS. MUITO BACANA VOCÊ COMPARTILHAR!!
ELAINE, COMO SEI QUE VOCÊ TEM BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO, QUERO TE FAZER UM CONVITE: POSTEI UM CONCURSO MUITO BACANA NO BLOG DOS MEUS PETS ONTEM, PASSE POR LÁ E PARTICIPE TAMBÉM!! SERÁ MUITO BACANA TELA NA COMPETIÇÃO!!
http://gam-petecats.blogspot.com
UM ABRAÇÃO E TENHA UM LINDO DIA!!

Milton Kennedy disse...

Bom dia Elaine, vim retribuir e agradecer sua gentil visita.
Cordial abraço, saúde e paz.

Pelos caminhos da vida. disse...

Aqui fico por dentro de tudo...

Bom dia Elaine.

beijooo.

blog da Paraguassu disse...

Olá Elaine querida,
Sua postagem traz-nos sempre questões até de utilidade pública, além de datas que desconhecemos no nosso dia a dia. Muito boa essa sua maneira de informar-nos do que ocorre em nossos dias.
Um grande beijo, amiga.
Maria Paraguassu.

Trilhamarupiara disse...

Oiii Elaine, de fato muitos pensam que as datas comemorativas surgem do nada, adorei seus esclarecimentos! Dia do Vestibulando o vida sofrida deles rrssrrs bjooooooss

Simone butterfly disse...

Tenha um lindo e maravilhoso dia, beijinhos meus ☻

Anônimo disse...

Vc é muito dedicada .
Que Deus te abençoe todos os dias.

beijo

Marites Rehermann disse...

Olá Elaine, adorei saber como se oficializa um feriado ou data comemorativa!! Deve dar um trabalhão fazer estes post com tanta informação preciosa!! Adoro vir aqui e sair melhor do que quando cheguei!!
Legal mesmo saber que somos vizinhas!!

Beijinhos!!♥

Marites Rehermann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

nossa dia do detento? Essa é boa, acho q so vale para os q recuperam ou estão lá inocentemente...datilografia , e pensar que ja fiz curso disso e ainda guardo minha olivetti portátil kkkk, espalhe pra ninguem, viu
Elaine eu que te agradeço por tudo querida amiga blogueira vc é 10, ja desejo pra vc um ótimo e abençoado final de semana
Bjs

Tunin disse...

Bem colocado, Elaine, o porquê das datas comemorativas. Precisamos dessas úteis informações. Só nos fazem enriquecer os conhecimentos.
Beijos.

Tatiane Salles. disse...

É bom passar por aqui e ver o calendário de datas todos os dias. Obrigada pelo carinho no meu blog. É de extrema importância pra mim. :D
Uma abençoada quinta-feira.
Um grande abraço.
Tati.

http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

Att.

Elisabete disse...

Assim, com o seu blogue, não perdemos uma data comemorativa. Um beijo

Solange disse...

Oi Elaine
Noooooosssa! desconhecia estas datas, você é maravilhosa. Amo visitar seu cantinho.
Beijos da Sol

Unknown disse...

Minha doce amiga vim deixar meu abraço ,com todo meu carinho,mas tem umas coisas aqui no seu Blog que não consegui abrir,pode ser minha net que não está boa hj.....Um bjão pra vc
Fica com Deus!!!

Unknown disse...

Ótimo texto sobre a escolha das datas pensei que fosse meio aleatório rs

Nice Bacchini disse...

Bom dia Elaine, ainda não peguei o seu selinho porque não consegui tempo, ando com ele corrido.. rsrsr..mas sempre que posso passo por aqui... Boa quinta-feira para vc tbm..beijnhoss

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Boa tarde querida amiga Elaine.
Estava com saudades e hoje decidi tirar um tempinho para visitar os amigos virtuais e deixar um forte abraço. Um grande beijo. FIQUE COM DEUS.

Vera Lúcia disse...

Olá Elaine,

Como sempre, uma postagem altamente informativa.
PARABÉNS pelo empenho e dedicação ao blog.

Beijo.

Mery disse...

Meu comentário sumiu, ( )me pediu o e-mail e a senha, eu ñ entendi...
Amiga, te agradeço a postagem, és caprichosa e sempre demonstras carinho pelos amigos, gosto demais de ler você.
Beijnhos

Lia e Vi disse...

Oi Elaine, é a Vi, dia do café , me deu vontade de tomar um cafezinho quentinho.
Os políticos brasileiros querem entrar para historia de qualquer jeito, as vezes criam nomes de ruas absurdos, outras vezes datas comemorativas mais absurda ainda, dia do detento, oque o detento tem a comemorar, e o que o povo tem a comemorar com o dia do detento?
É cada coisa que a gente vê que só tomando café com muito açúcar.
Beijos,Vi

Cristina Ferreira disse...

Oi Elaine, que post mais interessante,nem sabia que tinha dia do café, rsss
Até deu vontade de tomar um capuccino, bjus

Nil Lima da Silva disse...

Elaine do céu!!!!
quanta coisa que eu não sabia, essa de como são as datas eu nem fazia idéia.
Sobre Santa Sara Kali eu sabia, por que já tive uma vizinha romani. Sempre tem muita comida gostosa na festa deles..srsrss. E sobre o dia do detento eu também sabia, o resto nem passava pela minha cabeça!!!!
Adorei!!!!
Seu blog é uma fonte super legal de informação..srsrsr
Bjs Elaine, e fique com Deus querida.

Giancarlo disse...

Un bel post, brava! buona serata...ciao

Anne Lieri disse...

Elaine,fico admirada com tantas datas comemorativas que temos!Muito interessante sua postagem de hoje!Bjs e meu carinho,

Eu...Suzana disse...

Olá Elaine, quantas datas comemorativas neste dia, algumas nem sabia que existiam como a dos Detentos. Bom entrar aqui e ficar sabendo de tudo isso. PS: estou em viagem mas quando dá entro para dar uma olhada nos blogs amigos. Um grande abraço e beijos. Suzana.

Anônimo disse...

Oi, Elaine, como vai? Nossa, quantas datas comemorativas, hein? Seu espaço é quase uma enciclopédia das datas comemorativas, adorei! Um abraço!

Anônimo disse...

Elaine minha querida amiga

Depois de alguns dias de ausência devido a problemas pessoais, acabo de perder meu amado irmão, vim trazer-te meu carinho e meu abraço. Tem selinho comemorativo lá no blog. E você é parte essencial dessa conquista. Obrigada por me permitir compartilhar de sua amizade.
Beijinhos floridos
Gracita

vendedor de ilusão disse...

Olá Elaine, minha querida!
Até que enfim consegui localizar seu link e já salvei em meus favoritos para nunca mais esquecer! Como você está? Estou com saudade, sabia? Saudade dos seus cometários, como sempre, elogiosos!
Um beijo pra ti e um excelente final de semana.