By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

terça-feira, 8 de maio de 2012

Maternalmente consumindo.....


“O tempo é muito lento para os que esperam...
Muito rápido para os que tem medo...
Muito longo para os que lamentam...
Muito curto para os que festejam...
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”
(William Shakespeare)
O Consumismo e.... o Dia das Mães!
O Comércio não perde uma oportunidade para ganhar mais dinheiro! O mês de maio é um dos preferidos pelo comércio em geral, pois o Dia das Mães deve gerar um lucro imenso e, tradicionalmente, maio também era considerado mês das Noivas.... Segundo os lojistas, só perde para o Natal!  É uma verdadeira avalanche, um bombardeio de propagandas sobrevoando nossas cabeças e aterrisando direto em nosso cérebro, quase uma verdadeira lavagem cerebral! Mais ainda naqueles mais desavisados que se deixam levar por este mar desregrado e insano de preços, ofertas e produtos! Tudo para tornar o Dia das Mães inesquecível.... E por aí vai.... Faça sua mãe feliz, dê de presente para ela no dia das mães a tão sonhada geladeira; ou então uma estonteante TV de plasma, de 42 polegadas e sinta-se dentro de sua novela preferida, rsrsrsrs! Ainda não comprou o presente para sua mãe? Vai deixar sua mãe de fora dessa? Aproveite, é só até dia tal....E receba de sua mãe aquele olhar agradecido! Gente, é legal, bacana, presentear àquela que nos deu a vida, no Dia das Mães! Mas o apelo comercial é demais, totalmente desenfreado! Chegando ao ponto de, ah! Não comprou nada pra mamãe?.... Mãe é amor, é a maior representação divina de amor  na terra, de sacrifício, de entrega, de sublimação! Com certeza, todo filho que demonstrar o imenso amor por sua mãe, no dia dedicado à elas no calendário oficial! O que me entristece realmente é ver que, muitas pessoas, na ânsia desmedida, conduzida, na maioria das vezes, por propagandas atraentemente irresistíveis, comprometem o orçamento para comprar o tal presente, muitas vezes, escasseando até mesmo os mantimentos do mês, para exibir fartura em um único dia! Ou ainda, um presente caro para compensar a ausência..... Não sou contra presentear, muito pelo contrário! Se você tem condições financeiras para isso, eu acho ótimo! Mas este desfile todo, de compras e não-compras, de sim e não, e os porquês, acontecem diante de olhinhos astutos, que não perdem um dedinho desse espetáculo todo! As crianças.... Considero tão importante, mesmo as que não passam por dificuldades financeiras, que possam aprender o verdadeiro valor do dinheiro, que não cresce em árvores e é usado também pra coisas muito importantes, além de presentear; que possam entender o sentido da comemoração, do sentimento, que tudo não se resume a um presente material!  Que possam crescer desenvolvendo bons valores de conduta moral, para que, futuramente, venham a tornar-se pessoas melhores. Vamos festejar o Dia das Mães, sim! Afinal, quem merece mais do que ela, uma demonstração de amor e carinho? Mas façamos com comedimento, bom senso, alegria! Planeje sua festa e pratique um consumo consciente, ou seja, reduza, reutilize, recicle, respeite, reflita, repare e responsabilize-se, para que essa alegria continue e não se reverta em conseqüentes preocupações!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Esta semana abriremos o Blog Novo com um blog bem interessante, voltado à arte da Decoupage, o Decoupage em Madeira, http://soniacaixas.blogspot.com.br/
da querida Sônia Penna! Vamos lá gente? Vamos prestigiar e conhecer um pouco melhor a arte da Sônia? Simbora Gente!

O outro blog desta semana é o Mensagens E Imagens Positivas http://mensagenseimagenspositivas.blogspot.com.br/, da querida amiga Nyce Pinto!
 Um blog lindo gente! Poesias, mensagens, imagens! Amor, carinho e positivismo! Uma mensagem de fé e otimismo! Vamos prestigiar e conhecer? Vamos lá blogosfera linda e amiga!
Datas
No dia de hoje, 08 de Maio, comemora-se:

Dia da Vitória 
8 de Maio de 1945, Dia da Vitória, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
Há 67 anos, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, marcando com tristeza e dor o passado da história. A vitória dos valores da justiça, liberdade e democracia sobre a tirania e insensatez do regime nazi-fascista. Ao mesmo tempo, o Dia da Vitória convida à reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram do emprego da violência na busca de superação das divergências políticas, econômicas e ideológicas.
Dia da Vitória, o desfecho de uma lição que não deve ser esquecida.

Dia do Artista Plástico 
Artista Plástico é a pessoa que usa o desenho, a pintura ou a escultura para expressar seu deslumbramento diante do mundo. A data não é muito divulgada ou comemorada. Além dos próprios artistas plásticos a maioria das pessoas nem sabe que a data existe. A data foi escolhida em homenagem ao artista José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 08 de maio de 1851, em Itu, no interior de São Paulo.
Almeida Júnior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba, SP.

Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (equivalente à Cruz Vermelha para os árabes)
A Cruz Vermelha é uma Entidade Internacional, sem fins lucrativos, com sua sede em Genebra, Suíça e em vários países do mundo, cuja missão é levar assistência a quem necessite, nas mais diversas condições: feridos, prisioneiros, refugiados, enfermos.
Na Guerra ou na Paz a Cruz Vermelha tem como primeiro objetivo promover o bem-estar; por isto, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.
Sua data é comemorada no dia do nascimento de Henri Dunant que primeiro concebeu a idéia da Cruz Vermelha e acompanhou sua criação. Dunant ganhou o Premio Nobel da Paz em 1901 e faleceu em 1910. A Cruz Vermelha também foi agraciada com o Premio Nobel em 1917.
A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 1908, com sede no Rio de Janeiro, e tornou-se reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1912.

Dia do Profissional de Marketing
O Profissional de Marketing é o responsável por traçar novas estratégias de comunicação para fortalecer as marcas dos produtos que representa. Esse profissional cuida do processo de identificar, conquistar e manter seus clientes satisfeitos com a lucratividade, ética e responsabilidade social.
“Deus escreve com uma tinta que nunca borra...
Fala com uma língua que nunca erra...
Age com uma mão que nunca falha.”
(autor desconhecido)
Uma terça-feira abençoada! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:
















28 comentários:

Telma disse...

Que maravilha, salve os artistas conhecidos e desconhecidos!
E que a vitória seja sempre presente na vida de todos nós com muita luz e esclarecimento!
E que o Dia das mães possa ser comemorado acima de tudo, com amor nos corações e presenças ao invés de presentes!
Querida "mãezona" Elaine, um beijo!

morena disse...

Olá Elaine, infelizmente, com o consumismo você perder o verdadeiro sentido da festa ......
Muitas felicidades para todas as mães!
Um beijo.
Morena

Mi disse...

isto mesmo elaine, a verdadeira essência da data é o amor e não o consumismo!
boa terça, beijinhos

Anônimo disse...

Bom dia amiga!
O maior presente que devemos oferecer a nossa mãe é o amor, um gesto de carinho e principalmente o respeito, sentimentos que andam em desuso ultimamente. Ótima abordagem. Cuidado com os apelos comerciais. Comemorar este dia é presentear com o que temos de melhor. Beijos grandes, amiga.
Gracita

Rosa Branca disse...

gostei muito !Refletir no verdadeiro sentido da data.

chica disse...

O consumismo é foooooooogo e me incomoda sempre! E ele cada vez mais cresce!!Lindo teu post! beijos,tudo de bom,chica

Célia disse...

Essas datas pré-fabricadas para venda e consumo tiram toda a beleza que naturalmente existe. Feliz aquele que consegue sobreviver a isso tudo sem deixar se contaminar!
Bj. Célia.

Tabuleiro Chic disse...

Super bacana seu post!!!Pois é a mais pura verdade, o consumismo é o que acaba consumindo a sociedade!!!Beijinhos do TC!!!

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
amei o selinho!!!!
Delculpe não ter respondido o questionario.Tenho dificuldade de falar de mim.

Beijos no seu coraçaõ
Andrea

Tunin disse...

Você falou com muita propriedade quanto ao consumismo. O melhor presente que temos para as nossas mães é o amor cotidiano, o afeto, o respeito, a cumplicidade. No mais é apelo de mídia.
Parabéns, querida! Você sempre traz assuntos que servem de alerta.
Abração.

Evanir disse...

Uma mãe é uma pessoa que ao ver que só ficam quatro bocados de torta de chocolate tendo cinco pessoas,
é a primeira em dizer que nunca gostou de
chocolate.
Às vezes, as palavras se perdem na expressão da palavra Mãe.
Nenhum dicionário definirá a magia do seu significado e,
em todos os idiomas, traduz o mesmo sentimento: Ser mãe.
No decorrer dessa semana só levarei
mensagem do dia das mães.
A você mãezinha que viaja comigo
meu eterno carinho e agradecimento.
Ser mãe é graça e benção por isso essa semana será só nossa.
Mães de todo esse mundo .
Feliz dia das mães.
Dia das mães é todos os Dias.
Mãe Amor maior.
Beijos meu eterno carinho.
Evanir.

Parabéns amiga querida pelas belíssimas postagens e pelo mil seguidores vc merece pelo seu carinho e amizade com todos.

Tais Luso de Carvalho disse...

Bah, mas assino embaixo desse consumismo desenfreado, desse apelo que visa o lucro e não a homenagem. É vender, vender! Essa data deveria ser em homenagem ao comercio, de tão bem feita, apelando para as emoções, pegando a todos pelo sentimento. Aliás, igual ao Natal - cansativo demais, pois são vários presentes. Já acho uma estupidez esse consumo.
Mas para falar mais manso... Viva os artistas e sua arte.

Beijos a você.

Rotina Agridoce disse...

oi,
realmente o consumismo anda desemfreado, é uma pena que as pessoas não dão mais valor as pessoas e aos sentimentos do que só pensar em comprar.
adorei seu blog
estou te seguindo, segue o meu tambem

http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

@lostgirlygirl

bjos

Quesia Leal disse...

Oi meu amor, tudo bom linda?
vc disse que votou em mim porém fui verificar e seu comentário não consta
vim te pedir se vc puder tentar novamente
vc vai neste link abaixo

http://www.anabelasemijoias.blogspot.com.br/2012/04/vitrine-de-blogueira-votem.html

segue o blog da Ana e escreve no post logo abaixo "VOTO NA VITRINE DE QUESIA"
ficarei muito agradecida e sempre que precisar pode contar comigo.
bjinhos flor

Nós, Os Cachorros disse...

Elaine,

Concordo 101% com vc rs
Acho que todos os dias são os dias das mães.
Acho legal sim, você tirar um dia no ano pata homebagea-lá, mas sem apelos.
Agora eu lhe pergunto, se você acha isso demais, o que acha de um pais budista comemorar o Natal?!
Pois aqui, muitos nem sabem quem é Jesus, mas mesmo assim o comércio estimula a troca de presentes....
Beijos

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Sempre bom passar aqui e aprender mais e mais.
Concordo contigo quanto ao consumismo exagerado e ansiedade.
O ano tem 365 dias para demonstrarmos carinho ás nossas mães,portanto não precisa demonstrar num dia só.
Quantas datas que eu nem sabia que existiam.
Obrigada pela sua presença e carinho comigo.
Depois vou por mais fotos no blog.
uma ótima terça-feira para ti.
abração com carinho

Filha do Rei disse...

Amei o post.
Tenha uma linda terça-feira. Bjs

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Tudo é comércio mas um abraço apertado e um beijo molhado, não tem preço!
bjs
juliana

Anônimo disse...

Elaine querida, penso como você! O dia das mães atualmente está sendo voltado ao comercio e não ao sentimental! Acho que independente de data, eu presenteio minha amada mãe, no dia em que puder, não existe data definida. Nesse domingo vou aproveitar para passar o dia com minha mãe e minha filhinha, tem presente melhor do que está ao lado de quem se ama?
Uma semana iluminada, com muita paz!
Um beijinho repleto de carinho...
Lorena Viana

Unknown disse...

Uma boa tarde pra você
Visitar os amigos e amigas deixa
a gente feliz com tudo que ve
Poemas,Poesias,artes,receitas
e toda criatividade só temos
que deixar nossos elogios,é
sempre um prazer .Vc merece tudo isso
Abraços com carinho Rita!!

brisa48@bol.com.br disse...

Minha querida
Gosto muito de fazer uma visita ao seu cantinho. Realmente o Dia da Mãe esta sendo somente comercio. Parabéns, pois você é uma mulher exemplar e, além disso, sabe ser uma grande mulher.

Você merece esse dia para ser homenageada com muito amor.

Que Deus te conserve com esse coração cheio paz.

O dia é seu e são pra você os meus votos de paz, vida, saúde, alegria, fé e muita força.

Feliz Dia das Mães!!
Brisa

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
..ah..infelizmente...todas as datas/homenagens, estão mais direcionadas ao consumismo...infelizmente...
Obrigado pelo carinho da visita!
Boa quarta!
Beijos com carinho

Sor.Cecilia Codina Masachs disse...

Hola, ya me tienes aquí, no tengo mucho tiempo, pero no me olvide de mi amiga Elaine.
El día de la madre , en España ha perdido su esplendor de años pasados, creo que ustedes lo celebran más que nosotros.
Sí que hacemos regalos, pero sencillos, la economía esta extenuada y mejor regalar amor de verdad, día a día.
Gracias por estar a mi lado
Con ternura
Sor.Cecilia

Verena disse...

Dia da Mãe é todo dia!!
Adoramos a sua postagem, tia Elaine
Muitos lambeijinhos e ronrons de boa noite de
Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

O comércio
sempre encontra
uma forma
de transformar
o amor
em consumo.
Talvez por
isto o mundo
esteja cada
vez mais sem sentido.


Que sempre haja amor,
para alimentar de sentidos
sua vida.

Patrícia disse...

Puxa eu ia fazer uma menção sobre a cruz vermelho no facebook e acabei esquecendo, la ja esta cheio de coisas hoje, amanha atrasado farei...adorei saber q hoje é dia da vitoria. Sobre o consumismo desenfreado dos dia das mães, está cada vez pior,e pior ainda são pessoas que so lembram da mae nessa epoca. Bjkas Elaine

ANDRÉA disse...

Obrigada minha amiga querida.
Uma maravilhosa quarta-feira.

Beijos no coração
Andrea

Eu...Suzana disse...

Este pensamento de William Shakespeare eu o coloquei na abertura do meu Blog, é muito lindo!! Beijos.