By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 13 de maio de 2012

Simplesmente Mãe....


Mãe que sorri, mãe que chora;
Mãe que abraça e afaga;
Mãe presente, mãe ausente;
Mãe do sagrado, mãe da luz;
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe, simplesmente mãe.
Mãe....
Uma palavra apenas, mas que traz em seu ventre o futuro....
Uma palavra pronunciada em muitos idiomas, mother, mère, madre, mutter, MaTb, mãe....
Seu nome principía, MÃE, e Nela a vida nasce....
São muitas em uma....
A mãe guerreira, a mãe resignação, a mãe-pai, a mãe chefe de família, a mãe criança, que ainda traz, em seu coração, a pureza dos sonhos infantis....
Na dor, pelo seu amor, chegamos a este mundo, ainda famintos, cegos e surdos e somos acolhidos em seu colo quente, aconchegados ao bater de seu coração descompassado de felicidade, mãe e filho, num momento único! Ao sugar a seiva quente de seu peito morno, a vida pulsa mais forte de mãe pra filho.....
E assim é a mãe, a representação maior do amor incondicional, das garras de uma leoa, se preciso for, à doçura de um favo de mel, ou a suavidade e leveza de uma brisa fresca em final de outono.....
Mãe, em suas mãos o carinho, em teu filho te vês crescendo novamente.....
E com ele sentes os anseios, as esperanças, com ele sorris e choras; e enxugas as lágrimas, engolindo as próprias.....
O tempo vai passando, o filho vai crescendo, mas o amor de mãe só aumenta!
E um belo dia, aquela filha se torna mãe também..... O princípio e o fim.....
E recomeça mais um ciclo de amor......
Feliz Dia Das Mães!
À todas as mamães!
Através deste texto, homenageio a todas as mamães, a todas as mulheres que acalentaram seus filhos, gerados em seus ventres ou não, porque para ser mãe só é preciso amar.....
Um domingo muito feliz, ao lado de seus familiares e amigos! E que esta alegria se repita todos os dias!
(Elaine Averbuch Neves)


Filhos não são pedaços de nós. São pedaços de Deus que estavam em nós.”
(Patrícia Assman)
Meme – Conheça o(a) Blogueiro(a)
Recebi das duas queridas moças prendadas, Lilian e Vera, do Blog Duas Moças Prendadas http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
O carinhoso convite para responder a um Meme, do título acima. Fiquei muito feliz por terem pensado em mim e agradeço, de coração, entretanto não responderei, pois já o fiz há pouco tempo atrás, redirecionando-os então para o link em questão  http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/2012/04/conhecendo-blogosfera.html  
Visitem o blog das moças, rsrsrs! É sensacional e de ótimo conteúdo! Vamos lá?
Blog Novo
Continuando a semana do Blog Novo com um blog bem interessante, voltado à arte da Decoupage, o Decoupage em Madeira, http://soniacaixas.blogspot.com.br/
da querida Sônia Penna! Vamos lá gente? Vamos prestigiar e conhecer um pouco melhor a arte da Sônia? Simbora Gente!

O outro blog desta semana é o Mensagens E Imagens Positivas http://mensagenseimagenspositivas.blogspot.com.br/, da querida amiga Nyce Pinto!
Um blog lindo gente! Poesias, mensagens, imagens! Amor, carinho e positivismo! Uma mensagem de fé e otimismo! Vamos prestigiar e conhecer? Vamos lá blogosfera linda e amiga!
Datas
No dia de hoje, 13 de Maio, além do Dia das Mães, comemora-se:

Dia da Fraternidade Brasileira
Fraternidade é uma idéia que estabelece o homem como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal convive com seus semelhantes numa relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.
Idealizada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, tratava-se de uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
A Campanha da Fraternidade, de 1962 até os dias de hoje, é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade.

Dia da Abolição da Escravatura
Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo
O dia 13 de maio foi transformado pelo Movimento Negro Unificado – MNU, em Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, após a fundação do Movimento Negro Unificado – MNU, no ano de 1978. A contestação do 13 de maio como data que é lembrada como a da Abolição da Escravatura pela oficialidade, se dá porque os descendentes de africanos não participam igualitariamente na sociedade brasileira, uma vez que ainda há preconceito racial e discriminação racial manifestados pelo racismo contra negros e negras na sociedade brasileira.
A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1988. A lei marcou a extinção da escravidão no Brasil, o que levou à libertação de 750 mil escravos, a maioria deles trazidos da África pelos portugueses.
Leis Abolicionistas
1815 - Tratado anglo-português, no qual Portugal concorda em restringir o tráfico ao sul do Equador;
1826 – Brasil se compromete em acabar com o tráfico dentro de 3 anos
1831 - Tentativa de proibição do tráfico no Brasil, sob pressão da Inglaterra.
1838 - abolição da escravidão nas colônias inglesas
1843 - os ingleses são proibidos de comprar e vender escravos em qualquer parte do mundo
1845 - A Inglaterra aprova o Bill Abeerden, que dá a Inglaterra o poder de apreender os navios negreiros com destino ao Brasil
1850 - É aprovada sob pressão inglesa a lei Eusébio de Queirós, que proíbe o tráfico negreiro no Brasil
1865 - A escravidão é abolida nos Estados Unidos (13a. Emenda Constitucional)
1869 - Manifesto Liberal propõe a emancipação gradual dos escravos no Brasil
1871 - Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco
1885 - Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe
1888 - Lei Áurea.

Dia do Zootecnista
No dia 13 de maio de 1966 deu-se a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, daí remonta a data comemorativa do dia do zootecnista. Há 46 anos, através da Lei 5550 de 04 de dezembro de 1968, a atuação deste profissional foi regulamentada. 
A Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia e a administração, assim como, o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade. 
O zootecnista tem ampla consciência de seu papel no desenvolvimento sustentável, tanto sob o aspecto produtivo e ambiental, quanto pelo ponto de vista econômico e social, e prima pela responsável atuação na mitigação das diferenças sociais. 

Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem
O Dia do Automóvel (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem) é comemorado no dia 13 de maio e existem várias teorias de porque é celebrado nessa data. A data foi criada no ano de 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o Decreto 24.224.
Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.
Outra versão é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
Uma terceira hipótese é a abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
“Sentimos tanto amor pelo primeiro filho que nos perguntamos como seremos capazes de amar outro da mesma maneira. É então que descobrimos que nossa capacidade de amar é infinita.”
(Linda D' Agrosa)
Sonhe! Realize! Ame! Seja Feliz! Um feliz e abençoado Dia das Mães! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:































44 comentários:

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Nossa Elaine não sei porque tenho tanta dificuldade para conseguir abrir os comentários, venho aqui e vou embora sem comentar, hoje presente de dia das mães menina consegui.
Linda sua homenagem, nossa eu sou manteiga derretida e me emociona porque sente-se o teu sentimento. Um linda dia das mães pra ti e perdoa a minha burrice ou a do meu servidor que sempre me dificulta quando aqui estou, beijos Luconi

Sérgio Santos disse...

Linda homenagem, Elaine! Mãe é mãe e merece todas as possíveis. Amo muito a minha e a farei ler esse texto! Beijos e bom domingo!

morena disse...

Parabéns a todas as mães do mundo.
Um beijo.
Morena

Unknown disse...

Minha mãezinha é uma estrela no céu e nesta data sinto muuuita falta dela (ela partiu recentemente), mas tenho o carinho do meu filho. Feliz Dia das Mães pra todos.
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querida amiga Elaine.

Linda homenagem!!
FELIZ DIA DAS MÃES.

Muitas bênçãos.

Beijos.

Elisabete disse...

Feliz dia da Mãe!! Un grande beijo

Patricia Galis disse...

Lindo o post um super feliz dia das mães a ti e todas as fofas do blog, muita paz neste dia especial.

kkk barbaridade em guria kkkkk

Unknown disse...

Uma homenagem mais que merecida para
todas as Mamães do mundo.
Nós mães estamos felizes por esse dia
especial,desejo o melhor para elas
que DEUS abençõe sempre
feliz dia das maravilhosas

Um abraço carinhoso Rita!!!

Quantas homenagens comemora-se hoje.

Tunin disse...

Elaine, que bonito você escreveu sobre as mães! Um punhado de sensibilidade pousou sobre a beleza das tuas letras. Muito emocionante, querida!
As mamães ficaram lisonjeadas. Bem merecido!
Que o Senhor Deus sempre te conceda belas inspirações!
Beijos.

usuario disse...

Hola Elaine feliz día de las madres... felicidades por ser esa madre estupenda... y felicidades a todas las madres de Brasil... que disfrutéis de este día, que disfrutéis de vuestra familia y que vuestros hijos se sentirán orgullosas de vosotras...
Un beso enorme desde Grecia, desde un corazón español hacia Brasil...
Belén.-

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Um feliz dia das mães para ti querida!
Adorei a emocionante homenagem que você fez.
Aprendendo mais um pouquinho e amando.
Obrigada pela sua presença sempre iluminada e carinhosa.
abração com carinho

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Um mega parabéns pela homenagem e outro para vc!!
Curta muito este dia
bjs
juliana

Isabel Ramalho disse...

Bom dia amiga Elaine, obrigada pela visita ao meu cantinho e pelo carinhosos comentário. Vim retribuir sua visita e te desejar um feliz Dia das Mães. Linda a homenagem que vc postou! Amei!
Parabéns pelo conteúdo do seu blog... é de blogs assim que o mundo virtual precisa. :)
Bjos e feliz Domingão!

http://baudaarteira.blogspot.com/

Meu novo blog:
http://gotasdesimplicidade.blogspot.com/

Zilani Célia disse...

OI ELAINE!
SABES, HOJE É UM DIA EM QUE ESTAMOS A MERCÊ (GRAÇAS A DEUS) DE NOSSOS FILHOS, MAS, ANTES DE SAIR VIM DAR UMA CHEIRADINHA NESTE FILHO AQUI,(MEU BLOG) MAIS NOVO.
VI TEU COMENTÁRIO E COMO NÃO LEMBRO SE JÁ TE ABRACEI PELO DIA DAS MÃES, ESTOU AGORA FAZENDO ISTO, AGRADECENDO TEUS AMÁVEIS VOTOS A TODAS NÓS MAMÃES.
BEIJOS NO CORAÇÃO...
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Pelos caminhos da vida. disse...

Linda homenagem amiga.

Feliz Dia das Mães.

beijooo.

Regina disse...

Olá Elaine querida, tudo bem?

Amei a sua mensagem do dia das mães,

tudo muito lindo, inclusive a música.

Obrigada de coração e também te desejo um Feliz Dia das Mães, com
muito carinho e alegrias.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Simone MartinS2 disse...

Bom Dia!!
Passando para
deixar um pouco
do meu AMOR de Mãe!
Saúde, Paz e Harmonia!
FELIZ DIA DAS MÃES!
Beijinhos Maternais!

Felisberto T. Nagata disse...

Feliz Dia das Mães
Bom domingo e boa semana
Beijos
(IN)FELIZ
...volto para ler e comentar post novo...hoje,sai o blogueiro, entra o futeboleiro...Santos na final....

Lunna disse...

Mãe 3 letras e com infinito significado...
Tenha um lindo e abençoado domingo amiga.
Beijinhos de jasmim.
Lua.

Anônimo disse...

Oi, Elaine, adorei o texto e a escolha da música. Mais que lembrar minha mãe essa música me faz lembrar minha avó, que adorava me ouvir cantá-la. Um abraço, tenha um feliz Dia das Mães!

Unknown disse...

Linda homenagem.

Um beijo para todas as mães do mundo.

Verinha disse...

Post maravilhoso.. oi querida amiga, saudades de você viu, chegando e se achegando e não saindo tão cedo. estarei sempre por aqui, amo este seu espaço e seu carinho nestes dias que me ausentei.
Passando para saber como vai você e te desejar um maravilhoso dia das mães. Bjos eternos.

Amor materno

Amor incondicional,
Amor sem igual,
Só você sabe o que é amar,
Sem medir esforços.

Mesmo que o mundo caia,
Que a vida tome rumos diferentes,
Que nada mais faça sentido,
O amor materno sempre existirá.

Nada pode abalar o amor de mãe.
Nada pode vencer um amor assim.
Nem mesmo o fim dos tempos consegue.
Mesmo que ele ainda esteja na barriga,
O filho já é vivido intensamente.

Viva a todas as mães que podem amar
Seus filhos, mesmo que ele não seja
Fruto do seu ventre, o sentimento é o mesmo.
Então, jamais esqueça disso, sua mãe é tudo.

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

Ih é verdade hoje é dia tb da abolição da escravatura ñ me lembrava e denuncia contra racismo (ñ sabia q se comemorava hoje), Escravatura e racismo atos abominaveis que jamais deveriam ter existido...Bem mas hoje tb é o dia das mamis, linda sua homenagem está belíssima Elaine.Feliz dia pra vc curta muito com o seus...e para todas maes q tambem passarem hoje aqui no seu blog. Bjkas, Deus abençoe todas as maes do mundo sejam biologicas ou do coraçao, pq ser mae é um ato de amor.

soninha disse...

Uma homenagem à altura de todas nós...rs.
Que o teu lado "Mãe" seja fartamente abençoado hoje e sempre.
beijinhos de paz...

Loiva disse...

Boa tarde Elaine, desejo um Feliz e abençoado dia das ma~es... bjs

Mery disse...

De ti eu já esperava essa "linda mensagem, és tão inspirada!
Agradeço por publicares pra todas nós que somos mães...* * *
Mãe* é o melhor pedaço de nós...
Beijinhos, feliz tarde de domingo, dia das Mães!
Mery*, tua amiga do coração.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

O amor de mãe é perfume de rosas e toque de veludo...a memória eterna de momentos de ternura...um suave colo e uma doce recordação que para sempre viverá dentro do coração de quem elas mais amaram...os seres que são a carne da sua carne.

FELIZ DIA DA MÃE

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Eu...Suzana disse...

Mãe significa o amor incondicional, a doação, a pureza..é difícil decifrar o que é realmente uma mãe, pois ela tem inúmeras faces, inúmeras palavras de amor. Mãe é tudo e muito mais daquilo que possamos imaginar. Lindos os teus escritos sobre as mães. Parabéns minha amiga, adorei mesmo. Beijinhos no teu coração e boa semana.

Mindal disse...

Olá boa tarde Elaine!

(...)E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.(...)
(Momento Espírita)

Que seu domingo seja MARAVILHOSO!
Receba nosso Abraço com muito Carinho !!!

R&M

Anônimo disse...

Mooie ode voor Moederdag!
Voor jou ook een fijne moederdag!

Lieve groet,
Gerry

Anne Lieri disse...

Elaine,muito bonita sua homenagem ao dia das mães com esse texto!Obrigada pelo carinho e um bom domingo pra vc tb!Bjs,

Gloria e Rogerio disse...

Super dias das mães para vc amiga.
Amamos o seu post,maravilhoso.
Viemos agradecer por participar de nossa campanha G+1
http://sbrincos.blogspot.com
http://www.airu.com.br/loja/sobrincos

Pastor Domingos disse...

Amada Elaine, muito grato pelo carinho dispensado para comigo.

Também quero deixar minha homenagem a todas as Mães, não somente hoje, mas para sempre, pois uma mãe é inesquecivel.

Obrigado pelo selo.

Pastor Edinaldo Domingos

Nyce Pinto. disse...

Querida Elaine, cheguei a tempo de desejar um FELIZ DIA DAS MÃES, que cada dia mais tenhas esse modo de viver, como você mesmo diz "de dentro prá fora"...feliz, terna, generosa e deixo meu carinho a você e as mães que fazem parte de tua vida! Um grande abraço...

Trilhamarupiara disse...

Olá Elaine, linda homenagem, adorei saber que hj é dia do Zootecnista, curso que minha filha iniciou esse ano! Bjoooss

Lucimar da Silva Moreira disse...

Elaine linda mensagem amiga adorei, Elaine te desejo um feliz dia das mães, beijos.
www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá querida vim agradecer sua carinhosa visita em nosso espaço e desejar-lhe um feliz dias das mães... um forte abraço florzinha..

ANDRÉA disse...

Oi Flor,

Um Beijo enorme e uma SEMANA ABENÇOADA POR DEUS!!!!!!

Andrea

Carla Fernanda disse...

Elaine feliz dia, feliz semana!!

Linda homenagem!!!

Beijos!!

SONINHA disse...

Olá, Elaine!!!
Obrigado por seu carinho e aqui estou retribuindo, esperando que seu Dia das Mães tenha sido abençoado!
Bjs, Soninha.

ONG ALERTA disse...

Que este dia das mães seja iluminado, beijo Lisette.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Amiga!!!
Você arrasou!!!
Linda homenagem às mamães!!!
E com um recheio especial cheio de cultura!!!
Boa semana!!!
Beijocas!

Nice Bacchini disse...

Elaine, linda mensagem para os dias das mães, no dia 13/05 tbm comemo o aniversário de minha mãe.. um encanto de pessoa... beijão