By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dó, ré, mi, fá, sol, lá....

22/11 – Dia do Músico
Você gosta de cantar? E de dançar? Se você respondeu que sim, então é porque gosta de música. Afinal, como a gente poderia cantar ou dançar sem música? E a música é feita por músicos e hoje é o dia deles. Parabéns! Hoje também é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia.
Os músicos ou musicistas são artistas, eles têm o dom de tocar instrumentos, compor melodias, harmonias e de fazer canções que durante toda a nossa vida serão muito importantes.
O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A atual lei, com base na qual foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil, dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão do músico e, declara que, somente os portadores de diploma, do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música ou estabelecimentos equiparados ou reconhecidos, poderão lecionar as matérias das escolas de Ensino Superior, seja em domicílio ou em estabelecimentos de ensino regularmente organizados para a disciplina de sua especialidade.
A origem da palavra música vem do grego mousikê, que significa "arte das musas". A Música pode ser definida como "arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons".
Não é possível definir exatamente quando a música surgiu.
Ao longo da história inúmeros gêneros e estilos musicais foram produzidos. Da época medieval, passando pela renascentista, barroca, clássica e romântica, Na fase moderna, Jazz, Samba, Chorinho, Blues, Bossa Nova, Rock, Pop, Tropicália, Soul Music, Reggae e MPB foram movimentos que marcaram época e se tornaram inesquecíveis.
A música influencia comportamentos, épocas e atitudes. Ela estimula, acalma, alegra, entristece, cura... Possui uma profunda ligação com nossos sentimentos.
O ser humano tem contato desde muito cedo com a música. As mães ninam seus bebês, as crianças aprendem cantigas de roda, os jovens não desgrudam do MP3 e os adultos ouvem o rádio no carro ou adquirem o costume de cantarolar no banheiro.
Não há como pensar em um mundo sem música. A própria natureza, através do barulho das cachoeiras, pássaros, vento e outros elementos, faz o papel de compositora e, assim, o homem, de alguma forma, é estimulado a assoviar, compor, cantar...
Parabéns aos Músicos, assim como a todos que estão ligados à música, que estudam e trabalham, trazendo arte e emoção com suas atividades. Que sua música contribua para a construção de um mundo cada vez melhor!
Acesse os links e curta....Deixe-se embalar.... Nem todos curtem os clássicos, eu sei(rsrs), mas não existe nada melhor, apesar de todos os grandes músicos contemporâneos,  para representar o verdadeiro significado das palavras música e músico, do que as obras dos grandes gênios!
Concerto nº um, As Quatro Estações, de Vivaldi

Dança Húngara nº 5, Johannes Brahms

http://www.youtube.com/watch?v=3X9LvC9WkkQ&feature=related

Habanera (Carmen), George Bizet

http://www.youtube.com/watch?v=AYfZGoSTQDU&feature=related

Bolero, Maurice Ravel

http://www.youtube.com/watch?v=vwjckBCIPZU&feature=related


Fontes:

 Que o recomeço de semana tenha si bom para todos! E que o resto da semana seja abençoado! E com uma musiquinha, rsrs!!!
“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.”
Aldous Huxley

Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
 
“Na música, o próprio silêncio tem ritmo.”
Cláudio de Souza
Promoção! Participe e concorra!!
Acesse o link e se inscreva!!







 


21 comentários:

Unknown disse...

Oi Elaine, tudo bem? Obrigada pela sua visitinha, e olha é verdade, eu acho que as pessoas se esqueceram que Natal é para se comemorar o nascimento de jesus, as pessoas hoje em dia fazem a festa do papai noel.
Ja sou sua seguidora.
Bjus

Malu Campos

chica disse...

Linda tua homenagem aos músicos pelo seu dia!!!

um beijo,tudo de bom,linda semana,chica

ELAINE disse...

Malu! Chica! Obrigada pelo carinho! Bjnho! Voltem sempre viu?

Fernando Almeida disse...

Olá cara amiga

É com grande satisfação que visito seu blog. e encontro um post tão interessante sobre musica. eu gosto muito de musica. gosto de cantar, gosto de expressar as emoções com o canto e extravasar os sentimentos através das letras das canções. em nosso canto todos podemos dar tudo de nós para ser melhor. Deus deu voz para todo mundo cantar e ser feliz. todos devemos agradecer a Deus pelo dom de poder falar. agradecer por poder cantar, mesmo para os que como eu, não tem talento para agradar ouvidos. mas o que importa é agradar a Deus com o nosso canto, e o principal, que nós sejamos felizes com nossa própria voz.

abaixo a resposta ao teu comentário em meu blog

Olá cara amiga Elaine

Posso dizer que são grandes preciosidades estes livros. cada um tem a sua importância e relevância no tema que aborda. é uma verdadeira fonte de aprendizado para a vida. obrigado pela sua visita e comentário!

Tenha uma excelente semana você também na graça de Deus!

abraços e beijos

Fernando

Unknown disse...

oi flor,
bom te ver por lá.
beijinho
depois volto com calma

eva disse...

Acho que a música faz parte da nossa vida seja de forma direta ou indireta. Adorei o post.
Tenha uma boa semana.
Beijos

Daniel Donato Piasecki disse...

A música é muito importante e também deve ser comemorada. Os músicos através da sua arte representam muitas vezes nossos sentimentos, angústias, vontades. É uma maneira de expressão.

Yolanda Hollaender disse...

Olá, Elaine. Que bonito trabalho de pesquisa! Além do PONTO DO POWER POINT, tenho o Anotações de Yolanda (http://yhollaender.multiply.com/), onde publico, quase que diariamente, um lembrete para a data comemorativa e sempre indico um link de redirecionamento. Passarei a indicar seu blogue, que é rico em informações. Parabéns pela linda contribuição!
Meu carinho,
Yolanda

Anônimo disse...

Boa tarde Elaine!
Obrigada pela visita e o carinho.
Feliz dia do músico.
Pois quem canta seus males espanta.
Bjokas...da Bia!
Obs.: Já está participando do meu sorteio de natal. Vou sortear uma linda bolsa dia 30/11/11, passa lá e boa sorte!

Luzia Lira Pedagoga disse...

Música só nos faz bem. Parabéns aos músicos pelo seu dia. Boa lembrança.


Bjos Luzia

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Olá minha mais nova amiga virtual. Boa tarde. Maravilha esse teu cantinho. Já estou te seguindo e votei nele: excelente é pouco. Muito variado, cheio de alto astral.Prometo vim te visitar sempre que puder. Um grande beijo. Te desejo uma ótima semana. FIQUE COM DEUS.

ELAINE disse...

Queridos amigos Malu, Chica, Fernando, Liliane,Eva, Daniel, Yolanda, Beatriz, Luzia e Clemente! Muito obrigada pelo carinho e pelos comentários! Que esse meu espaço se torne o nosso espaço!Sejam sempre muito bem vindos todos vocês! Bjão no coração!

Imaculada disse...

Fiquei super feliz com sua visita!
Sejas sempre bem vinda!
Vim conhecer-te. Encantei-me com seu espaço
e a homenagem ao Dia do Músico.
Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

ELAINE disse...

Imac querida! É um prazer recebê-la! Apareça sempre que puderes! Bjo!

Anne Lieri disse...

Elaine,adorei seu post!Não sabia que hoje era dia do musico e até compartilhei no facebook para cumprimentar os amigos musicos com seu excelente texto!Bjs,

ELAINE disse...

Muito obrigada pelo carinho Anne! Me sinto lisonjeada! Apareça sempre que puderes e/ou quiseres! Bjão!

Iranilde Brissant disse...

Olá Elaine,
Obrigada pela visita lá no blog...adorei esta postagem.
Minha filha chama-se Cecília e adora música, lembrei pra ela logo cedo, depois vou copiar pra ela este texto.
bjs

Alice disse...

Oi Elaine! Muito obrigada! Boa semana para você tb. E eu fico muito triste quando vejo as pessoas só se referirem ao Natal como presentes, comidas, enfim. Certa vez numa reportagem de tv, disseram que o Natal era para se lembrar se Jesus. Aí eu : Como assim? Só no Natal? E os outros 364 dias do ano Jesus fica esquecido? Jesus é para ser lembrado e celebrado todos os dias, não é mesmo? Que as pessoas possam perceber a maravilha que é ser de Jesus. Abraços! Fica com Deus!

ELAINE disse...

Iranilde e Alicinha! Muito obrigada pelos comentários carinhosos! A presença de vocês me deixa muito feliz! Voltem sempre viu? Bjnho!

Raquel Leal disse...

Oie, amei sua visita. Obrigada e ótima semana para você também!! Beijocas.

ELAINE disse...

Raquel! Volte sempre que puder! Será sempre bem-vinda! Bjnho!