By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 22 de abril de 2012

Vamos descobrir o brasileiro?


“Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje... Amanhã já me reinventei.”
(Tati Bernardi)
Anonimato Heróico...
Vivemos em um país maravilhoso chamado Brasil. Parece até uma frase utópica. Mas é bem a propósito, afinal, hoje é 22 de abril, dia do descobrimento da nossa amada e abençoada terra brasilis! Apesar de todos os pesares eu amo meu país e não sei se viveria em outro lugar.
O Brasil é um país de muitos contrastes. O Sistema de Saúde raramente funciona a tempo, a inflação é alta, o salário é baixo, faltam escolas, as nossas estradas estão em péssimas condições, o índice de analfabetismo é vergonhoso, as favelas crescem cada vez mais, a segurança pública deixa muito a desejar. Enfim, se for pensar em tudo, realmente tudo que eu vejo e acho errado, não pararia mais de enumerar e escrever, lamentavelmente. Mas o povo brasileiro é maravilhoso, gente! Vamos sentir orgulho em ser brasileiros! O cidadão brasileiro é um herói anônimo, porque ele luta todos os dias a batalha de sobrevivência da vida.
O cidadão brasileiro, anônimo, o João, o José, a Maria, que levantam cedinho todo dia para ir trabalhar, sabendo muitas vezes que vai ser repreendido por chegar 5 minutos atrasado, porque perdeu o ônibus e o próximo talvez só dali a 30 minutos ou uma hora. Aquele Zé que varre as nossas ruas, tentando deixá-las limpas, enquanto um pai e/ou uma mãe mal educados não ensinam seus filhos a não jogar papel no chão...Você jogaria o papel no chão de sua casa ou no lixo?  O povo brasileiro é lindo e merece a nossa homenagem! Merece sair do anonimato pelo menos uma vez! Dia do Descobrimento do Brasil! Vamos descobrir o brasileiro! Esse povo guerreiro, batalhador e sonhador...Porque luta como um guerreiro diariamente e sonha como uma criança, antes de fechar os olhos para dormir, exausto e muitas vezes com o estômago vazio... Um mundo melhor, uma vida melhor; é o que todos nós queremos. Esse é o povo brasileiro, a força de um país! Viva os Zés e as Marias, os Joãos, que fazem o Brasil ir adiante! Que Deus abençoe a cada um deles e a todos em seu esforço, em suas demonstrações sinceras de solidariedade, compaixão; sentimentos muitas vezes adormecidos em alguns de nós...É hora de despertar e dar as mãos, fortemente entrelaçadas como os elos de uma corrente do bem! Porque é disso que precisamos, olhar o nosso próximo com compaixão e solidariedade. Feliz Dia do Povo Brasileiro!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Vamos abrir o Blog Novo desta semana  com o Blog Preciso Demais Desabafar http://marianapenna.blogspot.com.br/, da querida Mariana Penna!
Um blog variado, com muito otimismo e a alegria da dona, rsrsrs! Vamos lá prestigiar e conhecer? Simbora gente!

O outro blog de hoje é o Blog Magia em versos http://magiaemversos.blogspot.com.br/, da querida amiga Elza,
 poesias, versos, sentimentos, emoções.... Conheçam! É lindo! Vamos lá pessoal?
Blogueiros que pensam! 
O novo blog de Patrícia Galis
A Solidariedade continua, gente! Divulguem, afinal, poderia ter acontecido com qualquer um.... “Somos todos anjos de uma asa só.... somente voaremos se nos abraçarmos uns aos outros.”
Apesar deste ato maldoso, cometido por alguém que possui pequenez de espírito, pois precisou roubar, por não ser capaz de construir algo por si só.... Merece toda nossa compaixão, pois sua vida deve ser muito solitária! Afinal, precisou roubar para alimentar a ilusão de que possui companhia, esquecendo-se da maior companhia de
todas que é a presença de Nosso Pai Maior, que NUNCA nos abandona! Gente, o Blogueiros que pensam já está a todo vapor!
 Completou mais de 200 amigos seguidores conquistados! Logo, logo, estará completando 300! Convido a todos vocês, prestigiem esta amiga querida, que sempre demonstrou respeito e solidariedade para com todos! Vamos prestigiar e valorizar o que é bom, meus amigos! Vamos lá? Este é o link de seu novo Blog, Blogueiros que pensam http://www.blogueirosquepensam.blogspot.com.br/   
E, para nossa alegria, nossa amiga Pat criou mais um interessante Blog Cidadão Informado http://vejamsoararaquara.blogspot.com.br/
Vamos lá prestigiar e conhecer? Simbora gente! Pois temos fé e sabemos que “Deus existe”!
Datas
No dia de hoje, 22 de abril, comemora:se

Dia do Planeta Terra
O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970, nos EUA, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Celebrado em 22 de abril, foi o 1º protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidentemente também é o Dia do Descobrimento do Brasil, nossa terrinha abençoada por Deus e bonita por natureza.....
Se pensarmos que esta data nasceu de um protesto contra a poluição,  podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos 42 anos. De acordo com notícias veiculadas constantemente pela mídia internacional, parece quase nada mudou de lá pra cá....
Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas continuam sendo desmatadas, o ar continua carregado. A violência continua invadindo lares e escolas; o lixo ainda é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. O bem mais precioso da humanidade, a água, está escassa. As geleiras continuam derretendo. O único que poderia fazer alguma coisa, o homem, está mais preocupado com a economia dos países.
“Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.  Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.” (pequeno trecho da Carta da Terra, um dos documentos da Rio-92)

Dia do Descobrimento do Brasil
Em 22 de abril de 1500, uma frota de navios portugueses, liderada por Pedro Álvares Cabral, chegou à Costa Brasileira e descobriu a nossa abençoada terra tropical. Após 43 dias navegando pelo oceano, as 13 (treze) embarcações da frota de Cabral encontraram o Monte Pascoal e, ali perto fez-se o primeiro contato com os povos indígenas do Brasil (os legítimos herdeiros da terra brasilis), que eram da Tribo dos Tupiniquins.

Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Mais uma vez, portugueses e brasileiros comemoram, neste 22 de abril, o tradicional Dia da Comunidade Luso-Brasileira que, por força de legislação federal, desde 1967 é celebrado todos os anos na data que, historicamente, assinala também a descoberta do Brasil pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
A herança portuguesa é perpetuada nas tradições e nos hábitos do povo brasileiro. A língua portuguesa é a quinta do mundo e a terceira no ocidente.
Foi o Presidente Artur da Costa e Silva que, em 22 de abril de 1967, sancionou a Lei nº 5.270 que fixava a data como o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
A data passou a ser comemorada como o fortalecimento dos laços que unem portugueses e brasileiros, seja pelo idioma, cultura ou religião cristã, presentes nas duas nações! Preservar esta cultura é preservar a nossa história!

Dia da Força Aérea Brasileira 
Dia da Aviação de Caça
No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Aeronáutica, também conhecida como Força Aérea Brasileira (FAB), uma das integrantes das Forças Armadas do nosso país.
A FAB é a maior Força Aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo. A proteção feita pela FAB é feita através da fiscalização de fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o Correio Aéreo Nacional.
22 de abril é também o Dia da Aviação de Caça da FAB  por ter marcado a mais intensiva campanha de ataques realizados pela unidade na Itália num único dia. Foram executadas 44 missões individuais cujo resultado foi a destruição de mais de 100 alvos, entre eles dezenas de veículos terrestres inimigos. Por seus serviços prestados à Nação e ao Mundo, no dia 22 de abril de 1986, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu a Comenda President Unit Citation dos EUA, honraria até então somente  concedida à apenas duas outras unidades de combate estrangeiras, sendo a RAF (britânica) e a RAAF (australiana).
“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente tudo vai ser diferente.”
(Carlos Drummond de Andrade) 
Um domingo de paz e alegrias! Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:




















26 comentários:

Nyce Pinto. disse...

Olá amiga! Passando para ler tuas postagens, dar uma olhada nos blogs novos e desejar um feliz e abençoado fim de semana! Abraçossssssss

Unknown disse...

Minha querida bom domingo pra você
e parabéns por toda comemoração de
hj...agradeço pelo seu carinho de
sempre...E parabéns por esses Blogs
maravilhoso que vc posta ai
Tenha um dia feliz
Abraços com carinho Rita!!!!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia Elaine!
Adorei sua forma de homenagear o Brasil e as outras datas comemorativas.
Nosso país é abençoado e maravilhoso.
Só que muitas vezes nos concentramos mais nas coisas ruins dele, e esquecemos de ver as boas que ele tem.
Obrigada pelo carinho e que você tenha um domingão de muita paz e alegria.
abração com carinho

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Bom dia Elaine.
Viva nós Brasileiros em todos os Josés, todas as Marias, todos os Joãos, todos os sonhadores Brasileiros, blogueiros de alma linda assim feito Você!! Muito bom vir aqui, cheguei da missa e vim correndo...
Olha acho que consegui mudar, tirar as letrinhas chatas! Agora vou tentar responder por e-mail e fazer o que é preciso. Obrigada! Um beijo muito do carinho pra você e todos os seus leitores seguidores. Até amanhã!

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Amo o meu Brasil e não mudo por nada!! Bjs
juliana

Luciana Severo disse...

Bom dia amiga, nossa não tinha ideia de quanto o dia 22 de abril é importante ... vms q vms, nos informando rsrrs e parabens a nós, brasileiros, que não desistimos nunca. Bom domingo ! bjs

Anônimo disse...

Oi, Eliane, semana cheia de datas comemorativas...É importante valorizar o outro, independente da situação ou posição que ocupe. Valorizar o outro nos torna mais humanos. Um abraço, bom domingo!

Nina disse...

Oi Elaine..
Linda sua homenagem ao povo brasileiro....Adorei! Meus papis também adoram o Brasil e logo logo retornaremos....Coloquei aquela árvore do sakura com os nomes lá no Denguinho...Passa lá para ver...
nyan nyan
Nina

Palavras disse...

Oi Elaine,

eu tb tenho grande orgulho de ser brasileira!

bjs

Leila

Anônimo disse...

Elaine minha queridíssima! Desculpe pela ausência aqui e por agora ver que fui indicada ao meme, que coisa graciosa, amei! Fiquei super feliz pela a indicação, obrigada por lembra de mim.
Me ausentei esses dias, pois estou ajeitando umas papeladas, que se tudo dê certo, logo, logo irei falar no meu cantinho, também minha pequena adoeceu o tempinho que tinha era voltado a ela e tbm teve um aniversário de uma queirida amiga e passamos um tempão juntas, meus dias foram corridos!
Querida, que linda homenagem, adoro vim aqui, porque saiu cheia de informações, coisas boas a serem vista na blogosfera!
Um domingo com muita paz e felicidade!
Beijinhos no coração.
Lorena Viana

Eu...Suzana disse...

Grata por nos ofertar com tantas informações amiga. Bom domingo para você, beijos.

Tunin disse...

Passando para me informar e aprender as novidades do cotidiano. Boa semana para ti, minha amiga!
Abração.

Mariana Penna disse...

Nossa qts datas são comemoradas hoje, a maioria do Brasil, rs.

Bjin Eli. Boa semana!! E foi um prazer ter ficado no blog novo essa semana. Muito obrigada!!

Fabio Baptista disse...

Olá Elaine! Eu tento não me apegar à pátria, fronteiras, nacionalismo, etc.

Mas sempre me emociono ao ouvir o hino. Orgulho? Não sei, acho que sim.


Grande beijo.

Mindal disse...

Olá Elaine,


Passando aqui pra agradecer a visita,
e desejar a você e aos seus, um MARAVILHOSO
restinho de domingo ...
Lhe desejando também uma semana de muita PAZ...

"Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo
- um sorriso. Um mundo de otimismo e esperança,
um 'você consegue' quando as coisas estão difíceis."
Richard De Vos

Receba nosso Carinho,

Rafa e My

Di Rodrigues disse...

Oi queridíssima!!! Muito obrigada. Deus abençoe. Boa semana. Bjs.

usuario disse...

Hola Elaine, felicidades por ese día de Brasil y felicidades a todos los Brasileños... Un país que siempre me ha gustado conocer y que algún día, haré realidad ese sueño...
Un beso muy grande para ti y para todos los brasileños que lean este mensaje.
Belén.-

Anônimo disse...

Passei para ler sua postagem e amei como sempre. Muito interessante saber todas as datas que são comemoradas hj. Beijos
http://meuspreciosospes.blogspot.com.br/

Arione Torres disse...

Elaine,
A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor: Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir
...........................................................
Tenha um lindo começo de semana e que Deus te abençoe sempre, bjinhos iluminados, bjus...

Isabel Ramalho disse...

Elaine, parabéns por ter um blog tão informativo....Precisamos disso no mundo virtual. Nós, professores, agradecemos!
Bjos e feliz semana pra vc!

http://baudaarteira.blogspot.com/
http://gotasdesimplicidade.blogspot.com/

Solange disse...

É isso aí Elaine. Parabéns ao nosso Brasil verde esperança!!!
Beijos da Sol

Anônimo disse...

Eita hoje temos muitas comemorações, parabéns ao nosso lindo Brasil, terra abençoada sem duvida, minha amiga linda uma semana de paz a ti.
Flor preciso que me mande seu e-mail para enviar as perguntas da homenagem do top comentarista de abril, é vc e to atrasada já, coloco dia 25.
Meu e-mail é amogolfinhos1@hotmail.com

me passa o seu que ja envio as perguntas amanhã mesmo.

Patrícia disse...

A maioria do povo do nosso país é daqueles que lutam e não desistem nunca...somos vencedores!
E viva nosso pais apesar dos pesares ainda é o melhor lugar do planeta.
E falando e planeta eu descobri a pouco tempo essa comemoração...a midia deveria falar mais nessa data.
Bem Elaine, um forte beijo e uma segunda abençoada pra ti.

Mindal disse...

Olá Elaine, passando pra desejar uma linda noite a você!

Abraços!

R&M

Leninha Brandão disse...

Minha querida Elaine,

Gosto de vir aqui,de ler você e conhecer um pouco a cada dia,deste seu interior tão rico e tão delicado,tão doce e tão generoso...generosidade que se manifesta sempre nesta sua abertura para novos blogs e sua atenção com todos que por aqui aparecem.
Parabéns!
Bjssssss,
Leninha

Smareis disse...

Oi Elaine,
Adorei suas gatinhas de pelos de algodão. Animais é um amigo insubistituivel.
Adorei a postagem, e vou visitar alguns link que você indicou.

Estava pensando sobre a frase: “Se dinheiro desse em árvores, nosso planeta já seria um deserto.”(Dam Lee)

Se isso acontecesse o planeta seria um deserto, ou uma floresta. O povo ia plantar tantas arvores so pra colher dinheiro.

Beijos!