By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Se...

"Se ao acordar, posso escolher uma roupa,
posso escolher também o sentimento
que vai vestir meu dia.
Se, no percurso, posso errar o caminho
posso também escolher a paisagem
que vai vestir meus olhos.
A mesma articulação que tenho para reclamar,
tenho para agradecer.
E, se posso me adornar com a alegria,
não é a tristeza que eu vou tecer.
Que hoje e sempre, seja um BELO DIA!"
(Marla de Queiroz)
Felicidade...
"As bênçãos da felicidade podem estar em qualquer lugar.
Que a felicidade não dependa
do tempo, nem da paisagem,

nem da sorte, nem do dinheiro.

Que ela possa vir com
toda a simplicidade,
de dentro pra fora,
de cada um para todos.

Que as pessoas saibam
falar, calar, e acima de
tudo ouvir.

Que tenham amor ou então
sintam falta de não tê-lo.

Que tenham ideal e
medo de perdê-lo.

Que amem ao próximo e
respeitem sua dor,
para que tenhamos certeza
de que viver vale a pena!…"

(Autoria Desconhecida)
Uma semana abençoada para todos! Muita fé, esperança naquilo que você acredita! O primeiro passo para a realização de um sonho é acreditar! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
Blog Novo/Veterano
Agora com novas regras!
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique no selo e saiba como!...

Leia, é importante!
Gente linda! A Agenda do Blog Novo/Veterano encontra-se vazia... Como sugere o próprio nome, Novos e Veteranos, são todos bem-vindos!
Se inscrevam através dos comentários deixados aqui no blog, e exponham seus blogs durante toda a semana. Leiam as Regras do Blog Novo/Veterano, clicando no selo, inscrevam-se e sejam bem-vindo(a)s!
Datas
2ªF, 27 de Maio, comemora-se:
........................................
Antecipando....
3ªF, dia 28 de Maio, comemora-se:


Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.  A data é considerada importante e veio para mostrar a realidade do país, onde ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.

Antecipando....
4ªF, dia 29 de Maio, comemora-se:

Dia do Geógrafo e do Estatístico (ou Ibegeano)
Comemorado no Brasil conforme Decreto nº 76.664, de 24 de novembro de 1975, para marcar a data do início das atividades do atual IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que começou a funcionar em 29 de maio de 1936, inicialmente com a denominação de INE – Instituto Nacional de Estatística.
A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos geo e graphos, significando respectivamente terra e escrever.  Geógrafo é o profissional que estuda a terra e suas características e propriedades.
A Estatística é a ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.

Dia Mundial da Saúde Digestiva ou
World Digestive Health Day
Promovido pela WGO – Organização Mundial de Gastroenterologia ou World Gastroenterology Organisation, para conscientizar a população sobre distúrbios digestivos, tais como inchaço, dor de estômago, indigestão, flatulência, diarréia, constirpação e/ou outros desconfortos abdominais.
Antecipando....
5ªF, dia 30 de Maio, comemora-se:

Corpus Christi
O Corpus Christi (Corpo de Cristo) no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo, no Espírito Santo, onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais, e outros.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
O Papa Urbano IV, pediu que os objetos fossem levado para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Antecipando....
6ªF, dia 31 de Maio, comemora-se:

Dia mundial de conscientização e combate ao fumo ou World No Tabaco Day

Dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Comemoração instituída pela ONU, para conscientizar os fumantes que, após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do ex-fumante volta ao normal e, que depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, sendo possível com apenas 2 dias sem o fumo e suas toxinas, perceber melhor os cheiros e degustar melhor a comida no paladar e, depois de 3 semanas, ter uma melhor respiração e circulação, sem falar que, após 5 a 10 anos sem a inalação do fumo através de cigarros e similares, o risco de sofrer infarto para ex-fumantes passa a ser igual ao de quem nunca tenha fumado na vida.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente, 5 milhões de pessoas morrem por ano por enfermidades relacionadas ao hábito.
Estima-se que em 2030 serão 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com o cessar do tabagismo.

Dia da Juventude Luterana do Brasil
Marcando a data da fundação da JELB – Juventude Evangélica Luterana do Brasil, em 31 de maio de 1925.

Dia Internacional do Comissário de Vôo ou
International Day Flight Attendant
Comemorado desde 1986, para marcar a data do fim do CONCOV – Congresso Internacional dos Comissários de Vôo, realizado em 31 de maio de 1973, no Rio de Janeiro, RJ, com a participação de comissários de bordo representantes de 44 países então ligados à VARIG – Viação Aérea Riograndense, quando foi criada a IFAA – Associação Internacional dos Comissários de Vôo, com uma canadense para presidente e um alemão para vice.

Dia do Espírito Santo
A celebração é uma das mais tradicionais da religião Católica. O dia do Espírito Santo, celebrado cinquenta dias após a Páscoa, é geralmente marcado pela esperança da chegada de uma nova era para as pessoas, que haja mais igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, com alguns simbolismos presente em todas, como a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas.
O dia do Espírito Santo tem origem nas celebrações ocorridas em Portugal, desde o século XIV, quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com grandes banquetes coletivos, com o objetivo de distribuir comida e esmolas aos pobres.
Antecipando....
Sábado, dia 1º de Junho, comemora-se:

Dia Mundial do Leite ou "World Milk Day"
Em 2001, a FAO (Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas, para agricultura e alimentação) propôs a criação de um dia onde todos os aspectos do leite fossem celebrados. A escolha foi pelo dia 1º de junho. Desde então o Dia Mundial do Leite vem sendo celebrado em diversos países. Comemorar este dia é de fundamental importância para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo deste alimento natural pode proporcionar.  O leite é um alimento rico. Além de ser a melhor fonte de cálcio, o cálcio encontrado especificamente no leite é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos.  O leite combinado com café, chocolate, mel, frutas pode transformar pequenas misturas em fonte de saúde e nutrição. 

Dia Mundial da Criança
O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, em celebração da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, a data efetiva de comemoração estabelecida em quase todo o mundo é 1º de junho, uma vez que maio homenageia Maria, mãe de Jesus. No dia 1º de junho, em 1945, na II Guerra Mundial, os Aliados bombardearam Osaka, a segunda cidade do Japão, arrasada com 6110 toneladas de explosivos lançados por bombardeios B-29, no mesmo ano em que a mesma cidade fora destruída, por idêntico ataque, três meses antes. E foi precisamente este conflito mundial que esteve na origem da celebração do Dia Mundial da Criança. Após esta guerra, com a Europa destruída, um grupo de países da Organização das Nações Unidas começa a reconstrução social e humanitária, com a criação de instituições como a Unicef, de proteção às crianças. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU a definição de um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Era a gênese do Dia Mundial da Criança, que começou a ser celebrado em 1950.  No Dia Mundial da Criança é tempo de refletir sobre os direitos das crianças, que continuam a passar fome, mesmo nos países desenvolvidos. A Unicef revelou que há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade, nos países ditos desenvolvidos.  E por isso o Dia Mundial da Criança deve ser celebrado, ainda que as repetidas celebrações do 1º de junho não tenham conduzido ainda ao cumprimento de todos os princípios da Declaração Universal.

Dia Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais
Comemorado no Brasil, conforme Portaria nº 183, de 06 de junho de 1984, emitida pelo Ministério Brasileiro da Agricultura. Iniciando a comemoração da Semana do Meio Ambiente, de 1º a 07 de junho, lembrando que dia 05 próximo comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Dia Nacional da Imprensa
O Dia Nacional da Imprensa no Brasil ainda confunde a cabeça de muita gente. Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, quando começou a circular no país o jornal A Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, sob a proteção do governo de D. João VI, publicação com um forte viés oficial.  Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense, jornal editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes d’A Gazeta com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.  A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa Brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com esta mesma população.
Antecipando....
Domingo, dia 02 de Junho, comemora-se:
.....................................................
“Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.”
(Chico Xavier)
Fontes:




















NÃO


SAIA


SEM         


COMENTAR!











































segunda-feira, 20 de maio de 2013

Voe com a alma....

“Se teu sonho for maior que você, alonga tuas asas, esgarça os teus medos, amplie assim o seu mundo... e parte em busca dele! Você tem alma e asas... alcance o universo... almeje o infinito.
Transpasse as barreiras da realidade e siga seu coração.
Voe alto! Voe longe! Voe livre!”
(autoria desconhecida)
Recomeço....
Olá meus queridos e queridas! Espero que o fim de semana de todos tenha sido agradável....
Sabe aqueles dias em que a gente acorda nostálgico, triste, sem vontade de sair da cama?... Pois é... Acordei assim... Aliás, estou passando por uma fase de recomeço em minha vida e não está sendo nada fácil, garanto a vocês... E não apenas pelo falecimento de minha mãe, muitas outras coisas aconteceram em minha vida, em um espaço de tempo muito curto entre elas, que balançaram meu equilíbrio, e agora estou tentando me reajustar.... E esta instabilidade emocional, que espero que não dure muito, me impede muitas vezes até de escrever.... Acredito que cada pessoa tenha um tempo diferente para superar suas perdas e mudanças.... Mas com certeza este tempo chega para todos! Como eu sempre digo aqui no Blog, um dia nunca é igual ao outro, e os nossos sonhos apenas se tornam impossíveis se não os desejarmos de todo coração, com a alma.... Acreditando com fé, não há nada impossível.... E é na fé e na esperança que estou entregando minha tristeza.... Esperando por dias melhores....  Peço perdão a todos, pois a semana que passou não visitei nenhum blog, não respondi comentários... Na terça-freira, dia 14/05, criei meu Face.... No mesmo dia surgiram muitas solicitações de amizade.... Daí peço desculpas a todas as pessoas que solicitaram e as quais ainda não respondi.... Devido a isso, fui suspensa em pedidos e solicitações por 07 (sete) dias... kkkkk. Creio que tudo se normalize a partir de 3ªF, dia 21/05. Bem, gente amada, desejo a todos uma semana abençoada, que Deus-Pai, em sua infinita, misericórdia e amor, guie nossos passos na estrada desta vida, para que possamos fazer nossas escolhas com sabedoria, para não nos arrependermos depois.... Trabalho, paz, união e amor! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora
(Elaine Averbuch)
Blog Novo/Veterano
Agora com novas regras!
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique no selo e saiba como!...

Leia, é importante!
Gente linda! A Agenda do Blog Novo/Veterano encontra-se vazia... Como sugere o próprio nome, Novos e Veteranos, são todos bem-vindos!
Se inscrevam através dos comentários deixados aqui no blog, e exponham seus blogs durante toda a semana. Leiam as Regras do Blog Novo/Veterano, clicando no selo, inscrevam-se e sejam bem-vindo(a)s!
Datas
2ªF, dia 20 de Maio, comemora-se:

Dia da Ascensão do Senhor
A Ascensão é um momento mais do único mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e expressa sobretudo a dimensão de exaltação e glorificação da natureza humana de Jesus como contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.
Para o consenso da maioria dos cristãos, a doutrina da Ascensão afirma que o corpo de Jesus, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, na presença dos apóstolos, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai, não só em espírito, mas também em sua pessoa humana.
A documentação histórica é narrada nos evangelhos de Marcos (16:19) e Lucas (24:50-51), no livro dos Atos dos apóstolos (1:9-11) e na carta de Paulo aos Efésios (4:7-13).

Dia Mundial da Comunicação Social
Hoje, 20 de maio de 2013, celebramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema proposto e comentado pelo Papa Bento XVI: Silêncio e palavra: caminho de evangelização. Este é o único dia que o Concílio Vaticano II criou quando aprovou o seu primeiro decreto: Inter mirifica. Esse evento, que teve início há cinquenta anos, teve a visão profética de tratar sobre o tema da comunicação.

Dia do Comissário de Menores
Hoje, 20 de maio, comemora-se o Dia do Comissário de Menores ou da Infância e da Juventude, para atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Comissariado da Infância e Juventude é um serviço essencial de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, cabendo-lhe a fiscalização das normas de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, contidas na legislação e Portarias do Juízo, sendo composto por Comissários efetivos e voluntários.
Antecipando....
3ªF, dia 21 de Maio, comemora-se:

Dia Da Língua Nacional
A língua nacional que se fala em um determinado país também seu dia para comemorar. No Brasil, a data da Língua Portuguesa é lembrada em 21 de maio.  A importância do conhecimento da língua vem principalmente por se tratar de um sistema constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, para uso como principal meio de comunicação e de expressão entre os povos.
A língua portuguesa é uma das cinco línguas mais faladas no mundo. É língua nacional de Portugal (incluindo Açores e Madeira) e do Brasil, a língua oficial de vários países africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), onde convive com múltiplas línguas nacionais, e ainda sobrevive na Ásia (Macau e Goa) e na Oceania (Timor) como língua de grupos minoritários.
Nascida da evolução do latim vulgar, a língua portuguesa chegou ao Brasil ainda no século XVI, apresentando traços arcaicos da linguagem popular da metrópole. No entanto, com o fluxo crescente de imigrantes, a língua no Brasil se modernizou paralelamente à de Portugal. E, assim, nasceu a ideia de se fazer uma reforma ortográfica (que já não é mais única). O principal objetivo dessas reformas foi justamente unificar a língua portuguesa nos oito países que escrevem nesse idioma.

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
(World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development)
Após a adoção da Declaração Universal da UNESCO em Diversidade Cultural, em novembro de 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (Resolução 57/249). Esta data nos oferece a oportunidade para nos aprofundarmos na compreensão dos valores da Diversidade Cultural e para aprendermos a viver juntos.
Antecipando....
4ªF, dia 22 de Maio, comemora-se:

Dia do Abraço
Para dar um abraço, basta abrir os braços, formar um laço e encher-se de afeto. Abraço é conforto e proteção, saudade e união, amizade e paixão.
Comemorado no Brasil desde 2004, a partir da idéia do australiano conhecido pelo pseudônimo Juan Mann, de Sydney, Austrália, com muita gente que sai pelas ruas a distribuir abraços e mais abraços gratuitos a todas as pessoas que vão encontrando, rsrsrs!

Dia do Apicultor
Comemorado e oficializado no estado brasileiro de Santa Catarina, pela Lei nº 4.018, de 18 de agosto de 1967, data escolhida por ser dia de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores, no dia 22 de maio é comemorado no Brasil o Dia do Apicultor. 
O Apicultor é quem cria abelhas melíferas (produtoras de mel). Essa prática remonta o ano de 2.400 a.C., no antigo Egito. A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais antigo de que se tem notícia. O mel é hoje responsável por uma cadeia produtiva diversificada que envolve todo país. Com mais de 350 mil apicultores, além de 450 mil ocupações no campo e 16 mil empregos diretos no setor industrial, a apicultura vem crescendo dentro e fora do Brasil.

Dia Internacional da Diversidade Biológica
A Biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas. Após ter sido criado em 1993, pelo Segundo Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Biodiversidade foi inicialmente celebrado em 29 de dezembro, assinalando a data na qual a Convenção para a Diversidade Biológica entrou em vigor. Do ano 2000 até agora a data passou a celebrar-se no dia 22 de maio, coincidindo com o aniversário da adoção da Convenção, que decorreu em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. 

Dia da Aviação de Patrulha
Em 22 de maio de 1942, um avião B-25, recém recebido dos EUA e que estava sendo empregado na adaptação de tripulantes da FAB, efetuou ataque ao submarino italiano Barbarigo, que havia torpedeado o navio mercante brasileiro Comandante Lira próximo ao Atol das Rocas. Esta data passou a ser comemorada oficialmente como o Dia da Aviação de Patrulha.
Antecipando....
5ªF, dia 23 de Maio, comemora-se:

Dia da Juventude Constitucionalista
O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Nesta data, no ano de 1932, quatro estudantes paulistas foram mortos num confronto com a polícia.
Martins (Mário Martins de Almeida), Miragaia (Euclides Miragaia), Dráusio (Dráusio Marcondes de Sousa) e Camargo (Antônio Camargo de Andrade) se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas.
A morte dos quatro estudantes foi o estopim de uma revolta paulista contra o governo e a favor de uma constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo que eclode no dia 9 de julho e passa para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 32.  A revolução de 32 foi uma espécie de revide dos grupos que foram derrotados pela Revolução de 30. Estes grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país. Porém, almejavam recuperar o poder que perderam com a vitória política de Vargas.
O movimento MMDC mobilizou cerca de 100 mil homens, sendo a maioria representante da classe média. Organizaram-se em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no Vale do Paraíba. Os paulistas aguardaram o apoio de outros estados, o que não aconteceu. No dia 3 de outubro as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais. Em São Paulo foi construído um monumento em homenagem aos estudantes. Trata-se do Obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Ele pode ser avistado da Avenida 23 de Maio que recebera este nome como parte da homenagem aos heróis de 32.  O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela constituição, por isso, nele se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Ele recorda a participação dos jovens no movimento e os quatro estudantes, vitimados pelos repressores. Em 09 de julho, MMDC são especialmente honrados, no Dia do Soldado Constitucionalista, festa que ocorre só no estado de São Paulo.
Antecipando....
6ªF, dia 24 de Maio, comemora-se:

Dia Nacional do Café
Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data especial para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café (14 de abril é o Dia Internacional), estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Café – ABIC.
A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por toda a cadeia produtiva e pela pesquisa.
Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Dados da Organização Internacional do Café (OIC), mostram que na safra de 2011 o Brasil respondeu por 32% das exportações de café em grão no mundo. No mesmo ano, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro.  No mundo, é também a segunda bebida mais consumida, perdendo somente para a água. Além do tradicional café coado ou filtrado, há também o pingado, cortado, latte, expresso ou cappuccino, além das combinações geladas da bebida. As variações em aroma, sabor e qualidade fez com que o café brasileiro conquistasse cada vez mais consumidores.


Dia Nacional do Cigano e de Santa Sara Kali
O Dia Nacional do Cigano foi comemorado pela primeira vez na história do Brasil, no dia 24 de maio. 
A data foi instituída em 2006 por meio de decreto do presidente Lula, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. 
Também comemorado em louvor a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos ou Romanis, que é festejada em data do calendário cigano, equivalente ao dia 24 de maio do calendário gregoriano.

Dia do Telegrafista e do Datilógrafo (atual digitador)
Para marcar a data da instalação da 1ª linha de telégrafo do mundo, ligando Baltimore a Washington, nos EUA e o envio da 1ª mensagem telegráfica através de Código Morse (combinação de sinais curtos e longos para formar letras e palavras), a partir do Capitólio norte-americano, pelo inventor estadunidense, Samuel Morse, ocorrida em 24 de maio de 1844, afinal o Telex (versão moderna do Telégrafo), não passava também de uma máquina de escrever.

Dia do Vestibulando
O vestibular é uma etapa marcante na vida dos estudantes. Para homenagear esta trajetória que milhares de jovens brasileiros percorrem por meses e até anos, é que se comemora, no dia 24 de maio, o Dia do Vestibulando.  Escolher a profissão, em geral, não é tarefa fácil. Além das dúvidas, ainda existe a pressão da concorrência nos vestibulares. O vestibulando deve prestar bastante atenção nas suas habilidades e gostos, além de pesquisar sobre o mercado de trabalho e atividades que o profissional da área desenvolve.

Dia da Arma de Infantaria
Comemorado no Exército Brasileiro para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e herói da Guerra da Tríplice Aliança, Antônio de Sampaio, em 24 de maio de 1810, falecido na Batalha do Tuiuti (06/07/1866), sendo aclamado Patrono da Arma de Infantaria do nosso Exército pelo então Presidente brasileiro Getúlio Dornelles Vargas. Foi também Brigadeiro do Império e Comendador da Ordem da Rosa.
Por se destacar como bravo líder de combate, instrutor e disciplinador da Infantaria, deu origem ao Dia da Infantaria.

Dia Nacional do Calcário Agrícola
Comemorado no Brasil,  e instituída pelo PL nº 3593/08, conforme Lei nº 12.389, de 03 de março de 2011, com o objetivo de conscientizar o produtor rural brasileiro sobre a importância da calagem (técnica para corrigir a acidez do solo) na agricultura.

Dia do Detento
Um assunto muito polêmico, mas não podemos fechar os olhos. Esta data merece uma reflexão sobre todo o sistema judiciário e o Direito Penal. O que vem a ser justiça e quem ela beneficia? Porque existem tantos recursos como auxílio reclusão, livramento condicional, saídas temporárias? E a impunidade? Fala-se muito de ressocialização e reeducação construindo mais e mais presídios dentro de um sistema prisional falido e arcaico. Não seria melhor construir escolas?...  Apesar de terem cometido crimes, não podemos simplesmente juntar estes criminosos, jogarmos numa cela e acionarmos uma bomba. É bem verdade que muitos mereciam este fim, apenas pela crueldade dos crimes que cometeram, mas não é assim que conseguiremos mudar o mundo e não cabe a nós o julgamento e a sentença, pra isso existe a justiça dos homens, muitas vezes falha é verdade, mas principalmente a justiça Divina. Pode tardar, mas não falha. Afinal, pra toda ação existe uma reação. Tudo que se planta, colhe. Contudo, uma certeza assustadora todos nós temos, o poder paralelo está cada dia mais forte e perigoso, enquanto que o cidadão de bem, trabalhador, está trancado dentro de sua residência, atrás de grades e cadeados, com medo de sair as ruas.
Antecipando....
Sábado, dia 25 de Maio, comemora-se:

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas ou International Missing Children’s Day
Comemoração que começou a ser celebrada em 1983 como Dia das Crianças Desaparecidas ou Missing Children’s Day nos EUA e que está relacionada com o rapto-desaparecimento do garoto norte-americano Etan Patz que, aos 6 anos de idade, desapareceu para sempre em 25 de maio de 1979, sendo declarado morto em 2001, quando foi, pela 1ª vez, desacompanhado de um adulto, a pé para a escola, na cidade americana de Manhattan, Nova York, convertendo-se no 1º caso de desaparecimento infantil com grande repercussão na mídia norte-americana e no 1º rosto de criança desaparecida a ser estampado nas embalagens de leite, entre outros produtos, procedimento hoje bastante comum nos EUA e outras partes do mundo, seguido de muitos outros casos de desaparecimento de crianças norte-americanas, cuja celebração vem ganhando adeptos ao redor do mundo, sendo inclusive oficializada no Distrito Federal Brasileiro, pela Lei nº 4.335, de 10 de outubro de 2009.

Dia da Indústria
Comemorado no Brasil, conforme Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958, para marcar a data da morte do empresário, engenheiro, historiador e político brasileiro, Roberto Cochrane Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948, e que foi membro da Academia Brasileira de Letras e Presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) do Brasil.

Dia Mundial da Tireóide ou World Thyroid Day
Comemoração promovida pela Federação Internacional da Tireóide ou Thyroid Federation International, com ações de conscientização e esclarecimento, voltadas para o público leigo no Brasil, no sentido de orientar a população, com palestras e distribuição de panfletos, sob a coordenação da SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo.

Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte
Comemorado no Brasil, conforme Lei nº 12.325, de 15 de setembro de 2010, instituído a partir da informação do IPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, segundo a qual, a cada ano, o brasileiro trabalha em média 145 dias, de 1º de janeiro a 25 de maio, somente para pagar impostos municipais, estaduais e federais, com o fim de conscientizar a população sobre os impostos embutidos em todos os produtos vendidos no Brasil.

Dia da África
Instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, para marcar a data da fundação da Organização da Unidade Africana, que foi constituída em 25 de maio de 1963, durante um encontro com 32 líderes de estados africanos independentes, ocorrido na capital etíope, Adis Abeba.

Dia do(a) Massagista
A profissão de massagista é de nível profissionalizante e é regulamentada pelo Decreto Lei nº 3.968 de 1961. O massagista pode possuir gabinete com nome próprio, desde que tenha a habilitação legal e a administração do tratamento, que somente será feita mediante prescrição médica.  O desconhecimento da opinião pública desse tipo de trabalho e o descrédito por parte de colegas de outras áreas da saúde, são as primeiras dificuldades encontradas por esses profissionais. A outra, talvez a maior, é a diferença entre o massagista e o fisioterapeuta.  Enquanto o fisioterapeuta tem competência para realizar tratamento ativo e passivo, e o pratica em hospitais, clínicas, clubes e privadamente, o massagista é qualificado somente para realizar tratamento passivo.

Dia do Trabalhador Rural
Comemorado no Brasil conforme Lei nº 4.338, de 1º de maio de 1964, para marcar a data da morte do político brasileiro, Fernando Ferrari, que faleceu em 25 de maio de 1963 e que é considerado um grande defensor dos trabalhadores rurais do Brasil, enquanto um dos responsáveis pela aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural, no Congresso Nacional Brasileiro.

Dia da Costureira
Comemorado no Brasil, de acordo com a cultura popular e oficializado no estado brasileiro de Goiás pela Lei nº 17.302, de 04 de maio de 2011.

Dia Mundial do Tarô ou World Tarot Day
Comemoração criada em 2003 pela especialista norte-americana de Tarô e fundadora da Igreja do Tarô, Den Elder, com o lema para essa 1ª celebração: a luz que você procura pode ser encontrada em seu próprio brilho.

Dia da Toalha ou Towel Day
O Dia da Toalha é um dia escolhido para homenagear o autor da série de TV O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, que considerava a toalha como um acessório indispensável a todo bom mochileiro intergalático que se preze.  Era para ser um dia de luto, mas isso deixaria todos demasiadamente tristes e ninguém trabalharia bem.  A comemoração vem sendo feita todos os anos desde 2004.
Antecipando....
Domingo, dia 26 de Maio, comemora-se:

 Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma foi instituído através da Lei nº 10.456/2002, a fim de promover a conscientização sobre o Glaucoma e divulgar seus principais fatores de risco. A Lei que criou a data de 26 de maio foi apoiada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e da Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG).
O Glaucoma é a principal causa de cegueira no Brasil e no mundo. Trata-se de uma doença crônica grave que causa danos irreversíveis ao nervo óptico e reduz o campo visual. Atinge cerca de 2% da população mundial acima dos 40 anos. Nas pessoas que possuem histórico familiar, as chances do Glaucoma aumentam para 10%.
 Esta doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que, quando elevada a níveis muito altos, as células nervosas se comprimem, danificando-as e podendo causar a morte das mesmas e sem tratamento adequado pode causar a cegueira.
 “Não se preocupe, não tenha pressa. O que é seu encontrará um caminho para chegar até você. Deus não demora, Ele capricha!” 
(Caio Fernando Abreu)
Fontes:









NÃO


SAIA


SEM         


COMENTAR!