By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 26 de março de 2012

Outono.... Aniversário e....Chocolate....


“Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa com pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.”
(Clarice Lispector)
Aniversário de Porto Alegre
240 anos da Capital Gaúcha
Parabéns!
Porto Alegre de meus encantos!
À beira do Guaíba e em meu coração!
A fundação oficial da cidade de Porto Alegre data de 26 de março de 1772. Porto Alegre é situada como a capital mais meridional do Brasil (Latitude S – 30º/Longitude VV – Grenwich 51º).
Porto Alegre foi delineada por diferentes formações culturais que mostram a pluralidade e heterogeneidade étnica, cultural e social. As crenças, as lendas, os hábitos, os costumes e as tecnologias dessas diferentes etnias e culturas, açorianos, africanos, italianos e alemães, entre outros, formam o mosaico cultural que identifica e apresenta a Porto Alegre do século XXI.
Quem circula pelas ruas de Porto Alegre encanta-se com a beleza de sua vegetação, seus morros e lago; deleita-se com a imponência de seus prédios históricos, guardiões de memórias, e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vém acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural, atributos da estética dos grandes centros urbanos.
Possui espaços de planície mas está circundada por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72km.
Está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.
Circular por Porto Alegre é ímpar! Não é muito fácil definir esta mescla de sentimentos que a capital gaúcha proporciona!
Porto Alegre, na verdade é indescritível em sua diversidade e possibilidades. Porto Alegre só sugere uma coisa: conhecê-la!
Porto Alegre, Capital do Estado do Rio grande do Sul, lugar de gente trabalhadora, que ama seu povo e seu chão, suas tradições, sua cultura, seu churrasco e seu chimarrão! Lugar de gente famosa, cidade do grande poeta Mário Quintana, que hoje possui uma Casa de Cultura em sua homenagem, do pai da dor-de-cotovelo, Lupicínio Rodrigues.
Quem vem a Porto Alegre não pode deixar de conhecer o Parque Moinhos de Vento, conhecido por Parcão, situado numa das áreas nobres de Porto Alegre, tem lago, minicascata, réplica de um moinho de vento e pista para caminhadas. E ao redor há bares, cinemas, lojas e academias, o que faz do lugar um ponto de encontro dia e noite.
O centro da cidade possui três importantes núcleos histórico-culturais: No da Praça da Alfândega estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Clube do Comércio, etc.
No núcleo da Praça da Matriz  estão a Catedral Metropolitana (possui uma das maiores cúpulas do mundo), o Monumento a Júlio de Castilhos, a Biblioteca Pública, a Sede do Governo Estadual e a Assembléia Legislativa, entre outros.
No terceiro núcleo, das Praças XV e Montevidéo, estão o Largo Glênio Peres, o charmoso Chalé da Praça XV, a Fonte Talavera de La Reina, a Prefeitura e o Mercado Público Municipal.
Na zona sul da cidade, situa-se o Parque Marinha do Brasil, e quase unido a ele, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, um complexo turístico junto ao Rio Guaíba, perfeito para apreciar o pôr-do-sol.
Nasci em Porto Alegre e sinto muito orgulho em ser gaúcha! Saúdo e homenageio minha terra querida, berço dos pampas, do churrasco e do chimarrão, de prenda bonita e peão macho, que leva no peito  o orgulho de seu rincão!
Ser Gaúcho é ......
.....Saber que nossa Pátria é o Pampa e não a Praia com Coqueiros;
.....Saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;
.....Saber que nosso valor é a lisura e não a malandragem;
.....É ser simples de modos, mas reto de caráter;
.....É ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;
.....É ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;
.....É ser um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a proclamar a igualdade;
.....É ser um batalhador, que não desiste nunca;
.....É um rebelde que nunca aceita ser dominado;
.....É um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil;
.....É ter orgulho de suas tradições;
.....Não porque aprende no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles.
.....Por isso eu tenho orgulho de ser chamado(a) de GAÚCHO(A)!

Para encerrar, uma das mais bonitas homenagens feitas à Porto Alegre; a música Porto Alegre é demais, de Isabela Fogaça:

 Porto Alegre é demais!
  Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias etc... e tal
  
Nas manhãs de domingo
Esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
Num alto astral

Porto Alegre me faz
Tão sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir

Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio

Porto Alegre me faz
Tão sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre é demais!

Abaixo o vídeo, para que vocês possam sentir a beleza desta música!
Selo!!! 
Gente linda! Ganhei este selinho mimoso de uma amiga querida, Rose Assis, que possui um Blog muito interessante, o Massoterapia e Estética, http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/ ,comemorando a conquista de 100 amigos seguidores!!!  Dicas, conselhos, saúde, beleza, enfim assuntos que fazem parte de nosso cotidiano! Vamos conhecer? Vamos dar um pulinho neste recanto de saúde e beleza? Simbora!
Blog Novo 
Abrindo o “Blog Novo” desta semana, com uma amiga querida, Manuela Barroso, do Blog ReflexõesFloridas,
que convido todos a conhecerem! Viajar por entre a magia de sua palavras encantadas! Vamos lá conhecer?

O Outro blog de hoje é o Blog Presentes Love Ga,
http://presenteslovega.blogspot.com.br/ da querida amiga Graça, um blog alegre, colorido, de compra e venda, de presentes! Vamos lá? Conhecer e prestigiar?
“Blogueiros que pensam”! 
O novo blog de Patrícia Galis
A Solidariedade continua, gente! Vamos ajudar pra que ela possa logo celebrar o primeiro aniversário, de 100 amigos seguidores? Divulguem, afinal, poderia ter acontecido com qualquer um.... “Somos todos anjos de uma asa só.... somente voaremos se nos abraçarmos uns aos outros.”
Apesar deste ato maldoso, cometido por alguém que possui pequenez de espírito, pois precisou roubar, por não ser capaz de construir algo por si só.... Merece toda nossa compaixão, pois sua vida deve ser muito solitária! Afinal, precisou roubar para alimentar a ilusão de que possui companhia, esquecendo-se da maior companhia de
todas que é a presença de Nosso Pai Maior, que NUNCA nos abandona! Gente, o Blogueiros que pensam já está a todo vapor! Já fui até lá conhecer e já me tornei seguidora e convido a todos vocês que façam o mesmo e prestigiem esta amiga querida, que sempre demonstrou respeito e solidariedade para com todos! Vamos prestigiar e valorizar o que é bom, meus amigos! Vamos lá? Este é o link de seu novo Blog, http://www.blogueirosquepensam.blogspot.com.br/   
Simbora gente! Pois temos fé e sabemos que “Deus existe”!
Datas
Ontem, 25 de março, comemorou-se:

Dia da Primeira Constituição Brasileira
A Constituição do Império do Brasil, de 1824, foi a primeira Constituição Brasileira. Foi encomendada pelo Imperador D. Pedro I, proclamador da Independência do Brasil, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e fundador do Império do Brasil. A Primeira Carta Constitucional do Brasil foi outorgada.
Hoje,26 de março, comemora-se também, além do aniversário da Capital Gaúcha, o dia mais doce do ano, rsrsrs.....

Dia do Cacau e do Chocolate
Sabe aquele chocolate delicioso, que todos nós adoramos? Pois é.... É feito com cacau, o fruto do Cacaueiro. Que tem sua origem na América Central e no Brasil. O chocolate é feito através da moagem das amêndoas de cacau secas e moídas em processo industrial ou caseiro.
O Cacau encontra sua origem contada por povos pré-colombianos. Conta-se que o Deus Asteca do Ventos Gelados e da Lua Prateada, Quetzalcóatl, ofereceu como presente aos seres humanos as sementes de um fruto mágico, que repunha as energias, aliviando o cansaço. Quetzalcóatl foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o Cacaueiro.
Da amarga bebida dos astecas ao saboroso chocolate tão apreciado atualmente, o cacau teve uma trajetória bem peculiar. O gosto amargo não agradou muito aos europeus, que foram acrescentando, aos poucos, açúcar, especiarias e outros condimentos. Daí em diante, como bebida quente, conquistou as cortes européias e se tornou privilégio das elites.
Theobroma Cacao, que em grego significa alimento dos Deuses, é o nome científico do cacaueiro, espécie nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco, depois ultrapassou os Andes, atingindo Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central, México e também o Brasil, ao longo do rio Amazonas.
Em 1746, o Cacaueiro foi introduzido na Bahia, pelo colono francês Luis Frederico Warneaux, que trouxe as sementes do Pará.
Hoje em dia, a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, atendendo o mercado interno e externo.
 “O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.” (Clarice Lispector)
Iniciando a semana com o ânimo forte de quem tem fé e acredita no futuro de um mundo melhor para todos! Uma segunda-feira iluminada e repleta de bênçãos e oportunidades! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:











  











30 comentários:

Mi disse...

que maravilha elaine hoje ser o dia do chocolate!
porto alegre realmente e linda, tenho vontade de conhecer!
ótima semana, beijinhos

morena disse...

Bom começo de semana querida Elaine, pode ser doce como chocolate!
Um abraço.
Morena

Sónia M. disse...

Olá Elaine!
Fiquei com uma vontade enorme de conhecer Porto Alegre que descreveu de uma maneira tão bonita.
Bom inicio de semana com muita paz e luz no seu coração.
Um grande abraço
Sónia

Elisabete disse...

Nós aqui entrámos na primavera. Para responder a sua pergunta cerca da minha coleção, comecei há uns anos atrás quando uma prima minha me ofereceu um dedal após uma viagem. Gostei e comecei a comprar também. São peças pequenas que me lembram muita coisa. Boa semana!

usuario disse...

Hola Elaine, que bonito pais tienes y que bonito sitio Porto Alegre. Nunca he estado en Brasil y es uno de los paises a los que algun dia si Dios quiere ire....
Felicidades por tan bonito sitio y tienes un blog precioso, sobre todo por la dedicacion hacia los demas blogs.
Un beso muy grande de esta españolita.
Belen.

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Um semana carregada de bençaos para vc...que a luz do sol tome conta da sua vida
bjs
juliana

chica disse...

Linda homenagem à Poa e sempre lindo aqui!!beijos,ótima semana!chica

Tabuleiro Chic disse...

Adoramos chocolate, este é um belo dia viu!!!Parabéns a Porto Alegre, esta cidade é belissima!!!Beijinhos do TC!!!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Uma belíssima e merecida homenagem a esta cidade tão bela.
Sempre muito bom estar aqui aprendendo mais um pouquinho.
Uma excelente semana para ti com muita energia positiva.
abração com carinho

sonia tolfo disse...

Porto Alegre é DIMAIS!!!!
Bela homenagem!

Sol disse...

belíssima homenagem a porto alegre..
uma excelente semana pra vc minha querida..

bjs.Sol

Carolina disse...

Parabens minha querida gaucha de Porto Alegre! Comere muito chocolate hoje para comemorar o dia de sua bela cidade. Beijos.

Mariana Penna disse...

Ta aí uma coisa que ainda quero experimentar: Chimarrão. Espero que eu possa fazer isso no friozinho de Porto Alegre.

Um beijo de chocolate pra vc Eli. Boa semana!!

SONINHA disse...

Elaine, minha amada!!
Quero celebrar meus 100 amigos!!E pra isso preciso de sua ajuda novamente!Estou quase nos 80 seguidores!!E qdo chegar nos 100, gostaria de receber selos,e muito mais...!!!!rs!!!!Será festa!!!!
Com pouco mais de seis meses de blog!
Amoooo isso aqui!!
2° feira super abençoada pra ti,amada!!Bjs no core!
Soninha!

Nós, Os Cachorros disse...

Olá Elaine!!!!
Post maravilhoso como sempre!!!
Tantas informações que agente ate de perde rs
Sempre tive vontade de conhecer Porto Alegre.
Sempre ouvi falar muito bem desta cidade!!!
Parabéns!!!!

Hum.... Chocolate!!!!
Apesar de ter que manerar nesta delicia, nunca deixarei de gostar!!!!
Os daqui do Japão são menos doces, do jeito que gosto rs

Assim que puder quero conhecer esses blogs, parecem de pessoas ótimas.

Beijos.

Anônimo disse...

Hallo Elaine,

Wat een prachtig geschiedenisverhaal over Porto Alegre. Met plezier gelezen. En wat een mooie stad!
Ook gefeliciteerd met je Award!

Lieve groet,
Gerry

Balloon Festa Infantil e Artesanato disse...

Moro um tant~´ao distante de Porto Alegre mais quem sabe um dia não vou por essas bandas é lindo de mais.
Beijokas!

Socorro Melo disse...

Elaine,

Achei maravilhosa a homenagem a Porto Alegre, e me deu uma vontade danada de conhecer. Já passei aí duas vezes, mas, a caminho de Gramado e de Bento Gonçalves, um dia eu chego lá, rsrs.
Parabéns a Porto Alegre, e a todos os gaúchos e gaúchas, que fazem essa terra tão bonita e tão querida.

Amiga, agradeço mais uma vez pela gentileza de fazer e de me presentear com o selinho, que eu adorei. Já postei, viu!

Um grande abraço
Paz e bem!

Socorro Melo

Eu...Suzana disse...

Porto Alegre, a minha e a tua cidade, mesmo morando ao lado, é tua também. Parabéns para nós por termos esta bela cidade aos nossos pés. Muito bonito o que escrevestes, sempre é bom relembrar coisas assim que fazem parte de nosso dia a dia e tradição. Beijos minha querida amiga, Suzana.

Unknown disse...

Só tenho que felicita-la pelas belas postagens,parabéns a Porto Alegre
aos Blog seguidores,e a todos que te segue com muito carinho
tenha uma bela tarde bjusss Rita!!

Célia disse...

PARABÉNS Porto Alegre e à você, Elaine por tão bela homenagem!
Bj. Célia.

Nice Bacchini disse...

É uma cidade que ainda não conheço,mas pretendo.... parabés Porto Alegre.. Bjss

Anônimo disse...

Olha, que legal, adoro chocolate! Acho que hoje vou comemorar comendo uma barra, hahaha (olha o pretexto). Eliane, gosto muito da maneira como fala sobre datas comemorativas, sempre completa. Um abraço, boa semana!

Patrizia Dias disse...

O povo gaucho é muito hospitaleiro, nunca comi tanto como quando viajei para lá, parabéns.
Um lindo post, vou ver os blogs que ainda não sigo.

Faniquito disse...

Ehhh parabéns Porto Alegre...belo povo e cidade.

Tenho andado muito ocupada e meu tempo esta escasso mas sempre que posso dou uma escapinha e venho ver os blogs amigos.


Beijinhos

Ana

Anônimo disse...

Viva Porto Alegre che...barbaridade.. rs

Amoo chocolate, ai que delicia...
Vou conferir os blogs com certeza.

Casa da Rê etc e tal disse...

Olá, Elaine, tudo bem? passei aqui para te desejar uma ótima semana
bjs
Renata

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
É mesmo...tu és gaúcha...azul ou vermelho... tchê..barbaridade!
Parabéns!
Chocolate, onde?
Vou visitar os blogs indicados!
Boa semana! Muita paz e luz!
Beijos

H. Thiesen disse...

OI Elaine!
Sinto saudade de PoA e este teu post me fez um bem danado. Nossa Porto Alegre é demais!
Vc sabia que em PoA está a rua mais bonita do mundo?
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/rua-mais-bonita-do-mundo-vira-ponto-turistico-em-porto-alegre.html
Tenho orgulho de ser gaúcha porto-alegrense!
BJOS
Lena

wanessinha disse...

oi seu blog e um encanto adorei e ja to seguindo...
gostei e por aqui fiquei rsrsrs
visite o meu cantinho se gostar fique a vontade pra seguir
xauzinho e boa noite bjss
http://segredosdeumamulherapaixonada.blogspot.com.br/