By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Humanamente Cibernético


“Se um dia tudo lhe parecer perdido, lembre-se que você nasceu sem nada, e tudo que conseguiu foi através de esforços, e os esforços nunca se perdem, somente dignificam as pessoas.”
(Charlie Chaplin)
Importante:
Gente, se vocês receberem um e-mail vindo pelo hotmail que, aparentemente tenha sido enviado por mim, com o título de “sem assunto”, oferecendo empréstimos, até mesmo pra mim foi enviado! Por favor, não abram! Deletem, pois deve se tratar de algum vírus, usando meu nome – Elaine Averbuch -  e enviando para meus contatos!
 Nós.... e a Máquina....
Dia desses, meus amigos queridos do coração, eu parecia uma vovó, rsrsrs.... reminiscências pra cá, divagações pra lá....Só faltou a tradicional cadeira de balanço, pra completar o quadro, kkkkk! Alguns de vocês devem lembrar de algumas brincadeiras da infância! Quem, por exemplo, nunca pulou amarelinha? Alguns conheciam esta brincadeira pelo nome de sapata! E brincar de roda, ciranda, então? De esconder, de pegar? Eu brinquei muito de boneca, de casinha.... Gente, falando assim, parece bobagem, mas tudo isso faz parte de um crescimento saudável, equilibrado. Correr, pular, entrar em contato com a natureza e com os animais!
Eu comecei a pensar nisso, pois tenho observado que a maioria das crianças de hoje já cresce com o controle do vídeo game nas mãos.... Mal ensaia as primeiras letras e já está na frente do computador! Não tenho nada contra o PC! Muito pelo contrário! Afinal, sem ele meu blog não existiria.... E eu não poderia estar aqui conversando com vocês.... O que me preocupa, de fato, é que muitos pais estão soltando as crianças na frente da máquina, felizes, pois enquanto os pequenos estiverem ali, estarão seguros e.... não estarão incomodando.... exigindo a atenção que merecem! E nós estaremos negando a eles a oportunidade de todo este aprendizado que nos transformou nos adultos que somos hoje.... A amizade virtual é algo fantástico e nós somos a prova disso! Mas nós somos adultos! E as crianças? Que tipo de adultos eles poderão se tornar daqui há alguns anos, crescendo e se desenvolvendo mais ciberneticamente? As brincadeiras da infância fazem parte integrante de um importante estágio evolutivo da criança, no qual ela se socializa, se humaniza, aprende, através de brincadeiras a conhecer o certo e o errado, desenvolve valores morais e éticos que a acompanharão pelo resto de sua vida. Ainda acredito que o aprendizado e a experiência adquiridos humanamente e da mesma forma transmitidos não podem de maneira alguma serem substituídos pela máquina! É preciso haver um contra-ponto! Vivemos a era da informática e precisamos dela em praticamente quase tudo em nossa vida! Mas ela não substitui o amor, o carinho, a atenção; o aprendizado rico e que tanto nos humaniza quando interagimos uns com os outros, o que transmitimos e o que recebemos! É preciso, desde cedo, aprender a amar e respeitar a vida e tudo que ela nos oferece! E dentro deste contexto colocar a máquina, não como primordial, mas como uma aliada em nosso aprendizado diário.
(Elaine Averbuch Neves)
Um carinho pra iniciar a semana…
A querida amiga Soninha, do Blog Espelho da Alma http://espelhodaalmasoninha3.blogspot.com.br/
Ofertou este mimo de selinho! É o Selo do Carinho! Daí... quem passar por aqui, vai receber este carinho.... Por favor, leve-o com você e distribua muito carinho por aí! Muito obrigada Soninha! Vamos lá visitar a Soninha, pessoal? Simbora!
 Mais carinho! Êbaaaa!
A querida amiga Patrícia Pinna, comemorou, no dia 28 de abril, o 1º aninho de vida de seu inspiradíssimo blog! O Redescobrindo a Alma  http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/ 
com este selo lindo! Feliz Níver Pat! Obrigada por nos ajudar a redescobrir a alma a cada postagem!
Quem ainda não foi até lá, ainda não é tarde, pessoal, antes se atrasar um pouquinho do que deixar passar.... E todos vocês sabem como é bom receber um carinho! Então? Vamos lá?
Mais um!
Gente, recebi este selinho lindinho de um blog de animais, Os Animais http://osanimais.com/ pedindo para ajudar a divulgá-los através da postagem e indicando-o para outros blogs, o que fiz durante meu tour costumeiro pelos blogs! Conheçam! É bem interessante!
Blog Novo
Esta semana iniciamos o  Blog Novo com uma amiga muito especial! Patrícia Galis, que muitos devem conhecer pelo exemplo de vida e perseverança com que ela nos presenteia através de suas palavras e atitudes! Merece todo nosso carinho e admiração, pois passou pela grande tristeza e desapontamento de ver seu blog Sei que Deus existe simplesmente desaparecer! Mas o milagre da vida acontece todos os dias e,  como a vida, ela recomeçou seu blog, contando com a ajuda de todos nós! E já está se encaminhando para os 300!
O seu novo blog é o Blogueiros que pensam, e o link é o que segue:
Vamos lá visitar e, quem ainda não conhece, conhecer um blog muito interessante?

O outro blog parceiro desta semana é o blog da amiga Suzana, o Blog Vivências.... http://sfborboleta.blogspot.com.br/
Um espaço aconchegante, onde você encontra poesia, música e um carinhoso abraço blogueiro.... Vamos lá conhecer, valorizar e seguir? Simbora, gente!
Datas
No dia de hoje, 30 de abril, comemora-se:

Dia Nacional Da Mulher
Lei nº 6.791-09/06/1980
No dia 30 de abril nasceu a fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Srª Jerônima Mesquita.
Mineira, de Leopoldina, nascida em 30 de abril de 1880. Estudou na Europa e, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar as situações contrárias às mulheres. Muito combativa, tornou-se feminista, assistencialista e sufragista, lutando por inúmeras causas. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972.
Como homenagem a esta extraordinária mulher,  foi escolhido o dia de seu nascimento como Dia Nacional da Mulher.
Graças a coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de tudo, essas aberturas ainda representam uma gota num oceano de injustiças e preconceitos!
Embora muito já tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, uma vez que os homens ainda detém a hegemonia em diversos setores sociais. As políticas públicas ainda devem muitas respostas a população feminina.

Homenageando todas as mulheres do nosso Brasil e, também endereçado a todos àqueles que, em pleno século XXI, ainda acham que as mulheres servem apenas para pilotar o fogão da cozinha e cuidar da casa, os versos que seguem:

Meu nome é Mulher!

Eu era a Eva 

Criada para a felicidade de Adão;
Mais tarde fui Maria

Dando à luz aquele
Que traria a salvação;
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade;
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade;
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade;
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha;
Sou Pai, Mãe, Arrimo de Família;
Sou Caminhoneira, Ourives, Taxista;
Piloto de avião, Presidente do Brasil, Policial Feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença,
Para atuar onde quiser,
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!! 
(Fátima Aparecida Santos de Souza – a Pérola Negra, policial militar do 30º BPM, de Mauá, São Paulo)

Dia do Ferroviário
Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a 1ª Linha Ferroviária do Brasil, o que fez com que a data se transformasse no Dia do Ferroviário, profissional que trabalha nas estradas de ferro. Apesar de atualmente não se dar o valor merecido ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na história, principalmente quando lembramos as locomotivas, tanto no transporte de passageiros quanto de cargas na construção do país. Uma marca histórica está em 1930, quando Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o Presidente Washington Luis e começar um novo período da história nacional.
“O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.”
(Clarice Lispector)
Viva um dia de cada vez! Tenha fé e esperança! Acredite em você! Um início de semana pleno de trabalho, paz e alegrias! E lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:






















31 comentários:

morena disse...

Desejo-lhe uma segunda-feira feliz.
Um beijo.
Morena

Katherynne Michelynne disse...

Oi querida, que tanto de selinhos vc ganhou heim....
Vim visitar seu cantinho e já estou seguindo.
Apareça mais vez lá no Alma Ruiva.
Bjus e boa semana!!!
almaruiva.blogspot.com

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que segunda preguiçosa!!! Desejo muitas alegrias para esta semana
bjs
juliana

VILMA ORZARI PIVA disse...

Elaine querida, concordo inteiramente com você quanto dispor dessa santa máquina (rs) como ferramenta para nossas crianças e não usá-la como primordial na educação dos nossos filhotes e netos!Brincar daquelas bincadeiras de antigamente é muito mais saudável!Beijos e feliz semana!

Valquíria Novaes disse...

Não acredito nisso, as pessoas são as mesmas, os brinquedos evoluem. Os pais continuam com as mesmas responsabilidades, mas como em todas as épocas, alguns as cumprem e outros as delegam para a sociedade.
Bjos!
amonailart.blogspot.com

SONINHA disse...

Primeirona!!
Amada, amiga!!!!!
Grata!!! Carinho gera carinho!!É o que vc está fazendo,miga!!Te adoroo!

Sensacional!
Toda essas tecnologias, são muito bem vindas,mas,as brincadeiras da infância, são essenciais pra um crescimento saudável,sem dúvida!!

Hoje "Dia Nacional da Mulher"?

Então, aqui vai meus parabéns à todas nós MULHERES!!!!!

Bjokas,Elaine!!
Ótimo dia pra ti,querida!!
Soninha!

Anne Lieri disse...

Elaine, de fato não podemos deixar as crianças á merce de babás eletronicas!A convivencia familiar é fundamental para não termos futuros robozinhos por aí!...rss...tb preciso colocar meus selinhos em dia!Adorei os seus mimos!bjs e boa semana!

Lunna disse...

Amada agradecida por lembrar de mim para mais um selinho.
Te desejo uma semana abençoada e quentinha.
Beijinhos de mirra.
Lua.

Anônimo disse...

Olá Elaine minha querida, acho que hoje as crianças estão tendo menos contato com a terra, com brinquedos artesanais, coisas simples mas que fazem a diferença.
Ótimo saber o que tbm tem de importante no meu dia: 30 de Abril.
Um feriado maravilhoso!
Grande beijo!
Lorena Viana

Sónia M. disse...

Passo hoje por aqui a deixar um abraço carinhoso, neste dia da mulher brasileira!

Tenha uma ótima semana!
Sónia

La Gata Coqueta disse...




Hoy estamos de celebración, La gata coqueta ha cumplido cuatro años de puertas abiertas a la calidez de la amistad y a la ética de los sentimientos.

¿Me acompañas?

El champagne para festejar,
En grado óptimo te espera
Y en sus burbujas, la sonrisa puedas reflejar

La tarta también la termino de recibir,
Para endulzar
El camino sin a la dieta cohibir

Las rosas de la floristería van entrando
De diferentes colores,
Para ir reinando, con aromas de coquetería

Y el piano al fondo ya está interpretando
“Amigos para siempre”
Quienes te darán la bienvenida brindando

¡¡CHIN CHIN!!

Y por sorpresa dos regalos;

*Un abrazo con mucho amor
*Y ¡Gracias por tu cariño!
Que te seducirán el corazón

Un dulce y tierno beso

María del Carmen


Verena disse...

Querida tia Elaine
Passamos para te desejar uma segunda beem coloridinha
Gostamos muito do que escreveu
O PC é muito importante mas não é tudo...
Criança deve brincar e correr ao ar livre.
Não sabiamaos que hoje é dia da Mulher
Parabéns para você!!!
Muitos lambeijos e ronrons com gostinho de jujubinha de
Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

Verena disse...

Querida tia Elaine
Passamos para te desejar uma segunda beem coloridinha
Gostamos muito do que escreveu
O PC é muito importante mas não é tudo...
Criança deve brincar e correr ao ar livre.
Não sabiamaos que hoje é dia da Mulher
Parabéns para você!!!
Muitos lambeijos e ronrons com gostinho de jujubinha de
Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

Mariana Penna disse...

Eli, um beijo e boa semana!!

Sônia Silva disse...

Olá Elaine, boa tarde,

Gostei do seu blog cheio de cores, belas frases, textos profundos, muitas estrelas e luz...

E a sabedoria, a coruja simboliza isso. "Ela não fala nada, mas presta uma atenção."

Bjos

Sônia Silva

Nice Bacchini disse...

Oi Elaine... lendo o seu texto recordei a minha infância. As crianças de hoje são prejudicadas nessa parte, pois antigamente podíamos andar nas ruas, brincar nas ruas com um pouco mais de segurança, mas hj.... não sei tenho um certo receio. Mas como vc disse no texto, até no mundo virtual está perigoso para nossas crianças...tenho penas delas... passando para deixar-lhe um beijo e agradecer seu carinho.. bjsss

Tunin disse...

Elaine, você está certíssima em suas considerações. Correr, pular, cair, chorar fazem parte do crescimento sadio da criança. Na infância, eu aproveitei muito, principalmente nas noites enluaradas quando nossos pais sentam na calçadas e a menina corria feliz brincando de cabra cega, esconde-esconde, amarelinha e outras mais. Íamos para cama cansadíssimos, mas satisfeitos. Muito boa a dissertação sobre o assunto.
O blog está cada vez mais lindo. A música da melhor qualidade.
Ah, quando você enviar e-mail, oculte os nomes em CCC. Fica mais difícil para os meliantes usarem.
Abração.

Eu...Suzana disse...

Querida Elaine, obrigada pela divulgação do meu blog neste seu espaço. Felicidades pelo Dia da Mulher. A minha opinião no que diz respeito às brincadeiras das crianças, eu subia em árvores, corria pela grama, jogava bola com a turma da rua, brincava na chuva e muitas outras coisas mais. As brincadeiras eram praticamente feitas na rua. Hoje, as crianças já nascem com um poder de evolução mental diferente do nosso tempo, talvez essa seja a diferença que há, o nosso mundo evoluiu e junto com ele nós humanos. Um grande beijo e boa semana!! Suzana.

Anônimo disse...

Elaine querida.
Sua sensibilidade é tocante. Falou com tanta propriedade sobre a importância do lúdico na infância que me comovi. É uma pena que a maioria dos pais não consigam perceber isso e deixam seus filhos aos cuidados das máquinas. O que teremos? Jovens e adultos totalmente desajustados no contexto sócio-educativo. Como educadora tento sempre fazer essa conscientização mas é uma dura batalha fazer com que as famílias consigam perceber o óbvio. Desistir...? Jamais! Escolhi ser educadora. É meu papel contribuir para a formação das crianças e jovens e isso inclui as famílias. Lindo texto, amiga! Belíssima abordagem. Parabéns!
Um excelente feriado.
Beijokas.
Gracita

ValeriaC disse...

Oi minha querida!
É preocupante mesmo, sabemos que estas crianças nasceram num tempo onde computador e videogame são o maior destaque, cabe aos pais, colocarem limites, equilibrar as atividades, para que se elas não brinquem as brincadeiras do nosso tempo, ao menos façam outras atividades, que tenham mais contato com a natureza, que elas não resumam suas vidas, seus mundos no virtual, mas que as expandam para o real.
Doce feriado e semana amiga, beijos
Valéria

Célia disse...

Oi, Elaine! Realmente, nossas crianças são plugados em máquinas que acionam outras máquinas, mas no entanto o relacionar-se, a criatividade para elas fica um tanto embotada. Sentimentalismos à parte, o que elas necessitam é simplesmente LIMITES. Pra tudo na vida o mesmo existe, então cabe aos pais voltarem-se para seus filhos humanamente, não como "babás eletrônicas" abastecendo-os tecnologicamente com coraçõezinhos vazios...
Bj. Célia.

Solange disse...

Elaine minha linda! Seu blog está fantásticoooooooo!!! Maravilhoso, eu viajo quando passo por aqui rsss.
Beijos da Sol...to indo lá na Soninha.

La Gata Coqueta disse...



Hola Elanie buenas noches; paso a darte las gracias por tu sensible amabilidad hacía esa "gata" que con embeleso mira a las estrellas para que su luz la siga iluminando mientras corretea por los tejados de la blogosfera...

Un abrazo que lleva en su interior todo el afecto que me has brindado cada día, desde que hemos tenido el gusto de conocernos y unir nuestros lazos de amistad!!

Hasta otro momento tan placido y agradable como el presente.

María del Carmen

(Termino de envíarte un correo y si no te llegase me lo haces saber.

Hasta mañana despertando con la aurora de la esperanza)

Jack disse...

otimoo feriadoo
bjusssss

Lapislazuli disse...

Hola amiga, al leer sobre los juegos recorde como jugamos de niños, al aire libre, siempre que el tiempo lo permitira,a la rayuela, a los indios jaja, andabamos en bicicleta, patines..
Hoy la inseguridad y el pegarse a la PC han producido cambios
Muy original entrada, como siempre
Un abrazo

Anônimo disse...

Adoreii o poema em homenagem a nós mulheres..
e o mundo tá bem cibernético.. no geral..!

Beijocas :*
Bom feriado!

ONG ALERTA disse...

Criança precisa de amor...beijo Lisette.

Luna Di Primo disse...

bjuuuuuuuuuuuu amiga sempre arrasando... que assim seja sempre...

La Gata Coqueta disse...



Hola preciosa Elanie; Te he vuelto a enviar los dos detalles dedicados por correo.

A ver si ahora hay suerte y llegan, sino mañana lo intentamos de nuevo.

Un besoooooooooooooooooooooo

María del Carmen

La Gata Coqueta disse...



Aquí he vuelto y me tienes que disculpar por lo siguiente, no comprendí lo que me decias de tu regalo porqwue lo estaba viendo precioso subido al blog...

Pero de repente me acorde que yo trabajo con tres navegadores y fue a pasar revista con todos y con uno de ellos no se veia...

Pero ya lo he solucionado, con lo bonito que es como para no estar visible!!

¡¡Gracias por avisarme amiga del alama!!

Un abrazote grandote, grandote.

María del Carmen



Patrícia disse...

Nossa Elaine chato essa história do e-mail, aconteceu com uma prima minha tb. Espero que seu feriadão, especialmente hoje , tenho sido maravilhoso. Apesar do frio que está fazendo por aí. Bjs querida