By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O que eu sei?...


“Só sei sonhar o que meu coração pede, sei muito pouco da vida, mas sei que a vida é magnífica. Enquanto houver uma gota de esperança e ternura para oferecer, vale a pena viver e não apenas existir.”
(Elza Nack)


Eu sou...
A vida nos ensina tantas coisas! Queiramos ou não aprender, aceitar/entender.... As lições virão, com certeza, o resto.... bem, o resto vai depender de nós.... Aprendi, ao longo dos anos a não julgar ninguém, porque a perfeição não é deste mundo e todos estamos sujeitos aos mesmos erros em nossa caminhada de aprendizado diário....
É preciso muito cuidado pois, com certeza, as palavras uma vez proferidas, seguem seu curso, ecoando para o bem ou para o mal.... Com suas consequências....
 Ao longo de minha vida aprendi que sou muitas em uma.... Sou, muitas vezes, aquela criança chorona, que precisa de colo.... a adolescente rebelde, que precisa de um limite.... A adulta coerente demais, que vez ou outra precisa de umas cutucadas para sorrir mais, a mulher batalhadora, que nunca desiste....a mãe, que ainda aprende, a cada dia, uma nova forma de ser mãe...  a esposa companheira para o que der e vier.... a amiga, com o ombro sempre pronto e coração sempre ouvidos.... Enfim, a vida me ensinou a ser multifacetada, pois quando a vida convoca, alguém sempre vai responder ao chamado....
Eu nada mais sou do que a persistente teimosia em seguir em frente, rabiscar meus sonhos, traçar meu destino.
Um início de semana abençoado! Uma semana de paz, oportunidades e trabalho! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique neste selo e saiba como!... 
O primeiro Blog da semana é o Falando com os meus botões  http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com.br/
Da querida amiga Idália Henriques. Um espaço inteligente e bem-humorado, como a dona, rsrsrsrs! Vamos lá conhecer e dar boas-vindas? Simbora, gente linda!

E quando o(a) blogueiro(a) merece, a dose dupla continua!
Vamos que vamos! Continuando a semana com a querida amiga Luciana Souza, e dois de seus três ótimos blogs! Projeto Social Pequeninos http://pequeninosprojeto.blogspot.com.br/  e Igreja do Senhor Jesus em Itanhahém  http://igrejaemitanhaem.blogspot.com.br/
Blogs voltados à evangelização e ao apoio a crianças carentes, buscando dar-lhes um caminho através da fé e da educação. Vamos lá conhecer e seguir, gente linda? Com certeza, merecem todo nosso apoio!

Petição Urgente! Vamos nos unir e assinar!

Um enorme raio luminoso de esperança para o clima, para o Planeta! AVAAZ.Org

http://www.avaaz.org/po/a_ray_of_hope_on_climate/?bHvkZbb&v=17620

As mudanças climáticas estão acelerando, mas há um luminoso raio de esperança: a energia limpa está bombando, produzindo quase 20% da eletricidade mundial! Inacreditavelmente, os EUA e a União Européia estão ameaçando sufocar esse avanço -mas juntos podemos impedí-los. 
Na última década, o governo chinês investiu bilhões em energia solar, fazendo o preço dos painéis despencar e fazendo 
a tecnologia limpa e verde ser quase tão barata quanto os combustíveis fósseis sujos. Mas os EUA e a União Européia, que dão bilhões em subsídios dos contribuintes para energia fóssil, estão prestes a provocar uma nova alta dos preços ao impor tarifas à China, e agora a China ameaça retaliar. Uma guerra aberta comercial está sendo gestada que poderia matar a imprescindível revolução da energia verde. 
Os EUA e a União Européia irão tomar uma decisão agora. A maior parte da indústria de energia solar é contra as tarifas, e é neste momento que um apoio gigante do público pode fazer a diferença. Assine essa petição urgente  para salvar a energia solar – a Avaaz fará um pedido formal na Comissão de Comércio Internacional dos EUA e junto ao Comissário Europeu do Comércio para pedir negociações, não tarifas.


Aniversário!
Gente! Hoje, 10 de setembro, o Blog A Viagem http://aviagem1.blogspot.com.br/  da querida amiga Evanir, está em festa, pois além dos sorteios de seu livro A Viagem, para Brasil e Portugal, a nossa Evanir está de níver! Parabéns amiga querida! Que Papai do Céu te cubra de bênçãos, iluminando sempre teu caminho! Vamos lá gente linda! Abraçar a nossa amiga!
Jubileu de Ouro!
Gente linda, embora um pouco atrasadinha, não poderia deixar passar em branco o níver de uma querida amiga de todos nós, a querida Socorro, do Blog Seguindo Minhas Pegadas http://msocorrom.blogspot.com.br/  que completou a linda e maravilhosa idade de 50 anos! Parabéns Socorro querida! Que Deus-Pai sempre ilumine você! Abençoe e proteja tua estrada! Vamos lá, gente linda! Mesmo com atraso, felicitar a Socorro, que ela merece! Simbora gente!
Nasceu!
Outro fato que não poderia passar em branco.... Nasceu, no último dia 03 de setembro, lindo e maravilhoso, o netinho Rafael, da querida amiga Sônia Tolfo, do Blog Mattiva http://mattiva.blogspot.com.br/2012/09/apresento-lhes-rafael-o-neto-mais-lindo.html Parabéns amiga! A Todos! Que Deus-Pai ilumine e abençoe a todos vocês! Vamos lá pessoal! Vamos felicitar a Sônia? Simbora!
Datas
Hoje, 10 de setembro, comemora-se:
Dia Mundial de Valorização das Línguas de Sinais 
No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Valorização das Línguas de Sinais. Manifestações com o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando da marca deixada na história dos surdos com a proibição às Línguas de sinais impostas pelo Congresso de Milão, de 1880.
No Brasil, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436/02. Em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626, que a regulamenta.
Os órgãos governamentais legitimam a inclusão social, entretanto, não há a obrigação de pais e professores aprenderem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Dessa forma, muitos surdos não conseguem se comunicar plenamente com seus familiares e com outros com quem têm contato, resultando na criação de um estereótipo criado em torno dos indivíduos surdos, de acordo com o qual o surdo é um indivíduo inferior, incapaz de aprender e de socializar-se.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O comportamento suicida representa uma das maiores preocupações em saúde pública na atualidade. A cada ano, um milhão de pessoas comete suicídio ao redor do mundo.
No Brasil, a mortalidade proporcional por suicídio de maior magnitude é observada nos adolescentes de 15 a 19 anos.  As estatísticas brasileiras mostram que os acidentes de trânsito constituem-se como a principal causa de morte em indivíduos jovens, mas estão envolvidos o abuso de substâncias como o álcool e outras drogas, misturas que podem ser relacionadas indiretamente com o suicídio.  O suicídio geralmente é o desfecho trágico de doenças psiquiátricas como os transtornos afetivos, transtornos psicóticos (esquizofrenia) e alcoolismo. 
O Ministério da Saúde (MS) trata o suicídio como caso de saúde pública e recentemente reconheceu o CVV (Centro de Valorização da Vida) como a única entidade do terceiro setor, no Brasil, que faz o trabalho de prevenção de suicídio e valorização da vida. Isso demonstra a validade do trabalho da entidade, durante os mais de 48 anos de atuação, e aumenta a sua credibilidade junto ao público.
Prestes a completar 50 anos, em março de 2012, o CVV conta com aproximadamente 2.000 voluntários em 39 postos distribuídos pelo Brasil, e oferece apoio emocional 24h por dia através do telefone número 141. O apoio pode ser feito pessoalmente, por telefone, carta, e-mail e via internet, no portal www.cvv.org.br.
Fundação do 1º Jornal do Brasil
O primeiro jornal publicado em terras brasileiras, a Gazeta, começou a circular em dez de setembro de 1808, no Rio de Janeiro. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico.  Antes da chegada da família real, toda atividade de imprensa era proibida no país. Não era permitido publicar livros, panfletos e, muito menos, jornais. Esta restrição era uma particularidade da colônia portuguesa. Muitas outras colônias européias no continente americano já tinham imprensa desde o século XVI. 
Alguns meses antes de o governo português publicar seu jornal, Hipólito José da Costa lançou o Correio Braziliense, em primeiro de julho de 1808, impresso em Londres e trazido clandestinamente para o Brasil. Este jornal tinha caráter ideológico, sua função era “evidenciar os defeitos administrativos do Brasil”, como dizia Hipólito. A Gazeta  deixou de circular em 1822, com a Independência.
Apesar de a publicação do Correio Braziliense ser anterior à da Gazeta, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado até 1999 em 10 de setembro. No ano 2000, a comemoração passou a ser em primeiro de julho, por uma lei criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
Antecipando....
11 de Setembro
Dia Nacional do Karatê
A Resolução nº 02/2002 da Confederação Brasileira de Karatê dispõe sobre a instituição do Dia Nacional do Karatê, a ser comemorado anualmente em 11 de setembro em todo território brasileiro.
O Karatê é a arte marcial originada a partir das técnicas de defesa pessoal de Okinawa, tendo como base a filosofia do Budo. Seus objetivos se traduzem na busca constante do aperfeiçoamento pessoal, contribuindo para a harmonização do meio onde se está inserido através de muita dedicação ao trabalho, treinamentos rigorosos e vida disciplinada.
O precursor do Karatê foi Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o Zen-Budismo na Índia. Muito conhecido no Oriente, foi convidado pelo Imperador chinês da época (520 a.C.) para levar seus conhecimentos à China. Mas foi no Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa, que o Karatê foi definitivamente sistematizado como a luta das mãos livres, ou melhor, sem armas.
O Karatê moderno foi aprimorado e divulgado por Gishin Funakoshi (1869/1957), após estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Em 1922, já em Tóquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão, difundindo seu sistema, juntamente com o Zen (exercícios mentais). Devido ao fato do Karatê ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de estilos foi desenvolvido. Os mais praticados são Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, cujas filosofias e lutas são as mesmas, variando um pouco somente a forma. Após a Segunda Guerra, o Karatê espalhou-se para o mundo.
Dia Nacional do Cerrado
Em 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. Segundo maior bioma brasileiro, localizado entre o Planalto Central e o norte do estado de São Paulo, o cerrado chama atenção pela sua diversidade - a estimativa é de que abrigue cerca 10 mil espécies vegetais, mais de 800 espécies de aves e 160 de mamíferos - 5% de toda a biodiversidade mundial. Importante reservatório hídrico, o bioma contém três das principais bacias hidrográficas sul-americanas - a do Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata.  Lar de pelo menos 20 milhões de brasileiros, o Cerrado tem sofrido as conseqüências da expansão do agronegócio. Atualmente, as estimativas são de que o bioma tenha uma área de aproximadamente 800 mil km² - quase a metade do que ocupava originalmente. A estiagem e os ventos contribuíram para o aumento das queimadas e da destruição do cerrado brasileiro, principalmente nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Pará. O Dia Nacional do Cerrado é comemorado deste agosto de 2003, com o decreto do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Atentados de 11 de Setembro – 11 Anos
Não tem como deixar de mencionar um dos piores atentados terroristas/acidentes aéreos acontecidos nas últimas décadas. Os atentados de 11 de setembro de 2001, às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, praticados contra alvos civis. Os ataques terroristas do 11 de Setembro mudaram o mundo em questão de horas. A primeira reação foi questionar: por quê? O que levou 19 muçulmanos a sequestrar jatos comerciais com 40 mil litros de combustível e transformá-los em bombas contra civis? A escassez de explicações para o 11 de Setembro continua até hoje.... Os atentados  aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas e desviados, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York.  O terceiro avião, American Airlines Flight 77, foi reportado pelas autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia. Já o quarto avião, United Airlines Flight 93, os seus destroços foram encontrados  espalhados num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia.
A versão oficial  do governo norte-americano, reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores, e que durante este assalto o avião caiu.  
Nestes atentados morreram  2.973 pessoas. Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.
Os sequestradores humilharam os Estados Unidos com a força da  covardia, deixando o  país decepcionado. Os Estados Unidos, não querendo ficar impunes, responderam aos ataques. O país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro.               
O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, Nova Iorque.
Onze anos depois, o esforço consumiu US$ 5 trilhões e contribuiu para o buraco nas contas públicas do país. Pior do que o déficit econômico, porém, foi o desgaste moral e psicológico. Para trancafiar terroristas capturados, os EUA criaram um centro de detenção em Guantánamo, Cuba, até hoje um espinho na garganta da nação que era arauto dos direitos humanos.
A vida dos americanos também nunca mais foi a mesma depois do 11 de Setembro. A Lei Patriótica deu ao presidente o direito de prender sem acusação prévia suspeitos de terrorismo. Pouco depois, mandou-se grampear telefonemas e e-mails de cidadãos sem permissão judicial. Viajar de avião virou uma via-crúcis. A segurança nos aeroportos foi reforçada e a inspeção de passageiros aumentou as filas, os atrasos e o desconforto.
Antecipando....
12 de Setembro
Dia Mundial da Saúde Bucal
Comemorado pela primeira vez em 12 de setembro de 2008. A data foi definida por líderes da Odontologia de mais de 150 países – entre eles, o Brasil, representado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) –, que falavam em nome de mais de um milhão de cirurgiões-dentistas durante o Congresso de 2007 da Federação Dentária Internacional (FDI), em Dubai (Emirados Árabes). Segundo o presidente nacional da ABO e conselheiro da FDI, Norberto Francisco Lubiana, o objetivo é incentivar ações destinadas a aumentar a sensibilização para a saúde bucal.  A saúde bucal ainda é negligenciada internacionalmente. A cárie e outras doenças bucais são amplamente preveníveis através de medidas simples e comprovadas. No entanto, mesmo as mais simples soluções, como a higiene oral freqüente e com uso de creme dental com flúor, ainda não são práticas comuns entre a população. Assim, doenças bucais facilmente evitáveis ou tratáveis são negligenciadas, conduzindo a graves conseqüências à saúde geral. É tempo de falar abertamente sobre o assunto e ajudar a resolver os problemas de saúde bucal que existem em todo o planeta. Serviços adequados ainda são privilégio de poucos. O Dia Mundial da Saúde Bucal convoca todas as partes envolvidas na questão a reconhecer e ressaltar a importância de uma boa saúde bucal para uma sociedade mais saudável.  No dia 12 de Setembro também é comemorado o aniversário de Charles Godon, fundador da FDI, nascido em 1854, e da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1978 – acontecimentos que também contribuíram na definição do Dia Mundial de Saúde Bucal.
Dia Internacional do Crochê
Hoje é o dia Internacional do crochê, uma arte que está cada vez mais presente na moda, na decoração, no nosso dia-a-dia.  Os brasileiros escrevem Crochê, assim como todos os outros povos de língua latina, mas a palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou Croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o Crochê começou. A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700.  Mas o Crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego De La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos feitos com Crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo vai depender as peça a ser executada: uma delicada toalha, uma colcha, um casaco ou um resistente tapete. Depende da criatividade e imaginação de cada um!  
Dia Nacional da Recreação
Nas últimas décadas, instituições como creches, jardins de infância e pré-escolas, que durante muito tempo foram consideradas apenas locais para deixar as crianças ou, no máximo, para brincar, têm seu papel educativo cada vez mais reconhecido. Inúmeras experiências mostram que, mesmo creches que atendem crianças de origem mais humilde, se estimularem a aprendizagem da língua escrita — usando recursos como a literatura infantil, a redação de histórias criadas pelas crianças, rotinas de "chamada" e brincadeiras com a escrita dos nomes de cada uma delas — são capazes de alfabetizar, em quase todos os casos, essas crianças, e isso antes mesmo que ingressem na primeira série (ou no primeiro ciclo). Muitas pesquisas recentes em psicologia e pedagogia demonstram que, quando se criam ambientes altamente estimulantes, as crianças pequenas, com menos de 6 anos, desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente. Isso porque têm uma enorme sede de escutar, de olhar, de explorar, de imitar e, principalmente, uma enorme capacidade de aprender. Isso é válido para atividades e áreas tão diversas quanto música, linguagem escrita, línguas estrangeiras, matemática, artes marciais e capoeira. Aos educadores cabe a tarefa de criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores para que essa capacidade de aprendizado das crianças seja devidamente explorada.
Dia do Operador de Rastreamento 
A Central de Monitoramento é uma empresa que tem como função monitorar à distância as ocorrências registradas nas centrais de alarmes contidas em determinado condomínio, residência ou empresa. Geralmente as empresas de monitoramento são as responsáveis pelas instalações de equipamentos de segurança,  tais como sensores de presença, CFTV, alarmes, sirenes etc.
Um serviço de monitoramento 24 horas consiste em um ou mais sistemas de alarme instalados e interligados à central de monitoramento. Os operadores trabalham em regime 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) acompanhando seu funcionamento. Os operadores são profissionais treinados para solucionar eventuais problemas e garantir a segurança. À você, que é Operador de Rastreamento (e/ou monitoramento), que monitora através de câmeras de vigilância, que controla alarmes, que presta um serviço que transmite e garante a segurança, a homenagem deste Blog!  Parabéns a todos os Operadores de Rastreamento (e/ou monitoramento) do Brasil!
Dia do Técnico Têxtil
No dia 12 de setembro de 1982, na Assembléia Geral do X Congresso Nacional de Técnicos Têxteis, em Fortaleza-Ceará, por uma moção do Técnico Têxtil Roberto Armando Grossi, de São Paulo, foi instituído o Dia do Técnico Têxtil. Para ser um técnico têxtil é necessário fazer um curso técnico na área têxtil, que possibilite atuar no controle da qualidade e em todas as fases do processo de produção. Segundo a Lei Federal nº 9.394/96-LDB, o aluno poderá estar cursando o ensino médio e ir fazendo o curso técnico. O Técnico Têxtil pode atuar em estamparias e tinturarias e no fornecimento de produtos químicos para os setores Têxteis e de Confecções, participando das etapas da cadeia têxtil, como fiação, tecelagem, acabamento, malharia e confecção.
Dia da Seresta
Comemorado na data do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Dia da Seresta resgata a tradição de música e poesia que caracteriza uma cidade.  A seresta jamais representou uma atividade isolada no contexto musical do País. Ao contrário, relaciona-se intimamente com outras manifestações musicais. O estilo escolhido para uma atividade de seresta pode ficar a critério ou ao gosto dos apreciadores. O que predomina é a linha melódica romântica, suave, envolvente... mas podem entrecruzar-se, na seresta, vários ritmos que, com arranjos devidamente adaptados, prestam-se perfeitamente a uma adorável serenata: a modinha tradicional; a canção romântica; o lundu (lundu-canção),o samba (samba-canção), o choro (choro-canção); o bolero, a valsa, a toada, a guarânia;
o fox-canção (que o diga o seresteiro que canta "Nanci"!); até o fado, o tango! (quem não aprecia ouvir "El Dia Que Me Quieras" em ritmo de samba-canção?) e tantas outras que a criatividade do seresteiro inspirar...

 Dia do Físico
Hoje, 12 de setembro, é comemorado o  Dia do Físico, não o conjunto das qualidades exteriores e atributos materiais do homem, mas o especialista em Física.
Graças ao profissional da Física  nós temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, protetores solares, celulares, aviões, naves, computadores e abridores de garrafas.
Sabemos que sem os Físicos não haveria Hubble e suas fotos belíssimas, Espectro Eletromagnético e suas utilidades, experiências legais de ver, que causam admiração, sismologia, que nos ajuda a entender onde pisamos, as mais diversas explicações para fenômenos mundanos e até mesmo ficção científica.
Muitas pessoas  perguntam: “Pra que serve a Física?”
A Física é uma ciência que responde, ou tenta responder, questões sobre a natureza e, na busca por essas respostas,  o homem acaba mudando seu modo de ver o mundo e, além disso, muita tecnologia é gerada, facilitando a vida! Por onde começar… Carro, avião, lâmpada, celular, computador, televisão, fogão, geladeira, equipamentos de indústrias (caldeiras, máquinas…), telefone, radar, satélites, óculos, aparelhos de som, fibra ótica, alarme, bombas de água, CD, Trens (desde o trem a vapor até o trem bala!), videogame, liquidificador, chuveiro elétrico, relógio, aquecedor solar, foguetes, aparelhos de raios X, chapinha, despertador, telescópio, guitarra, interfone, estetoscópio, laser, Ambervision, e aí vai…Para completar, a Física é uma ótima maneira de desenvolver o raciocínio lógico e, é claro, de se divertir!!! Hoje é o dia em que aquele profissional conhecido como “louco” deve ser lembrado pelo desenvolvimento que sua profissão propicia a toda a sociedade. Parabéns, Físicos do Brasil!
Dia do Trator
A história da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas está intimamente ligada a atividade rural. Quando a agricultura está em alta, a produção e as vendas de máquinas cresce. Essa relação apesar de momentos turbulentos tem um histórico de sucesso no Brasil.
O desenvolvimento da atividade rural está diretamente ligada a fabricação dos primeiros tratores. 
No Brasil apesar da montagem de tratores começar na década de 20, só em 1960 foi desenvolvido o primeiro trator totalmente nacional. A  Ford abriu o  caminho e lançou neste ano o trator 8 BR Diesel. Em 1961 é lançado o Massey Ferguson MF 50 com o maior índice de nacionalização da época. Já em 1964 é a vez da Agrale lançar seu trator compacto 4.100, e em 1976 começa a produção da John Deere, na época SLC.  A palavra trator vem do Latim tractor, “aquele que puxa”, do verbo trahere, “puxar, arrastar”. Passou a se aplicar a esse tipo de veículo de trabalho em 1901.    Através dos tratores se conta a história da agricultura. Da tração animal para a mecanização. Da subsistência para uma economia de escala. Tudo isso para melhorar a vida do produtor rural. 
“Gentileza gera gentileza. E você, o que gera?”
(Rosana Braga)
 Fontes:







































66 comentários:

morena disse...

Toda a nossa vida é uma viagem e temos de viver a captura de todas as nuances, as coloridas e os do cinzas e aprender alguma coisa com cada.
Um beijo.
Morena

chica disse...

Desejo felicidades pra Evanir e para o netinho da Sonia que nasceu.Felicidades.

E são tantas coisas, datas,informações e tu sempre a nos trazê-las. beijos,linda semana,chica

Giancarlo disse...

I tuoi post sono sempre interessanti, sei bravissima!! Mi associo a te per fare tantissimi auguri ad Evanir per il suo compleanno!! felice inizio settimana a te...ciao

Patricia P. Galis disse...

Parabéns a querida Evanir muita saúde e paz, bem vindo Rafael ele é muito fofo e nossa é vdd amanhã 11 anos dos ataques nossa o tempos voa...belo post amiga.
To mais ou menos, vou ter que ir ao medico e pedir que troque a medicação essa noite mesmo não dormi nada afff ai da um nervoso né ficar rolando pra le e pra ca..kkk acho que preciso de ferias vou ai te visitar pode? Se faz um churrasco??? rdrdr

Luciana Souza disse...

Oi Elaine
Muito legal o post, começando fando de sim mesma, com autenticidade. Já dei parabéns adiantado para Ivani, ela´é uma pessoa maravilhosa e merece tudo de bom. Gostei das matérias, principalmente relacionada ao suicídio, realmente é algo muito preocupante, mais do que as pessoas imaginam.~Obrigada por diviulgar meus blogs novamente.
Bjão. Fique com Deus!

Gabriela Palombo disse...

Não consegui ler todo post pois não abriu, gostei da reflexão inicial.

Trilhamarupiara disse...

Oii Elaine, muito legal lembrar de tantos acontecimentos na Blogosfera, só vc p ser sempre tão atenciosa com todos, meus desejos de felicidades a todos principalmente a Evanir! Legal saber sobre a data da linguagem de sinais, tenho uma irmã surda muda, mas ela não gosta da língua de sinais, sabe mas não usa! Bjooosss e felicidades nesta semana!

Luciana Severo disse...

Sempre valerá a pena viver amiga querida, cada dia um novo dia, desde que não se repita o 11 de setembro rsrs triste dia ... dificil esqueçer ... lindo post amiga, muitas informações importantes ... boa semaninha pra vc, bjs bjs

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Sempre muito bom vir aqui e desfrutar de tantas informações que nos servem tanto ao longo dos dias!
Deixo meus parabéns a quem comemora algo importante.
Deixo um forte abraço à você querida amiga Elaine.
Tenha um lindo dia e dias que seguem...
Beijo
Ivany

Loiva disse...

Bom dia Elaine, obrigada pela sua visita, estou achando que esse negócio de digitar o código volta sozinha, pois já entrei várias vezes lá e desabilitei.... desculpe, bjs e tenha uma semana iluminada.

Evanir disse...

Bom Dia Amiga ,Elaine.
Fiquei muito feliz com seu carinho realmente hoje é um dia muito feliz ,
pois mais um ano de vida deve ser comemorado sempre.
Quanto completamos mais um ano é de dar graças pela graça de Deus em estar junto das pessoas que amamos.
È resultado de estar desfrutando desse mundo e consciente de estar vivo acumulando sabedoria no decorrer da existência .
Uma linda semana obrigada sempre pela gentileza que gera gentileza e amizade verdadeira.
Beijos,Evanir.

Anônimo disse...

Amiga que mês lindo para o nascer. Parabéns e muita felicidade nessa nova etapa.
Minha amiga eu tenho um pouquinho de você em mim, sou bem teimosa, persistente e muitas vezes uma criança cheia de ingenuidade, uma mãe bem dedicada, enfim sou uma pessoa de multifacetadas, assim como você, quando preciso ser convocada a um trabalho, alguma Lorena é despertada.
Beijinhos de saudade!
Uma linda semana...
Lorena Viana

Socorro Melo disse...

Bom dia, Elaine!

Que maravilha vir aqui, e ver tanta informação preciosa.
Confesso que fiquei chocada com o número de suicídios praticados a cada ano...
Agradeço seu carinho e suas felicitações, pelo meu aniversário. Obrigada, querida, que Deus te abençoe grandemente.
Seus textos são belíssimos, e nos deixam sempre mais encorajados, e animados. Gosto da forma poética, simples e direta como você escreve.

Paz e Bem!
Um grande abraço
Socorro Melo

Duas Moças Prendadas disse...

Olá linda amiga, saudades.

Concordo plenamente a vida é uma mestra ,está sempre a nos ensinar,mas as vezes somos alunos indisciplinados, rsss

Beijo no ♥!
Tenha uma semana feliz !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
Adoro meus amigos quando chegam
diariamente ao meu coração...
Guida Linhares

Anônimo disse...

Mensagem bonita, Elaine.

tomar as rédeas da vida, bacana isso...

Ótima semana para você!

Roberta disse...

Oii Elaine, mais um super mega post, adorei. Quanta coisa pra relembrarmos e quantos fatos importantes. Adoro começar a semana assim, seu blog é muito original.
beijo grande e ótima semana

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Parabéns Elaine pelo lindo post!
Concordo plenamente que todas as palavras proferidos por nós segue seu curso, surtindo efeitos tanto para o bem como para o mal.
Muito lindo seu carinho para com nossos amigos!
Um abração de bom dia!
Mariangela

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Boa tarde Elaine!
És uma arqueóloga blogueira menina!
Quantas datas que nem imaginamos que existam e você nos apresenta.
Sempre muito bom estar aqui e saciar-nos de cultura .
Aproveitando para desejar uma semana de muita paz, alegria e harmonia.
Até amanhã postarei o selinho no Jardim.
Obrigada mais uma vez por tudo.
Um grande abraço com muito carinho

L.M. disse...

Querida Elaine, a vida ensina-nos muito, de facto. Só com a vida aprendemos. Eu tenho aprendido tanto... e cada vez aprecio mais a vida, cada vez gosto mais de viver.
Desejo muitas Felicidades para Evanir e também para o netinho da Sonia.
Beijos e uma boa semana
Lita

Espaço Consciência Pura disse...

Oi Elaine querida. Agora deixaste-me senssibilizada com o teu post acerca do meu blog, Falando Com os Meus Botões. Obrigada amiga por divulgares o meu cantinho no teu blog pleno de interesse e informação. Um grande beijinho no teu coração.
http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

sonia tolfo disse...

Quanta coisa boa acontecendo, não é?Obrigada pela lembrança em relação ao Rafael, ele é uma fofura. Parabéns aos aniversariantes e aos profissionais citados. Vou visitar os blogs que sugeriste!!Abraços!

Anônimo disse...

Ha, de dag van de trekkers! Wij hadden vroeger twee trekkers op de boerderij. Een Massey Ferguson en een Ford. Dat zijn jeugdherinneringen!

Ontvang een hartelijke en lieve groet,
Gerry

Anne Lieri disse...

Elaine,todos nós somos muitas pessoas em uma pois a cada minuto estamos mudando!Adorei sua reflexão!Linda homenagem a querida Evanir,ela merece!Bjs e boa semana pra vc!

Célia disse...

Elaine! Belos artigos! Interessantes e ilustradores de nossas vidas! Nascimentos, aniversários, conquistas, sonhos, vidas que se delineiam em torno de nós! Parabéns!
Bj. Célia.

soninha disse...

Garota! Não estou de greve não, estou "viciada" no facebook...rsrs
Por que você em vez de antecipar o post do dia seguinte você não deixa programado? Às vezes eu programo dois ou mais...beijos.

Carolina disse...

Mulheres somoa licenciadas, especialistas em fazer malabarismos para a felicidade dos nossos filhos, marido, pais, uh! como podemos ser tao multifaceticas, tudo para que ellos ser felices!
Um beijo querida Elaine, tem uma semana maravilhosa.

soninha disse...

Ué!! e isto aí acima não é uma "marquinha" não?
Então lá vai...
Amei os posts, a sua dedicação e altruísmo em divulgar a nós todos e te desejo tudo...tudo de bom e que seja útil ao teu progresso.
Beijos...

Verinha disse...

Olá amiga querida.
Seu post esta um show de informações,muitas noticias alegres e outras interessantes, é incrível, pois é amanhã é onze de setembro, foi muito triste esta data.
Um grande abraço e uma semana maravilhosa. bjos

eva disse...

Como passa rapido o tempo, já faz 11 anos dessa atentado horrivel. Triste.
Agora falando de coisas boas desejo que tenha uma semana abençoada.
beijos

Eu...Suzana disse...

Quantas datas importantes Elaine, gostei do dia do trator..rsrsrs. Uma boa semana com muito amor prá ti amiga. Beijos!!

Lapislazuli disse...

Como siempre interesante y completas informaciones
Ya salude a Evanir, felicidades a Rafael.
Un abrazo

Zilani Célia disse...

OI ELAINE!
BOM TE VER LÁ NO "SÓ PRA DIZER".
ANDEI MEIO SEM TEMPO ESTA SEMANA QUE PASSOU, MAS, JÁ ESTOU AQUI, COMO SEMPRE E VOLTAREI, COM MUITO PRAZER, POIS VIR AQUI É ATUALIZAR-SE.
FICO SEMPRE FELIZ EM PODER, TOMAR NOSSO CHIMARRÃO QUE MESMO SENDO VIRTUAL É MUITO BOM.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Anônimo disse...

Elaine! Há poder nas palavras. Você lembrou bem, é preciso cuidado ao proferí-las. Beijos!

. disse...

Um grande beijo, muitas saudades de ti. belo post sobre o eu..

Uma semana iluminada e abençoada. Teadoro

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Querida amiga, Elaine!
sim..concordo! As palavras tem vibrações e antes de chegar a destruir o que está fora, é preciso primeiro passar por dentro do nosso ser, é preciso residir em nosso próprio interior, onde também sentimos a dor da sua execução...
Parabéns à Evanir!
Parabéns por mais essa postagem completa!
Obrigado!
Boa semana!Paz e luz!
Beijos

Sérgio Santos disse...

Quantas informações, Elaine. Belas mensagens e gostei da dica do blog, irei conferir. O dia 11 de setembro é marcante para todos nós, difícil não lembrarmos o que estávamos fazendo no dia. Beijos e boa semana.

Unknown disse...

Oi Elaine, grata pela visita!
Seu post é maravilhoso. Gosto de saber e descobrir tantas datas especiais, e que se passam despercebidas. Parabéns!
Beijão no ♥

Severa Cabral(escritora) disse...

BELO ALVORECER MINHA LINDA !!!!
AQUI TEMOS O NOSSO JORNALZINHO ONDE OS GRANDES ACONTECIMENTOS SE FAZ PRESENTE...VC É DIVINA NA PESQUISA E AINDA TENS O DOM DE DIVIDIR COM TODOS...
BJSSSSSSSSSSSSSS

Sula de Oliveira disse...

Oi Elaine,
Que texto linoi vc escreveu logo no começo do post, adorei... sempre aprendendo...
Bjs

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Nossa!!! Hoje é dia de homenagear um monte de fatos importantes.
Amei a Postagem

Beijos e uma Linda Terça
Andrea

Rosa Branca disse...

Olá Elaine, passando para fazer uma visitinha, como de costume, rs, deixo um abraço carinhoso a você.

Patricia Alves

Cigana Raicha disse...

Olá dei uma passadinha para conhecer seu blog e achei show viu! já estou te seguindo e terei o imenso prazer de tela no meu blog.Bjs

Optchá!
Cigana Raicha
http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

http://www.facebook.com/elainedossantos.santos.52

Élys disse...

Na vida precisamos ser bem maleáveis.É bonita a sua maneira de ser diante da vida.
Beijos.
Élys.

Coqueluxos disse...

Uma ótima semana pra vc querida!!! Bjokas

Unknown disse...

Olá Elaine!

Espero que estejas bem. É sempre um prazer, uma alegria receber a tua visita no meu espaço. Obrigada.

Trago comigo um pequeno presente para ti: um selinho comemorativo. Na semana passada celebrei os meus primeiros 100 Seguidores/Amigos e fiz um selinho para oferecer. Assim, ofereço-te este presente com carinho e amizade. Tu mereces.

http://lh5.ggpht.com/-USSsRV7QAXE/UElAslY96ZI/AAAAAAAAA5Y/zAyu41xlUlk/s1600/Selo%252520100%252520Seguidores%252520OQMCD%25255B4%25255D.jpg

Em relação ao teu post, na vida temos que ser pessoas adaptáveis e pacientes, sem exigências e sem preconceito. Todos somos diferentes e iguais, mas ninguém é perfeito.

Um beijinho amiga.

Evandro Pezzi disse...

Elaine, linda esta frase de Elza Nack, amei!

Quantos acontecimentos...

Beijos e uma maravilhosa semana para vc!

Nanda Pezzi

Unknown disse...

✫. `⋎´ ✫❤✫..
(⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Boa tarde✫.❤
Deixar um abraço carinhoso para
os amigos é um elogio ao post que
está lindo, pelas atitudes de sempre
estar presente na minha vida
Agradeço hj e sempre por tudo
Bjuss
Rita!!!
(⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫

Parabéns a todos homenageados do Blog

Liz Albuquerque disse...

o post de hoje é lindo! me deu até lágrimas nos olhos... sei que a gente tem mesmo que aprender a viver e a deixar de ser tão perfeccionista... adorei mesmo o post!


The Red Lil' Shoes Blog

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde querida amiga Elaine!!!
Muita informção excelente sempre encontro por aqui. Adorei saber sobre as datas dessa semana.
Obrigada pelo carinho de sempre.
Saio deixando uma mensagem de Aristóteles:
Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
Tenha dias felizes e abençoado.
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Jacques disse...

Olá, Elaine.
Acho que, não importa que idade tenhamos, sempre seremos em parte crianças, e nunca devemos nos esquecer disso.
Sobre a energia limpa, ela não é mais uma alternativa, e sim uma necessidade, já que o petróleo é finito e está superado há tempos.
Estranho que os EUA sempre foram contra o uso de energia limpa (como a solar) e os carros elétricos, que eram excessivamente caros tempos atrás e estão aos poucos tornando-se viáveis.
Abraço, Elaine.

Nós, Os Cachorros disse...

Elaine querida,

você escreveu algo que destacou-se para mim neste post...
Quando escreveu sobre tomarmos cuidado ao falarmos algo a alguém...
Isso é mais que verdade...
Eu não sou nenhum senhor perfeito para exigir nada de ninguém, mas se as pessoas fizessem mais isso, talvez o mundo fosse melhor...
beijocas

*** ZIZI *** PARA OS AMIGOS!!! ### disse...

MINHA AMIGA SEU POST COMO SEMPRE UM ESPETÁCULO!
EU NÃO SABIA QUE EXISTIA O DIA DA SERESTA. ADORO!
SUAS CAMPANHAS SÃO SUPER EDUCATIVAS...
SEM COMENTÁRIOS!!!
BEIJINHOS SEMPRE...

silvioafonso disse...

.



Dizem que açúcar, massa e gor-
dura, quando consumido em gran-
de quantidade, engorda, mas pou-
cas são as pessoas que sabem que
algumas palavras dita em hora
indevida engordam, não qualquer
crianças, mas as inteligentes, e
muito.

Leia no meu blog o desenrolar
da coisa.

Um beijo,

silvioafonso






.

Leninha Brandão disse...

Minha querida Elaine,

todos nós somos a soma de nossas experiências e vivências e você soube sintetizar, de uma forma poética e suave o seu jeito de ser.Que é o que sinto ao vir até aqui e ler suas palavras vindas do seu belo e sensível coração.
Obrigada, amiga!Pelo sonho e pela doçura,pela leveza e pela harmonia.

Bjsssss,
Leninha

Patrícia disse...

Amiga, Elaine adorei qdo escreveu
"Eu nada mais sou do que a persistente teimosia em seguir em frente, rabiscar meus sonhos, traçar meu destino." Tb compartilho da mesma teoria
Olha aqui só tem emoção: aniversários, nascimento, petição (q já assinei conte sempre comigo)...e as datas umas muito tristes como a do dia 11, mas q devemos lembrar e lutar pra q nunca mais atos como esses sejam feitos e prevençao ao suicídio nem sonhava q havia um dia sobre esse assunto tb tão triste. Vivendo e aprendo...e aprendendo aqui no seu blog, tudo de bom
Dia do croche muito me agrada,tb não sabia e olha q fiz croches por um bom tempo mais no tear , na agulha não levava jeito Trabalhei um bom tempo qdo morei em Sp com teares em atelie e na indust Textil na Santa Constancia, mas não como técnica têxtil, é uma profissa muito minuciosa.
Amiga vou indo obrigada por tudo que comentou lá no blog he,he,he...esconder não deu, Nininha contou, gatinha levada.
Vc perguntou e digo, pegue o 3 e junte com o 8...Entendeu :D ? Bjs, ti gostu di montão tb

MARILENE disse...

É essa persistência que nos leva até onde desejamos. Há dias de tristeza e outros de alegria. A vida tem um grande leque de possibilidades e exige que nos adequemos às suas variadas faces. Bjs.

Silvana Haddad disse...

Olá Elaine:

A vida é um verdadeiro espetáculo, do qual devemos tomar as rédeas, para conduzirmos nosso caminho em busca da felicidade.
Bjs.:
Sil

Mery disse...

Elaine, você diz que "a perfeição não é desse mundo, mas tuas postagens são perfeitas...Ainda não vi igual a você.
És tão cuidadosa com o q postas, isso é amor* pelos que te leem e algumas informações a gente só lê aqui, eu não gosto de relembrar fatos tuins e ontem foi um desses dias, todos os dias eu passo momentos difíceis onde moro e aqui no trabalho, então já fico apreensiva quando saio de casa.
Maravilhoso como sempre o teu Blog* e as postagens; parabéns!
beijão pra ti.

Vane M. disse...

Oi, Elaine. também aprendi a usar melhor as palavras, sem proferi-las em vão ou em momentos inoportunos.
Carregamos mesmo dentro nós inúmeras mulheres, cada uma para determinados momentos. Não é à toa que foi criada a música "Mulher de fases", hahaha. Puxa, quanta data importante, hein?
Uma braço!

Casinha das Gifs ^^ disse...

Olá minha doce amiga Elaine!!!

Amigas como você que eu quero sempre por perto ^^
Adorei te conhecer e estarei sempre passando por aqui para regar a nossa plantinha da amizade ^^
Te incluí na minha listinha de "Vale a pena um Clique".
Adoro as atualizações que você posta =D Parabéns!

Muito Obrigada pelo carinho e principalmente pela visitinha =D
Tenha uma ótima e proveitosa semana!
Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

casinhadasgifs.zip.net

Telma disse...

Como sempre o blog lindo e informativo!
É amiga, parece que foi ontém, né? Nossos filhotes criados e crescendo saudáveis... Quando nos conhecemos eu estava no comecinho...Como foi bom! Como é bom poder compartilhar coisas boas e receber carinho dos amigos, não é mesmo?
Você não imagina como a sua presença me deixou feliz!
Obrigada por tudo que você fez e faz por mim! Sou só alegria!
Beijo no coração,
Telma

Verena disse...

Querida Elaine,
Quantas coisa recordo e aprendo no seu blog
Obrigada por compartilhar informações tão valiosas
Uma boa semana para tí
Beijinhos para tí e carinhos para as fofurinhas de algodão

Unknown disse...

Amiga Elaine
Muito obrigada por retribuir a minha visita; alegrou-me a presença da dona de um blog por demais completo!
Gostei de saber um pouquinho de si! Afinal somos um pouco de tudo: a criança que às vezes choraminga, a adolescente que ainda adora brincar, a mulher responsável.
Depois, as comemorações que são autênticas aulas de civismo.
Muitos parabéns Elaine
Abraço amigo

Anônimo disse...

Es un recreo pasar por tu sitio mi querida Elaine, completo y espectacular post!
Te dejo un fuerte abrazo, bonita noche!

Rafael Mourão disse...

Olá Elaine, boa noite.

Como suas palavras ali sitadas diz, a vida nada mais é do que um aprendizado diário, no qual devemos absorver tudo que recebemos e devemos cuidar com aquilo que falamos, errar todos nós erramos, mas persistir em erros não é bom, então que possamos aprender mais, observar mais, pra não cometermos tantos deslizes.
Mas se cometermos, temos a oportunidade de nos desculparmos.

Quero lhe agradecer pela visita, pelo comentário, e também lhe desejar uma ótima semana, de paz, de luz, de amor.

Abraços
RioSul

Patrícia Pinna disse...

Bom dia, Elaine. Sua postagem bastante rica. As suas palavras iniciais me emocionaram.
Temos mesmo de ser pessoas multifacetadas e essa coragem tem de vir de nós, isso é um fato.
Sensibilidade que sai do teu coração em forma de palavras abençoadas.
Também não vejo os surdos como seres inferiores, pois não o são, e acho muito importante a comunicação, a fim de que possa haver a compreensão.
A saúde bucal é importantíssima, ainda mais no nosso País que é tão precário o atendimento odontológico pelo SUS e caríssimos os serviços em consultórios particulares não condizendo com a situação real da população!
Beijos na alma e parabéns pela postagem!
Fique com Deus!