By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Seja criativo!


“Mude!
Veja o mundo de outras perspectivas.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Tente o novo todo dia.
A nova vida.
Ame muito,
Cada vez mais,
De modos diferentes.
Mude.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo!
Só o que está morto não muda!”
(Edson Marques)



Viva a Primavera dentro de você!
Parece mentira, mas as árvores já estão começando a florescer.... E a Primavera nem chegou oficialmente..... Assim como muitos, eu tenho rinite alérgica. É importante, nesta época, tomar alguns pequenos e habituais cuidados, pra que a primavera seja uma estação de sorrisos e não apenas de tosses e espirros....  Ainda estamos na estação do inverno, quase se despedindo, pois este ano muito pouco frio se fez.... Já percebe-se algumas árvores com seus galhos vazios, como braços abertos, apenas esperando o colorido das flores! A alegria da natureza! O delicado e majestoso balé dos pássaros rodeando, com seu ritmado bater de asas, a profusão de cores e aromas, dos mais sutis aos mais extasiantes! E a florescência magnífica e divina da natureza já está começando.... Integre-se com a natureza! Sinta o aroma das flores! Deleite-se com a visão perfeita da mais viva combinação de cores diante de seus olhos! Não passe correndo! Pare por um minuto! Perceba! Sinta em você esta natureza colorida, perfumada! Entre em sintonia com o universo! Plante um jardim em seu coração! Pinte um arco-íris em sua alma! Viva! Já comece a celebrar, desde agora, a primavera da vida! Renove-se, como a natureza! Deixe para trás os galhos secos! Floresça! Alegre-se! Perceba a grandiosidade das mínimas coisas! A natureza é sutil em detalhes.... Seja como a natureza, comece com pequenos gestos que, aos poucos, irão crescendo dentro de você, expandindo o amor em seu coração! Florescendo em palavras e atitudes! E envolva a todos no arco-íris de sua alma! Viva a primavera dentro de você! Quinta e sexta-feiras abençoadas! Um final de semana de muita paz, alegrias e atitudes conscientes, de amor à vida, à natureza, fazendo a diferença por um mundo melhor! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique neste selo e saiba como!... 
Abrindo a semana em dose dupla, com a querida amiga Cris Coelho e seus dois (2) blogs Vai e vem Ateliê http://vaievematelie.blogspot.com.br/
Espaços voltados à troca de idéias, artesanato, receitas, dicas de decoração, reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. E aí, gente linda, estão esperando o quê? Vamos lá apreciar, valorizar e seguir o que é bom? Simbora!

A outra participante desta semana é uma amiga querida, recentemente conquistada na Blogosfera, Luciana Souza que,
nos apresenta um de seus Blogs,  Histórias de uma bipolar  http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/ 
 Que, por ser portadora de Transtorno Afetivo Bi Polar do Humor, resolveu criar um blog para que pudesse passar informações a respeito deste transtorno de comportamento que, atinge muito mais pessoas do que podemos imaginar, desconhecendo o assunto e não buscando o tratamento adequado! Vamos lá conhecer mais um ótimo espaço na Blogosfera?

Festa! 365 dias de blog!
O espaço pra lá de especial, da querida amiga Lorena Viana, Blog Pequena Aprendiz http://pequena-prendiz.blogspot.com.br/2012/09/um-ano-de-aprendizagem.html
Completou nesta quarta-feira, dia 05 de setembro de 2012, 01 ano de Blog! Parabéns Lorena! Que este seja o primeiro de muitos e muitos anos que ainda virão! Corre lá que ainda dá tempo de felicitar a querida Lorena HAPPY Viana! Vamos lá, gente linda!

Datas
No dia de hoje, 06 de Setembro, comemora-se:
Dia do Alfaiate
Uma das profissões mais antigas do mundo, o alfaiate alia arte na criação de roupas masculinas, de forma artesanal e sob medida. Alfaiate (em francês: Tailleur) é o profissional especializado que exerce o ofício da Alfaiataria, uma arte que consiste na criação de roupas masculinas (terno, costume, calça, colete, etc.),  exclusivamente de acordo com as medidas e preferências de cada pessoa, sem o uso padronizado de numeração preexistente.
Ao invés de máquinas modernas ou computadores de última geração, essa profissão utiliza artefatos simples como a tesoura, a régua, a linha, e velhas invenções como a máquina de costura e a entretela. É comum encontrar, nessas pequenas lojas, poucos funcionários, como o próprio dono do estabelecimento e apenas um ajudante. Na maioria dos casos, os profissionais que lidam com alfaiataria são pessoas com mais de 60 anos que exercem a profissão há 20, 30 e até 50 anos. A profissão não foi a primeira do mundo, se enquadrando apenas no rol das mais antigas. Muitas vezes estes profissionais aprendem, logo cedo, o ofício na prática, partindo para a carreira de autônomo. Mas há os que preferem atuar em empresas, com contrato de emprego e vínculo formal.

Embora a atividade não demande formação superior, é importante para quem pretende trabalhar em empresa ter um curso básico de qualificação profissional em costura, com carga horária entre duzentas a quatrocentas horas-aula. É necessário ainda comprovar experiência anterior de três a quatro anos atuando na área.
Descrição - De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do MTE, os alfaiates projetam e modelam confecções de roupas sob encomenda; confeccionam peças-piloto; preparam peças e costuram roupas em tecidos, couros e peles; preparam produtos para armazenagem e expedição, incluindo atividades de passadoria, embalagem e controle de estoques; realizam manutenção produtiva. Atuam em todas as etapas da confecção de roupas sob medida, desde o desenho do modelo até sua expedição.
Condições gerais de exercício - Estes trabalhadores atuam em empresas de fabricação de roupas de tecido ou couro e similares. Podem ser autônomos ou ter vínculo formal de emprego. Trabalham de forma individual ou em equipe, sob supervisão ocasional, em células de produção, módulos ou grupos compactos, especialmente os costureiros de peças sob encomenda.
Diferente do que é conhecido, a profissão de alfaiate é classificada da seguinte forma:
Mestre-Alfaiate - profissional que também pode ser o proprietário do estabelecimento, habilitado quanto às medidas, corte, preparo e ultimação das peças do vestuário;
Contra-Mestre - profissional que auxilia o Mestre-alfaiate e se dedica a tirar medidas, fazer moldes, cortar tecidos e provar as peças do vestuário;
Ajudante de Contra-Mestre - profissional que corta os tecidos, usando moldes, ou sob orientação do Contra-Mestre;
Oficial-Alfaiate - é o oficial que costura as peças do vestuário;
Oficial de Paletó - é o oficial que confecciona o paletó completo ou peças a rigor como: Diner-jaque, fraque e casaca;
Meio-Oficial - é o aprendiz de oficial, que auxilia costurando pensas, fazendo bolsos, enquartando frentes, ilhargas e mangas;
Ajudante - é o aprendiz que faz o ponto mole, chuleia, acolchoa entretelas, lapelas e baixo de gola;
Coleteiro - é o oficial que confecciona todos os tipos de coletes;
Calceiro - é o oficial que confecciona todos os tipos de calça, inclusive o culote;
Acabador - é o oficial que faz ombros, golas e prega mangas;
Buteiro - é o oficial que faz reparos em geral;
Passador - é o oficial encarregado de passar todas as peças do vestuário;
Aprendiz de alfaiate - é o elemento que se inicia na profissão.
Parabéns a todos os Alfaiates do Brasil!


Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional Brasileiro
Sempre emociona se tocado em grandes ocasiões e, principalmente, quando os nossos atletas sobem ao pódio, elevando cada vez mais o nome de nosso país. Ele foi tocado pela primeira vez em 1831 e só em 1909 ganhou a letra de Joaquim Osório Duque Estrada.  Em 300 anos de história, o Brasil, a rigor, não teve hino algum que fosse seu. Também em Portugal, até o século XVIII, só se cantava o Hino do Rei, que era mudado toda vez que morria um monarca. Pois o Brasil, mesmo depois de sua independência, por nove anos viveu sem hino.
A história do Hino Nacional Brasileiro é pouco divulgada e geralmente se limita a uma breve referência aos autores da letra e da música. No entanto, ela é riquíssima e reflete os momentos mais importantes de nossa História.  O hino brasileiro nasceu ao calor das agitações populares, num dos momentos mais dramáticos de nossa História, quando a independência do Brasil vacilava em razão dos desmandos autoritários do mesmo soberano que a proclamara. Para comemorar a abdicação de D. Pedro I, forçada pelo clamor dos patriotas, Manuel da Silva (discípulo de José Maurício e, por algum tempo, de Segismundo Newkomn) refez o hino, que criara em 1822, para saudar nossa emancipação política e que se transformou num grito de rebeldia da Pátria livre contra a tutela portuguesa. Por mais incrível que pareça, durante quase um século, o Hino Nacional Brasileiro foi executado sem ter, oficialmente, uma letra. As muitas tentativas de acrescentar um texto à música não vingaram.  Os versos não eram bons: os primeiros, carregados de ressentimentos, insultavam os portugueses; os outros pecavam pelas bajulações ao soberano reinante. Assim, a composição de Francisco Manuel da Silva - uma marcha destinada à consagração do hino - só em 1909 recebeu uma letra definitiva. E apenas em 1922, finalmente completa, foi oficializada como Hino Nacional Brasileiro.

Em 1916, o poeta introduziu modificações no poema. A 21 de agosto de 1922, o Decreto nº 4.559 autorizou o Poder Executivo a adquirir a propriedade dos versos, e a 06 de setembro do mesmo ano – isto é, na véspera do dia em que se comemorou o Centenário da Independência, o Decreto nº 15.671, declarava oficial essa letra. O Deputado Lourenço Baeta Neves, a 23 de junho de 1936, apresentou um projeto de lei que tornava obrigatório o canto do Hino Nacional nas escolas primárias e nos estabelecimentos de ensino normal, em todo o país. A promulgação do Decreto nº 259, de 1º de outubro de 1936, pelo Presidente, Getulio Dorneles Vargas, além da obrigatoriedade “nos estabelecimentos de ensino mantidos ou não pelos poderes públicos“, consagrou a orquestração de Leopoldo Miguez; a instrumentação para bandas, do 2º Tenente Antonio Pinto Júnior, do Corpo de Bombeiros do então, Distrito Federal, no tom original de si-bemól e, para canto, em fá, o trabalho de Alberto Nepomuceno.
Todas as Pátrias têm sua Bandeira e seu Hino, que são sagrados. O Hino Nacional Brasileiro constitui, por sua significação histórica, um símbolo Nacional.
HINO NACIONAL BRASILEIRO
I

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.


Se o penhor desta igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!


Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.


Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.


Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!


Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!


Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".


Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.


Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.


Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!


Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Símbolo sagrado da Pátria, tal como a própria Bandeira, o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva – escrito em 1822/23 ou, segundo outros autores, em 1831 – e que a 6 de setembro de 1922, foi oficialmente adotado pela República, já com letra de Joaquim Osório Duque Estrada, não tem sido preservado com a dedicação e o carinho que deveria merecer de todos os brasileiros.
Basta dizer que o próprio Museu Histórico Nacional não possuía uma única gravação do Hino Nacional Brasileiro, que foi, entretanto, registrado mais de 30 vezes por algumas das mais famosas orquestras e bandas brasileiras e até internacionais, por exemplo, temos como execuções históricas a da Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo Maestro Eugen Szenkar, a da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com coro, regidos por Heitor Villa-Lobos, a da Banda do Corpo de Bombeiros, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Banda Internacional, etc. Existem também gravações curiosas, como a do tenor Vicente Celestino, e a de Paulo Gracindo – em que este declama a letra de Duque Estrada. 

Dia do Profissional de Inteligência

No dia 6 de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Inteligência. A data não foi escolhida ao acaso: faz referência ao Decreto nº. 9.755-A de 06/09/1946, que criou o Serviço Federal de Informações e Contra-Informações – SCIFI, o primeiro serviço de inteligência estabelecido no Brasil.
Hoje a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é o centro do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que congrega uma variedade de órgãos, tais como o Departamento de Polícia Federal e os centros de inteligência das Forças Armadas.
A atividade de inteligência tem como objetivo a produção de informação e conhecimento sobre fatos que possam influenciar na segurança nacional e nas ações governamentais, assim como a adoção de medidas de proteção de assuntos sigilosos do Estado e da sociedade.
Dessa forma, profissional da área tem em suas mãos uma missão muito importante que exige dele comprometimento e integridade, merecendo o reconhecimento de cada cidadão brasileiro por seu trabalho!

Dia Nacional do Sexo

Com o intuito de derrubar tabus e barreiras que ainda existem quando o assunto é sexo, existe esse dia, para que seja apenas curtido, para mostrar que sexo não é coisa de outro mundo e que pode sim ser falado e comemorado como uma data importante. O Dia do Sexo foi inventado em 2008, como resultado de uma ação de marketing da fabricante de preservativos Olla e da agência de Publicidade Age. Desde então, essa data nunca mais foi a mesma.

Tantos nomes para um único ato, ato esse que pode transmitir inúmeros sentimentos, mas que proporciona somente uma sensação, a de prazer.

O simples tocar, sentir o cheiro da pele, são o suficiente para despertar o desejo e a vontade. Há quem não ache sexo necessário, há quem não viva sem sexo, cada um transmite o desejo do seu corpo de alguma maneira. O importante é saber aproveitar, seja lá qual for a maneira.
Mas não deixe o ato te levar, sexo só com segurança, sexo só com camisinha. Aproveite o dia e evite um futuro de preocupações. Use preservativo.
Segundo o Caderno Donna on line, do Jornal Zero Hora, dez (10) razões para praticar sexo:
- Alivia as crises de enxaqueca;
- Fortalece os ossos;
- Combate a incontinência urinária;
- Alivia as cólicas da TPM;
- Melhora o aspecto da pele;
- Melhora o sono;
- Diminui o stress;
- Queima calorias;
- Aumenta a imunidade;
- Ajuda a envelhecer melhor.
Antecipando....
07 de Setembro
Dia da Independência do Brasil
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do nosso país do então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Pode-se citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país durante o processo da Inconfidência Mineira. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Hoje em dia, as comemorações do Dia da Independência do Brasil ocorrem em todo o território nacional, com a realização de desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e diversos tipos de manifestações patrióticas.
À semelhança do processo de independência de outros países latino-americanos, o de independência do Brasil preservou o status quo das elites agroexportadoras, que conservaram e ampliaram os seus privilégios políticos, econômicos e sociais. Ao contrário do ideário do Iluminismo, e do que desejava, por exemplo, José Bonifácio de Andrada e Silva, a escravidão foi mantida, assim como os latifúndios, a produção de gêneros primários voltada para a exportação e o modelo de governo monárquico.
Para ser reconhecido oficialmente, o Brasil negociou com a Grã-Bretanha e aceitou pagar indenizações de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal. A Grã-Bretanha saiu lucrando, tendo início o endividamento externo do Brasil. Quando D. João VI retornou a Lisboa, por ordem das Cortes, levou todo o dinheiro que podia — calcula-se que 50 milhões de cruzados, apesar de ter deixado no Brasil a sua prataria e a enorme biblioteca, com obras raras que compõem hoje o acervo da Biblioteca Nacional. Em conseqüência da leva deste dinheiro para Portugal, o Banco do Brasil, fundado por D. João ainda 1808, veio a falir em 1829.A data comemorada oficialmente é 7 de setembro de 1822, uma vez que nesse dia, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, ao receber a correspondência da Corte, teria proclamado o chamado "grito da Independência", à frente da sua escolta: "Independência ou Morte!”
Dia da Música Brasileira
Em 2012, o dia 7 de setembro será marcado no calendário não só como o Dia da Independência do Brasil. Este ano, como parte de um projeto do Archive of Contemporary Music (Arquivo de Música Contemporânea), que seleciona, a cada ano, um país de homenagem, 7 de setembro será também considerado o Dia da Música Brasileira – data que vem com um evento mundial que celebra a nossa música em todo o globo. Para explicar os detalhes do projeto, o BrMusicExchange conversou com o associado da ARC Béco Dranoff , co-diretor do projeto Brazilian Music Day.
Baseado em Nova York, Béco está envolvido na indústria da música brasileira há mais de 20 anos. Como programador, ele já trabalhou em locais de prestígio, como Cielo, MoMA’s Sculpture Garden, Le Poisson Rouge and Nublu. A música brasileira é reconhecida e tem penetração mundial, todo mundo gosta e se identifica com nossos ritmos e nossa vozes. Também, como todos sabemos, o Brasil vive essa fase super progressiva e despertou uma curiosidade ainda maior pela sua música e cultura. Então este ano está sendo dedicado ao Brasil. Para os próximos anos o Archive planeja projetos com a música da China, da Escandinávia… cada ano um país ou região.
Dia do Grito do(a)s Excluído(a)s
O Grito dos Excluído(a)s é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluído(a)s.
- O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.
Em 2012 o Grito do(a)s Excluído(a)s traz como tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
Antecipando....
08 de setembro
Dia Internacional da Alfabetização
No dia 8 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização, que é o processo no qual o indivíduo desenvolve habilidades de leitura e de escrita, através da identificação de códigos de escrita. No entanto, esse processo não consiste apenas na capacidade de ler e escrever, mas de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Existe também o analfabeto funcional, ou seja, aquele que é incapaz de compreender, interpretar, sendo apenas capaz de juntar palavras e textos.
O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências. Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire são exemplos disso. Há, no mundo, cerca de 880 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. O desenvolvimento econômico, o progresso social e a liberdade dos seres humanos dependem do estabelecimento de um nível básico de alfabetização em todos os países do mundo. A população de analfabetos absolutos de nosso país ultrapassa o número de 16 milhões. Além desses índices, existem as pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas, consideradas analfabetas funcionais – lêem, mas não interpretam, numa margem de trinta milhões de brasileiros. Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida. No entanto, aos números mencionados acima, podemos adicionar as centenas de milhões de "analfabetos funcionais", pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vai muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números no dia-a-dia. As grandes incidências de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos. Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento". Segundo Paulo Freire, tudo começa com a alfabetização, ela é a chave do conhecimento, pois alfabetizar não é apenas um ato de decodificação, significa muito mais, é saber ler o mundo nas entrelinhas, é estar aberto à aprendizagem. A alfabetização é um processo amplo e contínuo, que não se limita a ler e escrever. O indivíduo alfabetizado possui habilidades de ler o mundo,isto é, tem visão da realidade e está bem informado sobre os acontecimentos atuais, além de ter consciência de que,  para se inserir em sociedade,  é preciso estar sempre aprendendo, se renovando, se reciclando. É necessário estar atualizado e saber lidar com a tecnologia. Do contrário, estaremos excluídos do mundo moderno. A alfabetização, sem dúvida, é a chave do conhecimento. Sabe-se que alfabetizar não é só saber ler ou escrever. É ter a plenitude do conhecimento; saber interpretar intelectualmente, socialmente e culturalmente dentro de uma perspectiva da vida em sociedade. Paulo Freire, visualiza uma educação integrante como um processo de formação de verdadeiros transformadores, capazes de tentar mudar o mundo. Alfabetizar é sobreviver numa sociedade que transforma radicalmente as suas condições naturais de vida. Como diz o mestre Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade; sem ela tampouco a sociedade muda”.
Dia Mundial da Fisioterapia
O dia 08 de setembro foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), organização representativa de mais de 250,000 de fisioterapeutas em todo o Mundo.  Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.  Exercer a profissão de fisioterapeuta exige paciência, sensibilidade tátil, habilidade manual, gosto por leituras para se manter constantemente atualizado e determinação para ajudar no tratamento dos pacientes.  Além disso, usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.
Dia Nacional do Ilustrador
A ilustração em si é o desenho que pretende expressar alguma informação, idéia que remeta a texto, em várias acepções, desde o texto impresso como conhecemos (os livros ilustrados, por exemplo). Parabéns a todos os ilustradores do Brasil, por exercer  um trabalho difícil mas sempre muito recompensador.
Antecipando....
09 de Setembro
Dia Internacional da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal(SAF)
Iniciado pela Sociedade Brasileira de Alcoologia, desde 2005, convocando as mães a não beberem durante os nove meses de gestação.  A SAF é um conjunto de problemas causados pelos efeitos do álcool sobre o bebê.
SAF é a causa mais comum de déficit cognitivo na infância.
Você que é mãe,  por 9 meses não beba: seu filho agradece.
Grávida não bebe sozinha! Se beber não engravide, se engravidar não beba.
Dia Nacional do Administrador
09 de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador.
São 44 anos de regulamentação da profissão.
O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. O Administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e consequentemente, da sociedade em geral. No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições. Então o Administrador é o profissional que tem função imprescindível para o bom andamento de qualquer negócio. A sua importância para o desenvolvimento e o progresso é enorme, levando empresas e países a atingirem metas, aumentar suas receitas e melhorar a vida das pessoas.
Parabéns a todos os Administradores do Brasil!
Dia do Médico Veterinário 
Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.  É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.  Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C.
A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização. As especializações, clínica e cirúrgica, para animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; destinadas a quem for trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos.
Parabéns a todos os Médicos Veterinários do Brasil!
Dia da Velocidade
Hoje, 9 de setembro, é o Dia Mundial da Velocidade. Coincidentemente, foi o dia em que Asafa Powell (2007) bateu o recorde na corrida dos 100 metros rasos durante o Grande Prêmio de Rieti, na Itália, com a impressionante marca de 9 segundos e 74 centésimos. Neste dia, também é comemorado o nascimento do famoso cachorro quente. Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou v, o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração. Velocidade é um conceito fundamental para a mecânica clássica. Foi a partir desse que os primeiros físicos puderam desenvolver o estudo do movimento dos corpos, tornando-se capazes de descrever trajetórias através de funções matemáticas. Isaac Newton, pai da mecânica clássica, desenvolveu o cálculo diferencial a partir desse estudo. Há dois tipos de movimentos considerados mais simples: o movimento retilíneo uniforme (MRU - movimento descrito por objetos com velocidade constante ) e o movimento retílineo uniformemente variado(MRUV - movimento de objetos que variam sua velocidade de forma constante). Fica aqui a homenagem do Blog a todos os físicos e pesquisadores que nos permitiram o conhecimento que possuímos atualmente e que nos permitem entender, ou pelo menos tentar, o que é a velocidade e sua importância e influência em nossas vidas!!
Aos velozes e furiosos de plantão, muita calma, muitas vezes ganhamos em segundos e perdemos em vidas....
"As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes." (Augusto Cury)
Fontes:

56 comentários:

Cloudy disse...

Dem ersten Absatz Deines wieder einmal grandiosen Beitrags über Kreativität lassen Deine folgenden Sätze echte taten folgen. Viel Information und wenn auch manches ein bisschen nebensächlich scheint, so sind doch alle diese Themen sehr lesenswert und erweitern Wissen über die Vielschichtigkeit anderer Länder...

Lieben Gruß und Sonne im Herzen
CL

chica disse...

Linda poesia e vamos viver a primavera dentro de nós, como falas! Adorei a parte do alfaiate e os termos e ajudantes deles. beijos,lindo feriadão,chica

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia minha querida!
Lindíssima poesia que você escreveu.
Inspirada e sensível.
Quanta coisa para se aprender aqui moça.
Hoje postarei fotos dos meus netinhos lá no Jardim e tenho em vista 2 pessoas que querem ficar com 2 filhotes.
Será que você poderia fazer um selinho para o Jardim que completou 102 seguidores?
Agora estou com menos tempo ainda até de visitar páginas de amigos, e o selinho estou adiando mas quero ofertá-los.
Vou ver alguma imagem que tenho salva no pc e te envio.
Claro se você quiser e puder.
Depois passarei com mais calma aqui.
Desejo-te uma ótima quinta-feira e um feriadão de descanso e harmonia.
Obrigada por tudo.
abração com carinho

Severa Cabral(escritora) disse...

BOM DIA MINHA QUERIDA !!!!!!
SETEMBRO CHEGOU TRAZENDO GRANDES DATAS PARA SEREM COMEMORADAS...DATAS MAGNIFICAS E CHEIAS DE GRANDE SENTIDO,COMO O 7 DE SETEMBRO E,TANTAS OUTRAS DATAS MUITO INTERESSANTE PARA O NOSSO CALENDÁRIO...
BJS MINHA AMADA MENINA !

Zete artes disse...

Olá , minha querida , passando para ver as novidades e aproveitando para te convidar para participar do concurso cultural Coats, lá no meu cantinho. Vou ficar muito feliz se participar. Te espero lá.
Um abraço!
http://zeteartes.blogspot.com.br/2012/08/concurso-cultural-coats.html

Verena disse...

Bom dia, tia Elaine querida
As postagens de hoje estão muito legais
Gostamos do dia do Veterinário...hihihi
A vóvis gostou de saber sobre o alfaiate e não sabia que o sexo é benéfico para tantas coisas
Obrigada por compartilhar conosco todas essas valiosas informações, viu?
Desejamos para tí um lindo feriadão
Aproveite para descansar e passear bastante
A Vóvis tá as voltas com a pintura do ap dela
Então vai ter que ficar por aqui neste feriado
Muitos lambeijos, ronrons, e carinhos para vocês
Vóvis está mandando um beijão
Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

Unknown disse...

É vdd
Só o que está morto não muda!”

Parabéns ao nosso pais pela independencia.

Socorro Melo disse...

Oi, Elaine!

Quanta inspiração minha amiga! Ao ler o texto as imagens, com suas cores, perfumes, luz e beleza, que só a natureza tem, iam se projetando na minha mente. Adorei.

Paz e Bem!
Socorro Melo

SONINHA disse...

Olá,Elaine!Bom Dia!
Assim como as flores surgem na primavera, que nossas vidas também floresçam.
Abençoado dia,amiga!!!Beijos!!!!!
Soninha.

Sónia M. disse...

Parabéns por mais uma bela postagem!

Já tinha saudades de aqui entrar!

Um grande abraço :)
Sónia

SOL da Esteva disse...

Falar da Primavera é falar de nós mesmos, do nosso interior.
Gostoso o modo como relatas a sua chegada (aí, desse lado do Mar), como adoro o teu Calendário que marca os Dias Especiais.


Beijos


SOL

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Olá querida amiga!
Mudar sempre!
De preferencia como a primavera, trazendo flores, colorido, perfume...
Teu blog cada vez melhor!
Um lindo final de semana pra ti!
Um abraço com muito respeito carinho e admiração!
Sua amiga
Ivany

Anônimo disse...

Naturaleza, Fragancias, Paisajes...Primavera de Vida representada en tu blog.
Un abrazo.

Vanessa Barbosa disse...

Eu sempre digo que viver é ousar! Dia do sexo devia ser todo dia, rsrsrs.

Olha, todo dia me surpeeendo com as datas que você traz, comemorações que eu nem podia imaginar que existisse. Beijos querida e ótimo feriado.

Célia disse...

Quanta informação você nos dedica, Elaine! Uma "enciclopédia virtual" na esfera blog! Parabéns!
Bjs. Célia.

Cici Senhoretti disse...

Semana de grandes datas especiais... super interessante!
Meu avô paterno foi um excelente alfaiate. Costurava com perfeição. Saudades dele!
Um ótimo feriadão, Elaine!
Bjns

Vane M. disse...

Oi, Eliane. Acho que as estações vem para nos ensinar justamente o poder da renovação, do florescer, do acolhimento...cada fase tem sua peculiaridade. Achei interessante os segmentos no campo da costura, como costureira não imaginava que haviam tantas possibilidades! Um abraço, ótimo feriado!

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Elaine. Palavras sempre importantes, assim como as datas curiosas até!
GOSTEI DO SEU ALERTA PARA O SEXO COM SEGURANÇA, AFINAL, MUITAS VIDAS SÃO CEIFADAS POR CONTA DA FALTA DE SEGURANÇA NO ATO, doenças são transmitidas e ocasionam muitos problemas, assim como a gravidez indesejada.
Curtir com prazer e consciência tranquila esse dia, sem dúvida, é o melhor a ser feito!
Adorei o chamado em sermos felizes, em deixarmos as cores habitar as nossas vidas e espalharmos um arco-íris de cores que acalentam aos demais, é muito bom isso!
Parabéns por toda a postagem!
Voltarei outro dia para comentat o restante!
Beijos na alma e tenha um excelente feriado!

Sol disse...

beijos floridos querida amiga..

Sol

Silvia Freitas disse...

Passando pra desejar um bom feriadão pra vc! bjssss

Anônimo disse...

Elaine! Primavera e criatividade combinam perfeitamente. E que ambas habitem nossas vidas. Beijos e mais que lindo feriadão e fim de semana!

Eu...Suzana disse...

Olá Elaine, quantas datas hoje postadas. Adorei saber a quantidade de classificação dos Alfaiates, nem imaginava que houvesse esta diferenciação. Te desejo um bom feriado cheio de alegrias e paz junto aos teus. Beijos em ti e nas fofurinhas.

Suelen Muniz disse...

Oi Elaine,
A primavera é uma estação muito linda,com muita alegria e luz.
Que possamos florescer e jogar fora o que não nos faz bem.
um ótimo final de semana pra vc,abraço,=)

Trilhamarupiara disse...

Olá querida Elaine, o mais legal é que vc fala as datas e ainda nos ensina sobre elas! Parabéns amiga! Tenha um ótimo feriado! bjoooss

Unknown disse...

Parabéns pela postagem sempre linda
e desejo um feriado cheio de muita alegria...cuide-se!!!
Abraços e fica com Deus
Bjuss
Rita!!!!

MISSIONÁRIA DIANA disse...

amada quanta informação!!! belo post como sempre passei pra deixar um grande abraço e uma boa noite

morena disse...

Olá Elaine, que sentimento estranho que está prestes a começar na primavera para você quando ... em vez disso, aqui em breve será Outono!
Criatividade é vida para mim!
Um beijo e bom fim de semana.
Morena

Graça Pereira disse...

Uma postagem rica em informações e todas elas a condizer com imagens...
Tudo na perfeição! Parabéns,
Beijo e bom fim de semana
Graça

elly disse...

Olá amore,vc tem gato ou cachorro?
gosta de mima-los? to sorteando roupinha
e to passando especialmente para te convidar
espero que participe!
será uma honra
obrigada!
bjs ótimo feriado
e perfeito fim de semana
www.coisasdeladdy.com

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passar aqui é ter o um mundo de informações entre os dedos, tudo lindo sempre.

Um beijinho com carinho e desejando um bom fim de semana.
Sonhadora

Anônimo disse...

Completísimo post mi querida Elaine, felicitaciones!
es muy cierto que ya comienzan a notarse los primeros cambios al asomar la primavera, pero felices de que llegue para alegrar el espíritu!
Un placer pasar a leerte siempre, abrazos miles.
Buen fin de semana!

M de Maria Ateliê disse...

Oi Elaine! Adorei o "Seja criativo!, concordo com tudo...Como temos comemorações e datas importantes nos próximos dias! Já anotei por aqui, bjs ótimo final de semana!

Patrícia disse...

Amiga que mega post, tive q abrir outra aba, pq na metade ja tinha esqueçido kkkk, adorei
O texto de ser criativo é excelente, muito plagiador ta precisando ler. SEJA CRIATIVO
E o selo ensinado a comentar kkk adorei..ó vou te plagiar heinnn kkkkk
Ihh é mesmo a primavera está chegando estação q mas gosto.
O blog se sua amiga historia de uma bipolar, me intrigou dps vou conhecer...vc sempre dando uma forçinha e homenageando os amigos, parabéns .
E o dia do alfaiate, uma profissa tão instinta hj em dia, gostei de ver todas as colacações q vc postou sobre a profissão.
E sobre hj dia tão importante e que deve ser lembrado com louvor.
Nosso hino é lindo , né? adoro canta-lo , me emociona e faz parte desse dia tb da musica brasileira. Amei tb saber do dia do veterinario, meu amigo vet vive salvando os gatinhos aqui, qdo peço um help e o dia do fisioterapeuta, tive um q me salvou de ficar com o joelho travado, ele não desistiu do meu caso, foi dificil, tem ate um desenho dele no meu blog... profissões q amo e admiro muito.
Gostei tb de saber do dia dos excluidos e da alfabetizaçao
E dia do ilustrador , nem se fala, né? kkkk sabia q vou ilustra um livro...e vc não sabe tem a ver com sexo...juntou os 2 do seu post sexo e ilustrador kkkk, dps te conto mais.Fazer o que trabalho é trabalho, né?kkkkkk
Bom amigona vou indo, desejo a vc um otimo finalzinho de feriado e um abençoado final de semana.
Fique com Deus, bjsssssss

Evanir disse...

Uma das grandes bênções da vida
é a experiência que os anos vividos nos concebem.
Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
mais uma janela e abre diante dos meus olhos,
mais um espinho foi retirado da flor,
restando somente a beleza de tão bela data.
Com fé, na esperança e no empenho por ser melhor a cada dia.
Seguindo pelos caminhos da verdade e do amor.
Um dia encontrarei o mais belo jardim, o jardim que representará a realização
dos meus maiores sonhos.
Com saudades .
desejo um feliz final de semana
venha curtir meu aniversário.
Beijos na sua Alma,Evanir.

Verinha disse...

Olá amiga querida
tudo bem? Belo post.
Dia do meu maridinho que é administrador, poxa nem sabia, mas vou guardar na minha agenda.Ele faz muita coisa mesmo.Linda homenagem a pátria amada.
Primavera minha estação preferida.
Beijinhos e um fim de semana maravilhoso.

Magia da Inês disse...

彡♡` Olá, amiga!

Lindo dia!
Bom fim de semana!
Beijinhos. ♡彡.
¸.•°`♥✿⊱╮

ANDRÉA disse...

Oi Amiga,
Amei a Mensagem!
Até copiei, achei Linda

Beijos e um Lindo Final de semana
Andrea

Arione Torres disse...

Oi Elaine, muito bom o post! O que eu mais gostei foi o dia do ilustrador! <3
Tenha um ótimo fds, beijão

Casinha das Gifs ^^ disse...

Olá querida Elaine!

Foi um prazer enorme receber você na CASINHA DAS GIFS!
Fiquei muito contente em você retribuir o carinho =D
Não precisa se desculpar! Nossa vida é uma correria, né?

Obrigada pelo carinho e pela presença!
Um forte abraço e um ótimo final de semana!

Bjkas no seu lindo coração... TATIANA BERTOLIN

casinhadasgifs.zip.net

Anne Lieri disse...

Elaine,esse ano ainda nao tivemos aquele inverno rigoroso,mas como tudo anda do avesso,deve esfriar em pleno verao!...rss...linda sua poesia falando da primavera e tb sobre mudar,tentar de novo,reinventar!Bjs e bom domingo!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Que venha a primavera!
Adoro flores, colorido, perfume, tudo de bom!!!

Beijos e bom findis!

vendedor de ilusão disse...

Olá,
Passando para desejar uma ótima noite de sábado e um excelente domingo.
Abraços.

Carolina disse...

Ola Elaine! que emocionante o himo de Brasil, e muito tocante! Hermoso e patriotico!
A primavera esta chegando, ya se siente no ar... uh que linda é!
Esta flor para voce. =)

Feliz domingo amiga!!

____8888___88888888___8888
___888888_8888888888_888888
___888888888888888888888888
___888888888888888888888888
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
______######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####

Coqueluxos disse...

Legal ver o hino inteiro, um lindo findi querida.. bjokas

Lapislazuli disse...

Pronto tenemos la primavera
Muy completa las efemerides.
Nunca habia leido el Himno de Brasil

Gracias por tan interesante entrada
Un abrazo

MARILENE disse...

Temos, de fato, que ser criativos, na vida. Rotinas trazem sensação de infelicidade (rss).
No Brasil, então, a criatividade é fundamental, para que se possa vencer os obstáculos. E é por causa dela que muitos conseguem superar desafios, desmerecedores quem são da atenção dos governantes. Bjs.

Elisabete disse...

Bom dia Elaine! Quantas datas! Então, este ano é o ano de Portugal por aí, não é? Desejo-lhe um bom domingo

Severa Cabral(escritora) disse...

S*I*L*E*N*C*I*O ! ! !

Vim deixar beijos de dia de domingo,rsrsrsrs,e tbm para todos os dias da semana...
saudadessssssssss

Lucimar da Silva Moreira disse...

Temos que viver sempre a primavera, a primavera é uma estação linda, as flores só nos traz o bem, Elaine obrigada pela visita tenha um ótimo domingo fique com Deus beijos.

Anônimo disse...

Bom dia querida amiga Elaine. Como é vir na sua casa. São tantas textos que engrandecem o meu saber. Poema maravilhoso e adorei me inteirar de tantas datas. Seu blog é nota 1000! Tenha um dia maravilhoso recheado com as gostosuras da vida... muitos abraços, uma grande dose de carinho e muitos beijinhos para colorir a sua vida e alegrar seu doce coração. Meu beijinho com carinho e muita ternura pra ti
Gracita

Crista disse...

Todo mundo está reclamando que eu botei meu aparelho de propósito...para todos ficarem mais tempo comigo,tentarem e não conseguirem...rsrsrsrsrsrs...
Domingo lindo e semana maravilhosa para ti!

Filha do Rei disse...

Sem criatividade a vida perde um pouco de seu brilho.
Tenha uma abençoada semana! Bjs

Vera Lúcia disse...


Olá Elaine,

Palavras de otimismo sempre ajudam a levantar o ânimo. Assim são estas palavras de Edson Marques. É preciso mesmo inventar e reinventar a vida para que ela não caia na mesmice.

Também sou muito alérgica e vivo em luta com os sintomas da alergia.
Amo a primavera. Adoro o colorido que ela nos traz. A natureza se renova e enche de brilho, trazendo cores também para a nossa vida.

Quantas datas comemorativas, hein?

Desejo-lhe ótimos dias e um domingo maravilhoso.

Até breve.

Beijo.

manuela barroso disse...

Olá minha querida!
´Que bom que já estamos de volta!Ah...e enquanto a "vida " vem aí com a primavra, vai-se esvaindo aqui...! O tempo passa de tal forma que quando aí terminou o verão eu pasmei! Já?! Agora vem o outono aqui, mais quente que o habitual...
E o teu blog arrasa! Hoje, desde o grito do Ipiranga, até às retantes comemorações, são de um conetúdo vastíssimo.
Fantástico sim
Mui muitos beijinhos

Anônimo disse...

Minha amiga estou tão grata por seu carinho e apoio com meu cantinho! Não tenho palavra melhor para dizer, ao não ser meu muito Obrigada!
Me ausentei da internet no dia 6, pois minha pequena esteve doente... passei o feriado corujando e cuidando da minha boneca.
Mas hoje ela está ótima, cheia de energia.
E na minha próxima postagem, vou citar o carinho que você teve com meu Pequena Aprendiz.

Beijinhos de saudade!
Uma linda semana...
Lorena Viana

Jacques disse...

Olá, Elaine.
A Primavera é a estação da mudança, o que nos lembra que, por mais maduros ou sábios sejamos, sempre poderemos mudar, se assim quisermos.
E devemos mudar sempre, para podermos enxergar o mundo com diferentes olhos a cada dia.
Abraço, Elaine.