By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sensibilidade e Amor...


A Vida
“A vida é uma oportunidade. Aproveite-a.
A vida é uma beleza. Admire-a.
A vida é um sonho. Faça que se torne realidade.
A vida é um desafio. Enfrente-o.
A vida é um dever. Cumpra-o.
A vida é preciosa. Cuide dela.
A vida é riqueza. Conserve-a.
A vida é um mistério. Explore-o.
A vida é promessa. Tenha esperança.
A vida é tristeza. Supere.
A vida é um hino. Cante-o.
A vida é um combate. Vença.
A vida é uma aventura. Conduza-a.
A vida é felicidade. Mereça-a.
A vida é vida. Defenda-a.”
(Madre Teresa de Calcutá)



Mãos que falam....
De hoje até quarta-feira, dia 26 de setembro, temos várias e importantes datas a comemorar e refletir sobre sua importância e significado para cada um de nós e para todos.... Dentre todas, escolhi o Dia Nacional do Surdo, e faço minhas as palavras significativas, lindas e verdadeiras da poetisa mineira Priscilla Marfori, no texto que segue:

 “Um mundo do qual você também faz parte! Os surdos contam com seu interesse em aprender a língua deles (Libras) para que possa haver comunicação entre esses dois universos paralelos, no qual você tem a ferramenta de comunicação para tornar possível relacionamento entre ouvinte e surdo. É preciso entender que para o surdo é muito mais difícil aprender a falar para que ele possa fazer parte da sociedade ouvinte sendo que para muitos deles falar e ouvir é algo impossível, para nós ouvintes basta estudar o idioma Libras, descobrir que nossas mãos podem falar e o pequeno mundo de comunicação que conhecemos é muito maior do que se pode imaginar! Fazer a igualdade acontecer está em nossas mãos, nossa atitude como ser humano, pensar no próximo e nas suas dificuldades, nos colocar no lugar de cada pessoa que sofre algum preconceito e fazer o que puder para mudar isso. O surdo sofre o pior dos preconceitos; o esquecimento, enquanto nós temos nossa vida ampla e moderna, fácil e simples, usando a fala para tudo, os surdos contam com a linguagem de sinais e poucas pessoas que os entendam, tendo dificuldades em viver uma vida em meio a sociedade, no trabalho, nos locais públicos, entidades globais, culturais, entre outras que não se preocupam em formar profissionais capacitados para atender a comunidade surda e assim passar a fazer parte dela. No dia 26 de Setembro, Dia Nacional do Surdo, pense um pouco como é a vida dessas pessoas, são lutadores ainda mais fortes que os ouvintes, mas que embora possuam tamanha força pela vida, são esquecidos pela sociedade.”
Vamos refletir sobre isso e começarmos a mudar as nossas atitudes diante da vida... Para que o nosso mundo seja um lugar melhor para vivermos é preciso primeiro que nos tornemos melhores... E isto pode acontecer, aos poucos, pois pequenos gestos podem transformar-se em grandes mudanças! Um início de semana produtivo, de atitudes conscientes, fé, esperança e oportunidades! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)

Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique neste selo e saiba como!...
O primeiro Blog da semana é o Eu, Bipolar, buscando a Paz...
Da querida amiga Jeanne Geyer. Várias e diferentes nuances de um mesmo tema, nos dando oportunidades de conhecer, entender e aceitar a nossa humanidade sob diferentes aspectos...
Vemos lá conhecer, dar nosso apoio e seguir o Blog da Jeanne?

O outro Blog da Semana é o Photoshop e Arte http://photoshopearte-patty.blogspot.com.br/
Da querida amiga Patty, um espaço onde ela abre a alma e espalha um pouco de fotos, cores e arte! Vamos conhecer, apoiar e seguir mais um espaço interessante na blogosfera?

Mimo Primaveril
Gente! Vejam só este mimo lindo! Recebi da querida amiga Joana Neves, do Blog My Lovely Blog http://joana-neves.blogspot.com.br/2012/09/novidades-e-mimos-de-outono-e-primavera.html  Como um delicado presente pela entrada da Primavera! Muito obrigada Joana! Adorei! Conheçam e/ou visitem o My Lovely Blog, vale à pena!

Sorteio!
A querida amiga Evanir, está promovendo, através de seu Blog A Viagem http://aviagem1.blogspot.com.br/2012_09_21_archive.html
O sorteio de dois livros do escritor/ilustrador Júnior Menezes, convidando a todos para participarem! Maiores informações no Blog do Júnior, Uma Viagem ao Futuro
Boa sorte a todos! Mais um espaço de conteúdo na Net! Vamos lá conhecer?

Entrevista!
O Recanto dos Autores http://recantodosautores.blogspot.com.br/2012/09/recanto-entrevista-liliane-do-blog.html , da nossa querida amiga Anne Lieri, está trazendo uma excelente entrevista com a também muito querida amiga de todos nós, Liliane Andrade da Rocha Carvalho, do Blog Sonhar e Ser http://www.sonhareser.com.br/
Vamos até lá, gente? Apreciar um ótimo conteúdo, com certeza!

Uma Lição de Vida!
O Vento que Sopra das Flores!
A querida amiga Idália Henriques, do Blog Falando com meus botões http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com.br/2012/09/o-vento-que-sopra-das-flores.html
Nos explica, em seu post, o motivo pelo qual anda meio afastada da blogosfera.... Recomendo a todos que visitem e leiam seu post, até o final, pois é uma lição de vida, atitude, amizade e desprendimento. Que Deus ilumine e abençoe teu generoso coração amiga Idália!
Destaque da Semana!
Gente amada e linda! Fui sorteada como Destaque da Semana no Blog Casinha das Gifs http://casinhadasgifs.zip.net/
Da querida amiga Tatiana Bertolin. Muito obrigada Tati! Vamos lá, gente linda! Vamos visitar e/ou conhecer a Tati?
 Datas
Hoje, 24 de Setembro, comemora-se:
Encerramento do Circuito Cívico
No período de 05 a 24 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça estará deslocada de sua sede para um Circuito Nacional, denominado Circuito Cívico, por ocorrer no mês em que se comemora a Independência do Brasil e, País afora, diversos eventos são realizados em homenagem à nossa Pátria!
Participam desta missão 36 militares (pilotos, mecânicos e equipe de apoio) a bordo de oito (8) aeronaves T-27 Tucano e de um (1) C-105 Amazonas da Base Aérea de Manaus, que realiza o transporte da equipe de apoio, material de manutenção e de divulgação.
Durante todo o Circuito as notícias e fotos serão publicadas no site e em suas redes sociais. http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/

Antecipando.....
25 de Setembro
Dia Mundial do Coração
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Coração!
No Brasil, aproximadamente 30% das mortes ocorrem por causa das doenças cardiovasculares. Dentre as mais freqüentes estão os AVC’s, a hipertensão, o ataque cardíaco, a arterosclerose, entre outras.
A maioria dessas doenças se desenvolve por conta de um estilo de vida inapropriado, como má alimentação, uso freqüente de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo e também pelo estresse do dia-a-dia. Para reduzir os índices desses tipos de enfermidade, a melhor forma é a prevenção. Manter uma rotina saudável pode afastar não só as DCV’s, mas também quaisquer outras doenças. Veja algumas dicas:
  • Parar de fumar é um grande avanço, pois o tabagismo é um grande causador das doenças cardíacas;
  • Mantenha o controle periódico da pressão arterial e dos níveis de açúcar e gordura do sangue;
  • Tenha uma alimentação saudável: Coma frutas, verduras, legumes, cereais e outros nutrientes essenciais para o organismo;
  • Pratique exercícios regularmente. Porém, procure um profissional para lhe orientar quanto ao ritmo adequado para você;
  • Faça exames médicos periódicos, principalmente após os 40 anos, que é quando essas doenças começam a se manifestar;
  • Se na sua família já tiver um caso de problema cardíaco, previna-se o quanto antes.
Muito comum entre nós mulheres é a preocupação diária com cabelo, corpo, pele, unhas, alimentação. Mas e com o coração no sentido de saúde você também se preocupa? Sabia que com a jornada dupla, e muitas vezes tripla das mulheres modernas, 92% delas estão propensas a desenvolver problema cardiovascular (segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard)? Mas algumas adaptações no dia a dia, no estilo de vida de cada uma, já garante saúde de ferro. Não adie mais aquele check-up, e fique sempre de olho nos resultados, níveis de colesterol, pressão arterial e glicose precisam estar sempre dentro do considerado normal, por motivos muito simples. Alta concentração de glicose lesiona os vasos sanguíneos, o colesterol é perigoso porque a gordura que ele transporta, que deveria ser eliminada pelo fígado, pode parar nas artérias e causar arterosclerose. E a hipertensão, conhecida de todos nós, é caracterizada pela maior pressão do coração ao fazer o sangue circular. Bater papo com pessoas agradáveis, amigos ou amigas, dar risada, abaixa taxa de diabetes, pressão arterial e diminui os riscos de depressão, isso porque é uma excelente maneira de aliviar estresse, que não faz bem ao coração. Em compensação, fuja das discussões, essa prática aumenta os níveis de estresse e da pressão arterial, mas não reprima seus sentimentos, diga sempre o que pensa, sempre que não gostar de algo, não faz bem ao coração, reprimir sentimentos.
Cuidados com o anticoncepcional também diminuem riscos de problemas no coração, isso porque algumas pílulas podem causar hipertensão e outras doenças. Cuidado com o sono, faz parte dos ítens que previnem esse tipo de doença, uma noite bem dormida, tranqüila, diminui em 45 % os riscos de chance de pressão alta.
Além dos cuidados com a beleza externa, cuidar do coração deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Atitudes simples, mudanças mínimas nos hábitos usuais, devem fazer parte das preocupações diárias. Sem coração não há vida, nem beleza, nem unha, nem cabelo a ser cuidado.
E viva o Dia Mundial do coração!!
E, sem ironias, “de todo coração”, é a homenagem sincera do Blog a esse guerreiro, que não desiste da luta cotidiana e está aí, batendo cada vez mais forte no peito de todos nós!!!

Dia Internacional de Conscientização sobre a Ataxia
Comemoração oficializada pela Lei Nº 10.562 de 20 de outubro de 2008 como "Dia de Luta Contra a Ataxia Dominante" ou "Doença de Machado-Joseph", que surgiu do esforço internacional de organizações de ataxia em todo o mundo, para esclarecer o público em geral sobre esse distúrbio chamado ataxia, que reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos, podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de um animal e que afeta também os seres humanos, normalmente associado a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo, responsável por uma série de comandos centrais com papel de destaque na elaboração, aprendizagem e execução da motricidade, o que pode resultar principalmente na disartria, na dismetria e na tão característica marcha ebriosa, tendo como sintomas mais comuns, o andar cambaleante, a falta de coordenação motora em membros superiores e inferiores, a fala disártrica ou enrolada, além de problemas na visão e na deglutição, como se o portador estivesse alcoolizado e que Pode ter causas pré, peri ou pós natais, sendo as principais: sangramentos maternos e trauma cranial.
Consultar seu médico é a forma mais segura de diagnosticar e tratar qualquer problema de saúde.

Dia Internacional do Farmacêutico
Instituído pela Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), o Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de Setembro, começou a ser comemorado em 2010 e tem como objetivo unificar a classe dos Farmacêuticos mundialmente.  O Conselho Federal de Farmácia (CFF) homenageia todos os Farmacêuticos e relembra que o Farmacêutico é um dos profissionais de saúde mais confiáveis, acessíveis e requisitados em todo o mundo. Milhões de pessoas, diariamente, vão as farmácias em busca do medicamento, e da orientação prestada por Farmacêuticos.  O Farmacêutico atua em 74 atividades, todas elas regulamentadas pelo CFF, seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hospitalar, no setor público ou na área industrial. Assim sendo, o Farmacêutico possui uma grande responsabilidade social.

Dia Nacional do Trânsito
Hoje, 25 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Trânsito.
De acordo com o artigo primeiro, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
O trânsito é importante para a economia de um país, por interligar produções industriais ou naturais aos consumidores, através dos meios de transporte. Além disso, proporcionando o fluxo de pessoas para o trabalho, escola, médico, diversão, etc.
Pode ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.
No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas. As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens. Nas vias terrestres de todo o território nacional, o tráfego é regulamentado pela Lei nº 9.503, que implantou o novo Código Nacional de Trânsito, entrando em vigor a partir de 1997.
Antes disso, as leis de trânsito estavam muito frouxas, pois o Código utilizado era de 1966, que já estava ultrapassado. Devido ao aumento do número de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes. Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigindo-se uma postura mais ética do motorista, além de determinar fiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mesmo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas, com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em consequência ao número de multas levadas.
A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito. São várias as infrações, mas as consideradas mais graves são: dirigir sem a carteira de habilitação, dirigir com velocidade excessiva à determinada, dirigir após o consumo de bebida alcoólica, todas consideradas gravíssimas. Além dessas, as infrações também são classificadas em graves, médias e leves, tendo cada uma a pontuação específica.
- infração de natureza gravíssima: multa de valor correspondente a 180 UFIR e 7 pontos;
- infração de natureza grave: multa de valor correspondente a 120 UFIR e 5 pontos;
- infração de natureza média: multa de valor correspondente a 80 UFIR e 4 pontos;
- infração de natureza leve: multa de valor correspondente a 50 UFIR e 3 pontos.

Segundo a Lei, a educação para o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as séries iniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãos fazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.
Você sabia....
… que o Brasil é responsável por 10% de todas as mortes ocorridas no mundo inteiro por acidentes automobilísticos?
que, em caso de colisão, o cinto de segurança aumenta em 50% a proteção dos passageiros?
que 80% das batidas de automóvel envolvem automóveis entre 40 e 50 km/h?
…que  numa colisão de um automóvel a 20 km por hora, se você estiver sem cinto pode ter sua cabeça projetada contra o pára-brisa em velocidade suficiente para causar uma perfuração do globo ocular?

Com o crescimento da população e o grau cada vez maior de urbanização, a tendência é de que o trânsito nas cidades se torne cada vez mais intenso.
Por isto, existem não só os deveres dos motoristas, como também os dos pedestres. Engana-se quem acha que o pedestre é o dono da rua: pode ser multado por atravessar fora da faixa, ou em vias em que o acesso de pedestres é proibido, por exemplo.
Não importa como seja chamado: o farol, o semáforo, o sinal – todos significam o sinal luminoso que indica de quem é a vez de passar. O significado, você já deve saber: vermelho para parar, verde para seguir e amarelo para atenção, pois indica que dentro de alguns segundos a luz vermelha se acenderá.

Nunca esqueça:
-
Crianças só devem viajar no banco de trás. Quando muito pequenas, uma cadeirinha apropriada é necessária. O tamanho dos cintos também deve ser ajustado, para não haver risco de enforcamento.
- Não fale ao celular enquanto dirige! Além de perigoso, pode resultar em uma multa e perda de pontos na carteira de motoristas!
- Observe o limite de velocidade para cada via em que trafega.
- Respeite a sinalização e a faixa de pedestres.
- Quando não conhecer o lugar onde está dirigindo, ande devagar e leia as placas com atenção, para evitar acidentes por entrar em alguma contramão, ou pegar um retorno errado, ou se surpreender com um semáforo fechado, por exemplo.
- Escutar música no carro é muito bom e, segundo pesquisas, até melhora o desempenho no volante. Mas volume alto distrai, dificulta ou impede o reconhecimento de sons externos é um perigo. Não abuse!
- Antes de viajar, confira a documentação, verifique os pneus, dê uma olhada na água e no óleo e tenha certeza de que a parte elétrica está ok.
- O extintor de incêndio tem que estar sempre em dia. Além de comprá-lo e guardá-lo no carro, preste atenção em sua data de validade e aproveite para ler as instruções de uso, porque na hora de um acidente você não terá a mesma calma! Um kit de primeiros socorros é sempre útil também.

A melhor maneira de um cidadão se comportar no trânsito é com consciência. Conhecendo e respeitando as leis, evitam-se acidentes e cada um usufrui seus direitos – a pé, motorizado ou pedalando!

Dia Nacional da Rádiodifusão
Em 1923, duas estações de rádio se desenvolviam no território nacional, a Rádio Clube de Pernambuco e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A Roquete Pinto, sócio-fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, é atribuído o título de Pai do Rádio Brasileiro, sendo comemorado no dia de seu nascimento, 25 de Setembro, o Dia Nacional da Radiodifusão.
O interesse de Roquete Pinto pelo rádio começou muito cedo e se estendeu até sua morte em 18 de outubro de 1954. Foi a bordo de um velho navio que o levava para Mato Grosso  que Roquete Pinto travou conhecimento com o Rádio, através de um transmissor de centelha. Depois aprendeu o Código Morse usado na telegrafia e acompanhou Rondom em suas pesquisas sobre o Brasil.
Rádio difusão é a transmissão de ondas de radiofreqüência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais.

Antecipando.....
26 de Setembro
Dia Interamericano das Relações Públicas
Profissional de relações públicas, agente de mudanças e de intervenção na realidade, um profissional com atuação nas grandes empresas com seus interesses comerciais, e também nas instituições públicas e de terceiro setor que, com uma visão ampliada, busca equilibrar os interesses entre todos os públicos envolvidos.
Os resultados da atuação deste profissional estão nas empresas, na comunidade, na sociedade de uma forma geral. Harmonizando expectativas, gerindo crises, articulando relacionamentos e ajudando as organizações a alcançarem seus objetivos por meio de uma atuação ética que privilegia a sustentabilidade, o respeito aos direitos universais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Foi em 1807 que a expressão Relações Públicas ganhou evidência, quando o então presidente norte-americano Thomas Jefferson, em uma mensagem dirigida ao Congresso de sua pátria, empregou o termo para destacar a necessidade de um 'estado de espírito' entre o governo e o povo.

O termo pareceu um pouco esquecido por pouco mais de um século, tanto que somente em 1914 criou-se oficialmente o primeiro departamento com a denominação Relações Públicas no Brasil e, talvez, no mundo. O engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, da empresa canadense conhecida como Light com sede no Brasil, dirigiu o departamento por dezenove anos e tornou-se patrono das relações públicas. Em 1975, foi instituída uma medalha em sua homenagem, a Medalha Eduardo Pinheiro Lobo, destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham relevantes serviços prestados à classe. Mas o marco histórico das Relações Públicas na América Latina veio acontecer só em 1960, quando na cidade do México, foi realizada a I Conferência Interamericana de Relações Públicas e que originou a fundação da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (Fiarp), hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas (Confiarp). O dia 26 de setembro, data de fundação da Fiarp, é considerado, oficialmente, como o Dia Interamericano de Relações Públicas”.

A criação da profissão aconteceu em 1967, com a publicação da Lei 5.377. Anos depois, criaram-se os Conselhos Federais e Regionais e sua regulamentação aconteceu em 1971. Em 1972, foi aprovado o Código de Ética da categoria, com disposições reguladoras do comportamento a ser obedecido pelos que exercem a profissão, inclusive enfatizando o respeito aos princípios.
A profissão é reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do MTE, como Profissionais de Relações Públicas, Publicidade, Mercado e Negócios (2531). Esses profissionais desenvolvem um amplo conjunto de atividades comunicativas: desenvolvem estratégias de projeto; pesquisam o quadro econômico, político, social e cultural; analisam mercado; desenvolvem propaganda e promoções; implantam ações de relações públicas e assessoria de imprensa; e vendem produtos, serviços e conceitos.  Para que possam exercer legalmente a profissão, o simples fato de ter o diploma de Relações Públicas não é fator determinante para que se tenha o reconhecimento profissional. Para tanto, o profissional conhecido como 'RP' precisa ter registro junto a algum Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp), que é responsável por fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão.  Um dia para celebrar e homenagear a todos os profissionais que fazem acontecer. Parabéns!

Dia Mundial da Contracepção



Comemora-se hoje, 26 de setembro, em todo o mundo o Dia Mundial da Contracepção. Estudos mostram que as relações sexuais desprotegidas aumentou muito entre os jovens de todo o mundo e um dos principais objetivos da data é lembrar e alertar sobre a prática sexual na adolescência e suas conseqüências. A invenção e divulgação dos métodos contraceptivos representam uma conquista para a humanidade, para a vida das mulheres e homens, dos casais, dos adultos e dos jovens.  A contracepção permite planejar o momento de uma gravidez e o número de filhos que se deseja. A contracepção permite viver a sexualidade sem o medo de uma gravidez indesejada, principalmente entre os mais jovens. Os métodos contraceptivos de barreira são também um importante meio de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.  Desta forma, a contracepção é um dos instrumentos de que nos servimos, para planejar as nossas vidas e as nossas famílias, e para promover a nossa saúde física e mental.

Dia Nacional do Surdo
No Brasil, o dia 26 de setembro é sugerido, devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1957, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- INstituto Nacional de Educação de Surdo.E. Huet (1855), Professor Surdo francês que criou um programa especial para ensinar os Surdos no Brasil. Este programa consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Lutou e conseguiu junto ao Imperador Dom Pedro II, apoio para fundar a primeira Escola para Surdos no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no dia 26 de setembro de 1857. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum tipo de déficit de inteligência. Entretanto, com a inclusão dos surdos no processo educativo, compreendeu-se que eles, em sua maioria, não tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de comunicação entre surdos e ouvintes. Porém, o desenvolvimento das diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais, permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.
Atualmente, a educação inclusiva é uma realidade em muitos países, uma nova tendência educacional e social.
Como todos sabem, o alfabeto de qualquer língua  serve para identificar as letras que formam as palavras dentro dessa língua, na LIBRAS, não é diferente, o alfabeto manual contém as letras que irão formar as palavras. Sua  formação obedece aos mesmos critérios da formação das palavras da Língua Portuguesa.

Libras
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua natural das comunidades surdas.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a Língua da comunidade dos surdos brasileiros. Ao contrário do que muitos imaginam a Língua de Sinais não é formada simplesmente de mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Para conversar em LIBRAS, não basta só conhecer os sinais de forma solta, é necessário ter conhecimento de sua estrutura gramatical, combinando os sinais em sentenças significativas.

“Se você romper as grades da gaiola, mas não bater as asas pra valer, jamais poderá voar de verdade!”
(Roberto Shinyashiki)

Fontes:
Wikipédia
Daily Mail
Revista Shape – VivianeTassi




















































73 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!! Como vc está??? O seu blog é maravilhoso e eu já recomendei no Google+ e linkei em meu blog! Sou um tipo de pessoa que sempre retribuo o apoio que recebo!!! Muito obrigado por divulgar o sorteio. A Evanir é uma pessoa iluminada se existissem no mundo mais pessoas como ela tenho certeza de que viveriamos em um mundo muito melhor!!! Muito obriga, beijo!

Maristela Gonçalves Salgado disse...

Sempre lindas e com muita força suas postagens! abração!

Wolfie disse...

Hello Elaine!
Thanks you for visiting my blog!
In your blog you mention cell phone and driving a car, I think we in Sweden are one of the few countries where it is allowed to use the phone without a hands-free, personally I think it would be illegal, but the laws are created by others than me.
I wish you and your family a wonderful start to our brand new week!

Ann Marie disse...

Hello Elaine.
Life is here and now for us, we should live it here and now, but rather for enjoying it today, we are planning upcoming events and we missed the day right now and it disappears into oblivion and it never comes back again.
Hugs to you my friend!

morena disse...

Olá Elaine, as palavras de Madre Teresa é o sentido da vida!
Desejo-lhe um bom começo de semana, acompanhado de um beijo.
Morena

Cloudy disse...

So viele geballte Informationen wie immer sehr gut geschrieben und rüber gebracht...

Lieben Gruß und genieße den Tag
CL

Sula de Oliveira disse...

Estou passando para desejar uma semana maravilhosa!!! Adorei o texto de Madre Teresa, ela é incrível... Bjs

Trilhamarupiara disse...

Oii Elaine querida, não sabia do dia Nacional dos Surdos, minha irmã mais velha é surda muda, legal saber da data, não sei se ela sabe! Bjooooss e ótima semana!

rose japan disse...

Ola Elaine!!!! Aqui tbm teve apresentac ao da esquadrilha da fumaca, mas sao poucas pessoas que participam pois o lugar eh pequeno, mas ontem passou na TV, muito legal...

Tbm n sabia que era dia nacional dos surdos...

Bjinhos p vc e boa semana

Rose jp

Anônimo disse...

Eu tenho um causo pra contar... conheci á um tempo atrás uma menina, que ela tem surdez. Mas, só quem a conhece sabe, pois ela fala normalmente e faz a leitura labial perfeitamente!
Quando criança descobriram cedo demais, que ela tinha a tal deficiência, os pais dela na época colocaram na cabeça que ela ia falar. E assim foi feito. Levaram ela pra capital, Fortaleza, mas lá a aparelhagem ainda não era a ideal, então resolveram ir para SP, sem muitas condições vedenram seu transporte e por lá moraram dois anos na casa de um médico. E foram feitos todos exercícios estimulantes e aos poucos, a menina ia pronunciando e distinguindo!!! A maior vitoria do tratamento dela, foi a força de vontade dos pais dela. Como ela me diz, nem todo surdo é obrigado a não falar. E hoje é um caso de admiração, pois ela faz leitura labial e conversa normalmente!

"Que tudo que mais lhe importa, floresça!"
Ana Jácomo
Beijo grande!
Uma semana de coisas boas.
Lorena Viana

M de Maria Ateliê disse...

Oi Elaine!
Lindo começo com Madre Teresa de Calcutá, muito bonito!
Tenho uma amiga que tem uma irmã surda e muda, e na nossa época de convívio no colégio acabei aprendendo um pouco de Libras para me comunicar com ela.
Até hoje ainda me lembro um pouquinho :-) pois é difícil.
Sempre penso nas dificuldades dos portadores de necessidades especiais. Tem hora que é difícil para a gente, imagina para eles que encontram mil pessoas sem paciência e com preconceito!!!
Ótimo texto!
bjs e uma ótima semana!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

bom dia minha querida!
sempre muito bom estar aqui.
maravilhosas postagens e comemorações.
passando rapidinho para te desejar uma ótima semana e uma feliz primavera.
abração com carinho

Anne Lieri disse...

Elaine,sensacional seu texto sobre os surdos!Uma vez quis apresentar meu teatrinho numa escola de deficientes auditivos mas fui rechassada!...rss...tudo porque não sei libras,mas sugeri que uma professora fosse traduzindo,mas faltou boa vontade!Obrigada por compartilhar a entrevista da Liliane aqui!Eu sou fã dessa menina!Tb adorei a poesia da Madre e as datas comemorativas.Fiquei sabendo o que é ataxia...rss...bjs e boa semana!

Ana Maria disse...

Elaine amiga, lindo o texto com que iniciou esta sua postagem, adoro Madre Teresa de Calcutá. Fiquei por dentro de datas tão importantes como o Dia dos Surdos, excelente iniciativa.
Passei também para lhe desejar uma Iluminada semana.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

Duas Moças Prendadas disse...

OI Elaine, sábias palavras as de Madre Tereza, a vida dever saboreada!
Menina, ótimo lembrar de nosso coração, precioso temos que cuidar de sua saúde e das emoções que o habitam!

BEIJO, E UMA SEMANA LINDA !

Blog:”Duas Moças Prendadas!”


ValeriaC disse...

Que legal seu post Elaine, quantas datas a serem comemoradas... graças a você fiquei sabendo delas.
Lindas as reflexivas palavras da Madre Teresa...
Quero recomendar em especial o Blog da nossa amiga Jeanne, excelente o trabalho que ela está fazendo lá.
Beijinhos e boa semana querida,
Valéria

Teresa Brum disse...

Boa tarde Elaine!
Saudades de você.
Lindos posts, como sempre você arrasa...beijinhos

Nataša disse...

Divan post, divni povodi za slavlje. Samo nas ljubav može spasiti!

Lep dan, lepe snove draga prijateljice.

Espaço Consciência Pura disse...

Olá Elaine querida. Muito obrigada por divulgar aqui o meu post, é uma honra para mim, merecer essa atenção da tua parte.
Se o mundo tivesse uma duzia de Madres Terezas, tudo podia ser diferente, não é?
Adorei, também não sabia que havia um dia para os surdos. Felizmente há sempre alguém neste mundo que vai pensando, e tentando solucionar os problemas de pessoas com limitações, como é o caso da linguagem gestual.
Beijo no teu coração lindo, que tenhas uma semana iluminada e cheia de alegria.
http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

Anônimo disse...

Es una maravilla de Magazin tu blog. Todos los Reportajes han sido, realmente, amenos e instructivos.
Me ha encantado.
Un abrazo.

Eu...Suzana disse...

Boas postagens Elaine. Adorei o poema de Madre Tereza de Calcutá, é aquilo ali mesmo. Nossa, que sabedoria tinha aquela vélhinha, não?? Um grande beijo minha amiga e até!!

Eliane C. Rodriguês disse...

NOSSA QT INFORMAÇÃO, ADOREI SABER... AGRADEÇO A VISITA EM MEU BLOG

TE DESEJO UMA SEMANA LINDA

BJUS

LIH

*** ZIZI *** PARA OS AMIGOS!!! ### disse...

MARAVILHA DE POST ELAINE!
EU PRECISO APRENDER A ME COMUNICAR COM OS SURDOS E MUDOS!
TUDO MUITO LINDO...
ABREJOS!

chica disse...

Tantas datas ,tantas pesquisas.Sempre aprendemos aqui!! Que tenhas uma linda semana, tudo de bom,beijos,chica

Luciana Severo disse...

Elaine querida, nessa minha loca vida ... tirei um tempinho para te deixar um forte abraço e dizer q não te esqueçi, bjs

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Cada palavra,
cada pessoa,
cada data e campanha,
são sementes
de vida
maravilhosamente
semeadas por tua vida.


Que haja sempre um sonho
a te habitar o entardecer do dia.

Aluísio Cavalcante Jr.

FÁTIMA AMORim disse...

COMO SEMPRE, POST FANTÁSTICO! MUITAS INFORMAÇÕES PARA NOS MANTERMOS ATUALIZADAS!!!!

PARABÉNS, ELAINE!!!

ÓTIMA SEMANA E QUE PAPAI DO CÉU TE ABENÇOE

ABREIJOS

WWW.PANOSEART.COM

Maria Lucia (Centelha) disse...

Oieee Elaine , moça linda da blogosfera, boa noite!

Muito bom o conteúdo do teu blog, minha amiga...Tem assunto pra todos os gostos e interesses. Um trabalho de pesquisa e tanto! Parabéns!

Ando ausente por motivos de enfermidade que me obriga ao repouso. Sempre que posso, vou atualizando as visitas aos blogs amigos, e o seu, é um deles, querida. Demoro, mas venho!

Bjos da Lu...

Verinha disse...

Olá amiga querida, tudo bem?
Como sempre um post muito bem informativo. Parabéns.
Um grande abraço e beijinhos.

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Uma Maravilhosa Semana!

Beijokas e muitas Beijokas
Andrea

Mariana Penna disse...

Oiii Eliii!!! To sumida mas to sempre por aqui!!

E oh, dia 30 é minha data viu!! Rsrsrsrs!!

UM beijo e uma ótima semana!!

Anônimo disse...

Oláaa que bom encontrar no seu blog os dias comemorativos... Eu (vergonhosamente) não sei das datas...
Dia do surdo muito bem lembrado. Eu como Fono deveria saber decor as linguagem do sinais, mas sei muito pouco.
Querida Nani obrigada pelo carinho de sempre deixado no blog. Demoro mas venho!!!!! rsrsrrs

Beijos e abraços
Canela
Ü

Coqueluxos disse...

Uma ótima semana querida... bjokas

Patty disse...

OI MINHA QUERIDA LINDA, FIQUE MEGA LISONGEADA DE VER MEU HUMILDE BLOG AQUI, SÓ HOJE VI SEUS EMAILS ME PERDOE POR SER MEIO DESATENTA, MAS AGRADEÇO DE CORAÇÃO, E SOBRE TODA ASUA POSTAGEM EU SEMPRE GOSTO DE PASSAR POR AQUI.

BJS NO TEU CORAÇÃO.

PATTY!

Carolina disse...

Ola generosa flor, como esta voce?
Parabens pelas informacoes tao importantes que voce fez con tanta seriedad e rigor.
Um beijo enoooorme.

Severa Cabral(escritora) disse...

PASSANDO PARA DESEJAR UMA SEMANA FENOMENAL...COM AS BENÇÃOS DO PAI...
BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Silvia Freitas disse...

boa semana pra vc e seguidores do blog!

Patrícia Pinna disse...

Bom dia, Elaine, Sua postagem está perfeita.
Eu fiquei emocionada com suas palavras em relação aos surdos.
Infelizmente os preconceitos existem, cabendo à nós pelo menos minimizar tais sofrimentos.
Um beijo na alma e fique na paz!
Preciso dormir!
Fique com Deus!

VILMA ORZARI PIVA disse...

Olá querida Elaine, o preconceito resiste sobre os surdos porisso destaco sua postagem que vem ao encontro dessa questão com muita sabedoria.Parabéns!!
Hoje é dia do Farmacêutico, vou correndo cumprimentar minha nora! Valeu!!! Beijos!!

Cici Senhoretti disse...

Uaauuuu... qta informação!
Seu blog é super interessante mesmo... além das datas comemorativas (a maioria nem sabia que existia!), vc abre espaço pra divulgar outros blogs interessantes tb. Parabéns por ser tão especial!
Bjns

Lucimar da Silva Moreira disse...

Que bom que a vida nos proporciona tudo isso, viver é muito bom, e tem pessoas que só querem a violência, Deus dá a cada dia uma chance de sermos feliz, de viver a vida, Elaine fique com Deus, beijos.

Unknown disse...

✫. `⋎´ ✫❤✫..
(⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Bom dia de chuva✫.❤
Minha querida quantas coisas aqui nesse Blog , vou visitar algumas amigas, que vc indica ai, desejo
sempre o melhor pra vc tenha um dia feliz
Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!!
(⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫

Vera Lúcia disse...


Olá Elaine,

As palavras de Madre Teresa sempre nos encantam e fortalecem. É sempre
gratificante ler quaisquer de seus textos.

Observo que há grandes datas comemorativas neste mês de setembro.

Ótima a postagem.

Beijo.

SONINHA disse...

Oi,miga!!!Tudo bem contigo???
Lindo post como sempre!!Nos informando sobre tudo!!
No dia 29, faço 1 ano de blog!!!!Te espero na 6° feira .
abençoado dia.Beijos!!!Soninha.

Unknown disse...

Elaine querida!
Adoro as informações que tenho aqui!
sempre com muitas positividades!
Boa terça!XerOoo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Eu fico sempre admirada como consegues num único post dares tanta informação e toda ela com muito interesse.

Um beijinho com carinho e desejo um resto de semana boa.
Sonhadora

usuario disse...

Hola Elaine, en primer lugar espero que estes bien. Yo aqui ya he comenzado las clases y este año es el ultimo de mi carrera de psicologia.
Como siempre precioso tu blog y preciosa tu entrada con esas palabras de la Madre Teresa de Calcuta, una mujer a la que siempre he admirado..
Un beso muy grande desde este lugar del mar egeo..
Belen

Lunna disse...

A vida, é a vida defenda...
Linda mensagem que essa mulher maravilhosa deixou no mundo.

Temos que defender sempre, com as armas que tivermos nas mãos, e se ela for um lápis, papel ou um teclado de computador, melhor ainda, pois vai bem mais longe.

Tenha uma semana abençoada amiga.
Beijinhos de rosas.
Lua.

Unknown disse...

Oi Elaine,tudo bem? fiquei feliz em saber o dia do surdo, eu já fiz curso de libras, mas quando a gente não exercita acaba esquecendo muita coisa, tem um site maravilhoso que ensina linguagem de sinais.
www.acessobrasil.org.br
Sempre dou uma relembrada vendo os vídeos, pois tenho primos que são surdos.
Bjs e ótima semana!

MARILENE disse...

Como sempre, você nos trouxe excelentes informações, além de divulgar blogs amigos.
As palavras de Madre Teresa de Calcutá merecem reflexão. São sábias as suas colocações. Bjs.

Ana Claudia disse...

Gosto muito de vir aqui ver seus posts, esse está repleto de coisas boas e informações que dificilmente teria acesso.
Beijinhos
Aninha

Unknown disse...

Olá amiga Elaine!

Espero que esteja tudo bem contigo.

Obrigada pelo teu gesto carinhoso para com a minha Mãe, a Idália Henriques, do blog http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com/ :)

O teu blog é um lugar bonito frequentado por pessoas lindas, com sensibilidade e amor ao próximo.

Óptimas informações e poesia linda.

Um beijo,

Cris Henriques

Sor.Cecilia Codina Masachs disse...

Gracias Elaine por informarme de tantos eventos. Veo que en tu país se celebran muchos días nacionales, esto es muy lindo.
Estoy con el problema de los sordos, pues tengo un montón de amigos con esta deficiencia.
Con ternura
Sor.Cecilia

eva disse...

Bela postagem como sempre. Quero desejar uma semana iluminada e feliz para voce e sua familia.
beijos e ronrons
Eve, Shake, Tixa e Juju

Zilani Célia disse...

OI ELAINE!
VENHO SEMPRE AQUI COM MUITO PRAZER, POR TE VISITAR E POR FICAR A PAR DE DATAS COMEMORATIVAS O QU ACHO BASTANTE INTERESSANTE.
BOA SEMANA AMIGA.


zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Anônimo disse...

Oi Elaine! A vida oferta oportunidade de crescer em todo o tempo. Porém, alguns não sabem aproveitar. Quanto à linguagem dos sinais, muito necessária para ser aprendida. Beijos e meu carinho.

Anônimo disse...

Eu de novo...
Obrigada Nani pela visita carinhosa.
Beijos grandes minha querida
Ü

Patrícia disse...

Oi amiga, olha eu aqui eh,eh,he
Gostei de saber sobre as datas como dia do surdo, contracepção, dia nacional do transito, q mal foi divulgado na tv, dia mundial do coração, esse devemos estar sempre de olho, eu me cuido, ainda mais dps q minha mae colocou marcapasso ,engraçado q ela era hipertensa mais não agravante, não é diabética, não fuma~, ñ bebe, mal comia gordura, muito difícil ,mas muito sedentaria, um belo da passou mal (bradicardia) e em 15 dias ja estava de marcapasso...é a vida, né? Mas vamos nos cuidar.
Vc como sempre sempre divulgando as novis dos amigos aqui é entrevista, selo, homenagem apresentação...alias adorei ver a Paty aqui é uma linda por dentro e por fora. Adoro ela = a vc
Amiga to um caquinho kkkk...essa hora ja to capengando de sono zzzzzzz...kkkk
Bjs , amiga até sexta!

Sónia M. disse...

Querida Elaine, acreditar na mudança, que nos podemos sempre tornar melhores e melhorar aquilo que nos rodeia, é talvez um começo...

Continuação de boa semana
Forte abraço com muito carinho :)
Sónia

J. C. Gomes disse...

Elaine,
bom dia!
Demorei mais cheguei. rs
Tenho enfrentado uns probleminhas interiores ultimamente e por conta disso não tenho podido blogar.
Dentre as datas que você nos prestigiou a que mais chamou minha atenção foi a do dia do surdo, dou professora em uma instituição para excepcionais e já dei aula para suros utilizando LIBRAS. É muito gostoso! Faz-se necessário ter um intérprete em todas as repartições públicas,pois eles precisam ser compreendidos e atendidos bem.
Bjoks

Evanir disse...

Bom Dia minha Amiga.
Estou atrasada para agradecer seu carinho com nosso amigo ,Junior Menezes.
Elaine,parabenizo você pela determinação em divulgar amigos isso realmente não tem muitos blogs ,que faz no mundo blogueiro.
Agradeço por poder contar sempre contigo para divulgar um amigo até mesmo meu livro sempre me deu aquela força.
Obrigada por permitir fazer parte da sua amizade.
Deus abençoe vc hoje e sempre,Evanir..

Thyara Melo disse...

Amiga linda, estou sempre por aqui, acompanhando os blogs novos, seguindo eles, esperando ansiosa a chegada da divulgação dos meus, rsrsrsrs e admirando sempre suas postagens, assim desde já agradecendo suas visitinhas ao meu cantinho de luz, obrigada sempre minha linda pelo seu carinho, fica com Deus, beijos da amiga Thy...
www.anjomalu.blogspot.com.br

Roberta disse...

Super post Elaine, maravilhoso... quanta data comemorativa que eu nem fazia ideia. adoreiii.
beijo grande e ótima semana

Unknown disse...

obrigada pela divulgação do blog, hj recebi uma visita especial de um doce de moça da qual já sou seguidora. E assim, Deus vai nos aproximando nesta teia maravilhosa da vida.
Beijos :)

Rosa Branca disse...

‎"Existem pessoas que fazem do sol uma simples mancha amarela, mas sempre existiram aqueles que fazem de uma simples mancha amarela, um sol." (Picasso)
tenha um bom dia.

Patrícia Alves
www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
www.patyiva.blogspot.com
www.tentardecoracao.blogspot.com

Poções de Arte disse...

Quanta informação boa!
Estou voando para alguns cantinhos para conhecer, adorei!!!
Abração e linda tarde!

Vane M. disse...

Oi, Elaine! Acho que todo tipo de deficiência deve merecer tratamento adequado porém de igualdade das outras pessoas. Conheço a Jeanne, ela é mesmo encantadora! UM abraço!

Solange disse...

olá Elaine!
Passando para ficar antenada e deixar beijos floridos para você.
Sol

Verinha disse...

Olá amiga querida, passando para deixar o meu carinho.Beijinhos

Casinha das Gifs ^^ disse...

Boa Noite querida amiga Elaine!!!

Tudo tranquilo?
Fiquei feliz em ver que você era a sorteada!
Parabéns! Você merece principalmente pela sua simpatia :)

Agradeço de coração o carinho e tenha um ótimo restinho de semana!
Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

casinhadasgifs.zip.net

Paulo_Sotter disse...

Interessante seu post sobre a surdez. Parei para refletir no quanto o mundo dos surdos é difícil no seu dia a dia. Importante divulgar essa visão para conscientizar as pessoas em procurar aprender a linguagem de libras. Um grande abraço

Jacques disse...

Olá,Elaine.
A Vida é o dom maior que possuímos e cabe a nós cuidarmos para que esse dom jamais seja desperdiçado.
Muito legal a música, Pearl Jam é um grupo que gosto bastante.
Abraço.

Nyce Pinto. disse...

Querida Elaine, sempre aprendo aqui no teu cantinho! Mensagem no inicio belíssima, um convite a vida! Todas informações preciosas! Obrigada amiga por compartilhar! Um lindo e feliz domingo" Abraços....