By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Acorda Brasil!


Despertai... Para a vida...
“Sabemos que muitas mudanças ocorrem inesperadamente em nossa vida, algumas boas, outras difíceis de enfrentar e de aceitar. Porém são muitas dessas mudanças que nos trazem crescimento e maturidade.
Geralmente é através de muitos momentos difíceis que reconhecemos nossa força interior, nossa coragem.
E quando reencontramos nossa coragem e confiança, superamos nossas dificuldades com muito mais facilidade.
Precisamos aprender a viver o momento presente, pois se vivermos com foco no passado ou no futuro, estaremos sempre ansiosos, frustrados, insatisfeitos e infelizes.
Se nada é permanente e tudo está em constante mutação, é inútil carregarmos um passado que já mudou, que não existe mais, e também é em vão vivermos num futuro que não existe e que pode nunca existir do modo que imaginamos. Viver e estar no presente é a real oportunidade que temos de criar e recriar a nossa história.”
(Cristiane P. Cappa)



Acorda Brasil!
Gente amada do meu coração! Uma das datas deste post é o Dia do Vereador, sobre o qual mais adiante está escrito! Então achei o assunto bem oportuno para nossa conversa de hoje! Estamos em época de eleições e, nesta época, os candidatos lembram que o povo existe, pois precisam de nosso voto pra subir ao poder! Façamos valer nossos direitos, como cidadãos brasileiros e como eleitores! Vamos anotar, gravar as promessas todas de campanha de nossos candidatos para podermos, assim que os mesmos sejam empossados, cobrar e exigir o cumprimento de toda a sua plataforma eleitoral, pois o cidadão brasileiro, não é um idiota que possa ter seu voto comprado por qualquer cesta básica, camiseta, ou alguns míseros reais que, com certeza, não duram os quatro anos de mandato, no qual o candidato tem a chance de mostrar seu valor (se existir algum que tenha ou saiba o que é isso) ou não, pra que nunca mais receba o nosso voto! Se liga Brasil! Afinal, que país é este? A nossa pátria amada, por seus filhos (nós) defendida e respeitada, em tempos de guerra ou tempos de paz! Está mais do que na hora do Brasil acordar para a realidade cruel da indústria da politicagem e do desrespeito ao cidadão brasileiro! Acorda Brasil! A hora é agora! De ter uma vida mais digna, com igualdade, respeito, educação e emprego para todos! Pois do cidadão em busca de emprego, exige-se cada vez mais capacitação profissional! E do candidato a vereador, ou a outro cargo qualquer, exige-se o que?!? Além de ser brasileiro, alfabetizado, maior de 18 anos, filiado a algum partido político e ser domiciliado no município ao qual concorre! A igualdade e o respeito ao cidadão fica aonde, diante disto?... Tudo bem que este é um dos princípios básicos da Democracia (Demos=Povo/Cracia=Governo), o Governo do Povo, que em milênios inverteu seu real significado e valores, pois dentro dos requisitos acima, qualquer um pode representar o povo, falar em seu nome!... Agora perguntem-se: É isto mesmo que acontece?!?... Ficam aqui estas considerações, para reflexão de cada um e de todos nós! Um início de semana consciente! De atitudes produtivas! Trabalho honesto e gratificante! Que as bênçãos e a Luz Divina de Nosso Pai-Maior guie os passos de todos nós! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Gostaria de ter seu blog divulgado?
Clique neste selo e saiba como!..
Abrindo a semana e o mês com o Blog Eco-Nciência http://conscieciaecologica.blogspot.com.br/
Da querida amiga Denise, um espaço voltado para a natureza, para a consciência ecológica de todos nós! Em luta pela preservação e para descobrir como ajudar mais e melhor o nosso Planeta! Vamos conhecer e seguir?

O outro participante da semana é o Blog Maria Luísa – Meu Anjo, Minha Estrelinha, Minha Vida http://anjomalu.blogspot.com.br/
Da recentemente conquistada amiga Thyara Melo. Um espaço encantado, dedicado às mamães cujos filhos se tornaram anjinhos.... Vamos lá gente, conhecer este espaço aconchegante e iluminado?

Festa! 300 Amigos Conquistados!
Gente! A querida amiga Fátima Amorim, do Blog Panos e Art http://www.panoseart.com/2012/09/300-seguidores.html está comemorando a significativa conquista de 300 amigos seguidores! Parabéns Fátima! Você merece! Por esta data tão especial, nossa querida amiga está ofertando este mimo de selinho lindo a todos nós! E este mimo lindo foi criado por outra amiga querida de todos nós, Dona Gam, do Blog (um deles!) GamDolls Confecção e Restauração de Bonecas  http://gamdolls.blogspot.com.br/  Convido a todos para que visitem e/ou conheçam ambos os blogs! Vale à pena!

Poesia!
Todos devem conhecer a querida amiga Cris Henriques, do Blog O que o meu coração diz http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com.br/2012/09/se-os-meus-olhos-falassem.html#.UGY16pjA_qQ
No link acima vocês encontrarão uma poesia muito linda, intitulada Se meus olhos falassem, parte integrante do primeiro livro da Cris, de 2008.... Vale muito à pena, visitar a Cris e descobrir o que seus olhos falariam.... Vamos lá, galera?

Carinho!
A querida amiga Lua Negra, do Blog Natureza de Lua Negra http://naturezadeluanegra.blogspot.com.br/  ofertou este mimo lindo! Muito obrigada pelo carinho, Lua querida! Conheçam e/ou visitem o Blog Natureza de Lua Negra, um espaço mágico e muito aconchegante! Vamos lá?

Datas
Hoje, 1º de Outubro, comemora-se
Dia Internacional da 3ª Idade
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembléia Geral da ONU incluiu o dia 1º de outubro no seu calendário de comemorações especiais. O Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afetiva em que se vive nessa faixa etária. No dia 28 de dezembro de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Lei nº 11.433, instituindo que o Dia Nacional da Terceira Idade, passa a ser celebrado no dia 1º de outubro de cada ano, data na qual os demais países comemoram o Dia Internacional da Terceira Idade.
O dia 27 de Setembro vinha sendo utilizado para esta comemoração nos últimos 15 anos, sem que existisse um real consenso do que motivou a escolha desse dia. Porém, desde 4 de Julho de 1996, quando o então Presidente Fernando Henrique Cardoso assinou a Política Nacional do Idoso, lideranças do segmento idoso vinham reivindicando que a comemoração oficial mudasse a data e a fizesse coincidir com o mesmo dia festejado internacionalmente, sob a argumentação de que assim o Brasil poderia se inserir nas comemorações e reivindicações mundiais.
 Desde então, nessa data, comemoramos o Dia Internacional da Terceira Idade.

Considera-se na terceira idade toda pessoa que possui 60 anos ou mais. A Organização das Nações Unidas divide os idosos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os idosos jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e idosos avançados (com mais de 70 ou 80 anos). O crescimento dessa população é um fenômeno mundial e, em vinte anos, o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos no mundo. A tendência é que o número de pessoas acima dos 60 supere o de jovens de até 15 anos.
No Brasil, com a melhora nas condições de vida e tratamentos de saúde, essa camada da população já soma 19 milhões de cidadãos e vem crescendo a cada dia.
Para proteger e garantir os direitos do idoso, foi sancionada, em 28 de dezembro de 2006, a Lei nº 11.433 que criou o Estatuto do Idoso. Segundo ele, todo cidadão com 60 anos ou mais deve ter desconto de 50% nas atividades culturais e educativas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e gratuidade nos transportes públicos urbanos, entre outros benefícios. O Estatuto garante também penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar o idoso sem assistência.  A criação do Estatuto segue a tendência mundial do envelhecimento da população. Nos países desenvolvidos, a expectativa de vida é de 75 anos e com os avanços da medicina, essa população vem se tornando cada vez mais ativa e saudável.    

Apenas uma pequeníssima parcela da população idosa aufere rendimentos suficientes para levar uma existência minimamente aceitável. A maioria, infelizmente, passa bastante dificuldade, competindo aos filhos suprir as necessidades econômicas dos pais quando estes atingem uma idade avançada e, sobretudo, distribuir-lhes carinho idêntico àquele que deles receberam enquanto foram jovens.
As crianças, por sua vez, deverão respeitar e valorizar o papel dos avós na vida familiar.
Socialmente, nada há mais triste que abandonar idosos em lares, não permitindo a cooperação e a partilha de conhecimento e experiências entre as diferentes gerações.
Num tempo em que mais de 10% da população mundial vive para além de 60 anos, é importante que todos estejamos atentos e sensíveis a esta realidade porque, ao chegar a nossa vez, gostaríamos de ser amados, aceitos, respeitados e amparados como pessoas dignas.
Parabéns e a homenagem do Blog a todos(as) os(as) Idosos(as) do Brasil e do mundo!

Dia Mundial da Música
O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1º de Outubro.  A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.  O objetivo da celebração do Dia Internacional da Música é:
- Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
- Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.
Dia Mundial do Vegetarianismo
No dia 1º de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Este dia foi estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana. Depois disso, todos os anos, comunidades vegetarianas em todo o mundo têm celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Este dia serve para chamar a atenção da comunidade em geral para os problemas causados pelo consumo de carne e ainda para informar sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana.
Dia Mundial do Saquê
Dia 1º de Outubro é o Dia Mundial do Saquê, uma data muito comemorada no Japão. A festa celebra o fim da colheita do arroz e, portanto, o início da produção do fermentado, que tem graduação alcoólica entre 14% e 22%. A bebida teria surgido 300 antes de Cristo, como uma pasta. A melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35º C. Mas pode variar conforme o produto e também o clima. O masu, copo quadrado de madeira, é usado em muitos lugares na hora de servir a bebida, mas os puristas dizem que ele interfere no sabor e que pequenos copos de cerâmica, os chokos, são mais adequados. Transbordar o saquê pode parecer uma oferta aos deuses, mas não é assim. Os japoneses despejam a bebida até o limite do copo para garantir a honestidade de servir a quantidade correta, geralmente 180ml. Mas derramar é sinal de desperdício. De qualquer forma, não se deve beber o que eventualmente tenha caído no pires. É falta de etiqueta. Ricos em rituais, os japoneses também têm um para beber e servir saquê em eventos tradicionais. Uma das regras é não consumir a bebida em um gole só.
Dia Panamericano do Representante Comercial
Elo de união entre a Indústria e o Comércio, poucas categorias profissionais são tão importantes quanto a dos Representantes Comerciais. 
Ele atua como agente autônomo realizando negócios essenciais para a ponta produtora e para as pontas distribuidoras e consumidoras da economia.
Comunica à Indústria o anseio e as expectativas do consumidor. Levam ao distribuidor as novidades da moda, as inovações tecnológicas introduzidas pelo produtor. Atento às realidades do mercado, contribui para o estabelecimento do equilíbrio entre oferta e demanda.
Difícil imaginar um setor econômico, uma empresa em que não esteja presente o Representante Comercial. Apenas no Estado de São Paulo, a categoria representa mais de
100.000 profissionais regularmente inscritos em seu Conselho Regional.
Dia Nacional de Doação de Leite Humano
1º de outubro é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano Instituída pelo Ministério da Saúde através da Portaria Nº 1.893,  de 2 de outubro de 2003, Art. 1º, esta data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde realizam ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano. Assim como, é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

Todos os anos o Ministério da Saúde produz e distribui material de divulgação (cartaz e folder).


Dia Nacional do Vereador
Foi promulgada no dia 20 de julho de 1984, a Lei Federal 7.212/84, que instituiu o dia 1º de outubro como o Dia Nacional do Vereador. Sendo este o primeiro cidadão com efetivo exercício político no Brasil. Comemorar a data nacional consagrada ao vereador põe em evidência o reconhecimento a esse "interlocutor insubstituível" dos cidadãos. O vereador é, sem dúvida, o representante mais presente do poder público, no que este tem a ouvir, compreender, interpretar e transformar as demandas populares em respostas.
O vereador possui um papel importantíssimo no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a sagrada função  de apresentar projetos de lei, votar a favor ou contra projetos de lei dos outros vereadores ou do prefeito, defender estes ou não, como também verificar se as verbas estão sendo utilizadas de modo correto, se as obras estão sendo bem realizadas, ou seja,  de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público, sempre trabalhando para a construção de uma sociedade em que haja igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.
O conjunto dos vereadores é chamado de Câmara Municipal, que é dirigida pelo presidente da Câmara, eleito pelos seus pares. É ele quem abre e encerra as sessões e gerencia os servidores, os veículos e todos os setores pertencentes à Câmara.  Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado em algum partido político;
- Ter idade mínima de 18 anos e não ser analfabeto;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos.
Parabéns a todo Vereador consciente das responsabilidades de seu mandato!


Dia do Vendedor
Uma das profissões mais antigas da história da humanidade é comemorada do dia 1º de outubro.
Trata-se do dia do vendedor, aquele profissional que se dedica totalmente a conquistar clientes e é indispensável para o sucesso comercial de qualquer empresa.
É a profissão mais numerosa do mundo!
A carreira de vendas está longe de ser glamourosa e é, sem dúvida nenhuma, um das que mais exigem alguns aspectos emocionais que podem e devem ser trabalhados para um melhor desempenho. É uma grande bobagem dizer que para ser um bom vendedor a pessoa deve ser expansiva, carismática e um bom contador de piadas. Longe disso, toda e qualquer pessoa pode ter sucesso na carreira de vendas, mas é claro que existem alguns aspectos que não podem faltar para um bom vendedor. São eles:
Capacitação técnica. Bons vendedores não gostam de perder nenhum tipo de treinamento e estão sempre ávidos para aprender mais.
Iniciativa. Eles criam, inovam, são inquietos, inconformados, detestam a rotina e querem sempre mais. Ao agir sentem o sangue correr nas veias e é exatamente isso que eles adoram: sentir-se vivos na profissão.
Persistência. Não desistem facilmente quando têm convicção de que algo está certo ou de que aquele é o caminho.
Resiliência. Ser resiliente é ser resistente e não se deixar abater perante as adversidades. Nada melhor do que um dia após o outro.
Entusiasmo. Bons vendedores têm brilho nos olhos. Ser entusiasta não significa ser só sorrisos o tempo todo, significa ter uma forte convicção de que você está no lugar certo e com as pessoas certas. É quando fazemos algo que faríamos até de graça. O que me leva a última qualidade que não pode faltar a nenhum vendedor que é...
Paixão. Não conheço nenhum vendedor de sucesso que não goste do que faz. Vendas são apaixonantes e o cliente um grande caso de amor. Gostar do que se faz é condição universal para ser bem-sucedido na carreira e na vida.
Parabéns a todos os profissionais de vendas do Brasil!

Dia de Stª Terezinha
Teresa de Lisieux, Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, ou Santa Teresinha (1873-1897)
A francesa Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, filha do ourives Luis José Estanislau Martin e da artesã Zélie Guéri. Era a caçula de uma família com nove (9) filhos: Maria Luisa, Maria Paulina, Maria Leônia, Maria Helena (faleceu aos 4 anos e meio de idade), José Maria Luis (faleceu aos cinco meses de vida), José Maria João Batista (faleceu antes de completar nove meses de nascimento), Maria Celina, Maria Melânia Teresa (falecida aos três meses de idade) e ela, Terezinha. Quando nasceu, era muito franzina e doente. Desde o nascimento exigia muitos cuidados. Desde cedo, revelava-se marcada pelo senso de amor, pelo semblante de serenidade e pelo contentamento de sua alma com a grandeza de Deus. Aos 2 anos já pensava na idéia de ser religiosa, para a alegria de sua mãe, mas para o desconsolo de seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).
Em agosto de 1876, a Sra. Zelie toma conhecimento de que padece de um câncer. Quando ela falece, o Sr. Martin muda-se com as quatro filhas para Lisieux em 1877. A prematura morte de sua mãe, quando ela tinha 4 anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mamãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso', imagem da Imaculada Conceição que seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.
Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares. Quase ao completar 14 anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.
Carmelo.. Seis meses depois, Próximo de completar 15 anos, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo de Lisieux -Por isso, é carinhosamente chamada de Terezinha de Lisieux - (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção. Em abril do ano seguinte é aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l´Enfant Jesus. Fez sua profissão religiosa, em 8 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l´enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida pelos franceses após sua morte como Thérèse de Lisieux.
Inclinada por temperamento à calma e a tristeza, Thérèse com lindos olhos azuis, cabelos louros, traços delicados, alta e extraordinariamente bonita, quando escrevia no seu diário “Oh! Sim, tudo me sorrirá aqui na terra”, era uma época em que estava experimentando injustiças e incompreensões. Já atingida pela tuberculose pulmonar, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.
Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar. Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.
Faleceu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”. No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux. No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 14 de Dezembro 1927. Por ocasião da celebração do Centenário de sua morte, em 19 de Outubro de 1997, o Papa João Paulo II a declarou “Doutora da Igreja”.
A memória de Santa Terezinha merece ser resgatada como exemplo cotidiano. Todavia, o nosso calendário reserva o dia 1º de Outubro como data especial em sua homenagem.
Oração de Stª Terezinha
A Vós, Santa Terezinha
Através das Vossas súplicas e do Vosso exemplo de santidade,
Intercedeis para que fiquemos sempre mais perto do Senhor Jesus,
E fazeis com que as vossas preces, sempre tão agradáveis ao Menino Jesus,
Descortine nossa visão, para que possamos contemplar a face do Justo Senhor
E para que, assim, sejamos abençoados em nossa caminhada de fé. Assiste-nos, meiga e afetuosa eleita, para que o Senhor Jesus,
Estendendo sobre nós a resignação dos justos,
Faça prosperar em nossas almas a virtude do amor.
Rogamos, ainda, que pela força do nosso clamor,
Sejamos amparados pelo teu obsequioso auxílio
Que o Senhor Jesus, com a vossa insigne intervenção,
Mantenha-se a controlar nossas alegrias e aflições,
Dando-nos o firme impulso para a nossa vocação missionária.
Amém.

Antecipando....
02 de Outubro
Dia Internacional da Não-Violência
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse dia, no ano de 1869, na Índia. Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não-violência, na sua luta pela independência da Índia. Certa vez o líder indiano comentou: “Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!” Quando, em certos momentos, a violência começou a se manifestar entre os indianos, Gandhi praticou o jejum, por duas vezes, colocando em risco a sua própria vida, com o objetivo de sensibilizar seus seguidores a não fazer uso da violência. O termo não-violência, em sânscrito, ahimsa, tem o significado profundo de não dano, não prejuízo. Daí surge a idéia central desse conceito, que nos inspira a sermos pacíficos, o que é bastante diferente de ser passivo. É agir de forma coerente e firme, norteados pelos nossos ideais, sem aceitar qualquer forma de violência.

Dia do Quadro complementar de Oficiais
Comemorado pelo Exército Brasileiro, marcando a data da Lei Nº 7.831, de 02 de Outubro de 1989, que então instituiu o Quadro Complementar de Oficiais no Brasil.

Antecipando....
03 de Outubro
Dia Mundial do Dentista
O dia mundial do dentista é comemorado em 03 de outubro. A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.  Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.
A formação para o exercício dessa profissão tem duração de cinco anos, terminando o curso como clínico geral, capacitado para tratar cáries, fazer restaurações, projetar e instalar próteses, etc.. É um curso que requer muita dedicação e estudo, pois possui disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Ao término da faculdade, o profissional poderá se especializar em áreas específicas, como cirurgião dentista, odontopediatria, periodontia, traumatologia (quando se machuca a boca), saúde coletiva, além de cuidar da parte estética da boca, dentre várias outras.
Antigamente os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.  Hoje em dia a consciência sobre os tratamentos dentários mudou muito. Sabe-se da importância dos trabalhos preventivos, motivo pelo qual a saúde bucal deve começar ainda no recém-nascido, com o uso de cotonetes molhados em água limpa.
Os primeiros cursos de odontologia do Brasil surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884.
Parabéns, pela passagem de sua data comemorativa, a toda esta categoria profissional, que nos faz sorrir!


Dia do Petróleo Brasileiro
Dia instituído em homenagem à criação da Petrobrás, em 03/10/1953 por Getúlio Vargas.
No momento em que uma nova ordenação jurídica para o setor petróleo recém se instala no País é oportuna uma reflexão sobre o petróleo, recurso natural tão disputado e de tão grande impacto na economia mundial.
A história da exploração do petróleo brasileiro evoluiu por diversos períodos e fases influenciados e sustentados nestes 140 anos por um crescimento do conhecimento geológico, pelo aumento expressivo da demanda por derivados do petróleo, pela disponibilidade de recursos financeiros, pelos choques dos preços internacionais e pelos marcos regulatórios implementados. O evento mais importante no período foi à criação da Petrobrás, com a responsabilidade de atuação exclusiva neste segmento da indústria, uma aventura de sucesso que começou em terra, migrou para o mar, avançou com sucesso para as regiões de águas profundas (com cotas batimétricas entre 400 e 2.000 metros) e, desde 1999, iniciou mais uma etapa em uma nova fronteira, as regiões de águas ultraprofundas (mais de 2.000 metros de lâmina d'água)
A promulgação, em 06/08/97, da lei 9478/97, a nova regulamentação do petróleo no Brasil, com a conseqüente implantação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), encontram a atividade de exploração de petróleo em estágio crescente e maduro do conhecimento geológico de grande parte das diversas e complexas bacias sedimentares brasileiras.
O Brasil é uma das grandes economias do mundo, sendo a principal força econômica da América do Sul. Sua economia é diretamente influenciada pelos recursos energéticos encontrados em suas bacias sedimentares, principalmente aquelas da margem continental. Hoje, cerca de 38% da energia primária consumida no País é proveniente do petróleo. Uma média diária de cerca de 1.500.000 barris de petróleo (óleo + condensado + gás) são produzidos a partir das bacias sedimentares brasileiras, correspondendo a cerca de 70% das necessidades nacionais.O decreto que instituiu o CNP também declarou de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados e o funcionamento da indústria do refino. Mesmo ainda não localizadas, as jazidas passaram a ser consideradas como patrimônio da União. A criação do CNP marca o início de uma nova fase da história do petróleo no Brasil.
O CNP melhorou a estrutura da atividade de exploração de petróleo no Brasil e, após a primeira descoberta comercial em Lobato, preferiu inicialmente concentrar-se no Recôncavo Baiano.  A Petrobrás foi criada pela lei 2004 (03/10/1953), após longa e inflamada campanha popular, e instalada em 10/05/1954, para servir de base para a indústria do petróleo no Brasil e para exercer, em nome da União, o monopólio da exploração, produção, refino e comercialização do petróleo e seus derivados. Fez parte também de um ciclo histórico em que se visou montar as bases industriais brasileiras, pela criação de estatais nas áreas de metalurgia, siderurgia, estaleiros e petróleo. A empresa tinha como missão suprir o mercado interno com petróleo e seus derivados, através da produção nacional ou pela importação.
Em novembro do ano de 1995, em notável contraste ao que ocorrera durante a nacionalista campanha popular "O Petróleo é nosso", que culminou no Monopólio do Petróleo pela União e na criação da Petrobrás, após intensa campanha do Governo Federal aliado aos meios empresariais e com o maciço apoio da mídia, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 9, com o propósito governamental de atrair investimentos estrangeiros através da abertura do Setor Petróleo Brasileiro. Como meio para atingir tal objetivo, foi aprovada a quebra do Monopólio que a Petrobrás exercia em nome da União e, ao mesmo tempo foi possibilitado à Companhia estabelecer parcerias empresariais com investidores privados nacionais ou multinacionais, para a exploração, desenvolvimento da produção e produção de petróleo.

Dia das Abelhas
No dia 03 de outubro comemora-se o dia das abelhas, o inseto produtor de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel, primeira substância de sabor adocicado encontrada na Antiguidade.
As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colméias. Um grupo de abelhas é conhecido como enxame. Nas colméias existe apenas uma rainha, o inseto que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir. Uma rainha tem a capacidade de por entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.
As abelhas operárias servem apenas para a polinização das plantas e para a produção do mel, sendo incapazes de se reproduzir, pois não colocam ovos. Os machos da espécie são conhecidos como zangões, e após o acasalamento morrem. O tempo de vida da rainha varia entre três e quatro anos, enquanto das operárias é de seis semanas.
A diferença no sexo desses animais aparece durante a fecundação. Dos ovos não fecundados nascem machos, enquanto que dos fecundados nascem fêmeas. Logo ao nascer, algumas pequenas são escolhidas pela abelha rainha para serem alimentadas com a geléia real, essas se tornarão rainhas quando adultas. A geléia real é um tipo de leite espesso e com sabor ácido, produzido pelas operárias jovens, tendo em sua composição mais de cem tipos de substâncias que fazem bem para nossa saúde, prevenindo contra doenças.
Em sua composição estão presentes vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e enzimas, sendo capaz de regenerar células, retardando o envelhecimento, pois melhora a circulação sanguínea. Todas as outras fêmeas crescem para ser operárias e cuidar das larvas, produzir cera, limpar a colméia, juntar alimento, construir o favo, não permitir a entrada de intrusos na colméia, coletar néctar, etc.
O sabor do mel e sua tonalidade variam de acordo com a planta de onde é extraída a matéria-prima para sua produção; a isso dá-se o nome de florada. Todo mel puro se cristaliza, após um período de seis meses de extraído. Para derretê-lo novamente basta deixar exposto ao calor do sol. Caso isso não aconteça, é porque o mel não é puro.


“O mundo passa na sua porta e chama: Vem participar da mudança. Vem ser milagre na vida de alguém. Pelo menos na sua!” (Paulo Roberto Gaefke)


Fontes:
National petroleum Agency
Revista Brasileira de Geofísica















































































43 comentários:

Sérgio Santos disse...

Prefiro comemorar o dia da terceira idade, porque o dia do vereador tenho minhas dúvidas... É dia das abelhas também? Interessante. Gostei da dica do blog de poesia. Beijos e boa semana.

morena disse...

Aqui na nossa política é uma vergonha .... que começa a ser parte dela, em vez de nos proteger, as pessoas, basta pensar sobre os próprios bolsos por roubo e desperdício de dinheiro público, estamos desanimado e decepcionado por pessoas que devem representar-nos e, em vez ... assim que são eleitos eles pensam sobre si mesmos e nada mais.
Desejo a vocês uma semana feliz minha querida Elaine.
Um beijo
Morena

Cloudy disse...

Großartiger Beitrag mit einer unendlichen Fülle an Informationen und neuem Wissen...

Lieben Gruß
CL

Trilhamarupiara disse...

Oii Elaine, segunda é dia de alegria na Blogosfera, vc vem nos brindar com sua presença que sempre nos ensina, não conhecia a biografia de Sta Terezinha, muito bonita, tinha mesmo que ser santa! Outras datas tbém importantes, só a de vereadores que eu não me interessei rsrsr mas faz parte! Bjosssss e ótima semana!

D. GAM - GAM Dolls (1) disse...

BOM DIA, COLEGA ELAINE!!
MUITO OBRIGADA POR INICIAR NOSSA SEMANA SEMPRE COM BOAS INFORMAÇÕES E PALAVRAS ESTIMULANTES E VERDADEIRAS.
OBRIGADA TAMBÉM POR SER ESSA PESSOA TÃO ESPECIAL E BACANA PRA TODAS E TODOS NÓS! VALEU POR MENCIONAR QUE FUI EU QUEM FEZ O SELINHO DA FÁTIMA. ME SENTI MUITO FELIZ LENDO O QUE LI. VALEU MESMO, DE CORAÇÃO!! :)
TE DESEJO UMA LINDA E ABENÇOADA NOVA SEMANA!!
COMEÇOU O MÊS DAS CRIANÇAS. VIVAAA!!!
GRANDE ABRAÇO PRA VOCÊ!! :)

Luciana Severo disse...

Elaine querida, muito pertinente seu post de hoje, falar em mudança pra mim, é um assunto atualizadissimo, estou prestes a fazer mais uma em minha vida, mais um Estado a seguir no nosso caminho rsrsrsrs amiga, q possamos fazer o melhor pro Brasil no proximo domingo ... bjs boa semaninha pra vfc fica com deus

Ani Braga disse...

Oi Elaine querida


Concordo muito que temos que viver o presente...

Sempre muito gostoso esta aqui.


Beijos
Ani

Roberta disse...

Oii Elaine, adorei o post, cheio de mensagens lindas. Verdade temos que ser mais conscientes... e as datas comemorativas que bacana, só acho que é desnecessário eles terem eleito o dia do vereador kkkk

beijos e um excelente outubro.

Anônimo disse...

Elaine,

sempre bom começar a semana assim, informado das coisas aqui no seu blog.

Abç!

Duendes disse...

A politica nao muda nem os politicos sao sempre grandes ladroes muda so o pais....beijocas minha amiga.

Vanessa Barbosa disse...

Acorda Brasil mesmo, semana que vem tem eleição e eu tenho certeza que muita gente vai votar errado, pelo simples desinteresse pela política.

Moça, eu ainda me surpreendo com as datas que vc traz rsrsrs.

Beijos e ótima semana.

L.M. disse...

Querida Elaine, é realmente nos momentos difíceis que nos apercebemos de nossa força interior... tem acontecido comigo nos ultimos tempos. Santa Terezinha é a minha santa de devoção. Foi com alegria que vi o seu post dedicado a ela. Obrigada pelas suas visitas ao meu Blog e perdoe minha ausência, mas tenho andado pior de meus problemas de saúde. Muitos beijinhos com muita amizade. Tenha uma excelente semana.
Lita

Rafael Mourão disse...

Boa tarde Elaine,
Concordo com algumas de suas considerações, mas não devemos nos preocuparmos apenas perto das eleições e sim todos os dias de nossa existência, e desde então irmos considerando quem merece novamente receber nosso voto.

Boa postagem.
Linda semana!!!

Abraços
RioSul

sonia tolfo disse...

Quantas datas importantes! Coincidentemente comemoramos o dia do Idoso aqui em Santa Maria participando com o Coral Adultos EnCanto de um evento alusivo. Poderíamos ter incluido, também, o Dia da Música nas comemorações.
Abraço!

Escritora de Artes disse...

Sempre adoro os temas abordados no post!


Querida Elaine, tenha uma excelente semana...

Bjos

Silvia Freitas disse...

Os brasileiros devem mesmo acordar e lembrar que as eleições vêm aí. Vamos votar com consciência e responsabilidade!
Deixo tbm um abraço ao pessoal da 3ª idade, que merece todo o nosso respeito e amizade.
Beijos Elaine, até a próxima!

*** ZIZI *** PARA OS AMIGOS!!! ### disse...

Eu assino embaixo em tudo que vc postou, principalmente com relação à política!
O texto sobre mudanças fala tudo de que precisamos para acordar e viver!
Dia dos idosos nada mais justo.

Beijinhos com gosto de mel...

Luciana Souza disse...

Oi Elaine
Seu post é sempre rico, assim como seu blog!
Eu não sabia de nada disso que vc escreveu, fiquei feliz, nem que hoje é o dia da música, e olha que meu filho é músico! E muito oportuno o que disse sobre o vereador. Parabéns!
Bjos. Fique com Deus!

Evanir disse...


Agradeço a você por sua amizade tão especial,
e por me fazer sentir que sou alguém
com quem você se importa.
Agradeço a você por todas suas visitas,
embora muitas vezes não consigo fazer visitas
sua presença é marcante no meu blog.
Deus lhe de uma semana abençoada beijos paz e luz,Evanir.
Amiga vc esta bem??Te Amo linda blogueira.

Anônimo disse...

Olá amiga querida.
O tema é muito pertinente pois as eleições se aproximam e faz-se necessário uma profunda reflexão para que possa fazer a melhor escolha afinal estamos dando vez e voz a alguém para falar em nosso nome durante os próximos 04 anis.
Minha querida passe lá no blog e pegue o selinho comemorativo da festa dos 100.000 acessos, se você quiser é claro. Permita-me deixar aqui o link http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/09/festa-no-blog-gracita-esta-comemorando.html#links
Um beijinho com sabor de amizade
Gracita

Sor.Cecilia Codina Masachs disse...

Mi querida Elaine, tienes un Premio en mi blog y nuevas noticias.
Con ternura
Sor.Cecilia

Carolina disse...

Parabens por esta entrada reflexiva e comovente. Adoro Santa Teresita del Ninho Jesus, eu la amo.
Um beijo muito grande y feliz comienzo de semana.

Socorro Melo disse...

Oi, Elaine! Paz e Bem!

Quantas comemorações importantes! Algumas delas eu nem sabia que existia, rsrs
Bem oportuna a sua reflexão sobre o momento político em que estamos vivendo. Essa é a hora de nos manifestarmos, pena que o povo tenha uma mentalidade tão débil e uma cultura tão viciosa.
Bela homenagem a santa Terezinha!

Grande abraço
Socorro Melo

Marites Rehermann disse...

Olá amiga Elaine!!! Estou sumidinha, mas sempre darei umas escapadinhas por aqui!! Muito bom começar o dia com uma leitura gostosa e ainda me atualizar com tantas informações úteis!! Adoro aqui!!

Beijinhos!!♥

Ana Maria disse...

Amiga Elaine, hoje Dia Mundial da Não Violência, quero lhe desejar uma linda semana só repleta de coisas boas e muitas bençãos. Amei saber do Dia de Santa Teresinha, sempre tantas coisas que eu aprendo por aqui.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

SOL da Esteva disse...

"Acorda Brasil!

Despertai... Para a vida...[...]!
Por cá não acordaram e a coisa está a ficar feia.
Uma oportunidade (quase) única para filtrar os oportunistas.
Gostei da tua abordagem de consciencialização.


Beijos


SOL

Rosa Branca disse...

Ola querida, passando para deixar um beijinho. Eu fico impressionada cd vez que entro aqui, minha nossa vc acha dia de tuuuuudo, kkkk - muito legal!

Grande beijo

Paty Alves

Berço do Mundo disse...

Por acaso, já andei aqui perdida várias vezes, querendo deixar um comentário e não encontrando onde... mil perdões.

Mas sempre que posso venho espreitar.
Beijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo

Ana Claudia disse...

Elaine muito bom falar sobre o dia dos Vereadores, muito provincial, já estamos a dias das eleições, espero que o povo vote com consciência.
Beijinhos
Aninha

ValeriaC disse...

Que legal quantas datas comemorativas que nem sabia que existiam,gostei de saber.
Linda a reflexão sobre as mudanças da vida, sobre como vermos tudo como lições, crescimento em nossas vidas.
Minha flor, saio daqui super bem informada, boa tarde, beijinhos
Valéria

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde querida amiga Elaine!!!
Gosto de passar aqui pois sempre fico por dentro das datas comemorativas.
Quanto a política, prefiro não comentar. Ultimamente estamos sendo alvo piada para determinados políticos que só pensam no maldito dinheiro. Mas deixa pra lá. Vamos como vc mesma disse pedir que Deus interfira que e nesse domingo todos votem conscientes e nos melhores possíveis.
Tenha dias felizes...
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Patrícia disse...

Amiga demorei mas cheguei...vc se desculpou no meu blog pela demora, não esquente pq tb to no mesmo barco. Veja postei an seta e so ontem comecei a responder a todos, eu fixo com o cora na mão,mas ta bravo esse mes estou com 1000 coisas pra resolver...Vou fazer post somente as sextas.
Enfim vamos ao assunto aqui. Dia do vereador amiga? Ahhh fico até triste, nosso país era pra ter grandes projetos, leis, nada muda entra e sai gente desse meio politico e anda. Os poucos q fazem acabam sendo abafados pelos os q nao fazem, é triste. Domingo ai ser um dia muito chato ,eu so conseguirei votar em um candidato q tem projetos pra os animais aqui do RJ, a nem sei ainda sabe, to muito desanimada.E pensar q tantos lutaram pra que nos hj em dia pudéssemos votar e dar nessa tristeza
Dia do saque , tá bom pra Rubi e Sandra comemorarem, né?
Gostei de saber do dia da 3 idade, será q chego lá? Ahhh se Deus quiser, chego
Tb gostei do dia do vegetariano (estou quase virando um), da música (ñ vivo sem) e do vendedor,a final eu vivo vendendo minha artices, né?
Lindas homenagens e a seus amigos blogueiros tb, vc é sempre nota 1000
Até sexta amiga, bjs no coração

Solange disse...

Olá minha linda!
Não poderia deixar de passar por aqui.
Deixar beijos e rosas para você!
Sol

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia minha querida!
Passando para te parabenizar pela postagem e como sempre digo: aprender mais um pouquinho.
Sempre muito bom estar aqui e receber esse abraço de luz em sua página.
Uma ótima quarta-feira para ti.
abração com carinho

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Datas importantes, blog maravilhoso, amizade indispensável, tudo isso busco e encontro aqui.
Parabéns minha amiga por se fazer tão importante nas nossas vidas!
Um abraço com muita admiração e carinho.
Sua amiga
Ivany

FÁTIMA AMORim disse...

OLÁ ELAINE, MUNHA QUERIDA!

AMEI TODA A POSTAGEM! TEXTOS INTERESSANTES E QUE MERECEM SER LIDOS E REFLETIDOS.

O TEXTO SOBRE MUDANÇAS FALA O QUE REALMENTE PRECISAMOS PARA VIVER... ACORDAR... TODOS MERECEM NOSSA ATENÇÃO.

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL PELA POSTAGEM DA COMEMORAÇÃO AOS MEUS 300 SEGUIDORES. MUITO OBRIGADA, MEU AMOR. VOCÊ COMO SEMPRE, MUITO GENTIL E CARINHOSA. DEUS CUIDE DE TI COM AMOR E GUARDE DE TODO MAL.

ABREIJOS

WWW.PANOSEART.COM

Daniel Costa disse...

Elaine

É um gosto para mim, por muito informativos ler os teus pos's, embora vá falhando vários. Para comentar faço opções.Desta vez vou referir-me às eleições, Aí como cá, em campanha oferecem céus terra, dizendo que o povo é soberano. Isto enquanto não vota. Depois vai saber que suas Excelências, as mediocridades, nos fazem ver, como dizem os anarquistas: votar é eleger quem nos vai "tramar".
Beijos

Jacques disse...

Olá, Elaine.
Devemos sempre viver o presente sim, senão acabaremos em angústia desenfreada por toda a vida.
O ato de votar é o que decide nosso destino, e só no dia em que o povo brasileiro entender realmente isso é que sua situação poderia vir a mudar.
Abraço.

Unknown disse...

Olá minha querida amiga Elaine.

Sempre solicita. Sempre atenciosa. Sempre amiga.

Muito obrigada por divulgares a minha poesia, mas também por falares no meu livro.

Adorei ler acerca de Santa Terezinha do Menino Jesus, a Santinha das rosas e do Amor. :)

Um beijinho,

Cris Henriques

Verinha disse...

Olá amiga querida, estava dodoi e não pude vir antes até aqui, nossa quanta coisa maravilhosa, tenho uma amiga devota da sta Terezinha,senhora das rosas, lembrei-me dela. Não sabia que existia o dia do vereador.
Sempre muito bom estar aqui. Beijinhos.

Graça Pereira disse...

As mudanças são necessárias para podermos evoluir! Tanto no bem, como no mal e devemos pensar :Tudo passa e isto também há-de passar!
Quando estivermos bem, aprenderemos a aproveitar melhor
as pequenas alegrias e felicidades.
Quando estivermos mal, este pensamento será reconfortante.
Dia 4/10 dia de S.Francisco de Assis, o protector dos animais.
Beijocas
Graça

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Como sempre saio daqui mais rica de informações, que confesso muitas delas nem fazia ideia.
Adoro sempre e deixo o meu beijinho com carinho.

Sonhadora

Unknown disse...

Querida amiga td bem?

Como sabe passo aos pouco nos Blogs
meu tempo é curto, mas venho sempre deixar um abraço carinhoso pra vc,
parabenizando por toda essa postagem de amigos e dias nacionais
Bjuss
Rita!!!