By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gentilezas....


Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos.
(Madre Teresa de Calcutá)
Gentileza gera gentileza....
É muito pouco pensar que apenas formar indivíduos com valores de civilismo e gentileza seja condição suficiente para que  sejamos mais gentis em nossas relações diárias. Principalmente numa sociedade na qual muita gente se comporta quebrando normas de gentileza, assim como espaços urbanos que não criam condições para que as interações sociais aconteçam com gentileza e cordialidade.
Um exemplo clássico são os jovens que se sentam em assentos preferenciais para idosos no transporte coletivo (mesmo com idosos presentes). Ou então  estacionamentos nos quais os motoristas estacionam impedindo o acesso aos cordões da calçada. São situações que ocorrem com frequência em nosso país. Estas atitudes induzem natural e instintivamente a falta de gentileza dos cidadãos, transformando-a numa atitude cada vez mais distante do cotidiano da maioria da população.
Os assentos preferenciais para idosos no transporte coletivo e portadores de necessidades especiais, as vagas nos estacionamentos, a devolução de um objeto perdido ao seu dono ou segurar uma porta aberta para alguém passar, ou mesmo então um aceno de cabeça, um sorriso; um bom dia, um boa noite, muito obrigaddo! São exemplos de normas sociais que quase não se vê mais hoje em dia. Na maioria das vezes não é o que falamos que machuca os outros, mas a forma como falamos. E é assim mesmo que funciona. Não se deve mentir, mas saber falar a verdade. Todas as verdades devem ser ditas, de forma construtiva. Um sorriso não custa nada e pode render tanto! À medida que as pessoas se preocupam com seu próximo, elas se tornam melhores. E pessoas melhores farão, sem dúvida nenhuma, um mundo melhor!
Em torno do assunto de hoje, criei estes dois selos de gentileza, que ilustram o post e, oferto-os a vocês, com todo carinho, sintam-se à vontade para levá-los, se gostarem, e divulgar a idéia.... Assim como qualquer outro selo de campanhas, que se encontre na lateral do blog, compartilho-os com vocês, se assim o quiserem....
Uma quinta-feira abençoada, inspirada com muita paz e alegria! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Comemoração!
O Blog GAM – Pet & Cats http://gam-petecats.blogspot.com.br/, da querida amiga Dona Gam, está comemorando trinta (30) dias de existência! E está compartilhando este belo selinho com todos! Visitem e/ou conheçam! Um espaço especial  e  lembrando que o Blog está promovendo um Concurso de Fotografias, cujo selo se encontra na lateral, cliquem e informem-se!
 Presente Carinhoso….+ Brincadeira
Gente querida! Os queridos amigos Raphael e Mynda, do Blog Sonhos da Alma http://sonhosalma.blogspot.com.br/
Me presentearam com este selinho mimoso que, por sua vez, receberam da Viviane, do Blog Construindo nosso Castelo   http://construindonossocastelo.blogspot.com.br/
Bem, gente linda, esta brincadeira do selinho vem acompanhada de algumas regrinhas básicas, rsrsrs, pra não perder o hábito, rsrsrs!
Regrinhas Básicas:
- Divulgar o selinho através de post;
- Colar no blog, linkando-o a quem o presenteou e
- Repassar a dez (10) outros blogs.
Facinho, facinho, né gente.... Então vamos lá.... Blogueiros de Fé, distribuindo carinho e fortalecendo amizades….
Blogs Indicados:
Folhas de Outono

Gam na Cozinha

Meu Recanto de Paz

Eternamente VV

Andréa Artes

Ateliê de Artes Plásticas By Luciana Severo

Bichinhos Amados

Pequena Aprendiz

Carta Urgente

Só para dizer…

Visitem os blogs indicados, e formem uma trilha iluminada de carinho e amizade, de um blog ao outro, iluminando e colorindo nossa blogosfera com sentimentos positivos de amor e amizade!
Blog Novo
Esta semana iniciamos com o Blog Kéia Artes, http://keiaartes.blogspot.com.br/
Da querida amiga Rosecléia, carinhosamente chamada Kéia.... Um blog cheio de arte.... Vamos conhecer, prestigiar, seguir e valorizar a arteirice da Kéia? Simbora gente!

O outro blog desta semana é o Tons Neutros, http://tonsneutros.blogspot.com.br/
Da querida Ana, como o próprio nome sugere, um espaço para partilhar idéias que ajudem a valorizar o seu cantinho! Muito simpático e charmoso! Vamos lá conhecer e prestigiar! Vamos que vamos!
 Datas
No dia de hoje, 31 de maio, comemora-se:

Dia mundial de conscientização e combate ao fumo ou World No Tabaco Day

Dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Comemoração instituída pela ONU, para conscientizar os fumantes que, após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do ex-fumante volta ao normal e, que depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, sendo possível com apenas 2 dias sem o fumo e suas toxinas, perceber melhor os cheiros e degustar melhor a comida no paladar e, depois de 3 semanas, ter uma melhor respiração e circulação, sem falar que, após 5 a 10 anos sem a inalação do fumo através de cigarros e similares, o risco de sofrer infarto para ex-fumantes passa a ser igual ao de quem nunca tenha fumado na vida.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente, 5 milhões de pessoas morrem por ano por enfermidades relacionadas ao hábito.
Estima-se que em 2030 serão 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com o cessar do tabagismo.
Dia da Juventude Luterana do Brasil
Marcando a data da fundação da JELB – Juventude Evangélica Luterana do Brasil, em 31 de maio de 1925.

Dia Internacional do Comissário de Vôo ou
International Day Flight Attendant
Comemorado desde 1986, para marcar a data do fim do CONCOV – Congresso Internacional dos Comissários de Vôo, realizado em 31 de maio de 1973, no Rio de Janeiro, RJ, com a participação de comissários de bordo representantes de 44 países então ligados à VARIG – Viação Aérea Riograndense, quando foi criada a IFAA – Associação Internacional dos Comissários de Vôo, com uma canadense para presidente e um alemão para vice.

Dia do Espírito Santo
A celebração é uma das mais tradicionais da religião Católica. O dia do Espírito Santo, celebrado cinquenta dias após a Páscoa, é geralmente marcado pela esperança da chegada de uma nova era para as pessoas, que haja mais igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, com alguns simbolismos presente em todas, como a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas.
O dia do Espírito Santo tem origem nas celebrações ocorridas em Portugal, desde o século XIV, quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com grandes banquetes coletivos, com o objetivo de distribuir comida e esmolas aos pobres.

“Saber ouvir é também uma forma de compreender.” 
(Fernando Lapolli)
Fontes:





















terça-feira, 29 de maio de 2012

A Copa....


“A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes...”
(Padre Fábio de Melo)
A Copa do Mundo é nossa....
Ôi Gente linda do meu coração! Sabem aqueles almoços de domingo.... Pai, mãe, cunhadas, namorados, amigos, conhecidos, etc?.... Pois é, quase todo mundo já passou por esta aventura que são estes almoços, rsrsrs!
Bem, a conversação animada começou antes mesmo do almoço terminar, como é de praxe..... E se estendeu pelo resto da tarde, afffff! Ainda bem que foi na casa da sogrinha-mãe, rsrsrs! A conversa começou mais ou menos assim: Vocês viram como já está adiantada a construção do estádio olímpico (do Grêmio)? Pois é, porque a Copa já está quase aí.... Será que o Brasil está mesmo preparado pra sediar um evento como esse? Aí que a coisa começou a ficar interessante... Mas claro que está!!! Veio a afirmação veemente de uma animada voz masculina! Sim, porque os homens ficaram nesse conversê todo e as mulheres, rsrsrsrs, foram distraidamente se entreter com joguinhos de PC! Mas com um dos ouvidos atentos nesta interessante conversinha....
Continuando: Mas claro que está! O Brasil tem o que há de melhor pra entreter os turistas! Sexo e drogas! Os dois andam livres, leves e soltos pelas ruas e bem mais barato que lá fora! Gente! Me arrepiei toda quando ouvi isto! E todo mundo crucificou o ator norte-americano Robin Williams quando deu uma declaração, em um programa de entrevistas, sobre o mesmo assunto! Se o próprio brasileiro (não todos, felizmente!) pensa assim, o que mais falta acontecer? E o pior é que tenho ouvido afirmações parecidas com esta por aí.... Eu, de minha parte, sinceramente, acho que o país não tem estrutura suficiente para suportar tudo que acarreta um evento de proporções gigantescas como é uma Copa do Mundo! Por mais que digam que trás divisas, lucro, não creio que isso seja suficiente para cobrir os rombos que será preciso fazer para poder abrir os portões para o mundo..... E depois que terminar a Copa, como é que fica? Dêem uma pesquisada e vejam como ficaram os outros países que sediaram Copas anteriores! Com muito mais dívidas ainda do que tinham antes do evento! Será que vai valer à pena? O país já está começando os preparativos para qualificar com cursos profissionalizantes centenas de profissionais para trabalharem durante a Copa.... Nesse pouco mais de um ano e meio até o evento, começando a correria e a contagem regressiva para o que está sendo considerado o maior evento que já aconteceu no país! Que abram-se os portões! A sorte está lançada! Fica o assunto para reflexão..... Comentem! Por favor, dêem sua opinião!
Uma terça-feira iluminada para todos! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora! 
(Elaine Averbuch Neves)
Blog Novo
Esta semana iniciamos com o Blog Kéia Artes, http://keiaartes.blogspot.com.br/ ,
Da querida amiga Rosecléia, carinhosamente chamada Kéia.... Um blog cheio de arte.... Vamos conhecer, prestigiar, seguir e valorizar a arteirice da Kéia? Simbora gente!

O outro blog desta semana é o Tons Neutros, http://tonsneutros.blogspot.com.br/
Da querida Ana, como o próprio nome sugere, um espaço para partilhar idéias que ajudem a valorizar o seu cantinho! Muito simpático e charmoso! Vamos lá conhecer e prestigiar! Vamos que vamos!
 Datas
No dia de hoje, 29 de maio, comemora-se:

Dia do Geógrafo e do Estatístico (ou Ibegeano)
Comemorado no Brasil conforme Decreto nº 76.664, de 24 de novembro de 1975, para marcar a data do início das atividades do atual IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que começou a funcionar em 29 de maio de 1936, inicialmente com a denominação de INE – Instituto Nacional de Estatística.
A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos geo e graphos, significando respectivamente terra e escrever.  Geógrafo é o profissional que estuda a terra e suas características e propriedades.
A Estatística é a ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.

Dia Mundial da Saúde Digestiva ou
World Digestive Health Day
Promovido pela WGO – Organização Mundial de Gastroenterologia ou World Gastroenterology Organisation, para conscientizar a população sobre distúrbios digestivos, tais como inchaço, dor de estômago, indigestão, flatulência, diarréia, constirpação e/ou outros desconfortos abdominais.
Fontes:
“Abra a janela da vida e seja pleno em cada coisa ainda que pareça pequena. Viva na forma adulta de ser criança, debruce na janela e não olhe a vida passar através dela.... Viva!”  (Lady Foppa)












segunda-feira, 28 de maio de 2012

Beber.... socialmente....


A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer. E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer. Que hoje e sempre, seja um belo dia!
(Marla de Queiróz)
Alcoolismo....
Gente, pra muitas pessoas, talvez este seja um tema desagradável.... Mas é real e duramente vivenciado e enfrentado a duras penas por muita gente! Considero muito importante conversarmos sobre isso.... Quem sabe algo comentado aqui não sirva de alerta pra ajudar alguém..... O alcóolatra é aquela pessoa que não sabe estabelecer um limite. Não possui auto-controle, transformando-se, assim, num dependente. Segundo pesquisas, o consumo de álcool é responsável pela maior parte das mortes não-naturais no Brasil, tais como homicídios, acidentes de trânsito e/ou de trabalho, atropelamentos, ingestão excessiva, violência doméstica ou na rua, conduzir veículo embriagado e por aí vai...
Segundo especialistas, o alcoolismo foi definido como doença crônica, um distúrbio de comportamento, caracterizado por repetidos episódios de intoxicação ou bebedeiras, interferindo na saúde, e afetando o desempenho em casa, no trabalho e na comunidade.
Assim como qualquer outro doente, o alcóolatra está proibido de colocar um pingo sequer de álcool na boca!  Não existe verdade na famosa frase dita por todo dependente: não sou viciado, posso parar quando quiser! Ou então: só bebo socialmente. Alcoolismo não é um hábito, é uma doença classificada pela OMS. É uma doença progressiva e, se não for tratada, com o passar do tempo compromete seriamente a saúde mental e física. Talvez o problema não esteja na bebida em si, e sim na pessoa que consome descontroladamente. O alcóolatra precisa de ajuda, de tratamento, pois está doente. Pode até desejar não beber mais, mas dificilmente conseguirá sozinho. A ajuda e a compreensão de familiares e amigos é muito importante durante o tratamento. Entretanto, acredito que a iniciativa deva partir do próprio doente, uma vez consciente do que precisa fazer e da força que vai precisar para conseguir. Daí a importância do apoio.  Sempre há esperança, enquanto houver vida. Mais vale acender uma luz e encontrar um caminho, do que ficar parado e amaldiçoar a escuridão. Todo ser humano está sujeito a erros, porque todos nós somos imperfeitos. Mas todo aquele que, com muito esforço e luta se reergue, e volta a olhar para o céu em agradecimento, por mais um dia de vitória, merece nosso respeito e admiração! Parabéns a todos aqueles que vencem as suas lutas diárias! Um início de semana abençoado e cheio de oportunidades! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Divulgação
Gente Linda! Meu infartado coraçãozinho tá pulando mais que pipoca, rsrsrsrs, de tão contente, honrado e agradecido! Muito obrigada, a todos vocês, meus amigos! Recebi a grata e maravilhosa surpresa de ser divulgada pelo Blogueiros que pensam, um dos blogs da querida Patrícia Galis, neste link:  http://www.blogueirosquepensam.com/2012/05/blog-de-dentro-para-fora.html
Confiram, gente! E já naveguem neste espaço pra lá de especial! Muito obrigada, Pat! Do meu coração, para o teu! De dentro pra fora!
Blog Novo
Esta semana iniciamos com o Blog Kéia Artes, http://keiaartes.blogspot.com.br/ ,
Da querida amiga Rosecléia, carinhosamente chamada Kéia.... Um blog cheio de arte.... Vamos conhecer, prestigiar, seguir e valorizar a arteirice da Kéia? Simbora gente!

O outro blog desta semana é o Tons Neutros, http://tonsneutros.blogspot.com.br/
Da querida Ana, como o próprio nome sugere, um espaço para partilhar idéias que ajudem a valorizar o seu cantinho! Muito simpático e charmoso! Vamos lá conhecer e prestigiar! Vamos que vamos!
Datas
No dia de hoje, 28 de maio, comemora-se:

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia 28 de maio será celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.  A data é considerada importante e veio para mostrar a realidade do país, onde ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.



Seja Alguém simples. Seja algo que você ame e entende. Esqueça o resto: tudo o que você precisa, está na sua alma e em seu coração.
(Caio Fernando Abreu)