By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gentilezas....


Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos.
(Madre Teresa de Calcutá)
Gentileza gera gentileza....
É muito pouco pensar que apenas formar indivíduos com valores de civilismo e gentileza seja condição suficiente para que  sejamos mais gentis em nossas relações diárias. Principalmente numa sociedade na qual muita gente se comporta quebrando normas de gentileza, assim como espaços urbanos que não criam condições para que as interações sociais aconteçam com gentileza e cordialidade.
Um exemplo clássico são os jovens que se sentam em assentos preferenciais para idosos no transporte coletivo (mesmo com idosos presentes). Ou então  estacionamentos nos quais os motoristas estacionam impedindo o acesso aos cordões da calçada. São situações que ocorrem com frequência em nosso país. Estas atitudes induzem natural e instintivamente a falta de gentileza dos cidadãos, transformando-a numa atitude cada vez mais distante do cotidiano da maioria da população.
Os assentos preferenciais para idosos no transporte coletivo e portadores de necessidades especiais, as vagas nos estacionamentos, a devolução de um objeto perdido ao seu dono ou segurar uma porta aberta para alguém passar, ou mesmo então um aceno de cabeça, um sorriso; um bom dia, um boa noite, muito obrigaddo! São exemplos de normas sociais que quase não se vê mais hoje em dia. Na maioria das vezes não é o que falamos que machuca os outros, mas a forma como falamos. E é assim mesmo que funciona. Não se deve mentir, mas saber falar a verdade. Todas as verdades devem ser ditas, de forma construtiva. Um sorriso não custa nada e pode render tanto! À medida que as pessoas se preocupam com seu próximo, elas se tornam melhores. E pessoas melhores farão, sem dúvida nenhuma, um mundo melhor!
Em torno do assunto de hoje, criei estes dois selos de gentileza, que ilustram o post e, oferto-os a vocês, com todo carinho, sintam-se à vontade para levá-los, se gostarem, e divulgar a idéia.... Assim como qualquer outro selo de campanhas, que se encontre na lateral do blog, compartilho-os com vocês, se assim o quiserem....
Uma quinta-feira abençoada, inspirada com muita paz e alegria! E lembrem-se, as mudanças acontecem De dentro pra fora!
(Elaine Averbuch Neves)
Comemoração!
O Blog GAM – Pet & Cats http://gam-petecats.blogspot.com.br/, da querida amiga Dona Gam, está comemorando trinta (30) dias de existência! E está compartilhando este belo selinho com todos! Visitem e/ou conheçam! Um espaço especial  e  lembrando que o Blog está promovendo um Concurso de Fotografias, cujo selo se encontra na lateral, cliquem e informem-se!
 Presente Carinhoso….+ Brincadeira
Gente querida! Os queridos amigos Raphael e Mynda, do Blog Sonhos da Alma http://sonhosalma.blogspot.com.br/
Me presentearam com este selinho mimoso que, por sua vez, receberam da Viviane, do Blog Construindo nosso Castelo   http://construindonossocastelo.blogspot.com.br/
Bem, gente linda, esta brincadeira do selinho vem acompanhada de algumas regrinhas básicas, rsrsrs, pra não perder o hábito, rsrsrs!
Regrinhas Básicas:
- Divulgar o selinho através de post;
- Colar no blog, linkando-o a quem o presenteou e
- Repassar a dez (10) outros blogs.
Facinho, facinho, né gente.... Então vamos lá.... Blogueiros de Fé, distribuindo carinho e fortalecendo amizades….
Blogs Indicados:
Folhas de Outono

Gam na Cozinha

Meu Recanto de Paz

Eternamente VV

Andréa Artes

Ateliê de Artes Plásticas By Luciana Severo

Bichinhos Amados

Pequena Aprendiz

Carta Urgente

Só para dizer…

Visitem os blogs indicados, e formem uma trilha iluminada de carinho e amizade, de um blog ao outro, iluminando e colorindo nossa blogosfera com sentimentos positivos de amor e amizade!
Blog Novo
Esta semana iniciamos com o Blog Kéia Artes, http://keiaartes.blogspot.com.br/
Da querida amiga Rosecléia, carinhosamente chamada Kéia.... Um blog cheio de arte.... Vamos conhecer, prestigiar, seguir e valorizar a arteirice da Kéia? Simbora gente!

O outro blog desta semana é o Tons Neutros, http://tonsneutros.blogspot.com.br/
Da querida Ana, como o próprio nome sugere, um espaço para partilhar idéias que ajudem a valorizar o seu cantinho! Muito simpático e charmoso! Vamos lá conhecer e prestigiar! Vamos que vamos!
 Datas
No dia de hoje, 31 de maio, comemora-se:

Dia mundial de conscientização e combate ao fumo ou World No Tabaco Day

Dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Comemoração instituída pela ONU, para conscientizar os fumantes que, após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do ex-fumante volta ao normal e, que depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, sendo possível com apenas 2 dias sem o fumo e suas toxinas, perceber melhor os cheiros e degustar melhor a comida no paladar e, depois de 3 semanas, ter uma melhor respiração e circulação, sem falar que, após 5 a 10 anos sem a inalação do fumo através de cigarros e similares, o risco de sofrer infarto para ex-fumantes passa a ser igual ao de quem nunca tenha fumado na vida.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente, 5 milhões de pessoas morrem por ano por enfermidades relacionadas ao hábito.
Estima-se que em 2030 serão 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com o cessar do tabagismo.
Dia da Juventude Luterana do Brasil
Marcando a data da fundação da JELB – Juventude Evangélica Luterana do Brasil, em 31 de maio de 1925.

Dia Internacional do Comissário de Vôo ou
International Day Flight Attendant
Comemorado desde 1986, para marcar a data do fim do CONCOV – Congresso Internacional dos Comissários de Vôo, realizado em 31 de maio de 1973, no Rio de Janeiro, RJ, com a participação de comissários de bordo representantes de 44 países então ligados à VARIG – Viação Aérea Riograndense, quando foi criada a IFAA – Associação Internacional dos Comissários de Vôo, com uma canadense para presidente e um alemão para vice.

Dia do Espírito Santo
A celebração é uma das mais tradicionais da religião Católica. O dia do Espírito Santo, celebrado cinquenta dias após a Páscoa, é geralmente marcado pela esperança da chegada de uma nova era para as pessoas, que haja mais igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, com alguns simbolismos presente em todas, como a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas.
O dia do Espírito Santo tem origem nas celebrações ocorridas em Portugal, desde o século XIV, quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com grandes banquetes coletivos, com o objetivo de distribuir comida e esmolas aos pobres.

“Saber ouvir é também uma forma de compreender.” 
(Fernando Lapolli)
Fontes:





















38 comentários:

Sérgio Santos disse...

Gentileza sempre gera gentileza mesmo, Elaine. Uma pena que nossa sociedade ande tão amarga e nada solícita. Talvez pela descrença que algo possa melhorar... Beijos.

Sérgio Santos disse...

Ah, ótimo lembrar do Dia Sem Tabaco. Uma lástima que tanta gente ainda fume. Tenho muitas amigas que não largam o vício. Curioso que os homens estão fumando menos.

usuario disse...

Gentileza... que linda palabra, Elaine llevas razon si todos fueramos un poquito mas gentiles, el mundo seria mucho mejor.. no cuesta nada una sonrisa, unos buenos dias.. un ceder el paso... un pensar en el otro antes que en nosotros mismos...
Me ha encantado.
Un beso muy grande y ya he deshabilitado lo de la verificacion de palabras en los comentarios de mi blog.
Muchas gracias por ayudarme a hacer mi rinconcito un poco mejor
Belen

Anônimo disse...

Bom dia querida amiga
Gentileza sempre gera gentileza! Os valores estão sendo esquecidos pela sociedade. E é urgente resgatá-los para que a violência e o desamor não façam parte do cartão de visitas de um país tão lindo como o nosso. Adorei a campanha e já estou o selinho. Vou postá-lo lá no meu novo blog de mimos e selinhos http://gracitaselinhos.blogspot.com.br/. Querida agradeço a resposta sobre o questionamento que lhe fiz sobre o nosso amigo.
Tenha um dia iluminado com muita paz e amor. Beijokinhas com carinho
Gracita

chica disse...

Tomara a gentileza se espalhasse tanto quanto se espalham as coisas ruins... Seria maravilhoso!! Vamos fazer nossa parte e valorizar cada gesto dela, retribuindo! beijos,tudo de bom,chica

3fasesdalua disse...

bom dia nova amiga

venho agradecer a visita a meu blog e obrigada por me seguir e ja estou seguindo vc.

amei o seu cantinho.

bjs

http://3fasesdalua.blogspot.com/

selma

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Elaine!
Adoro sua visita!
Gentileza além de ser um sinal de educação é um sinal de consciência.
Parabéns pelos temas.
Sempre muito bom estar aqui.
Uma ótima quinta-feira pra ti.
abração com carinho

D. GAM - GAM Dolls (1) disse...

BOM DIA, CARA COLEGA!! OBRIGADA PELAS GENTIS PALAVRAS E POR MENCIONAR NOSSO CONCURSO DE FOTOGRAFIAS!! ADOREI!!
PARABÉNS PELO LINDO SELINHO CONQUISTADO!! UMA LINDA QUINTA PRA VOCÊ!!

Aleatoriamente disse...

Bom dia Elaine, tua gentileza é cativante moça!
Ser gentil é ser delicadeza, carinho, sentimento exposto.

Obrigada pela sua gentileza querida.
Beijão

Escritora de Artes disse...

É isso aí gentileza sempre vai gerar gentileza....a minha irmã Paty adora essa frase...

Bjos

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Obrigada pelo carinho de sempre.
Vou guardar junto com os outros.
Eu fiz um passo a passo no meu blog e gostaria de saber a sua opinião.
Eu expliquei direito?????
Dá pra entender????

Beijos
Andrea

DAMIAO CARLOS DANTAS disse...

Aprofundo e apimento mais o tema, este país não respeita o seu povo, fato!!! Basta olhar o cenário político, quanto as gentilezas, é questão de educação, nem todo mundo sabe o que é isso. Compartilhei e marquei no Google + http://www.livrevozdopovo.blogspot.com.br visite e deixe sua opinião.

Teresa Brum disse...

Qualquer ato nosso em relação ao outro irá gerar uma resposta, que tenhamos sempre
atos gentis...um abraço minha querida e um lindo final de semana

Marites Rehermann disse...

Lindo post sobre a gentileza, querida amiga!! Devemos divulgar essa idéia! Já estou levando os selinhos!!
Muito obrigada, Elaine querida!!

Beijos!♥

ValeriaC disse...

Minha querida, parabéns pelos seus posts serem sempre tão conscientes e deles transbordarem gentilezas.
beijinhos,
Valéria

Tunin disse...

Elaine, esta falta de gentileza está generalizada. Parece que as pessoas perderam a sensibilidade. Só olham para si.A bíblia nos mostra que chegaria tempo em que as pessoas seriam amantes de si mesmas. Acho que este tempo é agora.
Sempre excelentes colocações em teu blog.
Que o Senhor te abençoe! Obrigado pelo lindo comentário em meu blog.
Beijos.

H. Thiesen disse...

São gestos simples que nos fazem ser mais humanos!
BJOS
Lena

Giancarlo disse...

Purtroppo i valori di una volta piano piano scompaiono, ed è un vero peccato!! un caloroso abbraccio tremolante (colpa del terremoto)....ciao

sonia tolfo disse...

Concordo plenamente que a gentileza ecoa e devemos cultivá-la, incentivá-la em todos os ambientes.
Estou aderindo à campanha!
Beijos!

Smareis disse...

Olá Elaine amiga queridona,

A população anda tão carente de gentileza. Que bom se todos conscientizassem disso e retribuíssem um pouco mais, talvez o mundo não seria tão amargo.
Hoje você postou várias datas comemorativas, algumas eu já conhecia, mas todas essas são muito importante. Vi uma matéria hoje falando sobre o combate ao tabagismo.O médico falou uma coisa que me assustou, dizendo que quem estar perto de quem esteja fumando seu cigarro, recebe mais fumaça toxica no pulmão do que a pessoa que esta a fumar. Imagine isso, estamos perdidos então...
"Saber ouvir é também uma forma de compreender". Uma bela frase o Franando Lapolli.

Amiga, peguei um resfriado tão forte, que me derrubou geral...A muito tempo que não sabia o que é uma gripe. Ontem amanheci mal , tossindo e com a garganta inflamada, sem ânimo pra nada. Já estou medicada mais parece que continua a mesma coisa...Essa mudança de temperatura aqui no ES está mexendo com todo mundo.

Beijos e ótima quinta-feira.

Adorei a postagem, parabéns Elaine.

Freud Explica disse...

Gentileza é o que pede o mundo as pessoas.Gentileza seu texto, nobre e bonito.
Foi um prazer entrar aqui por acaso.

Anne Lieri disse...

Elaine,muito legal sua postagem sobre a gentileza!Eu peguei um dos selinhos para meu cantinho de selos tb!Obrigada pelo carinho!bjs,

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Maravilhoso estar aqui como sempre, desde o dia em que a conheci! Tenho tanto a te agradecer! Teu blog é informativo, conselheiro, amigo e etc. Aos poucos vou conhecendo os que indicas, mas posso dizer que grande parte de amigos que tenho, foram daqui. Um grande abraço da sua amiga, Ivany

manuela barroso disse...

E com essa gentileza , quem resiste a não retribuir com mais gentileza ainda ,se é que é possível?
Se todos estivessem de bem com a vida seria mais fácil. A verdade é que a falta de gentileza começa em nós próprios, não nos valorizando para sabermos valorizar o outro.
Belo como sempre querida Elaine
Grande abraço

Unknown disse...

Como achei o post tão bom, tomei a liberdade de aceitar a gentileza e levei para os meus segredos

beijinhos

Anônimo disse...

Eu li também sobre a gentileza no blog da Patrícia e gostaria que as palavras se transformassem em gestos na vida de muitas pessoas. Um abraço!

Patricia Galis disse...

kkkk eu não acredito estamos sintonizadas, postei agora a tarde sobre gestos de gentileza e por Deus ainda não tinha vindo aqui, estava sem saber o que postar e cai em uma imagem do Jose Datrino o profeta gentileza entrei no site dei uma pesquisada e fiz o post, agora entrei para responder uns amigos e vejo esta belezura que tbm colocou muito bom mesmo se tivesse visto teria guardado para outro dia o meu, mas se fizemos o mesmo tema deve ser pq esta faltando mesmo isso no mundo.
Flor vc é uma das pessoas mais gentis que conheço, aqui esta um calor só, nem de coberta estou dormindo mais, sera que essa chuva vem pra cá???

Patricia Galis disse...

kkkk eu não acredito estamos sintonizadas, postei agora a tarde sobre gestos de gentileza e por Deus ainda não tinha vindo aqui, estava sem saber o que postar e cai em uma imagem do Jose Datrino o profeta gentileza entrei no site dei uma pesquisada e fiz o post, agora entrei para responder uns amigos e vejo esta belezura que tbm colocou muito bom mesmo se tivesse visto teria guardado para outro dia o meu, mas se fizemos o mesmo tema deve ser pq esta faltando mesmo isso no mundo.
Flor vc é uma das pessoas mais gentis que conheço, aqui esta um calor só, nem de coberta estou dormindo mais, sera que essa chuva vem pra cá???

Verinha disse...

Boa tarde amiga, fiquei muito feliz com sua visita, Adorei estar participando desta linda brincadeira, obrigada por me indicar.
Adorei a frase gentileza gera gentileza, é como um retorno das coisas boas que fizemos ou ao contrario. Um grande abraço e tenha uma maravilhosa noite e um amanhecer lindo.Beijos.

Anônimo disse...

:)

Beijoquinhas ;*
Amanhã é sexta-feira \º/

soninha disse...

Oi linda! Mais uma página maravilhosa.Senti falta do zoião...rs
beijinhos

Mery disse...

Oi, querida, gostei imenso dessa postagem, sempre tens algo de novo a acrescentar. Um blog que, além de informar nos faz refletir*, e gosto muito...desculpa, to cansada, morrendo de sono, mas te vi num blog e vim ver o que está se passando, dorme bem, cm Deus no coraçãao, obrigada por partilhares ...
beijinhos/ Mery*

Célia disse...

Elaine! Você é a gentileza em pessoa! Obrigada sempre pela sua "finesse".
Bj. Célia.

Eu...Suzana disse...

Voltando a ativa.. e boas informações como sempre minha amiga. Beijinhos e abraços.

Unknown disse...

oi Elaine...
quanta coisa boa no ultimo dia do mês de maio....
Dia do Espírito Santo, puxa... como estou precisando dele viu Elaine...
Penso que a gentileza é algo que se constrói, aprendemos isso lá na infância, observando os exemplos dos mais velhos.
Meus pais são pessoas muiiiiiiiito gentis e acho que aprendi muito com eles sobre isso.


Grande abraço Elaine, fica com Deus.

ONG ALERTA disse...

O que falta é educação neste pais, beijo Lisette.

Severa Cabral(escritora) disse...

BELO ALVORECER !
Sabia que vc se torna responsável pelo que cativa...muitos gestos de nobreza vc tem,isso te faz um ser muito especial.E agora que aprendi a amar essa amiga tão cheia de criatividade...só posso deixar muitas bençãos para iluminar tua noite...
bjssssssssssssssssssssssss

D. GAM - GAM Dolls (1) disse...

BOA TARDE, COLEGA ELAINE!! SAIRÁ AMANHÃ O RESULTADO DO CONCURSO. CRUZE OS DEDOS E BOA SORTE!!
ABRAÇÃO PROCÊ!!