By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Voar....


“Sou um passarinho encarcerado e longe dos campos. Esta gaiola me confina e não posso voar para fora. Ainda que minhas asas estejam cortadas, meu coração está livre. Os muros desta prisão não podem controlar o vôo, a liberdade de minha alma.”
(Jeanne-Marie Guyon –Masmorra da Bastilha – França - 1695)
 Importante
Gente, se vocês receberem um e-mail vindo pelo hotmail que, aparentemente tenha sido enviado por mim, com o título de “sem assunto”, oferecendo empréstimos, até mesmo pra mim foi enviado! Por favor, não abram! Deletem, pois deve se tratar de algum vírus, usando meu nome – Elaine Averbuch -  e enviando para meus contatos!
Liberdade....
Gente, uma das datas comemoradas hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Então, aproveitando o gancho, resolvi conversar sobre isso. Liberdade. Algo que não é muito fácil definir em simples palavras, porque envolve muito mais. Dizer que somos livres para isto ou aquilo não quer dizer que sejamos realmente livres. Podemos aparentar liberdade e, no entanto, vivermos aprisionados dentro de nós mesmos. Uma gaiola pode não significar, pra muitos, a verdadeira prisão. E como hoje é o dia oficialmente destinado a se falar sobre a imprensa, de um modo geral, uma das maiores revoluções que assistimos atualmente são as redes sociais. Desde Guttenberg, a imprensa mudou muito e continua em constante evolução.
Hoje em dia a propaganda é bem mais livre (será?).
Quando fazemos um post, assumimos uma posição e geramos reações/conseqüências em quem lê.
Tudo que se posta na Internet está sendo avaliado, gravado, digerido por milhares de pessoas.
O mundo está mudando e, a cada dia, temos mais e mais pessoas conectadas nas redes sociais.
Qualquer um tem direito de postar seus pensamentos e vontades na Internet!  É de graça! Mas as conseqüências legais disto são quase irreparáveis, ou seja, não tem volta.... Já imaginaram se a gente precisasse pagar por cada postagem?
Pensem muito bem! Postem suas idéias, atitudes, vontades e seja lá o que mais que vocês queiram, mas façam isto de maneira racional, inteligente, educada, sempre pensando nas conseqüências.
Penso que liberdade é mais ou menos isto, começando e terminando em nós, mas sem atingir ou afetar a terceiros. Você posta, então respeite quem posta, como você. Pois também, com certeza, gostaria de se sentir respeitado e reconhecido.
(Elaine Averbuch Neves)
Mimo!
Recebi, da querida amiga Lua Negra, este lindo selo comemorativo por 200 amigos conquistados! Parabéns Lua querida! Você merece! Visitem o Blog Natureza de Lua Negra http://naturezadeluanegra.blogspot.com.br/
É mágico!

Blog Novo
Esta semana iniciamos o  Blog Novo com uma amiga muito especial! Patrícia Galis, que muitos devem conhecer pelo exemplo de vida e perseverança com que ela nos presenteia através de suas palavras e atitudes! Merece todo nosso carinho e admiração, pois passou pela grande tristeza e desapontamento de ver seu blog Sei que Deus existe simplesmente desaparecer! Mas o milagre da vida acontece todos os dias e,  como a vida, ela recomeçou seu blog, contando com a ajuda de todos nós! E já está se encaminhando para os 300!
O seu novo blog é o Blogueiros que pensam, e o link é o que segue:
Vamos lá visitar e, quem ainda não conhece, conhecer um blog muito interessante?

O outro blog parceiro desta semana é o blog da amiga Suzana, o Blog Vivências.... http://sfborboleta.blogspot.com.br/
Um espaço aconchegante, onde você encontra poesia, música e um carinhoso abraço blogueiro.... Vamos lá conhecer, valorizar e seguir? Simbora, gente!
Datas
No dia de hoje, 03 de Maio, comemora-se:

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
O Dia 03 de Maio foi declarado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Decisão 48/432, de 20  dezembro de 1993, aprovada pela Assembléia-geral das Nações Unidas. A data foi escolhida por se tratar do aniversário da Declaração de Windhoek,  aprovada durante um seminário organizado pela Unesco sobre a Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana, que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de abril a 03 de maio de 1991. A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos.

Lembremos, não apenas hoje, mas especialmente hoje, de todos os profissionais que perdem suas vidas por denunciarem as diversas violações e atentados contra a humanidade. É graças ao trabalho desses heróis que a verdade chega até nós, nos possibilitando assim, fazer um trabalho de sensibilização sobre os problemas que povoam a nossa realidade.
Nossa homenagem, respeito e admiração por todos aqueles que se dedicam a denunciar as atrocidades e injustiças diárias.

Dia Internacional do Sol
Em 03 de maio é comemorado o Dia Internacional do Sol.
O raiar do Sol, todos os dias, é o milagre da vida se renovando a cada amanhecer e desperta bons sentimentos, como esperança e vida.
O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Sem o Sol, não haveria vida na Terra.  Também é obvio que, sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado!

Dia do Sertanejo
Vivendo na Caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e pela aridez, vive o Sertanejo, um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. Como os cactos, o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o Sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o Sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.
O grande ícone do Sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte.
O Homem do Sertão é um grande personagem numa paisagem inóspita,que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.

Dia do Parlamento e do Legislador
O Dia do Parlamento e do Legislador foi instituído pela Lei nº 6.230, de 27 de julho de 1975.
O Parlamento é considerado o próprio coração do processo democrático. A história do Parlamento Brasileiro, em especial, é rica.
Fomos o Primeiro Poder Legislativo constituído da América Latina.
Já em 1823, reunia-se a Assembléia Constituinte.
O Parlamento, não só no Brasil mas no mundo, é o escoamento natural das grandes propostas do povo. Por lá circulam propostas no campo da educação, da saúde, da habitação, do trabalho, dos direitos humanos. Enfim, por lá pulsa o coração do País.
O Poder Legislativo é aquele exercido pelo Congresso Nacional, formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.
O Poder Legislativo possui 05 funções básicas: Legislativa, Fiscalizadora, Julgadora, Executiva e Administrativa. O que fundamenta o exercício dessas atribuições é a representatividade dos vereadores.

Dia do Pau-Brasil
Foi necessária a quase extinção do Pau-Brasil pra que fosse reconhecido oficialmente na história brasileira.
Em 1961, o Presidente Jânio Quadros aprovou um projeto que declarava o Pau-Brasil como Árvore Símbolo Nacional e o Ipê Amarelo como Flor Símbolo. Mais tarde, por meio da Lei nº 6.607, de 07 de dezembro de 1978, declara o Pau-Brasil como Árvore Nacional e institui o Dia 03 de Maio como o Dia do Pau-Brasil.
Com o nome científico de Caesalpínia Echinata, é a única protegida por lei. Sua flor é amarela e perfumada.
Os indígenas o chamavam de ibyripytã (ibiripitanga), sendo ibyri = pau, madeira e pytã = vermelho, portanto pau-vermelho, em alusão à cor vermelha apresentada pelo cerne (miolo).

Dia do Taquígrafo
Taquígrafo é o profissional que domina a arte de escrever rapidamente, através de sinais, com utilização de métodos de registro.
A taquigrafia (do grego Tachys - rápido e Graphein escrever) ou estenografia, iniciou no Judiciário do Pará, com a instalação do Tribunal de Relações, em 1874. É um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita.
Por ser um sistema de escrita abreviada utiliza, em geral, sinais originados da geometria, mas também tirados das letras comuns. A taquigrafia é, portanto, uma técnica profissional de escrita rápida. Há muitos métodos taquigráficos no mundo inteiro, e muitos foram adaptados para a língua portuguesa.
Além de boa assimilação desse complicado ofício, do taquígrafo são exigidas habilidades mentais e físicas específicas para a realização de um bom trabalho.
O Dia do Taquígrafo costumava ser comemorado no dia 07 de novembro. Como não havia nada que justificasse a comemoração nesse dia, a data de 03 de maio foi escolhida pela classe, reunida soberanamente em congresso, o 1º Congresso Brasileiro de Taquigrafia, realizado em São Paulo, em 1951. A iniciativa foi do gaúcho Adoar Abech. A data foi escolhida porque foi exatamente no dia 03 de maio de 1823 que foi instituída oficialmente a Taquigrafia Parlamentar no Brasil, para funcionar na Primeira Assembléia Constituinte.
Ao contrário de ser uma área profissional em declínio, utilizada largamente nas áreas judiciária e parlamentar, a taquigrafia teve ampliado o espaço no mercado, sendo cada vez mais requisitada na área empresarial para acompanhamento de eventos como palestras, seminários, dentre outros.
Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.
(Clarice Lispector)
Uma quinta-feira de muita paz e oportunidades! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Fontes:





























50 comentários:

MISSIONÁRIA DIANA disse...

MARAVILHOSO POST, BOM DIA!!!
...........(...(`.-``'´´-.´)...)..........
..............)......--.......--....(...........
............./......(o..._...o)....\..........
.............\.........(..0..)......./..........
..........__.`.-._...'='.._.-.´.__.......
......./.......'#.'#.,.--.,.#'.#.'....\.....
.......\__))..........'#'......... ((__/.....
__xxxxxxxxxxx______xxxxxxxxxx
_xxxxxxxxxxxxxx___xxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxx_xxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
_xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
__xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
____xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
_______xxxxxxxxxxxxxxxxx
___TO____xxxxxxxxxxxx
_Passando_xxxxxxxxx
____Pra______xxxxx
__deixar_____xxxx
__Um bjinho___xxx
__pra vc!!!____xx DEUS TE ABENÇOE MUITO!!! QUE SEU DIA SEJA MUITO ABENÇOADO!!!
------------------------------

morena disse...

Olá Elaine, acho que se não há liberdade de imprensa e liberdade de expressão e se você tem limitações em dizer o que pensamos não é democracia.
Um beijo.
Morena

usuario disse...

Buenos días Elaine, preciosa entrada... pásate por mi blog que han dejado un premio para el tuyo...
Un beso muy grande
Belén.-

rose japan disse...

Ola elaine!! Linda mensagem!!!

Elaine!! Nao recebi nenhum email seu mas estou alerta ok, muito legal saber as datas e do que se passou nesse dia,,,liberdade da imprensa muito legal..

Elaine!!! Olha, eu tenho um problema na vista com vermelho...kkkke tava achando muito legal...sabi que eu consigo ver as outras cores no seu blog em 3D KKKK sem brincadeira...sera que sou so eu ...ou da p todos verem..

Que chiqueeeee...blog em 3D

Bjinhos rose jp

Elisabete disse...

Ainda há pouco tempo, festejamos no meu país o 25 de abril de 1974, que marca o fim da ditadura. Lindo post sobre a liberdade! Beijinhos

Caca disse...

"liberdade, esta palavra que o sonho humano alimenta. Não há ninguém que explique , nem ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)

Adorei o seu blog, Elaine e estou seguindo-a.

Grande abraço. paz e bem.

Angela disse...

Bom dia sua linda, fiquei tocada, com nossa amiga blogueira que o blog sumiu, o meu blog é um cantinho querido se isso acontecesse comigo faria como ela começaria novamente...Bj e adoro vir aqui e saber as datas comemorativas e de quebra sair cantarolando música.

MA FERREIRA disse...

Bom dia Elaine..
Bacana voce dividir conosco tanta informação.

Adorei ler sobre a libertadade, este bem tão precioso.

Liberdade é uma palavra de significado muito interessante.
Nunca somoslivres totalmente, por mais que se pregue.
E melhor mesmo..porque temos que exercitar a responsabilidade e res-
peitar o outro.

As vezes temos que abrir mão de toda essa liberdade em prol de algo
mais edificante.

Um beijinho...

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Tudo bem?
...quanta informação compartilhada,hein?
...sempre com carinho e isto é muito importante!
...gosto muito desta citação de Lispector, sobre simplicidade.
...obrigado pela visita ao meu blog!
Boa quinta!Muita paz e luz!
Beijos

Anônimo disse...

Quanta data bacana, sol, liberdade de imprensa e outros devemos comemorar sim, mas hoje o destaque é para seu texto amei, é verdade escrever nos posts mas com responsabilidade, educação e etc...Vc esta cada dia melhor no que fala, pensa e compartilha, flor já coloquei um post com sua pergunta, bjubju aqui estamos vendo pinguins pelas ruas de tanto frio kkkk me manda um chocolate quante naquelas canecas lindas que postol? rsrs

Ana Filipa disse...

Muito mas muito obrigado. (:
E claro, igualmente. [:

Beijo. ♥

Anônimo disse...

Boa tarde minha queridíssima!
Eu tbm sinto falta quando eu mesma não venho aqui no seu espaço rss!!

Gostei do texto sobre liberdade de imprensa!
Uma tarde de paz para ti minha linda!
Bjs mil!


"Coisa rara e bonita é a gente poder se comunicar por meio da alma, sem que palavra alguma necessariamente aconteça." Ana Jácomo

Unknown disse...

Datas bonitas para se comemorar
e vc sempre atenta em mostrar
pra nós,quanto ao e-mail pode
deixar confio em vc minha doce amiga
Bjuss carinhosos Rita!!1

Tunin disse...

Sem liberdade de expressão ou sei lá do que for, não há democracia justa.Mas como você bem citou: tudo deve ser com respeito e dentro dos limites. Errou pede desculpa e dá direito de resposta, porém isto não se vê no sistema falado ou escrito.
Beijos, querida!

Trilhamarupiara disse...

Olá Elaine querida, estive ausente viajando por isso dei uma sumidinha, bom estar de volta, nossa qtas datas legais hoje, parabéns a todos em especial aos sertanejos rsrsrs, belos textos amiga! abraçoooosss

. disse...

Oi minha queridíssima, Tudo bem?
Eu estou ótima!
Post recheado de informação.. adoro saber sobre as datas. Dia internacional do sol? interessante!
O texto da liberdade de expressão, tambem gosteii.. E o pensamento da Clarice ^^.

Ah sim, esqueci tenho que pegar o selinho pra fazer o post.. vou pegá-lo agora mesmo e por no próximo post. Pode deixar. beijos luzzz.. te gosto muito!

Boa noite e boa sexta! (Mais um finde chegando, passou rapidinho essa semana) Recebeu meu e-mail?

Eu...Suzana disse...

Nossa, quanta informação para nós amiga!! É sempre bom saber, ficar atualizada faz bem para a gente. Dia Internacional do Sol, nem sabia que existia...só tu para nos dizer. Ah...adorei o pensamente de Jeanne-Marie Guyon, é bem assim mesmo, podem nos prender mas ao nosso coração e nossas idéias nunca!! Beijos amiga e boa semana. Suzana.

Jack disse...

otimo diaaaa

Anônimo disse...

Oi, Elaine. Achei interessante o que disse Sobre o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa. Penso que ainda não há tanta liberdade como deveria, uma vez que há muitos dados filtrados e manipulados antes de serem divulgados. Mas quem sabe um dia isso muda? Um abraço!

Verena disse...

Querida tia Elaine,
Viemos retribuir a sua tão amável visitinha
Obrigada, de todo coração, pelo seu carinho
Gostamos imensamente de tí
Muitos lambeijinhos e ronronzinhos de boa noite dos seus Bichinhos
Pepi, Xixo, Juja e Jujuba.
A mamãe Verena tá mandando um beijinho carinhoso também

Anônimo disse...

Boa noite minha querida!
Obrigado pelo carinho de sempre, eu que sou contemplada por interagir com pessoas como vc.
As vezes penso seriamente em desfazer do blog por não conseguir conciliar o tempo com tantas atribuições por aqui.
Vou permanecendo pelas pessoas queridas assim como vc.
Um feliz fim de semana.
Um bom descanso para ti nesta noite!
Abraço no coração!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
Tudo bem?
...amém...boa sexta feira ! Muita paz e luz!
Beijos com carinho!

Carolina disse...

Olá Elaine! Fico feliz em vê-la e saber que está tudo bem.
Obrigada por alerta sobre e-mail malicioso.
Um grande abraço, que os anjos te guarden, cara amiga!

Luma Rosa disse...

Liberdade é utopia, Elaine!
Para nós que vivemos em zona de paz, porque existem locais em nosso país de grande conflito, comparado com locais de guerra... incompreensível para nós que estamos longe, mas a criminalidade é bem alta e mulheres e crianças vivem à mercê de situações limites... para essas pessoas, pensar em liberdade é algo bastante real, porque envolve o ambiente em que vivem. Mas para nós, é utópico! Sempre estaremos preso a algo ou alguém. Que seja o trabalho, a família, aos filhos, ao que satisfaz nosso coração ou a nossa carne. Nem mesmo quando morremos a nossa alma se sente livre. A liberdade é algo sublimar, etéreo, ligado a uma existência superior... então, entendeu o meu pensamento? Vivemos para melhorar nosso espírito (amadurecermos como pessoa) para chegar a um estágio de divindade sublime! Isso sim é liberdade!!
Parabéns pelo trabalho realizado no blogue! Não vou cansar de te parabenizar e espero que não se canse. Divulgar os blogues, as campanhas, os selinhos, isso tudo demanda muito cuidade e amor. Você se entrega e ama o que faz! Quem dera mais pessoas assim na blogosfera!!
Bom fim de semana!! Beijus,

Unknown disse...

Oiiii Elaine, adorei a visita e viva a Liberdade e o Sol.
BjoBjo querida;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Sérgio Santos disse...

Liberdade de expressão sim, falta de educação nunca e bom senso sempre! Adorei, Elaine!

MARILENE disse...

Fez uma linda postagem, realçando o significado9 e o valor do que se comemora em 03 MAI. A liberdade é muito desejada e bastante evidenciada, mas só com a consciência de que não somos os únicos a vivenciá-la, conseguiremos conviver em harmonia.

Bjs.

Duendes disse...

Ola minha fofa,
vim lhe desejar um lindo final de semana .Beijocas mil.

Aleatoriamente disse...

Olá Elaine.
Obrigada pelo carinho, vim conhecer teu cantinho, ele é lindo amei!
O texto sobre a liberdade de expressão está dez.
´
Um beijo querida, e obrigada!

MuMu disse...

on n'est jamais à l'abri de virus hélas...

j'ose espérer qu'il nous reste des libertés

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Bom dia Elaine!
Tudo aqui continua maravilhoso!
Fiqueis uns dias fora...
Mas já estou com saudades!
Adorei o texto e como você se expressou opinando sobre a liberdade...
Na medida do possível irei visitando todos os blogs que foi apresentado aqui.
Tenha um lindo final de semana, fique com Deus.
Deixo o meu abraço carinhoso e o meus agradecimentos.

GRAÇA disse...

Amiguinha Elaine e amiguinhas peludinhas algodão..temos tido saudades vossas mas a mami tem dificuldade em responder aos mail por que não temos o google+ ela diz que vai mandar por ,pois tentou e saio mal, ás vezes a mami é burrinha...
Bom fim de semana e muitas turrinhas e beijinhos da mami
Kika♥♥♥

Vera Lúcia disse...

Olá Elaine,

Que dia festivo é o dia 03 de maio!

Excelente a sua postagem.

Quanto à liberdade, sempre a considerei relativa. Liberdade digna é a que vem coroada de respeito pelo próximo.

Beijo.

Simone butterfly disse...

Passando para lhe desejar um ótimo fim de semana! beijinhos carinhosos e envolventes!

Simone butterfly disse...

Passando para lhe desejar um ótimo fim de semana! beijinhos carinhosos e envolventes!

ANDRÉA disse...

Adorei a frase do Passarinho, fiquei toda arrepiada.

Beijos no seu coração
Andrea

Lunna disse...

Voar sem limites sempre que possível e necessário para que nossa alma não murche...

Agradecida pela delicadeza da postagem.
Desejo que sua 6ª feira seja de paz e, que traga um belo final de semana.
Beijinhos floridos.
Lua

Ricardo Miñana disse...

Muy bellas tus letras Eliane,
que tengas un buen fin de semana.
un abrazo.

ONG ALERTA disse...

Liberdade precisa ter respeito....
Beijo Lisette.

Patrícia disse...

Dia do sol? Nunca ouvi falar, interessante.
Bjs amiga, bom fim de semana e até segunda!

Unknown disse...

Gostei muito do texto parabéns, tenha um ótimo final d semana.

Loiva disse...

Boa tarde, Elaine, passando para desejar uma semana iluminada de muito sucesso... bjs

Daniel Costa disse...

Elaine

Primeiro te peço perdão, pela pergunta: anda sumido? A isso respondo, para as minhas actividades, o espaço - tempo parece ter encurtado com a activadade de escritor a que acrescentei a de distribuidor, para as minhas obraa.
De resto podes ter a certeza que sou muito fã do teu blog, muito informativo. No presente post, estou muito de acordo, com a crónica sobre o previlélio de quem utiliza os espaços one para escrever. Deve dar bos exemplo e não falta de carácter, escondido no anonimato.
Sobre taquigrafia = estenografia, de que sou diplomado. Quando a estudei, já náo fazia sentido o modo de escrever a acompanhar o discurso, inventado por Xenofonte.
Da minha espécie de bibliotca, faz parte todo o curso que elaborei. Para aquilatar, prescindi do gravadoar e a utilizei numa reportagem, deu certo. Hoje estou completamente esquecido. Havendo exceções, como representar os dias da semana.
Beijos

Tunin disse...

Passando para te desejar um maravilhoso fim de semana.
Beijos.

Anne Lieri disse...

Elaine,a liberdade tem mesmo que vir junto com o respeito pelo outro,tanto nas postagens quanto nos comentarios!Excelente texto!Bjs e boa sexta!

Maria Lucia (Centelha) disse...

Como é bom vir aqui Elaine, pois é um Blog altamente informativo, cheio de idéias maravilhosas, lembretes de datas que a gente nunca lembra. Muito bom!!

Belíssimo final de semana querida!

Bjos da Lu...

Carolina disse...

Querida Elaine, abrazo gramde, beijo gordo y feliz fim de semana para voce!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Boa noite minha querida!
Passando rapidinho para te deixar um beijo e parabenizar pela postagens sempre interessantes.
Estou voltando.
Um ótimo fim de semana para ti.

Carina Rocha disse...

Olá, muito bom dia!

Peço desculpa pela minha ausência mas voltei : )

Muita informação e muitas publicações brutais mesmo.

Sim senhora, é bom vir aqui.

Saúde, paz, liberdade e amor

Bjs

Carina Rocha disse...

Olá, muito bom dia!

Peço desculpa pela minha ausência mas voltei : )

Muita informação e muitas publicações brutais mesmo.

Sim senhora, é bom vir aqui.

Saúde, paz, liberdade e amor

Bjs