By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

domingo, 13 de novembro de 2011

Por favor, aproxime-se.... Obrigado!!

13/11 – Dia Mundial pelos Atos de Gentileza ("World Kindness Movement")
“Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos.”
Madre Teresa de Calcutá
Dia Mundial da Gentileza! Coisa rara hoje em dia, não é mesmo? Infelizmente (rsrsrs)!
13 de novembro é dia de ser gentil. Comemorado mundialmente, "O Dia da Gentileza" visa encorajar a construção de um mundo mais amável e justo. Ao longo dos anos, a rotina, o stress, os compromissos, fizeram com que as pessoas se fechassem, se distanciassem, fossem se acostumando a essa situação e deixassem de usar palavras do tipo "bom dia", "por favor" e "obrigado". 
Com o objetivo de resgatar essas simples atitudes e gestos, simples, mas que fazem toda a diferença, um grupo de pessoas propagou o chamado "World Kindness Movement" (Dia Mundial da Gentileza), em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996. Nesta conferência estiveram presentes participantes da Austrália, Canadá, Tailândia, Indonésia, Singapura, Londres, Estados Unidos, além de cinqüenta pessoas do Japão, entre eles um representante do Primeiro Ministro. O evento também contou com uma carta de apoio do Primeiro Ministro do Canadá. Além da troca de exemplos, ficou estabelecida uma network informal de troca de gentilezas, e o movimento passou a ser conhecido com o nome de "World Kindness Movement".
A declaração do movimento foi assinada em setembro de 1997, por participantes de diversos países. Essa declaração pode ser encontrada no site, criado em abril de 1999.  Em novembro de 1998, na I Conferência Mundial do Movimento, ficou decidido que 13 de novembro seria o "World Kindness Day".
O representante brasileiro do movimento, a ABQV(Associação Brasileira de Qualidade de Vida), foi fundada em 1995 por empresas e profissionais de diversas áreas ligadas ao tema da Qualidade de Vida, com o interesse de desenvolver novos valores e crenças dentro dos ambientes de trabalho. É uma entidade sem fins lucrativos, que busca aperfeiçoar as relações interpessoais e manter um ambiente organizacional sadio e solidário.
Nas palavras da escritora Rosana Braga, que soube colocar de maneira criativa e também muito significativa, Os Dez Mandamentos da Gentileza, que seguem:
1º - Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.
2º - Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.
3º - Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.
4º - Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
5º - Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.
6º - Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.
7º - Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.
8º - Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
9º - Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.
10º - Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.
É insuficiente imaginar que somente formar indivíduos com valores de civilidade e gentileza seja condição suficiente para sermos mais gentis em nossas relações diárias, principalmente em uma sociedade em que muita gente se comporta quebrando a norma da gentileza, bem como espaços urbanos que não criam condições para que as interações sociais ocorram de forma gentil e cortês.
Por exemplo, jovens que se sentam em assentos preferenciais para idosos no transporte coletivo (mesmo com idosos presentes), estacionamentos nos quais os usuários estacionam impedindo o acesso aos cordões da calçada. São situações muito freqüentes em nosso país e que revelam a quebra da norma social da gentileza. Estas quebras induzem natural e instintivamente ao comportamento não gentil dos cidadãos, tornando a gentileza uma atitude cada vez mais distante do cotidiano da maioria da população.

A definição de lugares especiais no transporte coletivo para idosos e portadores de necessidades especiais, as vagas de um estacionamento, a devolução de um objeto perdido ao seu dono ou segurar uma porta aberta para alguém passar são exemplos de normas sociais muito pouco seguidas hoje em dia. Na maioria das vezes não é o que falamos que machuca os outros, mas a forma como falamos. E é assim mesmo que funciona. Não se deve mentir, mas “saber” falar a verdade. Todas as verdades devem ser ditas. Mas, de forma que construa e não de forma que venha a destruir. Um sorriso não custa nada e pode render tanto! À medida que as pessoas se preocupam com seu próximo, elas se tornam melhores. E pessoas melhores farão, sem dúvida nenhuma, um mundo melhor!”

ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida

Fontes:
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Um domingo abençoado para todos!! E um excelente início de semana!!
Promoção! Participe e concorra!!














5 comentários:

Ilca Santos disse...

Olá Elaine!
Que lindo seu blog!
Parabéns pela excelente postagem!
Realmente temos que estar mais atentos às nossas atitudes do dia a dia, e é muito importante procurarmos agir positivamente, sobretudo, respeitando sempre as diferenças entre as pessoas.
Sempre é possível melhorar, depende de cada um de nós!
Convido você a visitar meu blog... já estou te seguindo. Voltarei!
Também sou gaúcha, moro em Poa.
Que Deus a abençoe sempre!
Beijos no coração.

http://thaisalbuquerquememoria.blogspot.com/

Mariangela disse...

Oi obrigado pelas lindas palavras que vc deixou no post do meu bloguinho, bjs gostei do seu blog palavras que falam ao coração..

ELAINE disse...

Ilca e Mariangela! Muito obrigada pelo carinho e pelos comentários de vocês! Voltem sempre que ficarei muito feliz!! Grande bjo no coração!

Sandra disse...

Oi Elaine, vim retribuir a gentileza e a visita e já estou te seguindo também. Grande abraço!

ELAINE disse...

Ôi Sandra! Obrigada pelo carinho! Volte sempre! Bjo no coração!