By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Verde é vida....Vamos pintar a cidade?

08/11 - Dia Mundial do Urbanismo
O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado em 08 de novembro. O Urbanismo é um campo do conhecimento considerado como ciência que tem a cidade como principal objeto de estudo. Não deve ser nada fácil cuidar e pensar na arquitetura urbana de cidades grandes e cheias de gente.
Esta comemoração acontece através de exposições, artigos, conferências, seminários, fóruns, etc. onde se discutem temas relacionados ao urbanismo e à questão urbana. Esta data comemorativa foi decretada pela Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, fundada em 1949 , em Buenos Aires – Argentina, pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires.
A iniciativa de se promover esta data para discutir o urbanismo e os problemas urbanos se deu em razão de um clima de discussão teórica sobre o Urbanismo enquanto ciência e acerca das técnicas ou modelos que serviriam de base para a sua prática em todo o mundo, já aconteciam os CIAM´S – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, que tinham este objetivo.
O símbolo, ou emblema, que representa este dia, foi desenhado pelo mesmo (Carlos Maria Della Paolera) criador da data comemorativa em 1934, e simboliza uma trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana : o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul).


Nota-se então uma preocupação com o equilíbrio entre o meio natural e o meio urbanizado nas grandes cidades, numa tentativa de se promover uma maior proporção de áreas verdes, em harmonia com o ambiente construído.
No entanto esta foi uma época em que se ressaltavam as premissas do urbanismo Moderno, da cidade funcional, em que as atividades são divididas por zonas pré-definidas,sem a possibilidade de coexistência das mesmas, conforme é defendido na Carta de Atenas. A Carta de Atenas é resultado de um CIAM, que aconteceu nesta cidade grega, em 1933, coordenado pelo Arquiteto Le Corbusier, que ficou famoso por difundir estas idéias pelo mundo.
Mais tarde estas idéias viriam a ser contestadas e discutidas no meio técnico-científico, pois não existiria um modelo pré-definido para intervir numa cidade e planejá-la nem funções rígidas, da mesma maneira.
No dia de hoje ainda se comemora:
 
Dia do Radiologista
 O radiologista é o responsável por operar os equipamentos que tornam possível o diagnóstico e o tratamento de diversos problemas de saúde em todo o corpo humano. Trata-se de uma técnica de diagnóstico por imagem que permite visualizar órgãos e estruturas do corpo humano através do uso de raio-x. É comemorado nesta data porque a história da Radiologia se iniciou numa tarde de 08 de novembro de 1895, no laboratório da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, com o físico Wilhelm Conrad Roentgen, enquanto pesquisava o tubo de raios catódicos. Ele só chegou a usar a radiação por quinze minutos para retratar os ossos de uma das mãos de sua mulher Bertha, em 22 de dezembro de 1895. A partir daí, Roentgen decidiu chamar sua descoberta de Raios-X, porque esta letra em ciência indica algo desconhecido. Em 1903, Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física por sua descoberta e realmente criou um divisor de águas na maneira de diagnosticar as doenças. Parabéns a todos os especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.


Fontes:

"Não há nada impossível,
porque os sonhos de ontem
são as esperanças
de hoje e podem converter-se em
realidade amanhã."

Quando sua atitude é elevada,
o mundo também será visível como sendo elevado,
porque sua atitude tem uma conexão com sua visão e ações.
Qualquer coisa boa ou má é primeiro incutida na sua atitude,
e então ela entra em suas palavras e ações.
O serviço especial de transformação do mundo
também acontece através de sua atitude pura.
Você cria as vibrações e a atmosfera através dessa atitude.

                                        (Brahma Kumaris)

Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”





8 comentários:

@MAKEPOPULAR disse...

ja estou seguindo e adorei o blog...

flor me segue de volta e participa do sorteio do blog de um kit de esmaltes e batons avon...

www.makepopular.blogspot.com

ELAINE disse...

Obrigada pela visita e pelo carinho! Volte sempre!
Bjo!

Leni disse...

Oi Elaine, adorei seu blog. É bem diversificado. Obrigada por me seguir. Já te sigo também e estarei sempre por aqui. Bjs Lê
http://penachioarte.blogspot.com

ELAINE disse...

Obrigada pelo carinho Lê! Volte sempre!
Bjo!

StellaVasconcelos disse...

Oii Flooor, tudo beem ?
Estou seguindo o seu blog, me segue também ?

1bigbjo=*

euamolilas.blogspot.com

SONHO DE CRAFT disse...

OI ELAINE,MUITO BOM RECEBER SUA VISITA,JÁ ESTOU RETRIBUINDO COM CARINHO.BJS.

Graça Nunes disse...

Oi Elaine,
obrigada pela visita, legal ver que o Natal já está presente aqui, sucesso e boa semana, beijos,
Graça

ELAINE disse...

Stella, Sonho e Graça! Muito obrigada pelo carinho e pela visita! Voltem sempre!
Bjos!