By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Previna-se.... antes que seja tarde!

14/11 – Dia Mundial de Prevenção e Controle ao Diabetes
No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de controle e prevenção do Diabetes, uma doença que é cada vez mais crescente nos dias atuais, caracterizada por hiperglicemia(elevado nível de glicose no sangue)com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, devido a incapacidade na absorção de insulina pelo pâncreas.
 O Diabetes Mellitus é classificado em diabetes tipo 1(DM1) onde ocorre a ausência total  da produção de insulina pelo pâncreas, e o Diabetes tipo 2(DM2) que se caracteriza pela produção insuficiente de insulina ou resistência dos tecidos à ação da insulina.
 O aumento do número de pessoas com sobrepeso e obesidade, principalmente crianças e adolescentes, é preocupante e se destaca pela má alimentação, falta de exercício físico, preferência por alimentos industriais.
Seguindo orientação nutricional, alguns conselhos simples e práticos, mas importantes:
Prefira: Farelo de aveia (2 colheres ao dia); Saladas cruas(folhosos) a vontade; Faça diariamente 6 refeições em intervalos de 3-3 horas, evitando ficar muito tempo sem comer.
Evite: Alimentos gordurosos; Açúcares (sacarose, mel, melado, rapadura, sorvetes, gelatinas, frutas cristalizadas, geléias); Cereais refinados e preparações feitas com farinha de trigo refinada; Refrigerantes, sucos prontos e artificiais; Pão, doce, biscoito recheado, chocolate; Frituras; Bebidas alcoólicas; Ficar muito tempo sem comer ou comer em excesso.
Prevenção e controle fazem a diferença. Oriente-se, cuide-se melhor, um bom momento para repensar hábitos, controlar a ingestão de alimentos, deixar o sedentarismo de lado e investir em soluções para o controle da doença, ações que podem garantir longevidade e qualidade de vida. Não fique aí parado! Comece hoje mesmo! Só você poderá fazer a diferença em sua vida e, quem sabe, o seu exemplo pode ser só que faltava para ajudar a quem precise de você!



Ainda no dia de hoje comemora-se

Dia Nacional da Alfabetização
Dia 14 de novembro é considerado o Dia Nacional da Alfabetização. Foi criado em 1966 com o objetivo de refletir sobre a situação da alfabetização no nosso país. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A escola deve promover a democratização do saber, socializando-o, garantindo aos alunos o acesso e a construção de conhecimentos e valores universais, sem, no entanto, deixar de considerar a realidade do aluno brasileiro, pois, só assim o conhecimento constituído durante a vida escolar se transformará em algo significativo para a realidade vivida pelos jovens e adultos.

Dia do Bandeirante
 Denominam-se bandeirantes os sertanistas que, a partir do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
A maioria dos Bandeirantes eram compostos por índios (escravos e aliados), caboclos (mestiços de índio com branco) e alguns brancos que eram os capitães. Os caboclos eram os principais elementos do grupo, pois eram a ligação direta entre o branco-colonizador e o nativo que conhecia as terras. Além do português os Bandeirantes também falavam o idioma indígena tupi-guarani e com ele deram nomes a vários lugares por onde passaram.
Os principais bandeirantes do Brasil foram:
Antônio Raposo Tavares (1598-1658);
Fernão Dias Paes Leme (1608-1681);
Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740);
Domingos Jorge Velho (1614-1703);
Borba Gato (1628-1718).


Fontes:

 Tudo bem com vocês? Hoje estou muito feliiiiiZ (hihihi)!!!! Afinal não é todo dia que se completa 100 seguidores, gente! Agradeço muito, a todos vocês, de coração! Continuem visitando o blog, sem a atenção e o carinho de vocês não alcançaríamos o 100 (hehehe)!
“A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.”
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
Promoção! Participe e concorra!!









10 comentários:

Marcia Barbosa disse...

OI Elaine bom dia!! Fiquei muito feliz por vc ter passado pelo meu blog e me dar a honra de ser agora minha amiga virtual. Aproveitei e vim passar por aqui e adorei sei blog, sabe que achei que v fosse professora de história kkkkk, adorei as informações que cada data passou, ha um tempo atrás eu ficava procurando as datas comemorativas principalmente as que caiam no aniversario da família. Um bjo pra vc agora sou sua seguidora nº101!!!
Marcia Barbosa

Gi - Pequeno Mimo disse...

Olá passei retribuir a visita, adorei seu blog...
bjss gi

A Diva disse...

Obrigada pelo carinho e por seguir meu blog, já estou retribuindo aqui. bjos
@maniasdadiva

ELAINE disse...

Marcia, Gi e Diva! Queridas, muito obrigada pelo comentários carinhosos! Voltem sempre que quiserem e/ou puderem que ficarei muito feliz!
Bjos no coração!

Ana Jardim disse...

Oi Elaine,
Obrigada pela visitinha, será sempre bem vinda no meu bloguinho...Boa sorte no sorteio
bjus,
http://casadaanajardim.blogspot.com/

ELAINE disse...

Ana, obrigada pelo comentário carinhoso! Volte sempre que quiseres! Bjão no coração!

Edilene disse...

PARABENS PELOS 100 SEGUIDORES, VOCÊ MERECE, SEU BLOG É MUITO INFORMATIVO E VARIADO. vAI VIR MUITO MAIS COM CERTEZA!
AMANHA VENHO VER O SELINHO! BEIJOS

VALÉRIA, RODRIGO E GUSTAVO disse...

Oi Elaine!!!
tudo bem?

obrigada por visitar o meu cantinho, vim retribuir a gentileza, e te seguir também.
parabéns pelos 100 seguidores, viu?
bjo e um ótimo feriado pra vc!

Raquel Leal disse...

Gostei da proposta do blog, estou por aqui também.Beijocas.

ELAINE disse...

Valéria, Rodrigo, Gustavo e Raquel! Obrigadíssimo pelos comentários carinhosos! Adorei! Voltem sempre! Bjos!