By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Voto de saias"....e assim começou....

03/11 – Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher 
Hoje, no Brasil, o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos (ainda bem!). Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres, nem pensar (já tentaram se imaginar nesta situação?...).
Fazem apenas 79 anos que a mulher brasileira conquistou o direito de votar nas eleições nacionais (quase um século, já). Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946 (espera longa, que valeu a pena!).

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.  Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN), se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo era do Rio Grande do Norte. Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.  
Muitos anos depois, a história mudou e transformou o voto feminino em fator decisivo no quadro político nacional. Nas últimas eleições o voto das mulheres teve um peso muito importante. Ele representou cerca de 51% do eleitorado nacional. E viva a liberdade democrática, arduamente conquistada!!! Parabéns, mulheres, por uma das mais importantes vitórias, pois através do voto podemos expressar um pouco a nossa opinião sobre quem vai “ditar as leis”, que todos iremos seguir! E cá entre nós, meninas, “ao lado” de cada homem importante, cujos atos foram de tamanha relevância para a sociedade, que tornou-os conhecidos e com grande significado histórico, sempre esteve presente a figura da mãe, da esposa, ou até mesmo a própria mulher, abrindo seu espaço e preenchendo lacunas históricas com sua inteligência, seu suor e sua luta!!! O maior exemplo de toda esta luta é a realização da conquista do maior cargo político da Nação, exercido atualmente por uma mulher inteligente e determinada, Dilma Rousseff. E viva a mulher brasileira! De todos os tempos!!! Parabéns àquelas que muito lutaram e às que ainda continuam na Luta!!!
 
No dia de hoje comemora-se também:

03/11 – Dia do(a) Cabeleireiro(a)
Dia do(a) profissional que tem como missão transformar o sonho (verdadeiros milagres! Kkkk) das mulheres em realidade,  fazendo com que muitas que vão ao salão saiam de lá com a auto–estima elevada.
Foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao seu ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que usufruíam de grande prestígio na corte dos faraós. Porém, foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados.
Nos dias de hoje, com a ajuda da tecnologia, os cuidados com os cabelos se tornaram acessíveis e essenciais para a vida das mulheres. E ninguém melhor do que os profissionais da área para trazer novas técnicas e deixar as mulheres cada vez mais satisfeitas.
A profissão é vista de diferentes formas, visando sempre melhorar a vida das pessoas e, por isso,  os(as) profissionais se empenham em estar sempre por dentro das últimas tendências, respeitando a personalidade de cada cliente, para agradar e fazer com que se sintam realizadas. Não esqueçam (rsrsrsrs) essa data que parabeniza todos(as) aqueles(as) que tentam fazer de nós, mulheres maravilhosas (e precisa?...hihihi). Cuidando de nossos cabelos e muitas vezes sendo nosso(a) confidente de todas as horas.
Parabéns a todos(as) cabeleireiros(as) do Brasil!!!
Acompanhe o link a seguir:
“Antes e Depois”. É bem ilustrativo sobre o Dia do(a) Cabeleireiro(a)!

Fontes:
Folha Online
Espaço Aberto USP
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”








Um comentário:

Fernando Almeida disse...

olá Elaine


Com certeza para as mulheres... poder votar foi uma grande conquista, que dignificou as mulheres a serem mais valorizadas em nossa sociedade. parabéns pelo post. é muito bom saber toda essa história da maior conquista das mulheres em poder votar e decidir sobre o futuro do nosso país. mas, creio que elas ainda vão muito longe, começaram com voto, independencia afetiva, independencia profissional, mas falta ser reconhecida com melhores condições financeiras em relação ao homem. força na luta mulher!

abaixo a minha resposta ao seu comentário no meu blog.

Olá cara amiga Elaine!

Que bom saber que durante tua passagem por este blog algo tenha lhe chamado a atenção e tenha adorado. eu estou sempre colocando coisas de coração. meus pensamentos estão sempre em evidência em minha vida para o blog, quando não estou estudando. meu objetivo é surpreender sempre as pessoas que passarem por aqui para elas não só passarem uma unica vez, mas para que se sintam obcecadas em querer voltar! se você voltar. nem que seja uma unica vez, que bom, isso significa que estou atingindo meu objetivo. mas ter você como minha leitora assidua é um grande prazer. a decisão é sua!

Claro que vou visitá-la sim....

Tenha uma Boa noite.... e um excelente restinhu de quinta-feira pra você .