By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

sábado, 26 de novembro de 2011

26/11 – Dia do Ministério Público


“Que em cada ação esteja a certeza: o mundo todo se movimenta quando você decide seguir em frente.”


Kau Mascarenhas
O Ministério Público é definido pela Constituição Federal como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais.
As atribuições do Ministério Público distribuem-se por diversos planos, como a representação do Estado, a representação de menores de idade e o exercício de funções de consultoria.
O Ministério Público é organizado como uma magistratura autônoma, pois é independe do poder político. A sua organização tem uma estrutura piramidal: na base estão os procuradores-adjuntos e no vértice, o procurador-geral da República. Os procuradores-adjuntos exercem funções em comarcas ou grupos de comarcas.
A Procuradoria-Geral da República é o órgão superior do Ministério Público. Além do Procurador-Geral, a procuradoria-geral compreende o Conselho Superior do Ministério Público, o Conselho Consultivo, os auditores jurídicos e os serviços de Apoio Técnico e Administrativo.
O único cargo do Ministério Público sujeito a designação pelo poder político é o de Procurador-Geral da República. Ele é nomeado pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, e tem mandato de seis anos.
O Ministério Público abrange:
1- O Ministério Público da União, que compreende:
a) O Ministério Público Federal
b) O Ministério Público do Trabalho
c) O Ministério Público Militar
d) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
2 - Os Ministérios Públicos dos Estados.

O Ministério Público Federal atua na Justiça Federal, enquanto o Ministério Público Estadual atua na Justiça Estadual.

“Resisto ao frio da falta de apoio. Aguento as tempestades do pessimismo alheio.
Tolero a incompreensão dos que não alcançam meus sonhos.
Só não suporto viver na ausência de largos horizontes.”
Kau Mascarenhas
Fontes:
http://anapaulafitas.blogspot.com/
Gente! Apesar de a data haver passado, e justifico, porque afinal é um feriado cujo costume se origina nos Estados Unidos da América e Canadá, não sendo necessariamente um feriado nosso, mas como existe uma lei instituindo sua comemoração na quarta 5ªF do mês de novembro (este ano foi dia 24), o blog não poderia deixar passar em branco sem comentar alguma coisa a respeito e pede desculpas pela omissão. "Sorry..."
Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um feriado  celebrado nos Estados Unidos  e no Canadá, observado como um dia de gratitude, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano . Neste dia, pessoas dão as graças com festas e rezas.

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra  eram festivais de gratitude a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono , após a colheita ter sido recolhida.
Por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts  e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira  do mês de novembro  seria o dia nacional de Ação de Graças.
Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt  instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal  (à época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas, a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira  da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.
 O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril  de1872 , tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento canadense  em 1879 . Em 1957, o governo canadense instituiu a segunda-feira  da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.
Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja  e orações.
O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles  e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o nome de "Dia do Peru"(Turkey Day).
Há muitos anos atrás, quando os americanos vieram da Europa, quem os ajudou a plantar e sobreviver foram os índios. E por isso, no dia que a colheita estava feita (antes do inverno), os amigos índios eram convidados para a "boquinha" de agradecimento por todas as bençãos adquiridas durante o ano. Desde 1789, essa data é feriado na América do Norte graças ao presidente George Washington.
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra  instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, em 1949  por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.
Fontes:
 Gente, não é clichê, mas para muitas pessoas que lêem meus posts, parece até que eu sou contra tudo que não seja brasileiro ou feito aqui, originado aqui, enfim, Tupiniquim! Rimou, rsrsrsrs! Mas não é isso não!! Acho Thanksgiving Day, e vamos dizer em inglês, porque é uma celebração originariamente norte-americana, muito bonito, os propósitos mais ainda, só que, se pararmos pra pensar, Ação de Graças deveria ser todos os dias, sem que pra isso precisemos esperar que chegue a data celebrada no calendário americano, pra festejar com pompas e peru, fazendo um verdadeiro banquete, preparatório para o banquete de Natal. Para dar Graças não precisamos e nem deveríamos precisar de um dia especial, muito menos de um banquete, basta erguer as mãos ao alto, abrir o coração e dar graças a Deus por estarmos vivos! Por mais um dia de trabalho, luta e aprendizado! Graças pelo teto que temos sobre nossas cabeças, pela nossa família, pela comida que temos diariamente a nossa mesa, pelos amigos, por termos um trabalho que nos sustenta e nos permite termos uma vida digna, sem passar por privações e/ou necessidades! Enfim, agradecer pelo muito que temos, quando tantos tem tão pouco, ou nada!

Elaine Averbuch Neves
Como está você? Curtindo o fim de semana?
Não tenha pressa;“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o que é impossível.” 
São Francisco de Assis
Lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”





6 comentários:

Anne Lieri disse...

Elaine,assuntos interessantes e de esclarecimento publico tb!Adorei o texto de ação de graças,pois nunca é tarde para agredecer!Lindo e informativo post!Bjs e bom fds!

ELAINE disse...

Me sinto muito feliz e lisonjeada com tua visita! Uma poetisa que escreve as coisas lindas que li no teu blog me visitando!
Ganhei o dia! Fim de semana abençoadíssimo pra você também! Bjão no coração!

Simone Clemente disse...

Passei pra conhecer seu cantinho. Te seguindo. Bjo.

Esplendor da Criação disse...

Olá Elaine!
Blogar é muuuuito bom, olha só te achei no blog de uma amiga e vi que vc é minha vizinha. Já vim conhecer seu blog e fiquei por aqui. Prazer em conhecê-la, voltarei outras vezes. Bjs.

ELAINE disse...

Simone e Esplendor! Obrigada pelas visitas e pelos comentários carinhosos! Voltem sempre! Fim de semana abençoado pra vocês! Bjão!

Blogger disse...

There's shocking news in the sports betting industry.

It has been said that every bettor must watch this,

Watch this or stop placing bets on sports...

Sports Cash System - Automated Sports Betting Software