By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sábado, 26 de novembro de 2011

26/11 – Dia do Ministério Público


“Que em cada ação esteja a certeza: o mundo todo se movimenta quando você decide seguir em frente.”


Kau Mascarenhas
O Ministério Público é definido pela Constituição Federal como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais.
As atribuições do Ministério Público distribuem-se por diversos planos, como a representação do Estado, a representação de menores de idade e o exercício de funções de consultoria.
O Ministério Público é organizado como uma magistratura autônoma, pois é independe do poder político. A sua organização tem uma estrutura piramidal: na base estão os procuradores-adjuntos e no vértice, o procurador-geral da República. Os procuradores-adjuntos exercem funções em comarcas ou grupos de comarcas.
A Procuradoria-Geral da República é o órgão superior do Ministério Público. Além do Procurador-Geral, a procuradoria-geral compreende o Conselho Superior do Ministério Público, o Conselho Consultivo, os auditores jurídicos e os serviços de Apoio Técnico e Administrativo.
O único cargo do Ministério Público sujeito a designação pelo poder político é o de Procurador-Geral da República. Ele é nomeado pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, e tem mandato de seis anos.
O Ministério Público abrange:
1- O Ministério Público da União, que compreende:
a) O Ministério Público Federal
b) O Ministério Público do Trabalho
c) O Ministério Público Militar
d) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
2 - Os Ministérios Públicos dos Estados.

O Ministério Público Federal atua na Justiça Federal, enquanto o Ministério Público Estadual atua na Justiça Estadual.

“Resisto ao frio da falta de apoio. Aguento as tempestades do pessimismo alheio.
Tolero a incompreensão dos que não alcançam meus sonhos.
Só não suporto viver na ausência de largos horizontes.”
Kau Mascarenhas
Fontes:
http://anapaulafitas.blogspot.com/
Gente! Apesar de a data haver passado, e justifico, porque afinal é um feriado cujo costume se origina nos Estados Unidos da América e Canadá, não sendo necessariamente um feriado nosso, mas como existe uma lei instituindo sua comemoração na quarta 5ªF do mês de novembro (este ano foi dia 24), o blog não poderia deixar passar em branco sem comentar alguma coisa a respeito e pede desculpas pela omissão. "Sorry..."
Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um feriado  celebrado nos Estados Unidos  e no Canadá, observado como um dia de gratitude, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano . Neste dia, pessoas dão as graças com festas e rezas.

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra  eram festivais de gratitude a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono , após a colheita ter sido recolhida.
Por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts  e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira  do mês de novembro  seria o dia nacional de Ação de Graças.
Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt  instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal  (à época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas, a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira  da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.
 O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril  de1872 , tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento canadense  em 1879 . Em 1957, o governo canadense instituiu a segunda-feira  da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.
Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja  e orações.
O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles  e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o nome de "Dia do Peru"(Turkey Day).
Há muitos anos atrás, quando os americanos vieram da Europa, quem os ajudou a plantar e sobreviver foram os índios. E por isso, no dia que a colheita estava feita (antes do inverno), os amigos índios eram convidados para a "boquinha" de agradecimento por todas as bençãos adquiridas durante o ano. Desde 1789, essa data é feriado na América do Norte graças ao presidente George Washington.
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra  instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, em 1949  por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.
Fontes:
 Gente, não é clichê, mas para muitas pessoas que lêem meus posts, parece até que eu sou contra tudo que não seja brasileiro ou feito aqui, originado aqui, enfim, Tupiniquim! Rimou, rsrsrsrs! Mas não é isso não!! Acho Thanksgiving Day, e vamos dizer em inglês, porque é uma celebração originariamente norte-americana, muito bonito, os propósitos mais ainda, só que, se pararmos pra pensar, Ação de Graças deveria ser todos os dias, sem que pra isso precisemos esperar que chegue a data celebrada no calendário americano, pra festejar com pompas e peru, fazendo um verdadeiro banquete, preparatório para o banquete de Natal. Para dar Graças não precisamos e nem deveríamos precisar de um dia especial, muito menos de um banquete, basta erguer as mãos ao alto, abrir o coração e dar graças a Deus por estarmos vivos! Por mais um dia de trabalho, luta e aprendizado! Graças pelo teto que temos sobre nossas cabeças, pela nossa família, pela comida que temos diariamente a nossa mesa, pelos amigos, por termos um trabalho que nos sustenta e nos permite termos uma vida digna, sem passar por privações e/ou necessidades! Enfim, agradecer pelo muito que temos, quando tantos tem tão pouco, ou nada!

Elaine Averbuch Neves
Como está você? Curtindo o fim de semana?
Não tenha pressa;“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o que é impossível.” 
São Francisco de Assis
Lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”





6 comentários:

Anne Lieri disse...

Elaine,assuntos interessantes e de esclarecimento publico tb!Adorei o texto de ação de graças,pois nunca é tarde para agredecer!Lindo e informativo post!Bjs e bom fds!

ELAINE disse...

Me sinto muito feliz e lisonjeada com tua visita! Uma poetisa que escreve as coisas lindas que li no teu blog me visitando!
Ganhei o dia! Fim de semana abençoadíssimo pra você também! Bjão no coração!

Simone Clemente disse...

Passei pra conhecer seu cantinho. Te seguindo. Bjo.

espaço esplendoroso disse...

Olá Elaine!
Blogar é muuuuito bom, olha só te achei no blog de uma amiga e vi que vc é minha vizinha. Já vim conhecer seu blog e fiquei por aqui. Prazer em conhecê-la, voltarei outras vezes. Bjs.

ELAINE disse...

Simone e Esplendor! Obrigada pelas visitas e pelos comentários carinhosos! Voltem sempre! Fim de semana abençoado pra vocês! Bjão!

edson miranda disse...

Good article friend.. my website https://www.edqueiroz.com