By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sábado, 20 de agosto de 2011

Olá Meus Queridos (as)!!! Hoje o Blog está iniciando mais tarde.... Afinal é sábado....Mas iniciando com o mesmo carinho de sempre!! Sejam todos bem vindos!!!!

20/08 – Dia Da Maçonaria
 
Hoje, 20/08, comemora-se o Dia da Maçonaria. A Maçonaria é uma associação de caráter universal iniciática, filosófica, filantrópica, educativa e progressista.  Seus fins supremos são: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade".O nome “Maçonaria” provém do françês maçonnerie ou do inglês masonry que significa “construção”. Esta construção é feita pelo maçom em suas Lojas. Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é “filhos da luz”. Os Maçons reúnem-se em células autônomas denominadas oficinas ou lojas. Cada loja maçônica é composta pelo venerável mestre ou presidente, seus vigilantes, orador, secretário, mestre de cerimônias e tesoureiro. Tem por objetivo a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. Para se tornar um maçom, é necessário que o candidato seja apresentado por um mestre maçom e tenha sua indicação aprovada pela loja. Dentre os critérios para a aprovação, destaca-se a necessidade de uma profissão definida, que garanta subsistência e comportamentos de acordo com a moral e bons costumes.O ingresso de mulheres à Maçonaria não é permitido. Tal proibição foi introduzida nos preceitos da Maçonaria pelo presbítero James Anderson, no século XVIII, devido à influência dos ministérios judaico-mitrico-romanos e de algumas agremiações operativas da Idade Média. Estas viviam na clandestinidade para escapar às cruéis perseguições eclesiásticas e políticas. No entanto, as esposas dos maçons compõem a comunidade feminina da Maçonaria, as quais cabem o papel de conscientizar os maçons sobre o papel da mulher na educação, saúde e união cristã. A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro. Fica aqui, através deste texto, a respeitosa e humilde homenagem do Blog a todos os Maçons Brasileiros!!! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora”!



Ói eu aki traveiz.... Queridos(as)!  Faço parte do Linked In, uma Rede Social Profissional e estamos divulgando o endereço de um de nossos Grupos, se alguém quiser conhecer....É muito interessante! Sejam bem-vindos!!
Abração pra todos!



Nenhum comentário: