By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 20 de novembro de 2011

Diga NÃO ao preconceito!


20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra
 A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.”

Nelson Rolihlahla Mandela
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatiza sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que, em breve, outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo dados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Enquanto o povo negro celebra sua festa e suas esperanças , é mais que tempo de que todos, de todas as raças, etnias, religiões e culturas, celebremos com alegria o fato de que na verdade só existe uma raça, multiforme, multicor: a raça humana.


“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Nelson Rolihlahla Mandela

“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos.”

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados
por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

Martin Luther King

Ainda hoje:
Dia Mundial das Crianças
O Dia Mundial das Crianças é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país, como por exemplo o Brasil, que é em 12 de outubro.

Dia do Biomédico
Aprovado em maio de 2006, originado na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 953/2003, de autoria do deputado federal Lobbe Neto, e que institui no calendário nacional o 'Dia do Biomédico'. Justa homenagem ao profissional que tem nesta data um marco importante na sua luta, pois foi neste dia que o Supremo Tribunal Federal lhe deu ganho de causa regulamentando esta dignificante profissão. 

Dia do Esteticista
Os esteticistas são profissionais de nível médio ou superior e exercem suas atividades em clínicas médicas, salões de beleza, academias e centros estéticos. O Esteticista teve sua profissão regulamentada pelo Projeto de Lei nº 54, de 2006, que institui sua comemoração, anualmente, no dia 20 de novembro.

Dia do Auditor Interno
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia do Auditor Interno. Esta foi a data da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA, em 1960, em São Paulo. A instituição representa os Auditores Internos, proporcionando capacitação e desenvolvimento para os profissionais da categoria. O título de Auditor deriva da palavra "audire", que significa ouvir. O trabalho de um Auditor Interno é muito amplo, pois abrange vários setores da empresa. Consiste em verificar e avaliar sistemas e procedimentos, o cumprimento das normas internas, a necessidade de melhoria ou adequação das normas vigentes etc. A atuação do Auditor Interno é de fundamental importância, pois quem exerce essa função desenvolve a macro visão de toda a organização onde atua, passando por todos os processos e suas correlações.

Fontes:



 Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.”
Paulo Freire

Promoção! Participe e concorra!!
Acesse o link e se inscreva!!











7 comentários:

Fatima disse...

Olá Elaine!
Vim retribuir a visita, adorei seu blog.
Bjinhosssss
www.decoracaoeoutrascoisitasmais.blogspot.com

Glória Maria - Fadinha disse...

Oi querida, essa postagem ficou maravilhosa. Vim te desejar uma boa semana. Carinhos

ELAINE disse...

Fátima e Glória! Muito obrigada pelo carinho de vocês! Grande bjo e ótima semana pra vocês também!

CANTINHO DA EDNA ATELIÊ disse...

BOA NOITE, PRINCESA! VIM RETRIBUIR O CARINHO. DESCULPE NÃO ESTAR VINDO SEMPRE. TÔ NUMA FALTA DE TEMPO, MAS GRAÇAS A DEUS ESTOU CONSEGUINDO COLOCAR EM DIA AS ENCOMENDAS. QUE VOCÊ TENHA UMA SEMANA REPLETA DE CONQUISTAS E QUE OS SEUS POSTs CONTINUEM PERTINENTES! AMO LÊ-LOS!

ELAINE disse...

Obrigada pelo carinho Edna! Volte sempre viu? Bjo!

A FADA DAS AGULHAS disse...

Vim desejar um ótimo começo de semana!
Adorei o post!
Beijoooo querida!

Simone Souza

ELAINE disse...

Si! Obrigada pelo carinho! Uma semana iluminada pra você também! Bjo no coração!