By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

15/09 - Dia do Cliente! Vamos comemorar, afinal todos nós somos clientes!

Dia do Cliente
 No calendário de datas comemorativas, existem datas para se comemorar de tudo: datas internacionais (Dia da Paz, Dia da Mulher, Dia do Trabalho, etc), datas oficiais do Brasil (Tiradentes, Independência, República, etc), datas religiosas (Páscoa, Natal, etc), datas comerciais (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança, etc), homenagens a categorias profissionais, simbolismos e até datas curiosas (Dia do Goleiro, Dia do Encarcerado, Dia da Mentira, Dia do Trator, etc).
As datas do calendário comercial são aquelas largamente exploradas pelo Comércio, Indústria, Meio Publicitário e Mídia. São amplamente divulgadas e acabam se traduzindo em oportunidades de negócios, estimulando o consumo e colaborando para a manutenção e geração de milhares de postos de trabalho.
          Não havia no calendário de datas comemorativas uma data especial para se homenagear o Cliente e, desde 2003, o cliente tem uma data especial reservada no calendário. A idéia foi implantada inicialmente no Rio Grande do Sul e se estendeu aos demais estados brasileiros, com a proposta de homenagear os clientes de todo o País, e de aprimorar as relações comerciais. A partir daí, o dia 15 de setembro foi instituído “Dia do Cliente”.
          Ora, o Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial.
          E com uma grande diferença: enquanto outras datas atingem públicos específicos, O DIA DO CLIENTE atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.
          O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.
          A intenção é a de transformar O DIA DO CLIENTE numa data forte e expressiva no calendário comercial, ensejando novas oportunidades de negócios.
Todos os dias devem, ou pelo menos deveriam ser “Dia do Cliente”, mas agora ele tem uma data especial: 15 de setembro – O DIA DO CLIENTE !
Parabéns a todos os Clientes do Brasil pelo seu dia! E parabéns a todos os brasileiros, pois afinal, em uma situação ou outra, todos somos ou acabaremos sendo clientes!!!!!
Fontes:
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”




Nenhum comentário: