By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Olá Meus Queridos(as) Amigos(as)!!! Hoje temos três datas comemorativas.

Dia do Médico Veterinário
 
Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.  É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.  Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C.
A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.
As especializações, clínica e cirúrgica, para animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; destinadas a quem for trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos.
Parabéns a todos os Médicos Veterinários do Brasil!!!
Sabia que todo alimento de origem animal tem de ser inspecionado por um médico veterinário antes de ir para o consumo, na sua mesa?
Sabia que é função do médico veterinário prevenir a ocorrência, manter o controle e, se possível, erradicar doenças que também afetam ao animal humano?
Sabia que médicos veterinários também atuam na indústria desenvolvendo e aprimorando alimentos e utensílios para pets?
Sabia que médicos veterinários também atuam na proteção e defesa ao meio ambiente, ajudando a reproduzir espécies ameaçadas de extinção?
Sabia que apenas o médico veterinário pode colher amostras biológicas de qualquer espécie de animal não humano?
Fontes



Dia do Administrador
09 de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador.
São 44 anos de regulamentação da profissão. 
O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. O Administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e consequentemente, da sociedade em geral. No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições. 
. Então o Administrador é o profissional que tem função imprescindível para o bom andamento de qualquer negócio. A sua importância para o desenvolvimento e o progresso é enorme, levando empresas e países a atingirem metas, aumentar suas receitas e melhorar a vida das pessoas.
Parabéns a todos os Administradores do Brasil!!!!
 
Fontes

Dia Mundial da Velocidade  
 Hoje, 9 de setembro, é o Dia Mundial da Velocidade. Coincidentemente, foi o dia em que Asafa Powell (2007) bateu o recorde na corrida dos 100 metros rasos durante o Grande Prêmio de Rieti, na Itália, com a impressionante marca de 9 segundos e 74 centésimos. Neste dia, também é comemorado o nascimento do famoso cachorro quente. Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou \vec{v}, o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. 
A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração. Velocidade é um conceito fundamental para a mecânica clássica. Foi a partir desse que os primeiros físicos puderam desenvolver o estudo do movimento dos corpos, tornando-se capazes de descrever trajetórias através de funções matemáticas. Isaac Newton, pai da mecânica clássica, desenvolveu o cálculo diferencial a partir desse estudo. Há dois tipos de movimentos considerados mais simples: o movimento retilíneo uniforme (MRU - movimento descrito por objetos com velocidade constante ) e o movimento retílineo uniformemente variado(MRUV - movimento de objetos que variam sua velocidade de forma constante). 
Fica aqui a homenagem do Blog a todos os físicos e pesquisadores que nos permitiram o conhecimento que possuímos atualmente e que nos permitem entender, ou pelo menos tentar, o que é a velocidade e sua importância e influência em nossas vidas!!
Aos velozes e furiosos de plantão, muita calma, muitas vezes ganhamos em segundos e perdemos em vidas....
Fontes



Fim de semana chegando.....
Tomara que não chova!! De novo....

Estou muito feliz com a sua visita....
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”
 

Nenhum comentário: