By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vamos doar?


27/09 – Dia Nacional dos Doadores de Órgãos
Hoje é Dia Nacional dos Doadores de Órgãos. Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

Doador vivo - Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador cadáver - São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
Apesar dos problemas, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países que mais realizam transplantes a cada ano, informa o Ministério da Saúde. A maioria (mais de 90% dessas cirurgias) é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O índice de sucesso das cirurgias passa de 80%, informa o ministério.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de transplantes de órgãos no Brasil cresceu 16,4% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de anos anteriores. De janeiro a junho de 2010, foram realizados 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido. Nos primeiros seis meses de 2009, foram 2.033 cirurgias nesta modalidade contra 1.688 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2008 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com exceção do coração, verifica-se aumento do número de transplante dos outros órgãos. Segundo dados do primeiro semestre dos últimos três anos, o rim é o órgão mais transplantado, com 994 cirurgias em 2008; 1224, em 2009; e 1486, em 2010. O menos transplantado é o pâncreas. No primeiro semestre de 2008, não houve nenhum transplante. Já no mesmo período de 2008 aconteceram 22 cirurgias e, em 2009, foram 32.
Também o número de doadores de órgãos cresceu. No primeiro semestre de 2010 foram 963 doadores efetivos. Em 2009, esse número foi de 818 doadores, o que representa um crescimento de 17%. O estado que apresentou maior índice de doadores foi São Paulo, com 22,76 doadores por milhão da população (ppm). Em seguida, está Santa Catarina (17 ppm), Distrito Federal (16,88 ppm), Espírito Santo (16,06 ppm) e Ceará (15,68 ppm). Os resultados positivos, de acordo com o MS, devem-se ao aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e à qualificação do processo de captação de órgãos.

Seja você também um doador!!! Salve vidas!!!

Fontes:

27 de Setembro - Dia Nacional do Idoso 

 Hoje é Dia do Idoso! Cada marca em seus rostos, representa a experiência de vida que têm para nos oferecer. Lágrimas e sorrisos fizeram das suas vidas os seus melhores feitos! Nossa gratidão e carinho, à todos os idosos do Mundo! E que seus exemplos de vida nos façam idosos felizes um dia! Obrigada à estas pessoas maravilhosas! O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país. Seus direitos e dificuldades. 

A população do mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.  "A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem estar e o direito à vida" (Lei 8.842/94 - Política Nacional do Idoso, artigo 3º, inciso I)
Alguns princípios e diretrizes e obrigações do Estado tratados pela Política Nacional do Idoso:
  • Não discriminação de qualquer natureza ao idoso;
  • Integração do idoso com os mais jovens, pois o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;
  • Priorização do atendimento ao idoso por meio de sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos sem condições que garantam sua própria sobrevivência;
  • Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços;
  • Garantia de atendimento prioritário ao idoso nos órgãos públicos e privados prestadortes de serviços à população;
  • Desenvolver política de prevenção para que a população envelheça mantendo um bom estado de saúde.
  •  
Muitos são os deveres do Estado e muitos os direitos dos idosos. Precisamos aprender a respeitar estas pessoas que são exemplo de vida e experiência, e pedir a Deus para que um dia possamos chegar a ser um deles, o que significa que teremos vivido bastante.
Os idosos representam cerca de 9% da população e a tendência é crescer ainda mais este número, o que equivale dizer que em um futuro bem próximo o número de idosos será equivalente ao número de jovens.
"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."
Carlos Drummond de Andrade

Fontes:
 COMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso)
http://emprofvilmatamega.blogspot.com/
http://elosabariego.multiply.com/
http://bibliotecapblicaarthurvianna-cultural.blogspot.com/
http://www.brightness.blogger.com.br/
http://blog.tainaraeseusamiguinhos.com.br/
 http://www.dicasdesantos.com.br/
27/09 - Dia Nacional de Controle da Obesidade

A obesidade, que é considerada uma epidemia mundial, já afeta quase 300 milhões de pessoas no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 Nos dias atuais, onde o grau de exigência das empresas aumentou consideravelmente, estes dados passam a ser ainda mais alarmantes. A obesidade pode causar também distúrbios da respiração, aumentar a incidência de dores de cabeça, alterações na qualidade do sono, distúrbios digestivos, comprometendo ainda de forma considerável a auto-estima. É considerado um importante fator de risco, para doenças como infarto do miocárdio, hipertensão arterial (pressão alta), acidente vascular cerebral (derrame), diabetes mellitus. As facilidades e a agitação do mundo contemporâneo trouxeram ainda o sedentarismo. Como consequência, na maioria das vezes, a maior oferta de alimentos calóricos, que passaram a ser extremamente prejudiciais à saúde.
Os dados atuais são preocupantes: o número de obesos no Brasil e no mundo tem aumentado com muita rapidez.
Quem é obeso sofre com o excesso de peso e sabe que a obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer, por que esse número cresce cada vez mais?

A obesidade é uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver: a genética da pessoa, fatores culturais e étnicos, sua predisposição biológica, estilo de vida e hábitos alimentares.
As pessoas, no entanto, engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam. Em outras palavras, não se alimentam de forma equilibrada e muitas levam uma vida sedentária. Se o corpo não usa a energia que ingeriu, por meio de atividades físicas, essa energia se transforma em gordura e se acumula no corpo, causando o aumento de peso.

Como a perda de peso é algo que requer muita força de vontade e disciplina, melhor do que combater, é prevenir a obesidade. E o cuidado deve começar já na infância.
É possível diagnosticar o nível de sobre-peso, calculando o índice de massa corporal (IMC), que é a divisão do peso, em quilos, pela altura em metros, ao quadrado (kg/m2). A obesidade por ser desenvolvida por diversos fatores, seja ela influenciada por herança genética, fatores ambientais e psicológicos, afeta pessoas de todos os níveis sociais, sexo e idade. Uma medida da circunferência abdominal maior que 90 cm para homens e maior do que 80 cm para mulheres já é um indicador de risco. Se as medidas forem de 102 cm para homens e 88 cm para mulheres indica um risco ainda maior.O Índice de Massa Corpórea (IMC) permite classificar os indivíduos quanto ao peso (normal, sobrepeso e obesidade), sendo muitas vezes utilizado em análise de risco cardiovascular.

Descubra se você é obeso:
Na tabela abaixo você pode saber em qual categoria está classificado(a),  de acordo com o IMC:
CLASSIFICAÇÃO
IMC (Kg/M2)
Variação normal
18,45 – 24,9
Sobrepeso
25 – 29,9
Obeso Classe I
30 – 34,9
Obeso Classe II
35 – 39,9
Obeso Classe III
-> 40
Controle seu peso. Cuide da sua saúde!

O tratamento recomendado para controlar a obesidade, a partir de um diagnóstico causal é, na maioria das vezes (quando não estamos diante de doenças associadas), substituir alimentos calóricos por produtos naturais e saudáveis, como verduras, legumes e frutas; trocar a quantidade pela qualidade dos alimentos; e, manter hábitos salutares como: deitar mais cedo, dormir mais, restringir o fumo, beber menos, além de naturalmente incorporar à sua rotina atividades físicas.
Os exercícios físicos, também contribuem e os mais indicados são aeróbios (natação, caminhada, corrida, andar de bicicleta), e os que promovem relaxamento, como a ioga. Hoje em dia é comum ver empresas se aliando à consultorias especializadas, no desenvolvimento de programas para combater a obesidade e cuidar da qualidade de vida desses profissionais.

 DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  

 Passo 1: Aumente e Varie o Consumo de frutas, legumes e verduras. Coma cinco vezes por dia.  Passo 2: Coma feijão pelo menos uma vez ao dia. Passo 3: Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. No máximo duas vezes por semana. Passo 4: Reduza o consumo de sal. Passo 5: Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições. Para o lanche prefira frutas. Passo 6: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo três vezes por semana. Passo 7: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água. Passo 8: Aprecie a sua refeição. Coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV. Passo 9: Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis. Veja se o seu IMC está entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Passo 10: Seja ativo. Acumule trinta minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

A indução à obesidade mantém o crescimento de uma indústria mi ... bilionária. 15% da produção de tecidos é usada para envolver o excesso de peso e de centímetros dos obesos.
De 20 a 25 % da indústria de alimentos é composta de guloseimas engordativas. 80 % da indústria light e diet tem como público alvo os obesos. O obeso se predispõe a pagar mais caro pela aquisição de bens de consumo. Paga mais pelo plano de saúde.
Gasta mais com médicos, exames e tratamentos.
Da mesma forma que gasta considerável quantia em medicamentos. Na mídia, gordo sempre dá retorno.
Toda semana tem uma capa de revista com alguma dieta revolucionária. E por aí vai....
Ou seja, para o capitalismo a obesidade é uma fonte bibibibibilionária de recursos.
É contraditório que se propague o cuidado com a obesidade quando o mercado de consumo e a vida urbana nos induzem ao sedentarismo.
Ar condicionado, micro ondas, controle remoto, câmbio automático, elevador, escada rolante, fastfood, TV com 300 canais, internet com 1400 blogs e twitter com 1.000.000 de seguidores e seguidos. Trânsito, filas, salas de espera.
Então, depois que somos transformados em bolas de gordura, às nossas custas e gerando receita para o mercado, somos mais uma vez induzidos a adquirir produtos ... agora para emagrecer ... deixando mais uma fortuna no bolso “deles”.
Isso é consciente? Somos manipulados?
Seria a gula uma fraqueza economicamente rentável?
Não sei. Espero que não.
Deve ser apenas uma conseqüência da capacidade humana de obter riqueza a qualquer preço - Humanos, gananciosamente humanos.

Aquele que nunca se beneficiou de outro ser humano
Que atire a primeira bolinha de brigadeiro.”
Sergio Duprat
Cuide-se! Tenha uma vida saudável e seja feliz!!!
Fontes:
27/09- Dia de São Cosme e São Damião
É comemorado no dia 27 de setembro em todo Brasil, a Festa de São Cosme e São Damião. Ela foi introduzida no país em 1530.
 Neste dia, as igrejas e os templos das religiões afrobrasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume de dar às crianças, que lotam as ruas em busca dos agrados, doces e brinquedos.
 No candomblé, são associados aos “ibejis”, gêmeos amigos das crianças, que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.
São celebrados também pelo Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis.
 São Cosme e São Damião são dois santos orientais, provavelmente martirizados em Egéia, Silícia, Ásia Menor, região da atual Turquia, a 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305). Historicamente, pouco se sabe sobre a vida destes dois irmãos médicos e, segundo a tradição, gêmeos. Seus restos mortais foram levados para Roma, durante o pontificado de João Félix, e depositados na igreja que tem seus nomes.
Seu culto divulgou-se intensamente pela Europa, principalmente na Itália, Flandres, França, Espanha e Portugal, onde várias igrejas foram construídas sob seu patronato. Considerados protetores dos cirurgiões, eram padroeiros de diversas confrarias, como por exemplo, a Confrérie et College de Saint Côme, fundada em Paris, em 1226, a mais famosa associação médica da Europa e que existiu até a Revolução Francesa. Nas primeiras décadas do século XIX, pagava-se na Universidade de Coimbra a quantia de 480 réis pelo registro do diploma de medicina e 100 réis pelo exame de boticário, valores devidos à Irmandade dos Santos Cosme e Damião.
Estão ligados aos cultos dos deuses da reprodução, fecundação, germinação e moléstias sexuais. No Brasil, estão mais dedicados à defender da fome, das doenças do sexo e dos partos de gêmeos. No sincretismo religioso, os jeje-nagôs os identificaram como os orixás gêmeos sudaneses Ibeiji, que são a divinização do parto duplo. No seu dia oblacional, recebem festas também no candomblé, com ofertas de alimentos e reunião de amigos para danças, comidas e bebidas. Em grego são chamados de anargiros, o que significa sem dinheiro, por nunca receberem dinheiro em troca de seus serviços. Curavam não somente pessoas, mas também animais. 
Conta a tradição popular que um dia, São Damião aceitou uma pequena oferta de uma mulher chamada Paládia, a quem havia curado de uma doença. São Cosme recriminou-lhe o gesto, dizendo que não queria ser enterrado junto a ele. Quando os cristãos recolheram seus restos mortais para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendo que enterrassem os dois irmãos juntos, uma vez que Damião recebera a oferta apenas para não humilhar a pobre mulher.
Oração a São Cosme e São Damião
Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(.......nome dos filhos........)
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

(Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.)

Salve São Cosme e São Damião!!!

Fontes:
27/09 – Dia Mundial do Turismo
O dia mundial do turismo é comemorado em 27 de setembro.
A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979.
Durante a realização de uma Assembléia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro.

A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.

O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares. O turismo é uma indústria que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. Há vários tipos de turismo: ecológico, religioso, cultural, de aventura, etc. Além de ser considerado uma indústria, o turismo tem seu lado social. Há uma troca simbólica imensa quando uma pessoa se desloca para um lugar diferente do que está acostumada a viver. Aprende-se novas formas de viver, de comer e de festejar. 

Os turistas, em algumas ocasiões, são figuras caricaturais. Os japoneses são conhecidos pelas inúmeras câmeras fotográficas que carregam. Os americanos que procuram países tropicais parecem ser aqueles que vestem as camisas mais floridas. Independente disso, o Dia Mundial do Turismo comemora as viagens e todos aqueles que são beneficiados com elas: o turista, o guia turístico, as redes de hotel, as agências de viagem...

Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.

Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.

Em 2008, o tema abordado no encontro da OMT foi sobre aquecimento global, abordando os prejuízos que as mudanças climáticas desordenadas causam ao turismo. Constantemente vemos nos jornais pessoas saindo de férias e se deparando com tempestades, furacões, inundações e outros abalos climáticos, causando total desconforto nas mesmas durante os passeios.

Em 2009 o objeto da pauta da Organização é “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência”, levando o assunto como grande interesse da área, buscando alertar a população sobre os danos da degradação do meio ambiente e apresentando os bons resultados das práticas turísticas de preservação.
Em 2010, as comemorações foram oficialmente patrocinadas pela China. O tema, o "Turismo e diversidade biológica” foi e ainda é uma oportunidade de sensibilização para a importância da biodiversidade para o turismo e para o papel do turismo sustentável na preservação da vida na Terra. O turismo e a biodiversidade são interdependentes. A OMT quer despertar as consciências dos operadores e dos viajantes para que cumpram a sua parte de responsabilidade global, na salvaguarda de espécies únicas e dos ecossistemas que compõem o nosso planeta ".

O Dia Mundial do Turismo 2011 será dedicado à interação cultural.  “A mensagem deste Dia Mundial do Turismo é que, graças a essa atividade, milhões de pessoas de diferentes culturas, oriundas de todas as partes do mundo, estão a unir-se como nunca”, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. “Esta interação entre pessoas com diferentes ‘backgrounds’ culturais e diferentes modos de vida representa uma oportunidade enorme para a tolerância, respeito e compreensão mútuos”. 
No ano passado, segundo dados da OMT, 940 milhões de turistas viajaram para um país diferente e, este ano, pretende-se celebrar “essa forma de interação única”. 
 
Fontes:
Profª Jussara Campos
27/09 – Dia do Encanador
Hoje se comemora também o Dia do Encanador. O profissional que conserta encanamentos, nas construções faz o assentamento dos canos de distribuição de água e de gás, assim como o de filtros, pias, lavatórios, aparelhos sanitários etc.
As comunidades em geral necessitam muito dos serviços de um encanador, principalmente quando há um vazamento no vaso sanitário ou torneiras.  
Geralmente são pessoas humildes, cuja profissão não exige muito estudo, mas muita habilidade. Com suas ferramentas, sai com sua maleta na mão, pegando ônibus ou andando grandes distâncias, para oferecer seus préstimos.
 Pouca gente hoje em dia pensa em se tornar encanador. Simplesmente porque essa profissão não faz parte dos sonhos da maioria das pessoas. Poucas instituições oferecem cursos nessa área como alternativa para o futuro. 
 A informática e as artes, afinal, parecem sempre ser o melhor investimento. Mas, atenção, porque o mundo todo pode estar redondamente enganado: é fato que existem ofertas de emprego na área da construção civil e a população reclama da dificuldade para se encontrar um bom encanador.
Parabéns a todos os profissionais encanadores!
Fontes:
A felicidade não é a ausência de conflito
E sim a habilidade de lidar com ele.
Uma pessoa feliz não tem
O melhor de tudo,
Mas ela torna tudo melhor.
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”


























                               

                                                                                                               




Um comentário:

Anônimo disse...

Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.