By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ogum Iê, Meu Pai!


“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?” (Mahatma Ghandi)

07/01 – Dia da Liberdade De Cultos
O Brasil é um país que abriga todas as etnias e, portanto, muitas religiões.
Nada soa mais democrático como a própria palavra “liberdade”, sobretudo no Brasil, que é um país de tantas culturas! Liberdade de Culto, de Pensamento, de Expressão, e por aí vai.
A primeira Lei sobre o assunto surgiu em 07 de janeiro de 1890, daí a data comemorativa, em Decreto assinado pelo então Presidente Marechal Deodoro da Fonseca, por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura na época.
Na Carta Magna de 1946, através de proposta do escritor Jorge Amado, na época Deputado Federal pelo PCB, a lei foi novamente reescrita, mas foi na Constituição de 1988, que adquiriu seus termos definitivos:
Artigo 5º:
(....) VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias;
(....) VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de Culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.
No Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos está escrito:
“Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
No Artigo II, lê-se:
“Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.”
Entende-se, a partir da leitura destes dois artigos, a necessidade de se agir fraternalmente, sobretudo no que diz respeito às diferentes religiões; O respeito pela crença alheia é um ato fraternal e moralmente necessário. Entende-se também, que a liberdade de pensamento, e nesta inserida a liberdade de religião, são direitos de todas as pessoas, não lhes devendo, pois, ser restringidos os direitos e liberdades garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e tem a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.
Embora os direitos constantes da Declaração sejam inalteráveis, ainda existem agressões entre pessoas, grupos e nações, por causa da intolerância religiosa e da inobservância dos direitos humanos.

Ainda hoje, comemora-se:

Dia Do Leitor

“Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)
Hoje é Dia do Leitor! Uma data feita para comemorar aqueles que gostam de ler e tem, no livro, um grande amigo.
Segundo o Senador Cristóvam Buarque, cerca de quatorze milhões de brasileiros não poderão comemorar esta data, pois ainda são analfabetos! E grande parte, que sabe, não cultiva o hábito da leitura!  Segundo pesquisas, o brasileiro não chega a ler dois livros por ano, em comparação com EUA e França, onde a média anual é de dez exemplares por pessoa.
Ler não é o simples ato de folhear um livro e ir soletrando as palavras mecanicamente, sem muita vontade. Ler é sentir cada palavra, ler é se permitir, é viajar através do universo do escritor; é imaginar, viajar e criar outros universos mágicos, abertos a qualquer um que se interesse. Acho que a leitura deve ser estimulada desde a infância. Ninguém nasce lendo ou gostando de ler. Mas é um hábito que pode ser adquirido aos poucos, tanto para adultos, quanto crianças. Ofereça inicialmente livros atraentes, de fácil entendimento, oportunize o contato, a curiosidade irá fazendo o resto. O exercício contínuo da leitura nos impulsionará a procurar cada vez mais e mais. Apesar da tecnologia e de toda a informação a nosso dispor a um clique apenas, não podemos deixar de lado um hábito salutar como o é um bom livro! Nada substitui os momentos mágicos na companhia deste amigo silencioso que nos fala à alma através de suas folhas cheias por vezes de técnicas e grandes ensinamentos quanto de encantamento e magia, que nos leva a viajar sem sair do lugar!  (Elaine Averbuch Neves)
Bem, depois de toda essa conversa, só me resta desejar que você



E lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”


Fontes:

  




15 comentários:

Casa da Rê etc e tal disse...

Olá, tudo bem? O primeiro livro "de verdade" que eu li (digo sem ser as historinhas infantis ou minha mãe ter lido comigo rsrs) foi "O outro lado da ilha", de José Maviael Monteiro. Foi para fazer prova na escola, todo bimestre a prof de português passava um diferente. Eles eram da Série Vaga Lume da Editora Ática. Eram tão divertidos que de vez em quando me pego relembrando das histórias.
bjs
Renata

Regina Márcia Oliveira disse...

Oi amiga obrigada por lembrar do dia do livro. O meu livro favorito é Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis. Alias adora toda sua obra.
Parabéns mais uma vez!
Bjos!

sonia tolfo disse...

Todos os caminhos levam ao Pai, não é? Importante é termos um caminho a seguir.
Sou leitora assídua, um dos livros que mais gostei foi "Os catadores de conchas" se ainda não leste, vale a pena.
Grande abraço!

Luma Rosa disse...

Elaine, tenho amigos de várias religiões e crenças. Convivemos com respeito e como escrevi em um banner que tenho no "Luz": Religião não define caráter. Feliz dia do leitor!! Beijus,

Anônimo disse...

Oi Elaine vou seguir seu conselho sim e ver o blog da Vera, obrigada...
Amiga esta post esta sensacional hoje.
O Brasil é considerado o pais mais religioso por sua diversidade em religiões.
São tantas as religioes do nosso povo!
Eu sou da Doutrina Espirita Cristã.
E voce?
Bem independente dessa ou daquela, Deus está presente em todos.
Sempre bom te ver la no blog.
Beijos de luz flor

Anônimo disse...

Oi amiga muito bem colocado sua observação em meu blog.
Independente dessa ou daquela não podemos nos esquecer do que realmente importa e que tem sentido: Deus!
Voce é uma pessoa especial amiga.
Queria eu ter uma vizinha como voce!
Iriamos trocar ovos! Rsrsrsrs
Força e fé pra ti querida!
Beijos e abraços carinhosos

ELAINE disse...

Renata,Regina,Sônia,Isabella,Luma e Canela! Obrigada queridas! Pela participação e pelo carinho! Voltem sempre, viram! Bjo!

Trilhamarupiara disse...

Adorei a abordagem Elaine, principalmente a frase de Gandhi que eu não conhecia, acho que isso é o que importa, o objetivo final de todas as religiões que é a Fé em algo maior que nos rege, fazer o bem, e propagar a paz, parabéns pelo post! Abçs

GRAÇA disse...

Elaine!
Li no blog da minha priminha Nina que gostas muito de gatos e que tens tres branquinhos eu sou a Kika uma gatinha que gosta muito de ter amiguinhos será que os teus peludinhos não me querem conhecer e serem minhas amigas e entrarem nas minhas entrevistas?
Fico esperando a visita delas...
Turrinhas da
Kika
Beijinhos da minha mami

Susi karin disse...

oieee, vim agradecer a visita e o recadinho, obrigada pela companhia, um gde abraço!

ELAINE disse...

Kellen e Graça! Obrigada pelo carinho! Sejam bem-vindas! Bjão!

ELAINE disse...

Seja bem-vinda, Susi! Bjão no coração!

chica disse...

aGORA DEU!Putz ,que coisa e adorei a postagem e tuas pesquisas sempre bem feita de cada dia.beijos,chica e ótimo domingo!

Júlia disse...

muito bom, lindo o seu blog. Gostei bastante parabéns. Dê uma olhada no meu, por favor, se gosta de artesanato irá adorar.

ELAINE disse...

Chica e S.C.! Sejam bem-vindas! Bjão!