By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Será que eu aprendi?


“Antes de julgares a “minha vida” ou o “meu caráter...”
Calça MEUS sapatos e percorre o caminho que EU percorri...
VIVE as “minhas tristezas”, as “minhas dúvidas”e as “minhas alegrias”.
Percorre os anos que EU percorri, tropeça onde EU tropecei e levanta-te, assim como EU o fiz!!
Cada um tem a sua própria história!!!
E então, só aí poderás “julgar-me”!
(Mário Quintana – Escritor e poeta gaúcho)
Algumas coisas que tenho aprendido ao longo dos anos....
Coisas que só a vida nos ensina...
Aprendi, a duras penas, que o perdão não existe apenas para tornar um texto emocionante;
Não espere, a hora é agora! Perdoe!
Aprendi que, aquela pessoa que eu achava que seria a primeira a apontar o dedo, foi a primeira a me socorrer;
Não julgue, você pode se arrepender.
Aprendi que não se deve criar expectativas demais sobre ninguém, afinal, a perfeição é um fardo pesado demais para qualquer um.
Aprendi que ninguém é muito bom ou muito mau; afinal, o que seria das sombras se não houvesse a luz?
Aprendi que precisamos ser muito mais tolerantes do que a gente acha que precisa tolerar; a intolerância gera um abismo de incompreensões.
Aprendi que a paciência precisa ser aprendida, conquistada e que ela brota “de dentro pra fora”, quando soubermos esperar...
Aprendi que a vida, às vezes, pode parecer injusta, mas que nada mais é do que a retribuição do que lhe damos, quando nosso orgulho supera o entendimento e o bom senso.
Aprendi que nossos companheiros de jornada estão tendo a mesma oportunidade que nós e que, muitas vezes, a nossa própria intolerância os impede de aprender lições preciosas para seu desenvolvimento!
Aprendi que às vezes, apesar de tão imperfeitos, ainda somos capazes de grandes gestos de amor, de renúncia;
Aprendi que não é o desespero que mostra a porta e o caminho;
Aprendi que é preciso ter esperança; a esperança é a chama da vida;
Que mantém aceso e vibrante o coração de quem tem fé;
Aprendi a reconhecer a esperança em coisas tão belas e simples!
Na gargalhada inocente de uma criança, no olhar de um animalzinho de estimação, que é só abnegação e amor;
Aprendi que a esperança nos move, nos impulsiona adiante;
Aprendi que é preciso acreditar em si mesmo e na vida;
Aprendi que somos imperfeitos sim, e daí? Afinal não estamos no mundo a passeio...
Aprendi que a vida sempre vai nos dar o que “precisamos”;
E nem sempre o que precisamos é o que estamos querendo;
Aprendi que chorar, gritar e se descabelar só nos afasta ainda mais de nossos objetivos;
Aprendi que precisamos aprender a agradecer; não espere méritos sem ter feito algo para merecê-los;
Aprendi que precisamos aprender a cultivar humildade dentro do coração; afinal, não é a nossa roupa que determina isso e sim os gestos e atitudes resultantes do que conseguimos aprender.
Aprendi que nem todo o heroísmo é reconhecido; pois o verdadeiro herói não age esperando reconhecimento e sim pelo simples e puro gesto heróico de fraternidade.
Aprendi que é difícil conviver e aceitar quem nos magoa; e nós, nunca magoamos ninguém? Para nos acharmos superiores?
Enfim, na Escola da Vida, todo dia existe Fé e Esperança.
Toda noite, deitamos a cabeça no travesseiro para dormir (será que todos conseguem?). Todo dia nos levantamos para o recomeço...
Porque é assim que eu vejo a Vida, um eterno recomeçar...
Então, vamos em frente....
O ano ainda está começando, aproveitemos bem este recomeço, pois de nada adianta dizer: “este ano vai ser diferente, vocês vão ver.” E ninguém vê nada!
Não é fácil! Comecem resolvendo antigas “pendengas”, para que estas não o acompanhem o ano inteiro;
Pense naquelas “coisinhas inacabadas” e dê um fim a elas!
Procure as pessoas que “você” magoou e reconcilie-se; quem sabe elas não venham a ser os colegas que vão ajudá-lo em seu ambiente de trabalho ou os amigos com os quais irá divertir-se em seus momentos de lazer?
Aprendi que a Vida é simples, nós é que complicamos...criamos tantas normas, regras de conduta e leis, que depois acabamos ficando perdidos e atrelados a tudo isto, enquanto poderíamos apenas, simplesmente, estar vivendo. Se seguíssemos a maior de todas as leis, que é muito antiga, e nos foi ditada por Jesus: “Amai a teu próximo como amas a ti mesmo.” Talvez não precisássemos de tudo isto, não é mesmo? Fica a pergunta para a reflexão de cada um e de todos...
(Elaine Averbuch Neves)
“...Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei demais;
Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz.”
(Almir Sater – Cantor e compositor)
Uma 3ªF iluminada! Com as bênçãos do trabalho edificando a todos! Muita Fé  e Esperança!  Lembrando-se sempre que as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”






26 comentários:

Jairlany Oliveira disse...

legal o post.

Beijos!
@_JayOliveira

Mindal disse...

Gostei do seu post.
Vim agradecer sua visita, e dejar a você uma 2012 de muitas beçãos ...

bjão em você e sua familia!

http://riosul2012.blogspot.com/

a casa do mato disse...

Tchau, estou saindo de férias
Queridos colegas
Hoje estou saindo para gozar merecidas férias, e para despedir de vocês resolvi escrever estas linhas. É bom pra gente ter um período de descanso depois de um ano inteirinho de trabalho. Mas a verdade é que a convivência com vocês é tão legal que já começo a sentir saudades.
Todos os amigos aqui da empresa são muito queridos por mim, e a falta do convívio diário vai me deixar um pouco triste. Mas não há de ser nada, um mês passa logo e estarei de volta para o nosso dia-a-dia juntos.
Desejo bom trabalho a vocês enquanto eu estiver descansando. Estejam certos que todos os dias de minhas férias estarei pensando nos colegas daqui. Tchau meus queridos até a volta se Deus quiser.
Erica

casa de fifia disse...

oi elaine
que lindo texto
è de sua autoria ????
gostei tanto que quero publicar lo.
vc me autoriza ???
clato que colocarei os o link do seu blog.
flor te desejo um 2012 especial.
bacione

sonia tolfo disse...

É isso mesmo, de nada adianta querer que o ano seja novo, é preciso renovar-se!
Lindo texto!
Grande abraço!!

ELAINE disse...

Jairlany,R &Amp; M,Érica,Fifia e Sonia! Muito obrigada por tornarem meu dia especial com suas presenças queridas! Bjo!

chica disse...

Agora deu!!! Ainda bem!!! Tudo de bom pra ti,beijos,chica

Márcia Souza disse...

Amiga,
Que texto lindo! Quanta inspiração!!!

Que esse ano possamos explorar todas as nossas habilidades de sermos felizes!

Que Deus te abençoe e proteja nesses 364 dias do ano!!!

ELAINE disse...

Chica e Márcia sejam muito bem vindas! Bjo no coração!

Cici Senhoretti disse...

Muito bom poder ler coisas interessantes, q só acrescentam em nossa vida!
Obrigada por compartilhar!!

Bjns

Élys disse...

Estou lhe seguindo e sempre que for possível, aqui, virei.
Fiquei feliz por seguir-me.
Este mosaico de seguidores, algumas vezes falham.

Escrevi um outro comentário, mas creio que não cliquei para publicar, por isso repito.
Um abração..

ELAINE disse...

Obrigada Élys! Seja sempre bem-vindo! Abraço!

Juliana disse...

Oi Elaine adorei as mensagens do seu blog..obrigada pela visita e por ser minha seguidora, ja sou sua seguidora tbém..bjos
http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

Monique e suas artes disse...

Oi Elaine adoro vim aqui e ler suas mensagens elas tocam no coração no ponto certo,concordo com seu post eu não saberia expressar me assim tão bem, obrigado e beijinhos

Ale disse...

Por vezes, a gente precisa 'fingir' não ouvir, e seguir firme,

Unknown disse...

"As coisas, por si sós, não são interessantes, mas tornam-se interessantes apenas se nos interessamos por elas."

Beijo.

ELAINE disse...

Cici,Ju,Monik,Alê e Manuel! Obrigada pelo comentários carinhosos!São a vida do blog!Bjão no coração!

Monique e suas artes disse...

Olá Elaine boa noite,obrigado por me responder assim carinhosamente, sabe eu escrevia poesias quando era adolescente como você,elas se perderam nos cadernos,minha irmã escrevia e continuou ,resultado lançou um livro,fiquei parada muito tempo, ate parecia que não sabia mais escrever rsrsrs verdade o meu blog tem me ajudado muito,bj fique com Deus

ELAINE disse...

Mônica! É um prazer! Os leitores são a alma do blog! Bjão!

Regina disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Adorei esse lindo texto, concordo com

voce em todos os aspectos.

um beijo carinhoso

Regina Célia

ELAINE disse...

RÊ!Obrigada pelo carinho! Seja sempre bem vinda! Bjão!

ELAINE disse...

Obrigada querida! Volte sempre! Bjo!

Anônimo disse...

Nossa lindo texto.
Eu ainda nao aprendi muita coisa dele, mas com certeza estou no caminho.
Ou tento estar.
Amiga se pudesse te mandava umas queijadinhas via sedex 10!!!
Sempre bem vinda
Beijos de luz

ELAINE disse...

Canela! Obrigada! Tua presença é sempre imprescindível! Bjo!

Yolanda Hollaender disse...

Amiga Elaine, linda mensagem de otimismo nesse 2012 que acaba de nascer...
A vida por si só é um aprendizado!
Beijos,
Yolanda

ELAINE disse...

Yolanda querida! Tua vista é sempre um prazer! Bjo!