By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sábado, 3 de dezembro de 2011

Compreender... e aceitar. Um dever de todos nós...

Logo após a Data Comemorativa, Post Especial de Natal!
03/12 – Dia Internacional do Portador de Deficiência
Vítimas diárias do descaso, do preconceito e da discriminação, os portadores de Deficiência comemoram, desde 1982,  o Dia Nacional de Luta das Pessoas  Portadoras de Deficiência e o Dia Internacional de Luta dos Portadores de Deficiência.
Este dia tem como um de seus principais objetivos mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência seja física,  mental ou sensorial(cegos e surdos-mudos). Os direitos reivindicados pelos portadores de deficiência não deixam de ser simples: ir e vir pelas ruas da cidade, freqüentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas. Seriam reivindicações simples se houvesse, por parte das empresas e do poder público, uma atenção especial ao que é indispensável para que os deficientes possam viver mais dignamente.
O preconceito e a discriminação devem ser combatidos sempre! Quem discrimina ignora que as deficiências  apontadas nos demais são, em outra escala e em outra dimensão, as mesmas que carregamos conosco. Se não possuímos alguma deficiência “física”, certamente temos outras deficiências, de caráter, morais, éticas ou semelhantes, que nos tornam também deficientes.
Quem discrimina se coloca, equivocadamente, em um plano superior às outras pessoas, desconhecendo ou fingindo desconhecer, que todos somos mais ou menos aptos a exercer alguma função ou atividade. Os deficientes físicos, portanto, se têm, por exemplo, sua capacidade motora prejudicada, não perdem a capacidade mental, de raciocínio e inteligência.
Se fala muito em “Inclusão Social”, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para que as pessoas com necessidades especiais possam usufruir “seus direitos”.
E este é um problema que atinge de uma forma direta ou indireta a toda população! Ou você pensa que nunca seu filho, ou você mesmo, será colega de alguém portador de necessidade especial? 

Fica a indagação, para que, quem sabe, a resposta venha a ser uma conscientização, gradativa e coletiva, isto se quisermos ter um país, no mínimo, mais humano e justo, compromissado com a educação e com a cultura de seu povo. Com seu próprio futuro.

Encerramos este tópico da postagem de hoje, nas palavras sábias e profundas de Mário Quintana:

Deficiências

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.
Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois
Miseráveis são todos que não conseguem enxergar a grandeza de Deus.
Bem-vindos ao Natal Luz!!!
Agora gente, vamos conversar sobre o Natal!!! Selecionei para vocês, depois de uma pesquisa(uuufa), que valeu muito a pena, imagens lindas do Natal Luz, que acontece todo ano na cidade chamada “Gramado”, situada na serra gaúcha(um dos orgulhos de ser gaúcho, hihihi), distante 115 km de Porto Alegre, a capital gaúcha.
O Natal Luz de Gramado é uma bela e grandiosa festa que revive o verdadeiro espírito natalino. Em meio a luzes, enfeites e muita emoção, a cidade, uma das mais visitadas pelos turistas, recebe uma vasta programação de shows, desfiles e várias outras atividades ligadas ao tema. O evento começou em 1986, por sugestão da Comissão Organizadora da 12ª Festa das Hortênsias, que foi então substituída pelo Natal Luz.  A edição deste ano começou no dia 03 de novembro e vai até o dia 15 de janeiro de 2012.
Este é um daqueles momentos em que uma imagem pode valer mais do que mil palavras! Deleitem-se com estas imagens...
Pórtico da entrada de Gramado Via Taquara - RS 

Pórtico Da entrada de Gramado Via Nova Petrópolis

Árvore Mágica de Natal - 30m de altura por 15m de diâmetro.
Foi um deleite para os olhos, não foi? Tentei, com estas imagens, que todos que ainda não conhecem o Natal Luz, de Gramado, pudessem ver um pouquinho da beleza e grandiosidade que é este evento natalino, embora ache que as imagens nunca conseguirão transmitir sua real beleza e magnitude!

Fontes:
http://gramadosite.com.br/


“Bate o sino, pequenino, sino de Belém;
Já nasceu o Deus-menino, para o nosso bem...”
"Enquanto houver uma centelha de amor brilhando no coração dos homens, ainda há esperança para a humanidade." - Elaine
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”


Que o fim-de-semana de todos seja abençoado!







13 comentários:

Luzia Lira Pedagoga disse...

Lindo post. Adorei as imagens e tudo mais.
Muito bom divulgar sempre sobre discriminação e preconceito. Todos somos irmãos e com direitos iguais.


Bjos Luzia

FLOR DE LISA disse...

Que post lindo!!! Eu amo a cidade de Gramado e amo o Natal e essas imagens se complementam da forma mais luminosa e linda possível!!! Beijinhos!!!

ELAINE disse...

Luzia e Lisa! Muito obrigada pelos comentários carinhosos! Fim de semana iluminado pra vocês! Bjão!

das coisas da déia disse...

Oi lindona, lindas imagens e lindo texto ,você acredita que na minha sala de aula tinha uma colega deficiente fisica e ela teve que deixar de estudar por que aqui não tem transporte da prefeitura para ela?um absurdo não?Vou copiar o texto e mandar pra ela,bjs lindo final de semana ,Déia.

raquel pedruzzi disse...

Oi Elaine!
Muito bom seu texto sobre a necessidade da inclusão social dos deficientes que são cidadãos brasileiros como todos nós! E apesar de nós, os ditos normais, não termos nascido com uma deficiência qualquer, nada garante que por algum motivo, doença ou acidente, por exemplo, venhamos a ser deficientes também. Nada mais justo que pensemos sempre em formas de suavizar e melhorar a vida destes deficientes (principalmente na forma da lei para garantir os direitos conquistados), para num futuro, estarmos todos incluídos e nivelados como cidadãos!!!
Adorei as definições do Mário Quintana!
E quanto ao Natal Luz, tive o prazer de passar lá alguns dias vivendo essa magia que é apresentada em cada canto da cidade e nos envolve e encanta!!! Realmente só estando lá para saber o quanto é maravilhoso!!!!!
Bjsss

Ilca disse...

Olá querida amiga,
Muito lindo teu post... tudo muito lindo!
Que beleza de imagens, sem contar com a sensibilidade e o bom gosto do teu texto.
Adorei, amiga. Parabéns!
Obrigada pelo carinho da visita e pelas palavras.
Um lindo domingo, muito amor e paz!
Beijo grande.

ELAINE disse...

Déia, Raquel e Ilca! Muito obrigada pelos comentários carinhosos! Fiquei muito feliz! Voltem sempre! Bjão!

Júlia Morelli disse...

Muito lindo o post!
E a parte sobre deficiente também está muito interessante.
eu tenho um grande amigo que é cadeirante e ele me conta algumas vezes de preconceitos que ele sofre.... Mas ele só segue em frente - é jogador de parabediminton por sinal =D
Vim aqui conferir o especial de Natal e adorei!!
E tem belas fotos também =D
Bom domingo pra você^^
Beeijos

criatividadenasunhas.blogspot.com

Silvana disse...

oi, elaine!
amiga, q lindas essas imagens do rio grandêêê, tchê!
estive por aí por volta de 1987 e pensamos em retornar agora em janeiro.
estou morrendo de saudades e depois dessas fotos, fiquei com mais vontade de voltar.
se eu for mesmo, posto as fotos pra todo mundo ver.
um bom domingo pra vc também.
bjão.
silvana.

ELAINE disse...

Julia e Silvana! Queridas! Muito obrigada pelos comentários carinhosos! Voltem sempre viu! Bjão no coração!

Anônimo disse...

Ola Elaine querida, que imagens lindas... Enchem os olhos e o coração. Que delicia o seu canto, cheio de luz
Ja fez o pão caseiro? rs
Beijos minha linda

ELAINE disse...

Canela querida! Muito obrigada pelo carinho! Deixei recado no teu blog!
Bjão!

Espaço Consciência Pura disse...

Oi Elaine. Vim agradecer a vizitinha e o comentario no meu blog. Adorei este post, principalmente a parte que define o que são deficiencias.
Parabens pela escolha.
Bom resto de quinta e optima sexta feira.
Beijo carinhoso.
http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com