By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Posso parar quando eu quiser! Só bebo socialmente....


09/12 – Dia do Alcóolatra Recuperado
O alcoólatra é aquela pessoa que não sabe estabelecer um limite. Não possui auto-controle, transformando-se, assim, num dependente. Segundo pesquisas, o consumo de álcool é responsável pela maior parte das mortes não-naturais no Brasil, tais como homicídios, acidentes de trânsito e/ou de trabalho, atropelamentos, ingestão excessiva, violência doméstica ou na rua, conduzir veículo embriagado e por aí vai...
Na palavra de especialistas, o alcoolismo foi definido como doença crônica, um distúrbio de comportamento, caracterizado por episódios repetidos de intoxicação ou bebedeiras, a ponto de interferir na saúde, no desempenho em casa, no trabalho e na comunidade.
Assim como qualquer outro doente, o alcoólatra está proibido de colocar um “pingo” sequer de álcool na boca!  Alcoolismo não é um hábito, é uma doença classificada pela OMS. É uma doença progressiva e, se não for tratada, com o passar do tempo compromete seriamente a saúde mental e física. Talvez o problema não esteja na bebida em si, e sim na pessoa que faz uso descontroladamente. O alcóolatra precisa de ajuda, de tratamento, pois está doente. Pode até desejar não beber mais, mas dificilmente conseguirá sozinho. A ajuda e a compreensão de familiares e amigos é muito importante durante o tratamento. Entretanto, acredito que a iniciativa deva partir do próprio “doente”, uma vez consciente do que precisa fazer e da força que vai precisar para conseguir. Daí a importância do apoio.  Sempre há esperança, enquanto houver vida. Mais vale acender uma luz e encontrar um caminho, do que ficar parado e amaldiçoar a escuridão. Todo ser humano está sujeito a erros, porque todos nós somos imperfeitos. Mas todo aquele que, com muito esforço e luta se reergue, e volta a olhar para o céu em agradecimento, por mais um dia de vitória, merece nosso respeito e admiração! A homenagem do blog a todos aqueles que vencem as suas lutas diárias! Parabéns!!

Elaine Averbuch Neves

Continuando no dia 09

Dia do Fonoaudiólogo
Profissional da saúde, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. A homenagem do blog a este importante profissional da saúde!

Dia da Criança Especial
Anjos colocados entre nós para nos mostrar o quão solidários podemos(ou não)ser e aprender juntos a respeitar os limites de evolução e as experiências novas que mostram a importância de pequenos gestos! Inclusão social! Agora!

Fontes:

“A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer. E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer. Que hoje e sempre, seja um BELO DIA! “
Marla de Queiróz
“Paz na terra, pede o sino, alegre a cantar!
Abençoe, Deus-menino sempre o nosso Lar!”
6ªF chegando, um final de semana abençoado para todos! Divirtam-se! Com moderação! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”












15 comentários:

Anônimo disse...

Querida Elaine obrigada por parabenizar nós os fonoaudiologos!!! profissão linda rumo ao reconhecimento e as conquistas!!! Passa la no meu cantinho seus comentarios fazem falta!!!Beijos de luz

ELAINE disse...

Querida! Adorei a visita! Bjo!

sheyla xavier disse...

Elaine,
Seu blog sempre com postagens que nos faz pensar nas outras pessoas diferentes de nós.. isso é muito bom! Parabéns!! Grata pela visita lá no DM, amei, voltei sempre!!
bom final de semana, bjossss

Anônimo disse...

Valeu pela visitinha la no blog!!! Sempre que quiser passar lá será bem viiiinda!!! Beijos de luz

Lucimar da Silva Moreira disse...

Oi Elaine, graça á Deus que eu não tenho problemas com álcool,nunca bebi uma gota, conheço pessoas que tem esse problema, e quem sofre mais é a família,que fica desgotada com a situação do parente que bebe, o álcool é uma tristeza na vida da pessoa, acaba com a vida dela e da família, parabéns pelo post, te desejo um bom final de semana, obrigado pela sua visita lá, seja sempre bem vinda, beijos.

Anne Lieri disse...

Elaine,quanta informação preciosa neste seu post de hoje!Dia em que temos que nos conscientizar do problema do alcoolico, parabenizar a fono e pedir mais apoio as crianças especiais!Gostei demais do seu texto!Bem esclarecedor!bjs,

ELAINE disse...

Sheyla, Canela, Lucimar, Anne! Sejam sempre bem-vindas, minhas amigas! Bjão no coração!

chica disse...

Muito legal teu post! beijos, lindo fds!chica

eva disse...

Querida Elaine, obrigada pela visita e pelas suas doces palavras.
Alcoolismo é uma doença dificil de vencer, e por isso cada dia vencido nesta luta é um passo tão importante. Bom mesmo ter lembrado de parabenizar quem consegue.
Mil beijos e tenha um ótimo fim de semana.
Ronrons com carinho dos gatinhos.

Sandra Regina - Terapêuta / Esteticista disse...

Lindo blog!! adoreiiiiiii.
Parabéns minha mais nova amiga!!
Estou seguindo vc ok?
Beijão ;)

brisa48@bol.com.br disse...

QUERIDA
ELIANE
GOSTEI DO POSTE.TEMOS QUE AJUDAR ESTAS PESSOAS QUE VC DE AJUDA.ALCOOLISMO É UMA DOENÇA QUE PRECISA SER TRATADA.VOLTO ANTES DO NATAL.Sorria !!!
Sempre !!!
Mesmo que a vida lhe diga não.
Você não faz parte dos problemas;
Você é a solução !!!

Beijos ...

Imaculada disse...

Querida Eliane!
Seu post é de uma grande sensibilidade. Muito bom!
Esses temas merecem nossa atenção
e precisam ser abordados constantemente.
Obrigada pelo seu carinho e sua amizade.
Abraços! Um final de semana abençoado pra ti.

ELAINE disse...

Chica, Eva, Sandra, Brisa e Imac! Queridas! Obrigada pelo carinho! Voltem sempre e sejam sempre muito bem-vindas! Bjão!

Raquel Leal disse...

Olá...informações sempre muito boas e atualizadas! Beijocas e obrigada pelos elogios!

ELAINE disse...

Raquel! Obrigada pelo comentário! Volte sempre e seja sempre bem vinda! Bjão!