By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 11 de dezembro de 2011

Obra em construção!


11/12 – Dia do Arquiteto, do Agrimensor e do Engenheiro 
No dia de hoje, 11 de dezembro, num momento de grande otimismo e de muito trabalho, Engenheiros, Arquitetos e Agrimensores comemoram seu dia! É hora de olhar pra frente, para o futuro bastante promissor que se avizinha.
O cenário brasileiro promete muito trabalho para estes profissionais nos próximos anos: a exploração da camada pré-sal vai demandar ação das mais variadas modalidades da área tecnológica.
Além disso, não faltarão desafios para sediar eventos de importância internacional como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
As perspectivas são bastante otimistas: são inúmeras as possibilidades de desenvolvimento científico e tecnológico para o país. É também a chance de mostrar que é possível fazer isto com ética e competência técnica, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao longo dos anos, a história nos mostra a evolução profissional de engenheiros, arquitetos e agrimensores, suas conquistas e sua imensa capacidade de superar desafios.
Para complementar:
Engenheiro – Cuida da execução dos projetos arquitetônicos elétricos e hidráulicos .Orienta o Mestre-de-obras ou o encarregado, a respeito de questões técnicas e de acabamentos. Atua desde as fundações até a conclusão da obra.
Arquiteto – Cria o projeto e aprova as plantas na prefeitura. Além disso, fiscaliza a obra, junto com o engenheiro, para ver se está sendo executada conforme o planejado. É o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o fim da obra.
Agrimensor – Mede e divide propriedades rurais e urbanas. Trabalha em conjunto com o Topógrafo(profissional que efetua levantamentos topográficos, nivelamentos, etc).

Nas palavras lindas e poéticas de Oscar Niemeyer, a descrição de quem realmente ama sua profissão: “Um arquiteto desenha idéias, dando-lhes espaço, forma, cor, transmutando sonho em realidade. Um engenheiro dá sopro de vida às idéias dos arquitetos, combinando com lógica, tijolos com tijolos, numa empreitada que exige, não sonhos, mas sentido concreto. O Arquiteto, místico, artista, imagina a paisagem. O Engenheiro, racional, calculista, constrói-lhe a passagem.”  Atualmente, são muitos motivos a comemorar! E muito trabalho a ser feito, afinal, “o trabalho enobrece o homem”. A homenagem do blog a quem faz o desenvolvimento acontecer! Parabéns a todos estes profissionais!

“A Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes, dispostos sob a luz.” Le Corbusier

 Fontes:
“Resisto ao frio da falta de apoio. Agüento as tempestades do pessimismo alheio. Tolero a incompreensão dos que não alcançam meus sonhos. Só não suporto viver na ausência de largos horizontes.” - Kau Mascarenhas
“Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em redor.
Entre os astros que espargem a luz.
Indicando o Menino Jesus.
Brilha a Estrela da Paz.”
Um domingo excelente para todos! Bom descanso e preparem-se para 2ªF, que já está quase chegando! E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”











8 comentários:

Renato Batalha disse...

Olá chamo-me Renato e você visitou o meu blog http://fazer-euros-na-net.blogspot.com/ pelo que estou muito agradecido. Gostava que o divulga-se com os seus amigos.

O seu blog é muito bom ... e este post é muito interessante porque fala da minha profissão de arquiteto.

Parabéns....Abraço

Renato

Cenas do Cotidiano Ricardo Martins disse...

Olá Bom dia que vc tenha um excelente domingo, parabéns a estes profissionais da "Engenharia" em geral, arquitetos, engenheiros e assemelhados. Interessante e criativo o BLOG que conhecerei melhor com o tempo e depois de conhece-la melhor. Valeu!

Anônimo disse...

Querida Elaine, esejo a você um otimo restinho de domingo e linda segundona! Bem lembrado dia do palhaço... Muitos risos pra vc. Beijkas de luz

ELAINE disse...

Renato, Ricardo e Canela! Obrigado pelos comentrios carinhosos! Sejam sempre bem-vindos! Bjão!

Monique e suas artes disse...

Olá Elaine,obrigado pela visita,te desejo um bom final de Domingo e uma semana cheia de boas e abençoadas prosperidades,beijos

ELAINE disse...

Monica! Obrigada! Seja sempre-bem-vinda! Bjo!

Luciana Gomes disse...

Oi querida. É sempre uma alegria receber a sua visita!
Uma maravilhosa semana p vc tbm!
Bjinhos.
Lu

www.voudeblog.com

ELAINE disse...

Ôi Lu! Seja sempre bem-vinda! Bjo!