By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida! É bonita e é bonita....

12/10 – Dia das Crianças
“Quando se fala em Dia das Crianças, me vem à mente àquela imagem de uma criança linda, saudável, cheirosinha, protegida, amada, curiosa, bem alimentada.... E é assim que uma criança deve ser mesmo! É direito de algumas, infelizmente, na sociedade em que vivemos! É ótimo termos o Estatuto da Criança e do Adolescente, termos, possuirmos.... mas a posse, o conhecimento só não bastam... Dizem por aí que é praticado.... onde? E os milhares de crianças soltas pelas ruas desse “Brasilsão”? Pelo mundo afora?... É muito louvável no dia 12 de outubro, sair por aí com um caminhão abarrotado de brinquedos, guloseimas, refrigerantes... É realmente maravilhoso ver seus rostinhos felizes, olhinhos brilhando, pois naquele momento esquecem as misérias cotidianas! E no resto do ano, festejam e comem o que? No exato instante em que você está lendo isso, alguma criança, em alguma parte do Brasil ou do Mundo, está tendo seus direitos violados! Em algum lugar existem crianças sofrendo violência moral e/ou física, vítima de maus tratos, dentro até do próprio lar, pois segundo pesquisas, os maiores índices de violência contra a criança parte dos próprios familiares! E como conseqüência acabam perdendo sua infância por causa do medo e da repressão que sofrem. Todos os dias vemos e ouvimos nos noticiários os maus tratos que as crianças sofrem, a falta de alimentação e o descaso das autoridades para com esse problema que gera desconforto na sociedade, que paga tantos impostos e não vê o resultado sobre o uso desse dinheiro, que deveria ser aplicado para dar melhores condições de vida ou mesmo de sobrevivência para crianças carentes. E nesse 12 de outubro,  será que as crianças estão sendo tratadas como deveriam? Palavras bonitas e melosas não fazem uma criança feliz, mas atitudes bem planejadas e tratamento adequado podem mudar a vida de uma criança e fazer dela um adulto melhor. Muitas mensagens de amigos traduzem tudo o que uma criança merece, inclusive seus direitos e deveres, mas será que esses direitos e deveres estão sendo cumpridos? Será que os pais estão sabendo educar seus filhos? Não é  uma tarefa fácil neste mundo tão conturbado,  com tanta discriminação social e violência. Mas sempre há uma oportunidade para poder fazer uma criança feliz, basta querer. Este não é um dia para festejar, apenas, é um dia para também repensar valores, atitudes.... Será que cada um está fazendo a sua parte? Nas palavras de Jesus “....deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino dos Céus....” Só no céu mesmo, porque aqui na Terra parece tão distante a felicidade que todas as crianças merecem e deveriam sentir e viver!!!...”
 Elaine Averbuch Neves
Em 20 de novembro de 1959,  a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração dos Direitos da Criança e,  desde então, esta data é oficialmente considerada pela ONU como Dia Mundial da Criança

No Brasil o Dia das Crianças  existe desde 1924, quando foi aprovado um decreto idealizado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, que definiu o dia 12 de Outubro como Dia das Crianças

No entanto, somente em 1960, quando a Estrela e a Johnson & Johnson fizeram uma promoção conjunta e decidiram adotar o dia 12 de Outubro  para realizá-la é que se passou a comemorar o Dia das Crianças, tornando-se uma data importante para o comércio de brinquedos. 
Como são muitas as datas comemoradas no dia de hoje, fica aqui a homenagem do Blog a todos os profissionais cuja data se comemora hoje! Parabéns a todos!!!
Além do Dia das Crianças, em 12 de Outubro,  também se comemora 
Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil
Dia do Atletismo
Dia do Basquete
Dia do Corretor de seguros
Dia do Engº Agrônomo
Dia do Descobrimento da América
Dia do Mar
Dia Nacional da Leitura
 
Ser criança...
“Ser criança
Não é somente ter pouca idade
E sim esquecer a idade física
A nossa verdadeira idade está na mente
É o que se sente.

Ser criança
É perseguir a felicidade
Sem se importar com a idade.

É esquecer um pouco das responsabilidades
Sem contudo ser irresponsável.

É viver intensamente o presente
Não viver condicionado ao futuro
Nem ruminando o passado

É amar intensamente
E viver essa paixão sem precedentes

É sempre sorrir
Sempre estar aberto para o novo

Ser criança
É nascer de novo a cada dia...”
Sandra Mamede
Feliz Dia das crianças a todas as crianças, “grandes” ou “pequenas”!
Sempre seremos eternas crianças! Parabéns por esta data tão especial!
Fontes:
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”



 





Nenhum comentário: