By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

domingo, 30 de outubro de 2011

Vamos malhar?....

30/10 – Dia do Fisiculturista
Durante muitos anos, Arnold Alois Schwarzenegger, quando se encontrava no ápice de sua forma física, foi um dos ícones representativos do fisiculturismo mais conhecido mundialmente. Ganhou merecidamente os títulos de Mr. Olympia e Mr. Universo.
Ganhou fama internacional em filmes de ação de Hollywood. Foi apelidado de "Carvalho Austríaco" e "Carvalho Estírio".
O Fisiculturismo (“Bodybuilding”)  ou modelagem física é um desporto individual, praticado no mundo inteiro por homens e mulheres, no qual o objetivo é atingir a perfeição física, através de um treinamento com pesos altamente crucial, aliado a uma dieta rigorosa e uma suplementação alimentar que varia de acordo com a época de treinamento.
O culturismo, como o conhecemos hoje, originou-se das exibições dos antigos "strongmen" em praças, feiras, circos e teatros, que, além das demonstrações de força herculeana, exibiam-se perante a audiência executando poses que destacavam a sua musculatura extremamente desenvolvida. 
O primeiro grande astro do culturismo foi Eugen Sandow. Além das suas exibições de força e rotina de poses, ele soube explorar como ninguém este ramo de negócio. Ele criou equipamentos de treino, escreveu livros, publicou uma revista de cultura física, abriu a primeira academia (ginásio) e organizou em 1901 a primeira competição de fisiculturismo da história. O troféu desta competição foi uma estatueta do próprio Eugen Sandow. Em homenagem a ele desde 1977 o troféu do título mais cobiçado do fisiculturismo, o Mister Olympia, é uma réplica em bronze da estatueta usada na primeira competição de culturismo.
 Eugen Sandow
Os anos 80 testemunharam um crescimento explosivo no fisiculturismo, não apenas como um esporte competitivo, mas em termos do seu efeito na nossa cultura e no público em geral. Quando a década começou, a IFBB(International Federation of Body Building and Fitness) já era uma organização bem sucedida, ostentando mais de 100 países membros. Nos anos 90, ela incluía 160 países e, de acordo com o seu presidente Ben Weider, tornou-se a quarta maior federação esportiva do mundo. A culminação desse sucesso veio quando o fisiculturismo recebeu o reconhecimento oficial do Comitê Olímpico Internacional – COI, em 1997, tornando-se o esporte da competição física um membro efetivo da comunidade internacional de esportes amadores.
Parabéns a todos os Fisiculturistas do Brasil!

Também se comemora hoje:

30/10 – Dia do(a)  Comerciário(a)
 30 de outubro é o dia do comerciário. A data é dedicada à maior categoria trabalhista do país,  porque foi nesse dia que o decreto lei nº 4.042,  que regulamentou a jornada de trabalho dos empregados no comércio foi publicado no Diário Oficial da União. Para que essa regulamentação se tornasse realidade muita luta foi necessária.
 Parabéns a todos os trabalhadores do Comércio no Brasil!
30/10 – Dia do(a)  Balconista
Hoje comemora-se o Dia do Balconista, profissional que, além de receber o comprador, é o responsável pela concretização da venda. O bom balconista deve enfatizar as qualidades do produto ao cliente, bem como adverti-lo sobre todas as demais peculiaridades para que o comprador possa decidir se a compra é proveitosa ou não. 
Entre as diversas funções do balconista, este profissional deve estar sempre atento às necessidades do consumidor, além de supervisionar a entrada e a venda de produtos, e conhecer e manter organizadas as mercadorias. Seguindo o ditado que diz que “o cliente sempre tem razão”, ainda que não seja sempre verdade, o balconista deve utilizar esta regra básica de venda. Ele deve conquistar a simpatia do cliente, atendendo-o e se mostrando disponível e interessado, colocando o comprador em primeiro lugar sempre, informando e orientando.
O balconista deve estar preparado para muito mais do que apenas vender, mas, principalmente, para atender bem o cliente, tendo paciência, boa vontade e um sorriso sempre no rosto. Hoje em dia, a maioria dos atendentes faz cursos preparatórios para se aprimorar e atender às exigências do mercado de trabalho atual. É ele quem transmite a boa imagem do estabelecimento ao cliente, atuando como relações-públicas, defendendo os interesses da empresa, mas sem descuidar do bem-estar do comprador. Mas aquele que atua como balconista não é diferente de outros trabalhadores, é uma pessoa antes de tudo, e deve trabalhar com profissionalismo e seriedade, sendo merecedor de respeito e admiração. Parabéns!!

Fontes:

Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”








Nenhum comentário: