By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sabedoria que cura....conhecimento que salva.....

“Onde houver amor à arte da Medicina, existirá também amor pela humanidade.”(Hipócrates)
18/10 – Dia do Médico
 Quem é que está conosco, na maioria das vezes, desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar"!
 O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. 
O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. 
Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos, da família Esculápio (ou Asclepíades), por descendência masculina. O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica.
O curso de graduação em Medicina tem duração de seis anos, em média, além da residência médica ou especialização. Quando formado, o médico deve optar por uma especialidade médica na qual deseja clinicar estendendo seus estudos por mais dois anos. É na especialização que ele adquire experiência e tem contato com o dia-a-dia da profissão.

Um médico pode atuar em diversas áreas. Vejamos algumas especialidades:                                  
alergia e imunologia - cuida da defesa do organismo;
anestesiologia - aplica anestésicos;
angiologia - cuida das veias e artérias;
cardiologia - cuida das doenças do coração;
dermatologia - cuida das doenças da pele;
endocrinologia - atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo;
gastroenterologia - trata do sistema digestivo;
genética - trata das doenças genéticas;
ginecologia e obstetrícia - trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto;
hematologia - cuida das doenças no sangue;
homeopatia - é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais;
infectologia - cuida das doenças infecto-contagiosas;
mastologia - trata das doenças nas glândulas mamárias;
neurologia - trata de distúrbios no sistema nervoso;
nefrologia - cuida dos rins;
oftalmologia - trata dos olhos;
ortopedia e traumatologia - cuida dos ossos e músculos;
otorrinolaringologia - cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta;
patologia - faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais;
pediatria - cuida das doenças em crianças;
radiologia - faz diagnósticos a partir de exames radiológicos;
reumatologia - cuida das cartilagens e articulações;
urologia - cuida das doenças nas vias urinárias.


Salve 18 de outubro, o dia do Médico de todas as crenças, credos e raças, de todos os cantos do nosso planeta Terra!
Temos mais algumas comemorações no dia de hoje:
18/10 - Dia do Securitário
O securitário é o profissional que vende apólices de seguros de vida, de automóvel, de previdência privada, de incêndios, de riscos marítimos e outros ramos de seguros. O securitário relaciona-se com a companhia seguradora e presta assistência ao segurado, empregando técnicas de vendas e operacionalizando rotinas informatizadas. Ele também pode administrar a corretora. Eles também podem trabalhar por conta própria enquanto pessoas físicas. Enquanto pessoas jurídicas mantêm uma equipe de corretagem sob sua supervisão. Assim como em outras profissões, o securitário deve estar sempre se atualizando, já que o mercado de seguros lança produtos novos todos os dias. Uma dessas novas atualizações do mercado é o seguro contra o terrorismo. Uma expressão utilizada por empreendedores e securitários é “ser pró-ativo”. Isso significa ter agilidade, antecipar situações, o que é importante no trabalho de securitário, para surpreender o cliente com propostas convincentes. O Ministério do Trabalho fez uma relação de algumas qualidades essenciais aos securitários como fidelidade ao cliente, transmitir segurança, administrar a ansiedade e o estresse e agir com otimismo. Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro. 
 
18/10 – Dia do Pintor
Homenageamos o Pintor por seu dia, o verdadeiro artista na arte de decorar e proteger seu lar.... Desde a Idade da Pedra, o homem já pintava.
O dia do pintor é comemorado nessa data pois também é o dia de São Lucas, santo que exercia a profissão, retratando o rosto de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
Mas pintor não é somente aquele que lida com telas e arte. Com o desenvolvimento da arquitetura e da engenharia civil, a pintura das paredes de uma casa se tornou essencial para a decoração. Cores e texturas foram desenvolvidas para trazer sentimentos e sensações ao ambiente. Mesmo sem ter um sindicato específico para área ou um órgão que defenda os direitos dos profissionais que atuam diretamente com a tinta, cada vez mais os trabalhadores se especializam. Hoje são vários os cursos oferecidos para os profissionais da tinta, entre eles novas técnicas de aplicação de textura, pintura decorativa, linguagem das cores e métodos para diminuir a diferença de tonalidade.
18/10 – Dia do Estivador
 O estivador é um profissional de extrema importância na Economia do País. É a ele que cabe a tarefa de carregar e descarregar navios, arrumar mercadorias, regular e manter a marcha e o equilíbrio das embarcações. O estivador recebe no porão a carga transportada do cais pelo guindaste, arruma as mercadorias e facilita a sua distribuição. Além da força física, a profissão exige do trabalhador a organização racional das mercadorias no navio para aproveitar os espaços, não danificar os produtos durante o transporte e distribuir o peso para não afetar a estabilidade do navio. A profissão de estivador confere muitos riscos à vida. Eles trabalham com carga pesada e, quando o porto não é modernizado, os riscos aumentam. Em 1993, o então presidente Itamar Franco sancionou uma lei de modernização dos portos e atraiu investimentos da iniciativa privada.

A homenagem do Blog a todos os profissionais cuja data se comemora hoje! Parabéns!!!

Fontes:
Lembrem-se sempre, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”











 


Nenhum comentário: