By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saúde não tem hora nem idade....

20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
O dia 20 de outubro marca o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, data que alerta para um problema silencioso e assintomático que atinge uma em cada três mulheres com mais de 50 anos e cujo diagnóstico é feito em 75% dos casos somente após a primeira fratura.
Caracterizada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea, a osteoporose deixa os ossos ocos e, por isso, mais sujeitos a quebrarem. Segundo a geriátra da Sesa, Regina Mesquita, a doença é mais comum em mulheres do que homens, já que está ligada à redução do hormônio feminino, o estrogênio, também encontrado em homens, porém em quantidade menor.
Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia mostram que as fraturas pela doença, no Brasil, ocorrem três vezes mais do que problemas no coração e até oito vezes mais do que câncer de mama. Para prevenir tombos em casa, é importante tomar cuidados com fatores ambientais de risco como pisos escorregadios, tapetes soltos ou com dobras, escadas, má iluminação, dentre outros.
Além dos fatores de risco, muitas quedas são causadas por outros problemas de saúde, como os sensoriais de equilíbrio, visão e audição, por isso é importante para o idoso estar em dia com suas consultas médicas.
 Cerca de 50% dos idosos que sofrem fratura de fêmur não conseguem se recuperar totalmente. "Isso acaba prejudicando a qualidade de vida do paciente".
Além disso, 20% dos idosos morrem por causa de problemas decorrentes da fratura do fêmur até um ano após o acidente acontecer. Os problemas mais comuns são as embolias e as infecções de pele, pulmão ou de urina.
Além da idade avançada, outros fatores podem desencadear a osteoporose. Alguns exemplos são baixo peso, raça branca, histórico de doença na família, deficiência hormonal e uso de medicações como corticóides. Um estilo de vida pouco saudável, caracterizado pelo consumo de fumo, ingestão regular de bebidas alcoólicas, falta de atividade física e dieta pobre em cálcio, bastante comum entre os brasileiros, também contribuem para o maior risco.
O dia mundial e nacional de combate a osteoporose, não é uma data apenas para se comemorar, mas para refletir, reavaliar métodos de tratamento, modos de vida e, comemorar sim, os avanços médicos alcançados em prol da melhor qualidade de vida e longevidade.
Hoje, temos ainda mais duas datas especiais no calendário:
 Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
 Dia do Arquivista
A homenagem do Blog a todos estes esforçados e dedicados profissionais cuja data se comemora hoje! Parabéns!!!
Fontes:
Não fique parado.... Dance e espante tudo que for negativo!!!!
Alegria não tem idade!!!!
E lembre-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”












Nenhum comentário: