By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Problemas no PC? Deve ser a BIOS: Bicho Ignorante Operando o Sistema!

 19/10 – Dia do Profissional de Informática
Dia 19 de outubro, comemora-se o Dia do Profissional de Informática. Não restam dúvidas que essa área de atuação tem um papel fundamental no dia-a-dia das atividades humanas no mundo de hoje. A informática está presente em vários lugares, desde terminais bancários, arquivos de empresas, até em ferramentas de lazer da população.
A tecnologia existe para facilitar nossas vidas, mas é importante lembrar que por trás dela está o trabalho árduo de profissionais que precisam desvendar a aparente difícil linguagem dos computadores.
O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendo e mudando de foco. Isso significa que o que é essencial hoje, amanhã pode nem mais existir. Por esse motivo, exige-se que seus profissionais estejam em constante formação e busca por novos conhecimentos. 

A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento. 
 Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática abrange uma grande gama de setores, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas só empregadas àquele setor. 
Na maioria das vezes, ter um diploma de curso superior ou até mesmo uma pós-graduação não significa que se tem o conhecimento completo da área em que se forma. Ao contrário, uma pessoa autodidata, que se mantém atualizada quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, possui igual ou maior conhecimento do que um profissional com vários anos de formação. 

Para que possa exercer suas atividades e ser responsável por elas, é preciso que o profissional de informática obtenha uma autorização junto aos órgãos competentes. E é exatamente isso que falta na área de informática: um órgão de classe que regulamente, proteja e reja a profissão das pessoas ligadas aos vários setores da informática. Para que não somente os profissionais com diplomas de cursos superiores possam fazer parte do mercado, mas é realmente preciso que se faça algum tipo de certificação para que o profissional de informática possa atuar na sua área e, assim como é responsabilizado por seus atos, também se sinta amparado por alguma norma.
 Parabéns a todos os Profissionais de Informática!

No dia de hoje também se comemora  o
Dia do Guarda Noturno
 Aquele profissional, na maioria das vezes anônimo, que exerce suas atividades enquanto dormimos. Sempre atento e vigilante, percorre, durante a madrugada, as ruas silenciosas e perigosas, para evitar que pessoas mal intencionadas cometam crimes, assaltem, roubem, ou mesmo matem. Profissão pouco lembrada, mas da maior importância, pois mantém as ruas seguras enquanto dormimos. 
 É comemorado nesta data que é também o dia de São Pedro de Alcântara, padroeiro dos vigilantes e guardas noturnos. O santo nasceu em Alcântara, província de Estremadura, na Espanha, em 1499. O nome de batismo era Juan Garavito. Aos 16 anos de idade foi enviado ao convento e tornou-se um "Franciscano Descalço". A vigília era uma de suas práticas de austeridade mais radicais e, por isso, foi escolhido o "santo padroeiro dos guardas noturnos". Ele morreu em 1562, por causas naturais. São Pedro de Alcântara também é o padroeiro do Brasil, por decisão do papa Pio IX, em 1862.

Parabéns a todos estes valorosos trabalhadores anônimos da madrugada!!!
Fontes:
 Os Animais tem muito a nos ensinar... se estivermos dispostos a aprender....

Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”








Nenhum comentário: